FDUC Direito - UCoimbra

Cecília

Membro
Matrícula
8 Março 2015
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Conhecem alguém que tenha frequentado o curso de direito na universidade de Coimbra?
Estive a fazer pesquisas e a universidade de Coimbra é muito prestigiada no ramo do direito em termos de rankings internacionais, no entanto vi alguns comentários a dizer que o plano curricular deles está mais desactualizado e que Coimbra tem fama em direito apenas pela história.
Se alguém souber ou andar na faculdade, gostava de saber opiniões.
Cecília

Matrícula
28 Janeiro 2015
Olá Cecília! Eu estou a frequentar o curso de direito em Coimbra e estou a gostar bastante. é verdade que é muito teórico e é necessário muito esforço e dedicação, mas tudo se consegue! O ambiente é agradável, e só estares a estudar num sítio tão histórico é maravilhoso, porque a faculdade de direito fica mesmo no centro de tudo, ou seja ao pé da linda torre :) Se tiveres mais dúvidas e precisares de ajuda é só perguntares!! Saudações :)

Cecília

Membro
Matrícula
8 Março 2015
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Obrigada Alexandra :)

Olá Cecília! Eu estou a frequentar o curso de direito em Coimbra e estou a gostar bastante. é verdade que é muito teórico e é necessário muito esforço e dedicação, mas tudo se consegue! O ambiente é agradável, e só estares a estudar num sítio tão histórico é maravilhoso, porque a faculdade de direito fica mesmo no centro de tudo, ou seja ao pé da linda torre :) Se tiveres mais dúvidas e precisares de ajuda é só perguntares!! Saudações :)

Filipaf97

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Olá olha gostava que me falasses mais de direito , se gostas , se é "acessível"se as cadeiras sao interessantes , esse tipo de coisas , é que em venho de científicos e estou com medo de ser complicado para mim . Se me empenhar achas quenxonsigp ? Obrigada :)

marianamatte

Membro Caloiro
Matrícula
28 Janeiro 2016
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Vou deixar o meu testemunho que pode servir para alguém que esteja com algumas dúvidas...

Estudei Direito na Universidade de Coimbra. Tal como muitos estudantes, também tive dúvidas aquando da escolha do estabelecimento de ensino. Não tinha dúvidas que seria ensino superior público nem quanto ao curso.
Tinha conhecidos ("da terrinha") que estudavam ou tinham estudado na Universidade Nova de Lisboa e na Clássica e também em Coimbra e no Porto.
Posso afirmar com toda a certeza que o curso de Direito em Coimbra é extremamente teórico, porém há cadeiras denominadas "práticas", mas que no fundo consistem em resolver casos práticos e debitar muita matéria teórica, embora sejam aulas mais dinâmicas em que conseguimos ter maior interacção com o professor (geralmente - professor assistente). Ao passo que, o professor regente da cadeira muitas das vezes não dá abertura para exposição de dúvidas ou debate.
Coimbra, ao que parece, sempre foi assim e acredito que sempre será.
Sem dúvida que nos dá imensa bagagem para a vida, tanto a nível profissional como pessoal.
Posso dizer, e na minha modesta opinião, que é bastante equiparável com o curso que é ministrado na Clássica de Lisboa e muito mais exigente que o mesmo curso feito na Nova de Lisboa ou no Porto. (Claro que sempre aparecerá alunos dessas outras universidades a dizer o contrário.)
Mais, a maior parte "dos grandes nomes" vêm de Coimbra. Por isso, não há que se iludir, há uma reputação a manter (inclusive a nível internacional).
Relativamente ao método de avaliação é, na maior parte dos casos, apenas um: exame final (em janeiro e fevereiro - 1.º semestre e em junho e julho - 2.º semestre). Isto só por si já torna a exigência bastante grande... Temos que pôr num único exame de 2hs toda a matéria que aprendemos ao longo do semestre. Mas claro, não há nada mau que não possa piorar... ao contrário do que se passa na Universidade do Porto, os exames são praticamente de 2 em 2 dias. Geralmente, por exemplo a 4 de janeiro inicia a época de exames com um exame do 1.º ano e um do 3.º ano. No dia 5 será um exame do 2.º e um do 4.º ano. No dia 6 volta a ser um exame do 1.º e um do 3.º ano. E assim sucessivamente, alternadamente. (no Porto havia uma semana de intervalo entre um e outro - digo "havia" porque não sei como é atualmente). Dificuldades? É facto que temos que estudar ao longo do semestre e não apenas na época de exames. Ao longo do semestre lemos os livros, resumimos matérias, passamos apontamentos a computador, etc. Mas o "marrar" propriamente dito (sim, por mais que se diga que temos que aprendes há coisas que são claramente decoradas, quanto mais não seja o raciocínio e a estrutura a seguir para resolver determinado caso prático) ocorre nas vésperas de exames e 2 dias não são suficientes, de todo! A minha experiência? Partindo do exemplo de a bocado, se eu ia a exame do dia 04 de janiero, já não ia ao do dia 6. Faltava e deixava essa cadeira para ir ao exame da época de recurso. E ia ao do dia 8 e assim ficava com 4 dias ao invés de 2, por vezes mais, quando se apanha o fim-de-semana. Se era arriscado, era porque estava automaticamente a perder uma oportunidade de fazer uma cadeira que já tinha deixado para recurso em fevereiro. Por outro lado, corria o risco de ir a todos e não passar a nenhum (sim, isso acontece a muito boa gente). Mas cada um é que sabe como lhe dá mais jeito. Só não podemos nos esquecer que quando tiramos nota de 8 ou 9 temos a oportunidade de fazer a cadeira numa prova oral e essas podem entrar em conflito com o estudo dos outros exames que temos por fazer entretanto, porque uma prova oral pode ser marcada "colada" a um exame escrito, desde que com um intervalo de 24hs entre um e outro. (Isto consta dos regulamentos internos da faculdade e, obviamente estes exemplos são os da minha altura (2008-2013)).
Foquei-me mais em explicar um bocadinho do curso propriamente dito, pois penso que a vida académica e a cidade não deixam qualquer dúvidas.
Uma coisa é certa: muita gente leva anos a concluir o curso e muitos desistem nessa jornada, mas é como tudo na vida: só sobrevivem os mais fortes. É preciso dedicação, muito estudo e força de vontade porque por mais de uma vez vais ter a certeza de que a nota que tiveste foi injusta e não haverá nada que possas fazer em relação a isso a não ser estudar mais para a próxima. Todavia, há sempre tempo para tudo!

