Direito - que faculdade escolher

Miguel Nunes

Membro
Matrícula
28 Janeiro 2015
Olá tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar:
Quais são as melhores faculdades de direito públicas (entre Lisboa-Coimbra)?
Quais são as saídas profissionais? E qual a que tem melhor perspetiva de encontrar trabalho?

Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@Miguel Nunes direito não tem mestrado integrado, e a licenciatura tem a duração de 4 anos.

• Like
Reactions: Luís V

Miguel Nunes

Membro
Matrícula
28 Janeiro 2015
No final desses quatro anos podemos exercer qual um dos cursos apresentados a seguir?
  • Advocacia | Magistraturas Judicial e do Ministério Público | Diplomacia | Funcionalismo Público Autárquico, Nacional e Comunitário | Conservatórias e Registos | Notariado | Julgados de Paz | Polícia Judiciária | Serviço de Estrangeiros e Fronteiras | Organizações Internacionais | Ensino Universitário | Investigação | Ensino Secundário | Instituições Privadas | Contencioso | Comunicação Social (in Saídas Profissionais - Universidade de Coimbra, http://www.uc.pt/fduc/cursos/lic_direito)

luna77

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
No final desses quatro anos podemos exercer qual um dos cursos apresentados a seguir?
  • Advocacia | Magistraturas Judicial e do Ministério Público | Diplomacia | Funcionalismo Público Autárquico, Nacional e Comunitário | Conservatórias e Registos | Notariado | Julgados de Paz | Polícia Judiciária | Serviço de Estrangeiros e Fronteiras | Organizações Internacionais | Ensino Universitário | Investigação | Ensino Secundário | Instituições Privadas | Contencioso | Comunicação Social (in Saídas Profissionais - Universidade de Coimbra, http://www.uc.pt/fduc/cursos/lic_direito)
Miguel, há saídas aí que necessitam de mestrado, como é o caso das Magistraturas. Podes ver aqui: http://jpn.c2com.up.pt/documentos/pdf/Sa%EDdas_profissionais_direito_e_criminologia os processos para cada uma dessas coisas.

• Like
Reactions: Luís V
Matrícula
27 Janeiro 2015
Por enquanto não @Miguel Nunes . No entanto, há uma proposta a ser discutida para obrigar os advogados a terem mestrado para se poderem inscrever na Ordem dos Advogados. Podes ler sobre isso nesta notícia recente:
http://expresso.sapo.pt/jsd-quer-mu...ados-fala-em-profundo-desconhecimento=f910833
Desculpa, não entendi o que disseste com "por enquanto não"... Para entrar na Ordem dos Advogados, desde Setembro de 2014 que é necessário ter o título de mestre e sem estar na OA, obviamente não se obtém o título de Advogado, para seguir magistratura também é necessário ser mestre, portanto, à partida o mestrado é fulcral neste curso e sem ele não fazemos nada tirando cartório e notário.
Fonte: http://www.oa.pt/upl/{954bab01-e498-4e23-9e7b-33a2040273eb}.pdf

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Desculpa, não entendi o que disseste com "por enquanto não"... Para entrar na Ordem dos Advogados, desde Setembro de 2014 que é necessário ter o título de mestre e sem estar na OA, obviamente não se obtém o título de Advogado, para seguir magistratura também é necessário ser mestre, portanto, à partida o mestrado é fulcral neste curso e sem ele não fazemos nada tirando cartório e notário.
Fonte: http://www.oa.pt/upl/{954bab01-e498-4e23-9e7b-33a2040273eb}.pdf
As últimas notícias que tinha lido sobre o assunto falavam numa futura aplicação, não sabia que já tinha entrado em vigor. Obrigado pela correção. :)

• Like
Reactions: gisela carvalho

Miguel Nunes

Membro
Matrícula
28 Janeiro 2015
Eu sei que para me candidatar a Direito são provas de ingresso: História e Português ou Português e Filosofia.
A minha dúvida reside no facto de quando falam de História se eu posso candidatar-me a direito com História B ou História A

Miguel Nunes

Membro
Matrícula
28 Janeiro 2015
Eu gostaria que me pudessem comparar as seguintes faculdades de Direito:
Clássica de Lisboa vs Universidade Nova vs Coimbra

Ao nível de:
- formação/educação
- ambiente escolar
- prestigio
- maior facilidade de entrar no mercado de trabalho
- parcerias com empresas ou outras entidades

Obrigado!

