FDUP Direito - FDUP

Ana Teixeira

Membro
Matrícula
30 Dezembro 2014
Alguém me pode falar do curso de direito na FDUP e, já agora comparar em termos de empregabilidade esse mesmo curso com o de Criminologia, leccionado na mesma instituição?

Obrigada :)

Raquel Serrano

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2015
Eu estava a ponderar candidatar me a direito, mas não tenho prova de ingresso de história nem de filosofia e a FDUP e a única faculdade do país onde só pedem português como prova de ingresso para direito, eu sou do sul do país e por isso mudar me para o porto e um pouco assustador....alguém me pode dar um pouco de feedback sobre a faculdade e sobre o curso????
Obrigada

Catarina Noronha

Membro Caloiro
Matrícula
1 Julho 2015
Eu estava a ponderar candidatar me a direito, mas não tenho prova de ingresso de história nem de filosofia e a FDUP e a única faculdade do país onde só pedem português como prova de ingresso para direito, eu sou do sul do país e por isso mudar me para o porto e um pouco assustador....alguém me pode dar um pouco de feedback sobre a faculdade e sobre o curso????
Obrigada
Ola :) tenho uma amiga que anda na FDUP e diz que é espetacular! E a verdade é que tem bastante bom nome .. eu devo ir para la este ano :)

• Like
Reactions: Raquel Serrano

Catarina Noronha

Membro Caloiro
Matrícula
1 Julho 2015
Obrigada
Mas a media esta bastante alta .. qual é a tua média ??

Guilherme Fragoso

Membro Caloiro
Matrícula
16 Agosto 2015
Boa noite! Alguém que ande ou tenha andado na FDUP me sabe dizer como é esta faculdade a nível de praxes?
Olá, tentando responder à tua pergunta, eu estou no 4º ano do curso de Direito da FDUP e só tenho coisas boas a dizer sobre a faculdade e o corpo estudantil em geral. Toda a gente é prestável e muito simpático, aplicada embora não extremamente competitivo e existe um ambiente geral de afinidade entre todas as pessoas. Respondendo agora concretamente à tua pergunta, eu faço parte da praxe de Direito e aconselho vivamente a que venhas experimentar, toda a gente se dá bem, sem grandes stresses, principalmente entre caloiros. O único conselho que te dou é que tentes ser tu mesmo e, se conseguires, tentar com que te faças notar nos primeiros dias para que todos te conheçam e para te divertires ao máximo, tenta sobretudo ter sentido de humor, ri-te contigo mesmo e connosco, verás que somos todos uma grande família e que sabemos divertir-nos sem excessos e faltas de respeito. Aconselho-te a rires-te de tudo o que te acontece e verás que te vais dar bem. Posto isto espero ver-te a ti, e a todos os indecisos nesta página, no dia das matriculas e, se for o caso, no primeiro dia de praxe. Direito é fenomenal!!!

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Olá gostava de saber se é uma boa aposta estudar direito no Porto é que é o "meu plano B" mas facilmente pode passar a "A" xD
Obrigado :)

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
É o meu plano A. Por acaso também gostava de saber mais informações. Mas pelo que oiço é uma excelente faculdade. :)

• Like
Reactions: RMoon99

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Em relação a Coimbra achas que esta está melhor?

Eu diria que o Porto é, em comparação com Coimbra, uma cidade mais atrativa em todos os sentidos ( gajo nortenho a falar :P ), é um sítio maior e mais dinâmico, e isso atrai-me. Coimbra não deixa de ser uma boa universidade, mas é muito mais virada para a vertente teórica, bem como ainda existem lá professores que não dão notas acima de 14.

Nos últimos anos, aliás, a Universidade do Porto e a cidade em si andam na "moda". A qualidade de ensino é muito boa l´em todas as áreas segundo o que tenho ouvido. Por isso, se acho que o Porto está melhor, sem dúvida. Ainda não sei se consigo entrar lá, mas gostava mesmo. :)

• Like

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Eu diria que o Porto é, em comparação com Coimbra, uma cidade mais atrativa em todos os sentidos ( gajo nortenho a falar :p ), é um sítio maior e mais dinâmico, e isso atrai-me. Coimbra não deixa de ser uma boa universidade, mas é muito mais virada para a vertente teórica, bem como ainda existem lá professores que não dão notas acima de 14.

