Direito - que faculdade escolher

TMJ

Membro
Matrícula
16 Agosto 2016
Boa noite,
alguém consegue me aconselhar sobre a melhor universidade de Direito? Eu estou no 12º ano e ainda estou um pouco indecisa. Contudo, um pouco inclinada para ou a nova de lisboa ou a clássica de lisboa. Qual destas a melhor?

Olá,

Entrei este ano para a NOVA e penso mesmo que seja a melhor faculdade de Direito do país. O currículo é super-abrangente, interessante, e é muito mais do que saber livresco, obriga-te a pensar. Aqui o pessoal é muito unido, conhecemo-nos praticamente todos uns aos outros.

Qualquer dúvida mais em concreto, diz!

Abraço

M2000

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2017
Boas,
Sou estudante do 12 e muito provavelmente vou escolher direito na hora de optar por um curso, o meu problema é saber que universidade escolher.
A minha media ronda os 17 e por isso se tivesse sorte no exame queria entrar na fdup mas se tiver ma nota, ou as medias subirem n entro, entao pensei numa privada ou na fduc mas nao sei msm, podem dizer me o que acham melhor?
Sei que mts acham que a universidade influencia na hora de empregar alguem, e se for verdade é um fator a ter em conta .
Qualquer ajuda é bem vinda, por isso deem a vossa opinião pfv

ramos_isb

Membro
Matrícula
29 Maio 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá! Sou estudante da FDUP e não te posso mentir, a média é bastante alta, situando-se em 17,06 valores... Lembra-te que a FDUP pede apenas um exame e nao um conjunto de exames como pedem em Coimbra, por exemplo. Muitos alunos têm entrado com o exame de português...
Se quiseres saber de mais alguma coisa, avisa ;)

Matrícula
13 Outubro 2016
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Olá. Estou em Engenharia Informática na FEUP, mas estou a pensar mudar para direito. Alguém me pode explicar exatamente quantos é que levaria para ser advogada? O mestrado é muito importante? Em termos de empregabilidade e, futuramente, salário, há diferença entre a FDUP e a FDUC (não estou a considerar universidades em Lisboa, mas se valer muito a pena, faço-o)? Tenho muitas pessoas que me dizem que que a FDUC é melhor que a FDUP. A média tem alguma influência, tendo em conta que no Porto é mais alta? Adoro o Porto e não queria sair daqui, mas queria ir para a melhor faculdade. Obrigada, desde já!

ramos_isb

Membro
Matrícula
29 Maio 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá Leonor! É assim, para seres advogada demora ainda algum tempo. A licenciatura é de 4 anos, o mestrado é de dois e depois tens de estar algum tempo ainda em preparação para a entrada na ordem. Penso que não haverá diferença a nível de salário, mas provavelmente a nível de prestígio sim. Coimbra para Direito irá ser sempre Coimbra, mas atualmente, tem um método ensino bastante antigo. No entanto, a FDUP está ascensão. Tem uma média relativamente mais alta, atualmente já vai nos 17,06 valores! Sou estudante da FDUP e não "quero puxar a brasa à minha sardinha". Quando estava na situação de escolher não pensei duas vezes em colocar o Porto como primeira opção :) qualquer dúvida, diz ;)
Olá. Estou em Engenharia Informática na FEUP, mas estou a pensar mudar para direito. Alguém me pode explicar exatamente quantos é que levaria para ser advogada? O mestrado é muito importante? Em termos de empregabilidade e, futuramente, salário, há diferença entre a FDUP e a FDUC (não estou a considerar universidades em Lisboa, mas se valer muito a pena, faço-o)? Tenho muitas pessoas que me dizem que que a FDUC é melhor que a FDUP. A média tem alguma influência, tendo em conta que no Porto é mais alta? Adoro o Porto e não queria sair daqui, mas queria ir para a melhor faculdade. Obrigada, desde já!