• Like
Reactions: CarolinaDR

Flávia Marques

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2015
Olá Miguel, já dei a minha opinião noutro post relativo a Direito mas digo outra vez. Coimbra foi o que eu escolhi e estou a adorar o espírito académico e o curso. A FDUC é a faculdade de direito mais antiga e com mais história do país. Em relação a parcerias existem em qualquer faculdade e entrar no mercado de trabalho será fácil ou não consoante as tuas notas claro. O curso não é fácil, mas sinto-me orgulhosa de o estar a tirar na que, para mim, é a melhor e a mais prestigiada, isso sem dúvida, faculdade de direito do país. Espero ter ajudado!
Relativamente ao acesso à OA, não é preciso o título de mestre. Tentaram implementar esse requisito há pouco tempo mas recuaram pelo que te poderás inscrever (claro que não é só inscrever, primeiro tens de te candidatar a estágio e fazes provas antes e no fim do estágio) com "só" a licenciatura em Direito :) Pelo menos a última vez que vi novidades sobre o assunto eram nesse sentido.

Última edição:
Matrícula
31 Maio 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Lisboa
Aproveito para reforçar o pedido de Miguel Antunes, ou seja, uma comparação entre a Clássica de Lisboa e a Universidade Nova, dentro dos mesmo parâmetros anteriores se possível.

Estaria mesmo interessado em ouvir opiniões de malta que frequenta, ou já frequentou, uma das faculdades.

Obrigado :).

Ana Bento

Membro
Matrícula
12 Junho 2015
Boa noite, sou aluna de ciências e tecnologias e pretendo frequentar o curso de Direito.
Pretendo ir para a Universidade de Coimbra, porque sempre tive a ideia de estudar nesta cidade, mesmo ficando um pouco longínqua.
Gostava de receber algum feedback da faculdade, do ambiente, da empregabilidade, e questionar o facto de: sendo eu de ciências e tecnologias, terei alguma dificuldade acrescida no curso ou conseguirei fazê-lo normalmente?

Obrigada :)

luna77

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Boa noite, sou aluna de ciências e tecnologias e pretendo frequentar o curso de Direito.
Pretendo ir para a Universidade de Coimbra, porque sempre tive a ideia de estudar nesta cidade, mesmo ficando um pouco longínqua.
Gostava de receber algum feedback da faculdade, do ambiente, da empregabilidade, e questionar o facto de: sendo eu de ciências e tecnologias, terei alguma dificuldade acrescida no curso ou conseguirei fazê-lo normalmente?

Obrigada :)
Por momentos pensei que tinha sido eu a escrever este comentário...Também sou de ciências e quero ir para Direito em Coimbra :) É assim, do que eu já fui perguntando, não é por sermos de ciências que o gato vai às filhoses...A questão da empregabilidade, penso que terá a ver com a área que seguires e assim, é certo e sabido que na questão da Advocacia anda um "pouco" lotado...Queres ir para Direito porque já tens um objetivo ou é algo que te atrai?

• Like
Reactions: Ana Bento

Ana Bento

Membro
Matrícula
12 Junho 2015
Por momentos pensei que tinha sido eu a escrever este comentário...Também sou de ciências e quero ir para Direito em Coimbra :) É assim, do que eu já fui perguntando, não é por sermos de ciências que o gato vai às filhoses...A questão da empregabilidade, penso que terá a ver com a área que seguires e assim, é certo e sabido que na questão da Advocacia anda um "pouco" lotado...Queres ir para Direito porque já tens um objetivo ou é algo que te atrai?
Boa noite, quero desde já agradecer o facto de me teres respondido. É sempre bom sabermos que existem pessoas que estão na mesma situação que nós, que não estamos sozinhos...
Eu sei que o curso de direito tem várias saídas, sendo que advocacia é a mais comum.
Relativamente ao que me faz querer seguir este curso é o facto de ter, desde há algum tempo, interesse na área, outro motivo é o facto de me ver a exercer uma carreira como magistrada ou diplomata :)

