FDUNL Direito - FDUNL

E não me sabes dizer que é possível entrar com exames anteriores?

Se vais concorrer pelo Concurso Nacional de Acesso novamente, podes usar (este ano) exames realizados em 2014, 2015 e 2016

Eu gostava que alguém me pudesse explicar um pouco mais sobre a avaliação do inglês na Nova sff. Para além daquela avaliação inicial de competências temos de fazer mais algum tipo de avaliação? E o que é que acontece se a pessoa não atingir os resultados necessários? Obrigada

Eu gostava que alguém me pudesse explicar um pouco mais sobre a avaliação do inglês na Nova sff. Para além daquela avaliação inicial de competências temos de fazer mais algum tipo de avaliação? E o que é que acontece se a pessoa não atingir os resultados necessários? Obrigada

Olá, Telma! Para além do exame de inglês não há outra prova de competências prevista. Se a pessoa não conseguir passar à primeira, terá,no final de cada semestre, nova oportunidade para fazer o exame. Por isso as consequências práticas de não passar o exame, na verdade, não existem ( desde que depois, eventualmente, a pessoa consiga passar).

Olá a todos! Agradeço desde já a todos aqueles que deixaram aqui a sua opinião pq parecendo que não ajuda muito...
Eu gostava de saber a vossa opinião quanto á FDUNL e a FDUC?? Qual julgam ser a mais indicada e pk?
Pq pelo que vi , tem a mesma base mas tenho algum receio em não me adaptar bem á minha primeira escolha, claro posso sempre mudar mas ñ quero muito isso.... por isso gostava de ver as vossas opiniões!

Olá a todos! Agradeço desde já a todos aqueles que deixaram aqui a sua opinião pq parecendo que não ajuda muito...
Eu gostava de saber a vossa opinião quanto á FDUNL e a FDUC?? Qual julgam ser a mais indicada e pk?
Pq pelo que vi , tem a mesma base mas tenho algum receio em não me adaptar bem á minha primeira escolha, claro posso sempre mudar mas ñ quero muito isso.... por isso gostava de ver as vossas opiniões!

Olá, Jéssica! As duas faculdades que referes são muito diferentes: a FDUNL, a faculdade que frequento, tem um plano de estudos mais inovador, um método de avaliação diferente, aposta na internacionalização e numa formação transversal ( por isso temos várias cadeiras que não são jurídicas). A FDUC, mais ao jeito da outra faculdade de direito pública que existe em Lisboa - a FDUL ( a clássica), tem um método de ensino e de avaliação mais ortodoxo, mais "clássico". Aconselho-te a veres os planos de estudo de cada uma e, a partir daí, tomar uma decisão. É que na verdade não há muitas semelhanças entre uma e outra.

Olá,
Já desde o meu 11º ano que pondero a Nova. Já fiz a candidatura, sendo essa a minha primeira opção (seguindo-se a Clássica e a UP).Terminei o secundário com média de 18, pelo que, em princípio, não há qualquer problema em entrar.
Nos últimos tempos, tenho ficado um pouco indecisa no que toca a este assunto, sendo bastante elevado o número de pessoas que considera que devia optar pela faculdade do Porto, pura e simplesmente por ter a média mais alta e por dizerem que é a melhor na maioria dos cursos.
Tenho colegas que entraram em outros sítios e dizem que se soubessem na altura tinham ido para a Nova, porque assim não tinham caído na excessiva teorização e afastamento da relação aluno/professor.
Sendo assim, devia manter a Nova como primeira opção ou devia mudar para o Porto?

Olá,
Já desde o meu 11º ano que pondero a Nova. Já fiz a candidatura, sendo essa a minha primeira opção (seguindo-se a Clássica e a UP).Terminei o secundário com média de 18, pelo que, em princípio, não há qualquer problema em entrar.
Nos últimos tempos, tenho ficado um pouco indecisa no que toca a este assunto, sendo bastante elevado o número de pessoas que considera que devia optar pela faculdade do Porto, pura e simplesmente por ter a média mais alta e por dizerem que é a melhor na maioria dos cursos.
Tenho colegas que entraram em outros sítios e dizem que se soubessem na altura tinham ido para a Nova, porque assim não tinham caído na excessiva teorização e afastamento da relação aluno/professor.
Sendo assim, devia manter a Nova como primeira opção ou devia mudar para o Porto?

Olá! Não estudando na FDUP é-me impossível falar sobre ela e entrar em comparações com a Nova. Quanto às médias, sinceramente, é melhor não ir por aí. A diferença entre a FDUNL e a FDUP resume-se a poucas décimas e, na minha opinião, há razões geográficas que explicam essa discrepância. De qualquer modo, e porque só me posso pronunciar sobre a faculdade que frequento, aquilo que te posso dizer é que, se ingressares na Nova, terás um método de ensino diferente do da esmagadora maioria das faculdades de direito deste país e que, entre outros pilares, efetivamente assenta numa relação mais próxima entre aluno e professor e evita uma excessiva teorização do Direito - que é na sua essência prático, visando a resolução dos problemas reais e quotidianos das pessoas.

