FDUP Direito - FDUP

zeit_

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2017
Boa tarde, tenciono ingressar na FDUP no início do próximo ano lectivo mas gostaria de saber se existirá algum site com o material de estudo para as unidades curriculares actuais. Se não, existe algum sítio onde possa aceder ao dito material de estudo em relação ao plano de estudos antigos?
Muito obrigado!

Lais Arruda

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2017
Olá ... Pra quem quer seguir a área de direito internacional, é melhor a FDUP ou FDUL?? To com muita dúvida pra qual faculdade escolher. Dizem que a UP é mais difícil que UL.. procede ?

Carlos Matos

Membro
Matrícula
20 Julho 2016
Boas, alguém me pode confirmar ou não que o regime de avaliação na FDUP é apenas por avaliação final ? Isto é, a nota final da cadeira é a nota do exame ?

Cumprimentos

Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Boas, alguém me pode confirmar ou não que o regime de avaliação na FDUP é apenas por avaliação final ? Isto é, a nota final da cadeira é a nota do exame ?

Cumprimentos
Olá, Carlos!

Na FDUP, no caso das anuais, a tua nota é a média dos dois exames semestrais que fizeste; daí que, no caso das semestrais, a nota da cadeira é a nota do exame.
No entanto, acontece algumas vezes os professores admitirem a existência de "frequências" (uma espécie de mini-teste), às quais se adicionam o peso da assiduidade e da participação (coisas que não são tidas em conta no caso acima, uma vez que não existem faltas), sendo que tanto podes aceitar como recusar e praticar o regime normal.
Para aqueles que aceitam, fica 50% da nota da distribuída e 50% da nota do exame. Depois é feito um balanço no final e tenta-se perceber se é favorável ou não incluir esses 50% da nota da distribuída. Caso não seja, fica a nota do exame. (Penso que é assim que funciona, qualquer erro, peço já desculpa)

A "boa" notícia é que neste ano letivo 2017/2018 já é possível existir o regime de avaliação distribuída, desde que o professor da cadeira assim queira, caso contrário é o regime de avaliação final.

Espero ter ajudado!

Mafalda Cruz Azevedo

Membro Caloiro
Matrícula
1 Agosto 2017
Olá, tal como qualquer aluno (penso eu) estou um pouquinho stressada com a minha entrada na FDUP. Tenho média de 17,36 e a média de entrada no ano passado foi 16,78. Deveria estar minimamente confiante com a minha entrada ou nem por isso?

Mr. Bandito

O Quintino Aires, mas em bom
Matrícula
2 Dezembro 2016
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
Olá, tal como qualquer aluno (penso eu) estou um pouquinho stressada com a minha entrada na FDUP. Tenho média de 17,36 e a média de entrada no ano passado foi 16,78. Deveria estar minimamente confiante com a minha entrada ou nem por isso?
Sim.

Gabriela Lopes

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2017
Boa tarde, como é que funcionam as matriculas na FDUP (atribuição dos horários, quantos dias temos para fazer a matricula, documentos necessários...)? Já tentei pesquisar no site da faculdade mas não encontrei informação nenhuma....

jpfi

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2017
Na vossa opinião, qual é a probabilidade de conseguir uma vaga na 2ª fase como 1ª opção a FDUP, sendo que, tenho média de ingresso 16,84?

L

Luís Couto

Guest
Alguém me pode dizer que a média de direito já é com a preferência regional? Ou se entrou alguém com média mais baixa do 17.06 por causa desse fator?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Alguém me pode dizer que a média de direito já é com a preferência regional? Ou se entrou alguém com média mais baixa do 17.06 por causa desse fator?
Só existe preferência regional nos cursos do ensino politécnico.

Leonor Martins

Membro Caloiro
Matrícula
13 Outubro 2016
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Olá. Estou em Engenharia Informática na FEUP, mas estou a pensar mudar para direito. Alguém me pode explicar exatamente quantos é que levaria para ser advogada? O mestrado é muito importante? Em termos de empregabilidade e, futuramente, salário, há diferença entre a FDUP e a FDUC (não estou a considerar universidades em Lisboa, mas se valer muito a pena, faço-o)? Tenho muitas pessoas que me dizem que que a FDUC é melhor que a FDUP. A média tem alguma influência, tendo em conta que no Porto é mais alta? Adoro o Porto e não queria sair daqui, mas queria ir para a melhor faculdade. Obrigada, desde já!