Luis Aires

Membro Caloiro
Matrícula
9 Janeiro 2016
Curso
Mestrado em Direito Tributário/Fiscal
Instituição
Universidade Católica do Porto
Vou deixar o meu testemunho que pode servir para alguém que esteja com algumas dúvidas...

Estudei Direito na Universidade de Coimbra. Tal como muitos estudantes, também tive dúvidas aquando da escolha do estabelecimento de ensino. Não tinha dúvidas que seria ensino superior público nem quanto ao curso.
Tinha conhecidos ("da terrinha") que estudavam ou tinham estudado na Universidade Nova de Lisboa e na Clássica e também em Coimbra e no Porto.
Posso afirmar com toda a certeza que o curso de Direito em Coimbra é extremamente teórico, porém há cadeiras denominadas "práticas", mas que no fundo consistem em resolver casos práticos e debitar muita matéria teórica, embora sejam aulas mais dinâmicas em que conseguimos ter maior interacção com o professor (geralmente - professor assistente). Ao passo que, o professor regente da cadeira muitas das vezes não dá abertura para exposição de dúvidas ou debate.
Sem dúvida que nos dá imensa bagagem para a vida, tanto a nível profissional como pessoal.
Posso dizer, e na minha modesta opinião, que é bastante equiparável com o curso que é ministrado na Clássica de Lisboa e muito mais exigente que o mesmo curso feito na Nova de Lisboa ou no Porto. (Claro que sempre aparecerá alunos dessas outras universidades a dizer o contrário.)
Mais, a maior parte "dos grandes nomes" vêm de Coimbra. Por isso, não há que se iludir, há uma reputação a manter (inclusive a nível internacional).
Relativamente ao método de avaliação é, na maior parte dos casos, apenas um: exame final (em janeiro e fevereiro - 1.º semestre e em junho e julho - 2.º semestre). Isto só por si já torna a exigência bastante grande... Temos que pôr num único exame de 2hs toda a matéria que aprendemos ao longo do semestre. Mas claro, não há nada mau que não possa piorar... ao contrário do que se passa na Universidade do Porto, os exames são praticamente de 2 em 2 dias. Geralmente, por exemplo a 4 de janeiro inicia a época de exames com um exame do 1.º ano e um do 3.º ano. No dia 5 será um exame do 2.º e um do 4.º ano. No dia 6 volta a ser um exame do 1.º e um do 3.º ano. E assim sucessivamente, alternadamente. (no Porto havia uma semana de intervalo entre um e outro - digo "havia" porque não sei como é atualmente). Dificuldades? É facto que temos que estudar ao longo do semestre e não apenas na época de exames. Ao longo do semestre lemos os livros, resumimos matérias, passamos apontamentos a computador, etc. Mas o "marrar" propriamente dito (sim, por mais que se diga que temos que aprendes há coisas que são claramente decoradas, quanto mais não seja o raciocínio e a estrutura a seguir para resolver determinado caso prático) ocorre nas vésperas de exames e 2 dias não são suficientes, de todo! A minha experiência? Partindo do exemplo de a bocado, se eu ia a exame do dia 04 de janiero, já não ia ao do dia 6. Faltava e deixava essa cadeira para ir ao exame da época de recurso. E ia ao do dia 8 e assim ficava com 4 dias ao invés de 2, por vezes mais, quando se apanha o fim-de-semana. Se era arriscado, era porque estava automaticamente a perder