Última edição:
Boa tarde! Alguém me poderia esclarecer melhor o método de avaliação da Nova sff? Gostava também de saber se há aulas teóricas e práticas como na clássica.
Obrigada

Boa tarde! Alguém me poderia esclarecer melhor o método de avaliação da Nova sff? Gostava também de saber se há aulas teóricas e práticas como na clássica.
Obrigada

Olá, Telma! O método de avaliação é por exame final, podendo ser feitos alguns trabalhos ao longo do semestre e que podem mitigar o peso do exame. Em algumas cadeiras ( poucas), sim, há aulas teóricas e aulas práticas. Na esmagadora maioria, não. As aulas, por norma, são teórico-práticas. O professor expõe a matéria e interpela os alunos para participarem.

Obrigada mais uma vez pelo esclarecimento André! Já agora, queria te pedir uma opinião. Não achas mais vantajoso um método de avaliação contínua como o da Clássica? Não acaba por ser muita "pressão" decidir a tua nota apenas através de um exame (apesar dos trabalhos que possas fazer)?

Obrigada mais uma vez pelo esclarecimento André! Já agora, queria te pedir uma opinião. Não achas mais vantajoso um método de avaliação contínua como o da Clássica? Não acaba por ser muita "pressão" decidir a tua nota apenas através de um exame (apesar dos trabalhos que possas fazer)?

Ora essa, de nada! Sinceramente, acho que essa é uma pergunta um pouco falaciosa. Por um lado, porque o método de avaliação contínua da clássica impõe que o aluno tenha mais de 12 valores para ter a cadeira dispensada, o que acaba por empurrar muitos para o exame final. E se tiveres menos do que 8 chumbas automaticamente e és enviada diretamente para recurso. No fundo, o que quero dizer é que a probabilidade da tua avaliação se resumir apenas à avaliação contínua é relativamente baixa. Mesmo que passes à cadeira só com avaliação contínua, muito provavelmente a nota será pelos mínimos, um 12 ou 13, o que te obriga a que tenhas que fazer uma oral de melhoria caso queiras ter uma nota mais alta. Pelo que sei, são muito raras notas de avaliação contínua de 15 ou 16. Por outro lado, não acho que o método de avaliação por exame coloque uma pressão absurda: primeiro, porque, como disse, podes ir fazendo outros trabalhos ao longo do semestre que valem 25, 30 ou mesmo 50% da nota; depois porque tens tempo para ires estudando ao longo do semestre, sem teres mil e uma formas de avaliação durante o período de aulas, e isso faz com que chegues à altura do exame com a matéria já estudada e consolidada, o que faz com que nessa época só tenhas de estudar, em larga medida, para rever/afinar certos assuntos.

Ora essa, de nada! Sinceramente, acho que essa é uma pergunta um pouco falaciosa. Por um lado, porque o método de avaliação contínua da clássica impõe que o aluno tenha mais de 12 valores para ter a cadeira dispensada, o que acaba por empurrar muitos para o exame final. E se tiveres menos do que 8 chumbas automaticamente e és enviada diretamente para recurso. No fundo, o que quero dizer é que a probabilidade da tua avaliação se resumir apenas à avaliação contínua é relativamente baixa. Mesmo que passes à cadeira só com avaliação contínua, muito provavelmente a nota será pelos mínimos, um 12 ou 13, o que te obriga a que tenhas que fazer uma oral de melhoria caso queiras ter uma nota mais alta. Pelo que sei, são muito raras notas de avaliação contínua de 15 ou 16. Por outro lado, não acho que o método de avaliação por exame coloque uma pressão absurda: primeiro, porque, como disse, podes ir fazendo outros trabalhos ao longo do semestre que valem 25, 30 ou mesmo 50% da nota; depois porque tens tempo para ires estudando ao longo do semestre, sem teres mil e uma formas de avaliação durante o período de aulas, e isso faz com que chegues à altura do exame com a matéria já estudada e consolidada, o que faz com que nessa época só tenhas de estudar, em larga medida, para rever/afinar certos assuntos.
Sim, bem visto. Concordo! Obrigada mais uma vez! E em princípio vemo-nos na Nova

Queria saber um pouco mais sobre a praxe na fdunl. Alguém me pode esclarecer em relação a este assunto? Obrigada

Olá, Telma! A praxe começa no primeiro dia de aulas. Nesse dia serão dividos em grupos de praxe ( por norma 10/11 caloiros em cada grupo, com um número variável de doutores do segundo e do terceiro ano). As atividades da praxe duram cerca de uma semana, e é verdade que fisicamente desgastam um bocadinho. Agora, se te sentires cansada, se não quiseres fazer alguma coisa, simplesmente não fazes; ninguém obriga ninguém a nada. A linguagem na praxe é de brincadeira, mas de respeito. Por isso, é que aqui é uma atividade que te integra, ajudando-te a conhecer alguns dos teus colegas bem como alunos mais velhos que te ajudarão a dar os primeiros passos. No fim da semana, e se assim o quiseres, escolherás os teus padrinhos de praxe, pessoas que no fundo estarão lá para ti em todas as dimensões do mundo universitário. A essa pedido de apadrinhamento, que terás de fazer de uma forma criativa, segue-se o batismo do caloiro, umas semanas depois. Existirão depois, ao longo do ano, atividades dispersas de praxe. Mas o " sumo" da praxe concentra-se na primeira semana.