Matrícula
13 Outubro 2016
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Olá Leonor! É assim, para seres advogada demora ainda algum tempo. A licenciatura é de 4 anos, o mestrado é de dois e depois tens de estar algum tempo ainda em preparação para a entrada na ordem. Penso que não haverá diferença a nível de salário, mas provavelmente a nível de prestígio sim. Coimbra para Direito irá ser sempre Coimbra, mas atualmente, tem um método ensino bastante antigo. No entanto, a FDUP está ascensão. Tem uma média relativamente mais alta, atualmente já vai nos 17,06 valores! Sou estudante da FDUP e não "quero puxar a brasa à minha sardinha". Quando estava na situação de escolher não pensei duas vezes em colocar o Porto como primeira opção :) qualquer dúvida, diz ;)
Só podemos exercer advocacia com mestrado? O tempo de preparação para entrar na ordem é um estágio, certo? Dura um ano?

ramos_isb

Membro
Matrícula
29 Maio 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Acho que não, mas é um bom ponto a favor. Por exemplo, tenho um professor que acabou a licenciatura no ano letivo anterior e, além de estar a dar aulas, está a estagiar numa sociedade de advogados. Quanto à duração do estágio, não tenho a certeza, mas será de um ano, sim.
Post automatically merged:

Só podemos exercer advocacia com mestrado? O tempo de preparação para entrar na ordem é um estágio, certo? Dura um ano?

CarolinaDR

Membro Veterano
Matrícula
12 Maio 2018
Eu encontro-me no mesmo dilema de muitos. Pretendo seguir direito e estou indecisa entre a Universidade Clássica de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa.

Sou aluna do 11° de Línguas e Humanidades e tenho uma média de 17,5, sendo a minha melhor disciplina História A com 19 valores. Sou a melhor aluna da área da minha escola (ESJGF) apesar da média não ser nada de especial por alguns professores acharem que a média de testes de 17 com 19 é 16. Deverei ter média para entrar em qualquer uma se se mantiverem assim.

No entanto, a possibilidade de escolha deixa-me divida apesar de tanta pesquisa que fiz.

Não tenho certezas acerca de nada em termos de que mestrado tirar em seguida, mas encontro-me virada para a área do Direito Internacional pela pesquisa que fiz. Claro que apenas saberei após estudar.

O que gosto na Clássica é o facto de ser uma escola de prestígio, bem planificada ao longo do tempo e de ter várias figuras conhecidas ligadas à área de Direito que de lá se licenciaram. Vejo que na maioria das empresas de Direito de renome, os funcionários estão licenciados através desta universidade. O plano de estudos até me parece bom. O que mais me incomoda nesta universidade é sem dúvida as notas miseráveis de grande porção dos alunos, com os professores com fama de forreta na hora de avaliar (extremamente frustrante para mim).

Em relação à Nova, o plano de estudos atrai-me bastante. Gosto da inovação e do sentido prático da universidade apesar de ter sempre sido uma aluna que tinha melhores resultados em disciplinas teóricas. As estatísticas desta universidade parecem-me bastante mais promissoras em termos de avaliação com alguns alunos a atingir grandes médias e grandes resultados a nível nacional (percentil 75). Quando penso nesta universidade a palavra promissora é a primeira coisa que me vem à cabeça. Uma universidade extremamente ativa. Os estudantes que conheci desta universidade em feiras de recrutamento definitivamente parecem mais carismáticos e seguros em relação ao curso do que da universidade clássica.

Se eu prosseguir mesmo a área de estudos que tenho virada para o estudo de Direito Internacional e estudos relacionados gostava de saber qual seria a mais apropriada. O aspeto da internacionalização da universidade e dos estudos é bastante importante para mim pelo que pretendo uma carreira com flexibilidade em termos de localização.

Para terem uma melhor ideia da minha lista de interesses em relação a cursos alternativos (que estão de alguma maneira relacionados com a linha de estudos que prefiro) aqui está: Relações Internacionais, Ciência Política, Psicologia.

Tendo em conta tudo isto, agradeço antecipadamente toda ajuda, opiniões e conselhos especialmente se forem estudantes de alguma destas universidades.

FranciscoMelo

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2018
Olá!
Quero seguir o curso de Direito, mas estou indeciso sobre qual universidade que devo ir. Estou ciente que ainda faltam os exames deste ano, mas como sou dos Açores e vou ter o contingente, tenho a minha entrada segura no Minho, em Lisboa e na Clássica de Lisboa, se tirar boas notas nestes exames consigo entrar nas restantes públicas.
Eu quero tirar o mestrado em Direito empresarial e quero ter um emprego muito virado para a parte empresarial portanto qual é a universidade que me recomendam? Como é o ambiente? As notas? O alojamento? Tudo! Quero saber tudo, bom ou mau.
Ouvi dizer que a UMinho é mais virada para a parte prática como também a Clássica de Lisboa, o que me parece ser importante para o tipo de emprego que quero ter.