Mafalda Cruz Azevedo

Membro Caloiro
Matrícula
1 Agosto 2017
Olá. Estou em Engenharia Informática na FEUP, mas estou a pensar mudar para direito. Alguém me pode explicar exatamente quantos é que levaria para ser advogada? O mestrado é muito importante? Em termos de empregabilidade e, futuramente, salário, há diferença entre a FDUP e a FDUC (não estou a considerar universidades em Lisboa, mas se valer muito a pena, faço-o)? Tenho muitas pessoas que me dizem que que a FDUC é melhor que a FDUP. A média tem alguma influência, tendo em conta que no Porto é mais alta? Adoro o Porto e não queria sair daqui, mas queria ir para a melhor faculdade. Obrigada, desde já!
Olá, acho que te consigo responder principalmente às últimas perguntas! Estou agora no 1º ano na FDUP e também estava muito indecisa quanto à faculdade para onde ir, apesar do meu sonho sempre ser a UP. Do que me disseram da FDUC é que é muito teórica e apesar do prestígio que tem, está cada vez mais a perdê-lo. O que me disseram também na escolha de faculdades é que neste momento, na licenciatura, estão todas mais ou menos ao mesmo nível. No entanto, no mestrado começa a fazer diferença a faculdade.
Não me arrependo de todo de ter escolhido a UP. As teóricas são despensáveis, em maior parte das cadeiras passas bem sem elas, mas (na minha opinião) as práticas fazem toda a diferença. Este ano, tivemos a sorte de ter professores excelentes em quase todas as cadeiras. Depois, é uma faculdade pequena. Não se compara de todo com a FEUP. Os colegas são super simpáticos e atenciosos e tens imenso apoio do pessoal mais velho em tudo, há mesmo um programa de mentoring para os alunos de 1º ano. Mas óbvio isto da minha experiência e pode não verificar-se a mesma para todos os estudantes.
Mas como tudo, não é de todo perfeita. As nossas instalações não são as melhores. Andamos grande parte do 1º semestre só com 2 andares da faculdade disponíveis e apenas 1 andar da biblioteca aberto. Agora está tudo melhor mas continua sem estar perto de perfeito. A nossa biblioteca continua a ser pequena para os alunos que temos. Continuam a haver aulas inúteis, como por exemplo, História do Direito.
Eu estou a gostar muito da minha experiência na faculdade. O 1º ano ainda é muito introdutório e poucas cadeiras são realmente Direito verdadeiro. Para além disso, temos muitos alunos que vêm de outros cursos e que estão na mesma situação que tu, certamente não te sentirias sozinha. Espero ter ajudo em alguma coisa.

Bia Maria

Membro Caloiro
Matrícula
10 Maio 2018
Apresentem-me as vossas dúvidas em relação à FDUP mais concretamente, sou aluna do 1º ano e respondo a tudo! Mas só uma coisa, a FDUP não é a maravilha que pintam....fica aquém de Lisboa e Católica.

Apresentem-me as vossas dúvidas em relação à FDUP mais concretamente, sou aluna do 1º ano e respondo a tudo! Mas só uma coisa, a FDUP não é a maravilha que pintam....fica aquém de Lisboa e Católica.
Olá sou aluna de ciências e quero ingressar no curso de direito mas tenho algumas dúvidas em relação à faculdade que vou escolher . Estou indecisa entre a Católica do Porto e a FDUP. Já ouvi dizer coisas muito boas da católica no que diz respeito a empregabilidade mas tenho receio da opinião de outras pessoas , o que dizerem de andar numa privada quando poderia ir para a pública por causa da minha média . Obrigada

anaritamf

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2016
Curso
Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão
Instituição
Católica Porto
Olá sou aluna de ciências e quero ingressar no curso de direito mas tenho algumas dúvidas em relação à faculdade que vou escolher . Estou indecisa entre a Católica do Porto e a FDUP. Já ouvi dizer coisas muito boas da católica no que diz respeito a empregabilidade mas tenho receio da opinião de outras pessoas , o que dizerem de andar numa privada quando poderia ir para a pública por causa da minha média . Obrigada
Olá! Sei que a pergunta não era diretamente para mim, mas uma vez que vais ter a visão de uma aluna da FDUP, eu, frequentando a Católica do Porto, dar-te-ei uma outra perspetiva!
É evidente que, neste momento, a católica dá muito mais garantias aos seus alunos no que diz respeito à empregabilidade, o que já seria de esperar, visto que tem mais anos de existência e de experiência do que a FDUP e que pagas toda essa reputação.
Quando fiz a minha escolha, preferi pensar no meu futuro e não naquilo que os outros possam pensar. Eu não fui para a católica por não ter média para entrar na pública, até porque me candidatei à FDUP e fui uma das primeiras a ser colocada, daí ter conseguido entrar na UCP com bolsa de mérito! Escolhi-a por ter mais anos de experiência a lecionar o curso de Direito, por ter uma componente prática muito maior (na católica, nos últimos dois anos, tens disciplinas práticas, onde te colocam na situação de um verdadeiro jurista e te ensinam a sê-lo, coisa que falta à maioria das faculdades de direito, que só ensinam a teoria e, depois, quando chegas ao mercado de trabalho, pouco ou nada sabes fazer na prática) e, obviamente, porque, se tiveres boas notas, arranjas emprego muito mais facilmente.