Nos últimos anos, aliás, a Universidade do Porto e a cidade em si andam na "moda". A qualidade de ensino é muito boa l´em todas as áreas segundo o que tenho ouvido. Por isso, se acho que o Porto está melhor, sem dúvida. Ainda não sei se consigo entrar lá, mas gostava mesmo. :)
Eu entendo essa paixão pela cidade (também sou do norte xD ) e também concordo que a cidade e mais apelativa que a de Coimbra , ainda há pouco temo tinha comentado isso com um amigo... Mas acima de uma boa cidade eu quero uma boa faculdade ;)
Agora se juntar os dois também não me chateio :p

Última edição:

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Digo-te assim, ambas são boas Universidades. Simplesmente acho que a do Porto é mais moderna que a de Coimbra em termos educativos. É mais virada para a prática, e saem de lá bons profissionais. Coimbra é prestigiada pela idade e tradição que tem, mas continua apegada a tradição da teoria :P Tendo em conta estes critérios, eu sem dúvida escolho o Porto. Mas vás para um ou para outro, ficas bem servido. ;)

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Apresentem-me as vossas dúvidas em relação à FDUP mais concretamente, sou aluna do 1º ano e respondo a tudo! Mas só uma coisa, a FDUP não é a maravilha que pintam....fica aquém de Lisboa e Católica.
Ola podes me falar da empregabilidade se faz favor? É o que mais temo...

costahype

Membro Veterano
Matrícula
3 Setembro 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade do Minho
Porquê que dizes que a Faculdade do Porto fica atrás das de Lisboa?

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
  • Like

Beatriz Alves

Membro
Matrícula
12 Novembro 2014
Sem qualquer margem de dúvidas a UP é uma das melhores universidades do país. Todavia, Direito não é um curso de referência ainda no Porto. A verdade é que a FDUP ainda é uma faculdade "bébé" e não tem muito prestígio diante certo entidades empregadores. A FDUL, a Católica e mesmo a própria Nova tem um maior impacto diante os grandes escritórios. Em qualquer Faculdade de Direito pública do país é complicado ter boas notas, isso não é exclusivo de nenhuma, em todas elas poderão contar com exigência (a FDUP é bastante - mas eu considero isso um ponto positivo). É assim, os professores são novos, não temos professores de prestígio como a Clássica, Nova, Coimbra..., a estrutura curricular é muito rígida (mas isso é em todas exceptuando a Nova). No que toca ao ensino, temos uma vantagem, não há regime de faltas. E garanto-te que a maior parte das aulas são inúteis e dá para tu seres auto-didacta. O ambiente, isso depende de cada um. Eu detesto o ambiente da FDUP. É um ambiente onde há muita competitividade, muitos grupinhos, os nossos jantares de curso se aparecem umas 30 pessoas é muito bom, não há união, é um "ambiente muito elite" e superioridade e tendências ideológicas de direita bastante intensas. A praxe é horrível, não há qualquer ligação entre o caloiro e o "pseudo" doutor.
Em termos de empregabilidade, de forma geral, Direito é o curso mais geral das áreas das Ciências Sociais. A licenciatura de Direito dá-te as bases gerais para qualquer área e dá-te muito conhecimento, não te restringe tanto como cursos de LRI (visto que os Direito têm as mesmas saídas profissionais).
No que toca a empregabilidade de faculdade, a Católica garante-te emprego. A FDUL e a Nova por estarem em Lisboa e terem mais prestígio também o dão. Mas o que importa mais é o mestrado, e a média acima de 14 é obrigatória para os grandes escritórios.
É assim a FDUP é boa se és do Porto. Coimbra é boa se és de Coimbra. Se és de Braga o Minho também é boa. É assim, se vives aqui na zona, a FDUP e se é a faculdade mais perto. Mas se fores do sul ou afim vir para FDUP não te compensa em nada!