Francisca T.

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2018
Sou aluna do 12º ano e encontro-me muito indecisa quanto à faculdade onde irei estudar. Sempre tive a certeza que queria Direito mas estou sem saber escolher entre a FDUC e a FDUL. Gostava de saber experiências de quem estuda numa dessas duas universidades e, se me souberem esclarecer, a diferença entre as duas. Obrigada!

• Like
Reactions: Jéssica Pinto

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Pessoal, tem mesmo a certeza de onde se vao meter?
Tenho uma prima minha que tirou direito e esta se a ver grega para entrar na Ordem dos Advogados (precisam de passar la se quiserem exercer) por causa dos exames de admissao...
Pensem nisso...

Jéssica Pinto

Membro Dux
Matrícula
21 Dezembro 2015
Curso
Línguas, Literaturas e Culturas
Tenho uma prima minha que tirou direito e esta se a ver grega para entrar na Ordem dos Advogados (precisam de passar la se quiserem exercer) por causa dos exames de admissao...
Pensem nisso...
Pois, o exame de admissão à OA é muito fodido, muito mesmo. Tenho amigos que só passaram à 3ª e 4ª vez. E não é nada barato.

Margarida Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2018
Olá! Vou candidatar-me ao curso de Direito. Estou indecisa entre que cidade/faculdade escolher: A Universidade de Lisboa ou a Universidade do Porto. Gostaria de saber opiniões de alguém que tenha experiência em alguma delas ou saiba informações nesse sentido. Obrigada! :)

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Pensem nisso...

Olá Pepper, embora o exame da ordem dos advogados seja notoriamente difícil acho um bocado falacioso utilizares isso como argumento para que os teus colegas não sigam Direito. Até porque a perceção da dificuldade é muito relativa, variando de ser humano para ser humano. Além disso, reitero (porque julgo já o ter dito uma boa dúzia de vezes neste site) que Direito não é um curso cujas saídas profissionais se limitam à advocacia. Tem muitas saídas como é o caso de notariado, solicitadoria, procuradoria, carreira policial ou de investigador na PSP (há vagas especiais reservadas a alunos com licenciatura de Direito, inclusive), a vertente académica, investigação, trabalho em ONG's, diplomacia, política...

• Like
Reactions: ems and tiagopaiva

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Olá Pepper, embora o exame da ordem dos advogados seja notoriamente difícil acho um bocado falacioso utilizares isso como argumento para que os teus colegas não sigam Direito. Até porque a perceção da dificuldade é muito relativa, variando de ser humano para ser humano. Além disso, reitero (porque julgo já o ter dito uma boa dúzia de vezes neste site) que Direito não é um curso cujas saídas profissionais se limitam à advocacia. Tem muitas saídas como é o caso de notariado, solicitadoria, procuradoria, carreira policial ou de investigador na PSP (há vagas especiais reservadas a alunos com licenciatura de Direito, inclusive), a vertente académica, investigação, trabalho em ONG's, diplomacia, política...
Calma so estou a falar de quem quer ser advogado, para ser juiz ja e totalmente diferente, por exempolo...