uma oportunidade de fazer uma cadeira que já tinha deixado para recurso em fevereiro. Por outro lado, corria o risco de ir a todos e não passar a nenhum (sim, isso acontece a muito boa gente). Mas cada um é que sabe como lhe dá mais jeito. Só não podemos nos esquecer que quando tiramos nota de 8 ou 9 temos a oportunidade de fazer a cadeira numa prova oral e essas podem entrar em conflito com o estudo dos outros exames que temos por fazer entretanto, porque uma prova oral pode ser marcada "colada" a um exame escrito, desde que com um intervalo de 24hs entre um e outro. (Isto consta dos regulamentos internos da faculdade e, obviamente estes exemplos são os da minha altura (2008-2013)).
Foquei-me mais em explicar um bocadinho do curso propriamente dito, pois penso que a vida académica e a cidade não deixam qualquer dúvidas.
Uma coisa é certa: muita gente leva anos a concluir o curso e muitos desistem nessa jornada, mas é como tudo na vida: só sobrevivem os mais fortes. É preciso dedicação, muito estudo e força de vontade porque por mais de uma vez vais ter a certeza de que a nota que tiveste foi injusta e não haverá nada que possas fazer em relação a isso a não ser estudar mais para a próxima. Todavia, há sempre tempo para tudo!

exactamente tal e qual... agora estou na católica do porto e o ensino não tem nada a ver com Coimbra é virado para a pratica e considero que assim é que deve ser

Matrícula
16 Fevereiro 2016
Olá! Estou a ponderar mudar de curso, e com isso provavelmente para Direito. Gostaria de saber opiniões de quem frequenta o curso e acima de tudo como funciona os métodos de avaliação.. queria saber se continua a ter avaliações acima de tudo por exame final e por exames orais/apresentações!

Lúcia Cinderela

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2016

Olá , estou no último ano do secundário, e seguir direito para mim foi sempre um objetivo de vida, confesso que tenho muito medo de entrar e lá não me "safar", já ouvi muita gente dizer que é mesmo muito difícil o curso, para ti também foi assim , difícil ?

Luis Aires

Membro Caloiro
Matrícula
9 Janeiro 2016
Curso
Mestrado em Direito Tributário/Fiscal
Instituição
Universidade Católica do Porto
Olá , estou no último ano do secundário, e seguir direito para mim foi sempre um objetivo de vida, confesso que tenho muito medo de entrar e lá não me "safar", já ouvi muita gente dizer que é mesmo muito difícil o curso, para ti também foi assim , difícil ?

o curso é difícil ou não dependendo, da faculdade, do quanto uma pessoa se aplica e por conseguinte do gosto que se tem pelo mesmo, e se efectivamente é isso que se quer, e claro há que saber ou pelo menos ter uma ideia do que se quer no futuro.

Filipalmeida

Membro Caloiro
Matrícula
6 Março 2016
Boa noite, sou aluna do 12º ano e estou cheia de dúvidas em relação ao curso que pretendo frequentar na universidade. A verdade é que nunca quis ter Direito, mas mal começei a ter a disciplina "apaixonei-me" e agora é a minha melhor discilplina e aquela pela qual tenho mais gosto em aprender. Estou a pensar candidatar-me na Universidade de Coimbra no curso de Direito, será que podiam dar-me a vossa opinião sobre o curso em si e sobre a universidade?

