Olá João, sou aluna da FDUNL, mas há apenas um ano atrás estava eu na tua posição. Posso desde já dizer-te que candidatar-me a esta faculdade foi das melhores decisões que já tomei. Isto porque acredito que a nossa faculdade é diferente.
Mas diferente porquê? Primeiro, temos um ambiente fantástico. A nossa faculdade é pequena, e isso reflete uma grande proximidade entre alunos, professores e funcionários. Todos se conhecem, não há qualquer problema em pedires auxílio a quem quer que seja, sejam alunos mais velhos, professores... Há sempre alguém pronto a ajudar, há sempre alguém a disponibilizar mais sebentas e mais testes, e para quem cai assim no ensino superior, acredita que é uma grande ajuda. Desde o primeiro dia na faculdade que me senti sempre em casa.
Não menosprezamos a competição, que é sempre um aspeto bastante falado em cursos como o de Direito, mas o ambiente que nos rodeia é de competição saudável. Por sermos menos alunos, ou por sermos uma faculdade mais recente, não significa que esta seja menos exigente, como muitas vezes se ouve. Muito pelo contrário.
A faculdade prima pela exigência e pelo rigor, mas ao mesmo tempo dá uma grande importância à inovação, o que a distingue nos dias de hoje. As aulas são espaços de discussão onde os alunos são encorajados a participar, sem medos. Apesar de a nossa avaliação ser exclusivamente por exame final, há a possibilidade de fazer trabalhos ou testes intermédios, consoante a disciplina, para ajudar a subir a nota de exame. Atenção que na nossa faculdade a escala de notas vai do 0 ao 20. Não há escalas irreais até ao 14 ou ao 15, uma vez que cada aluno tem a nota real que merece. Também não temos orais, mas isso não quer dizer que não sejamos incentivados a desenvolver essa capacidade, uma vez que existem Moot Courts (simulações de julgamento) em que podemos participar, logo a partir do primeiro ano.
Por último, mas não menos importante, acho que te devo dar a conhecer a praxe, que na FDUNL está viva e recomenda-se. A nossa praxe integra, e ninguém é obrigado a fazer nada com que não se sinta confortável (se bem que esta se baseia essencialmente em jogos para que os caloiros se conheçam). Devo dizer que foi através desta que conheci os meus amigos da faculdade, aqueles que dizem ser para a vida, bem como os meus padrinhos, que estão sempre lá para ajudar.
Apesar de o texto já ir longo, espero que tenha sido útil. Até setembro!