• Like
Reactions: _ac0nitum_

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra

Olá Leonor! Não sei se ainda venho a tempo de te esclarecer, até porque considero que a @ramos_isb te deu respostas bastante esclarecedoras! No ano passado estava numa situação similar à tua, indecisa entre a FDUC e a FDUP e embora tivesse a média suficientemente elevada para entrar em ambas, acabei por colocar a FDUC como primeira opção por uma míriade de motivos que foram desde o próprio prestígio em si (que continua a ser um fator bastante relevante em muitas sociedades de advogados e para várias empresas), à oportunidade de aprender a doutrina coimbrã diretamente da fonte (quase todas as faculdades de Direito do país se baseiam na doutrina Coimbrã, em concreto sei que a UMinho se baseia bastante na nossa doutrina e que a Clássica de Lisboa a utiliza em algumas cátedras) e através figuras de vulto na comunidade e na realidade jurídica nacional, à oportunidade de viver Coimbra (que, como sabes tem um ambiente académico muito próprio porque tudo começou aqui). O único aspeto em que discordo da @ramos_isb é relativamente ao valor da média, porque, não querendo ser redundante não tem assim tanto valor. Se estivermos a falar da média de entrada esta pode ser afetada por uma miríade de fatores que já foram abordados neste site, incluíndo o número de vagas (não nos podemos esquecer que Coimbra tem sempre cerca de 330 vagas anuais), os exames pedidos (este ano só é pedido um exame mas até ao ano passado era pedido um conjunto de exames o que acabava sempre por baixar a média, enquanto que no porto a minha média de candidatura subia para o 18,5 em Coimbra desceu para o 17,3 - tanto quanto me recordo), o próprio background dos candidatos, dado que há escolas secundárias que tendem a inflacionar médias, etc. Caso seja relativamente à média com que os alunos terminam o curso, creio que seja muito relativo também até porque a FDUC é uma faculdade bastante rigorosa que se orgulha do rigor com que forma os seus juristas (é muito difícil acabar com uma média igual ou superior a 16 aqui porque os critérios de correção são bastante exigentes e dependem de professor para professor - sendo que nunca sabes quem te vai corrigir o exame). Então, as entidades empregadoras têm em consideração o facto de te teres licenciado na FDUC e "adaptam" a tua nota (posto saberem que aqui a escala é de 0 a 16 e o ocasional muy nobre e raro 17). Uma média geral de 12 na Fduc equivale a um 14/15 noutras faculdades de Direito nacionais, por exemplo.
Acho, todavia, que se fores realmente bom naquilo que estudas e fazes, a faculdade em que te formas acaba por não ter assim tanto peso.
Quero também fazer uma breve alusão ao facto de o ensino do Direito em Coimbra se considerado excessivamente tradicional e teórico começando por dizer que Direito é, por si, teórico porque a função do jurista enquanto mediador entre o mundo abstrato do direito, o cariz geral das normas e o concreto da realidade derivada da mundivivência, requer que ele conheça muito bem a teoria. É um ensino mais tradicional em certos aspetos (como o facto de as aulas serem maioritariamente exclusivamente expositivas) mas não o considero excessivamente teórico, até porque não nos limitamos à teoria, resolvemos muitos casos práticos e os exames têm sempre um grupo ou mais nos quais tens de saber resolver casos práticos.
Espero ter-te esclarecido :)
Qualquer coisa dispõe.
Carolina.

• Like
Reactions: ramos_isb

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Calma so estou a falar de quem quer ser advogado, para ser juiz ja e totalmente diferente, por exempolo...
Acho que não deves generalizar, apenas isso. O grau de dificuldade depende muito de pessoa para pessoa (e ainda lhe acrescem vários fatores). Não estou a dizer que a experiência da tua prima não é válida, muito pelo contrário (e desejo-lhe a maior das sortes para o seu percurso e para o exame), só acho desnecessário esse tipo de comentário porque os alunos que se estão a candidatar a Direito muito provavelmente já fizeram as pesquisas necessárias para chegarem à conclusão de que é efetivamente essa a área na qual querem exercer e sabem bem os sacrifícios que vão ter de fazer para alcançarem aquilo que desejam. Estão no início do percurso então ainda têm muito tempo para se prepararem para o que está por vir. Se nos deixássemos levar pelo que pode ou não acontecer e pela acessibilidade (ou falta dela) das coisas nunca fazíamos nada.
Achei também por bem responder porque o teu comentário foi bastante redutor no sentido de ter dado a entender que Direito apenas tem uma saída, o que, claramente não é verdade ( devo acrescentar ainda que com a saturação da área da advocacia as pessoas devem cada vez mais explorar as outras saídas).
Uma pequena observação: Os exames de acesso ao CEJ (Centro de Estudos Jurídicos) - que é a instituição em que os juízes se formam - é bem mais difícil que o exame de acesso à Ordem dos Advogados.