Matrícula
28 Janeiro 2015
Na minha opinião como aluna da FDUC há dois anos devo dizer que se frequentares a FDUC futuramente ficarás muito bem servida. Há muito que dizer sobre a FDUC mas as coisas que tenho a ressalvar aqui são duas principalmente. Primeiro tens de realmente gostar do curso de direito, e depois teres a noção de que é preciso muita dedicação, trabalho e algumas horas de estudo para se conseguir bons resultados e alcançar as metas desejadas, Os primeiros passos na FDUC como em outra instituição do ensino superior não são de todo fáceis e agradáveis para algumas pessoas como é normal, mas tenho a dizer que esses primeiros passos vão projetar a tua vida para um mundo grande de conhecimento, mas também de novas amizades e vivências que jamais irás esquecer. Como estudante de Direito em Coimbra sinto que a FDUC é a minha segunda casa porque nela cresço todos os dias, seja com vitórias, seja com alguns obstáculos.... mas de uma coisa eu sei, para mim a entrada nesta Faculdade foi a realização de um sonho tão desejado. Muita sorte e se tiveres mais dúvidas dispõe!

Jéssica_S

Membro
Matrícula
23 Março 2016
Olá a todos! Agradeço desde já a todos aqueles que deixaram aqui a sua opinião pq parecendo que não ajuda muito...
Eu gostava de saber a vossa opinião quanto á FDUNL e a FDUC?? Qual julgam ser a mais indicada e pk?
Pq pelo que vi , tem a mesma base mas tenho algum receio em não me adaptar bem á minha primeira escolha, claro posso sempre mudar mas ñ quero muito isso.... por isso gostava de ver as vossas opiniões!
Obrigada.

• Like
Reactions: Alexandra Carvalho

ccjsilva

Membro Caloiro
Matrícula
2 Janeiro 2017
Boa noite, sou aluna de Linguas e Humanidades, no 12ºano e claro, como qualquer estudante, está mais que na altura de começar a pensar no que seguir na universidade. Tenho como uma das opções, Direito na Universidade de Coimbra ou na Clássica em Lisboa, mas confesso ter imenso receio, será que alguém poderia partilhar a sua experiência? Ficaria muito agradecida!

• Like
Reactions: RMoon99

LBlackMoon

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Direito na Universidade de Coimbra ou na Clássica em Lisboa
Olá!!

O meu dilema é exatamente o mesmo que o do @ccjsilva , apesar de eu estar, neste momento, mais inclinado a escolher a FDL. A questão que gostava de colocar aos estudantes de Coimbra é, basicamente, como funcionam as coisas mais ou menos por aí, em termos de modelos de ensino, de avaliação, o ambiente da faculdade, etc..

Desde já, o meu muito obrigado!

afonsosantoz

Membro
Matrícula
23 Junho 2016
Boa noite! Estou quase a completar o 12ºano e vou seguir Direito na faculdade. Sou do Porto e acho que vou ter uma média a rondar o 17 e o 17,5, por isso devo conseguir entrar na minha primeira opção quando chegar a altura de me candidatar. O problema é que não faço ideia da faculdade que vou por como 1ªopção. Não sei se quero ir para a FDUP, para a FDUC, para a clássica ou para a nova. Gostava que me dessem a vossa opinião

• Like
Reactions: RMoon99

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Boa noite! Estou quase a completar o 12ºano e vou seguir Direito na faculdade. Sou do Porto e acho que vou ter uma média a rondar o 17 e o 17,5, por isso devo conseguir entrar na minha primeira opção quando chegar a altura de me candidatar. O problema é que não faço ideia da faculdade que vou por como 1ªopção. Não sei se quero ir para a FDUP, para a FDUC, para a clássica ou para a nova. Gostava que me dessem a vossa opinião
Olá! :D
Nao te posso ajudar a tomar a decisão, mas posso enumerar alguns fatores que talvez ajudem:
Primeiro tens de ver se estar disposto a ir para Lisboa tendo faculdades boas mais perto como a FDUP e a FDUC (fala também com os teus pais sobre se é economicamente suportável pagares a licenciatura e o mestrado lá, pois os bons mestrados são, na minha opinião, caros)
Não sei de que área de secundário és, mas tem atenção as provas de ingresso (na FDUP é Português ou histoira que valem 40% )e as tuas notas nessas disciplinas especificamente
Por fim, vê qual é a faculdade que tem a licenciatura mais direcionada para a área que mais te atrai :)
Espero ter ajudado, boa sorte!

• Like
Reactions: afonsosantoz