luna77

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Boa noite, quero desde já agradecer o facto de me teres respondido. É sempre bom sabermos que existem pessoas que estão na mesma situação que nós, que não estamos sozinhos...
Eu sei que o curso de direito tem várias saídas, sendo que advocacia é a mais comum.
Relativamente ao que me faz querer seguir este curso é o facto de ter, desde há algum tempo, interesse na área, outro motivo é o facto de me ver a exercer uma carreira como magistrada ou diplomata :)
Olha, vou-te enviar mensagem privada.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Marta Simões Os que entram na segunda fase tem direito a praxe? Tradições Académicas 8
J Resumos de direito Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Consigo entrar em direito através de artes? Ensino Secundário 2
L Ual ou Lusiada - direito Ciências Sociais e Serviços 1
L ULusíada Universidade Lusíada Lisboa - Direito Universidade Lusíada 1
J Manual de Direito Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Madalena Biscaia Caloiros Direito - 2020/2021 Candidatos 2020/2021 76
J Criminologia ou Direito? Ciências Sociais e Serviços 4
catarinaaferreira_ Direito: Católica, FDUL ou NOVA? Ciências Sociais e Serviços 2
D Línguas e Humanidades ou Ciências Socioeconómicas para Direito Ensino Secundário 5
M Direito: Porto ou Minho? Ciências Sociais e Serviços 4
A Desistir de Direito no 3º ano Ensino Superior 3
K Direito em qual Universidade? Ciências Sociais e Serviços 9
A Direito: não consigo me licenciar no publico devo ir para o privado? Qual faculdade? Ciências Sociais e Serviços 0
R Direito sigilo notas testes. Ensino Superior 6
Annie_ Os SASUP têm quartos de casal para estudantes de doutoramento e investigadores. Será possível um casal de estudantes de mestrado ter direito a um? Bolsas e Residências 0
D UMinho Curso de Direito - Material de estudo!!! Universidade do Minho 0
C Direito - Lusíada ou Autónoma ? Ciências Sociais e Serviços 7
tiagopaiva Aspirantes a Direito 2019/2020 Candidatos 2019/2020 77
diisilva25 Lusiada ou lusofona? Direito Ciências Sociais e Serviços 1
C Direito - discussão Arquivo 70
Blasty Candidatos Direito e Criminologia 2019/2020 Candidatos 2019/2020 18
T Direito - FDUP ou UMinho? Ciências Sociais e Serviços 0
Joana Eugénio Mandarim + Direito (?) Ensino Superior 2
S Direito: sim ou não? Onde? Ciências Sociais e Serviços 10
I Direito - Caloiros 2019/2020 Candidatos 2019/2020 207
Nadi23 FDUNL Maiores 23 nova de direito Universidade Nova de Lisboa 1
nobody67 Direito de exame adaptado Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Douken FDUL Direito na FDUC - Trabalhador-Estudante Universidade de Lisboa 1
L Mestrados nas áreas da Psicologia ou do Direito Ciências Sociais e Serviços 2
I Direito: FDUP OU FDUL? Ciências Sociais e Serviços 2
inest1919 Direito: Católica ou FDUP Ciências Sociais e Serviços 1
B Direito: Lusíada, Lusófona ou Portucalense? Ciências Sociais e Serviços 0
Madalena Biscaia Direito: Católica ou NOVA? Ciências Sociais e Serviços 9
C Direito e a área de ciencias Ensino Secundário 3
Pedrofs92 Direito: Lusófona ou Lusíada? Ciências Sociais e Serviços 0
M Direito: Clássica ou Católica? Ciências Sociais e Serviços 21
P 12.º ano - de CT para Direito Ensino Secundário 5
luuisapereira Gestão ou Direito? Ciências Sociais e Serviços 5
S Introdução ao direito I Ciências Sociais e Serviços 0
C ULusíada Resumos Direito Universidade Lusíada 0
O FDUC FDUC Direito - UCoimbra (Aluno de Mobilidade) Universidade de Coimbra 0
L Se anular cadeiras tenho o direito à bolsa? Bolsas e Residências 3
J.Monteiro Solicitadoria para depois entrar em Direito - ajudas por favor! Ciências Sociais e Serviços 33
C Direito - uma boa escolha? Os desafios da empregabilidade Ciências Sociais e Serviços 2
taniasr17 Direito: Material para a Universidade Ciências Sociais e Serviços 5
G Direito a bolsa, reingresso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Mestrado em direito Ciências Sociais e Serviços 0
C Medicina Dentária ou Direito Ensino Superior 1
Marco L. Candidatos Direito e Criminologia 2018/2019 Candidatos 2018/2019 11