ramos_isb

Membro
Matrícula
29 Maio 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá, Carolina!
De realçar que, quando disse que a média de entrada no Porto era relativamente mais alta, não quis atribuir um valor significativo à média de entrada nas Faculdades. Quem faz a média são os alunos e, como tu disseste, são inúmeros os fatores que influenciam as médias das diferentes faculdades. Aliás, na minha opinião, a média de entrada só tem valor num momento, no momento em que se entra para a Faculdade.
Quanto a médias de licenciatura, a situação da FDUP não é muito diferente de Coimbra. As médias rondam os 11/12 valores que, muito honestamente, depois de tanto esforço, devem saber a claros 16.
Quanto à teoria e prática, tens toda a razão. O curso é muito teórico, é verdade, mas os casos práticos acho que vêm tirar um bocadinho da teoria que tanto caracteriza o curso.
Apesar das diferenças das faculdades de Direito do país, só podemos dizer uma coisa, Direito é um curso ENORME, seja em que faculdade for :relieved:

Carolina.[/QUOTE]
Olá Leonor! Não sei se ainda venho a tempo de te esclarecer, até porque considero que a @ramos_isb te deu respostas bastante esclarecedoras! No ano passado estava numa situação similar à tua, indecisa entre a FDUC e a FDUP e embora tivesse a média suficientemente elevada para entrar em ambas, acabei por colocar a FDUC como primeira opção por uma míriade de motivos que foram desde o próprio prestígio em si (que continua a ser um fator bastante relevante em muitas sociedades de advogados e para várias empresas), à oportunidade de aprender a doutrina coimbrã diretamente da fonte (quase todas as faculdades de Direito do país se baseiam na doutrina Coimbrã, em concreto sei que a UMinho se baseia bastante na nossa doutrina e que a Clássica de Lisboa a utiliza em algumas cátedras) e através figuras de vulto na comunidade e na realidade jurídica nacional, à oportunidade de viver Coimbra (que, como sabes tem um ambiente académico muito próprio porque tudo começou aqui). O único aspeto em que discordo da @ramos_isb é relativamente ao valor da média, porque, não querendo ser redundante não tem assim tanto valor. Se estivermos a falar da média de entrada esta pode ser afetada por uma miríade de fatores que já foram abordados neste site, incluíndo o número de vagas (não nos podemos esquecer que Coimbra tem sempre cerca de 330 vagas anuais), os exames pedidos (este ano só é pedido um exame mas até ao ano passado era pedido um conjunto de exames o que acabava sempre por baixar a média, enquanto que no porto a minha média de candidatura subia para o 18,5 em Coimbra desceu para o 17,3 - tanto quanto me recordo), o próprio background dos candidatos, dado que há escolas secundárias que tendem a inflacionar médias, etc. Caso seja relativamente à média com que os alunos terminam o curso, creio que seja muito relativo também até porque a FDUC é uma faculdade bastante rigorosa que se orgulha do rigor com que forma os seus juristas (é muito difícil acabar com uma média igual ou superior a 16 aqui porque os critérios de correção são bastante exigentes e dependem de professor para professor - sendo que nunca sabes quem te vai corrigir o exame). Então, as entidades empregadoras têm em consideração o facto de te teres licenciado na FDUC e "adaptam" a tua nota (posto saberem que aqui a escala é de 0 a 16 e o ocasional muy nobre e raro 17). Uma média geral de 12 na Fduc equivale a um 14/15 noutras faculdades de Direito nacionais, por exemplo.
Acho, todavia, que se fores realmente bom naquilo que estudas e fazes, a faculdade em que te formas acaba por não ter assim tanto peso.
Quero também fazer uma breve alusão ao facto de o ensino do Direito em Coimbra se considerado excessivamente tradicional e teórico começando por dizer que Direito é, por si, teórico porque a função do jurista enquanto mediador entre o mundo abstrato do direito, o cariz geral das normas e o concreto da realidade derivada da mundivivência, requer que ele conheça muito bem a teoria. É um ensino mais tradicional em certos aspetos (como o facto de as aulas serem maioritariamente exclusivamente expositivas) mas não o considero excessivamente teórico, até porque não nos limitamos à teoria, resolvemos muitos casos práticos e os exames têm sempre um grupo ou mais nos quais tens de saber resolver casos práticos.
Espero ter-te esclarecido :)
Qualquer coisa dispõe.
Carolina.

• Like
Reactions: _ac0nitum_

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Vao para a Portucalense e a melhor faculdade de direito do Porto.
Ja ouvi muitas criticas em relacao a FDUP, que os stores la sao pouco exigentes e quando os advogados chegam a Ordem nao sabem fazer tantas coisas como os vindos da primeira...