FDUC Direito - UCoimbra

Frances

Membro Veterano
Matrícula
11 Maio 2016
Curso
Direito
Boa noite.
Frequento o 11° ano e pretendo seguir direito no futuro.
O meu maior receio é sem dúvida não conseguir adaptar-me ao curso, pelo que queria saber o que me aconselham. Que livros posso ler, que sites posso consultar, o que fazer, de uma maneira geral, para iniciar esta pré-fase. Agradecia qualquer conselho/sugestão.
Olá! Tudo bem?
Se vais para o 11º, não acho que precises de te preocupar com isso em demasia. Basta fazeres a tua preparação normal, pesquisares bem o curso, e sentires que vais gostar de Direito! Não vale a pena andares a estudar para cadeiras de 1º ano, que quando chegar a altura, aprendes o que há para aprender 😅
De qualquer maneira, se quiseres, podes sempre falar com alunos de Direito nas instituições que te interessam (penso ser a FDUC, dado o tópico) para te ambientares melhor sobre o funcionamento do curso e o dia-a-dia de um estudante de lá, ou para "matares" alguns pré-conceitos que tenhas feito sobre a área jurídica. Podes e deves também tentar perceber o que te interessa no Direito e saber mais sobre a vida profissional, panorama geral de oportunidades, e modo de acesso às várias saídas do curso. No fundo, tenta perceber se o estudo do Direito realmente te interessa. Se sim, de certeza que te vais adaptar ao curso e te vais sentir minimamente na direção certa!
Algo que podes também fazer é aproveitar para ver documentários, filmes ou livros sobre várias áreas do saber das Humanidades: filosofia, sociologia, justiça, um pouco de psicologia. O Direito é feito por humanos para humanos, é algo intrínseco à nossa vida em sociedade, à nossa relação com o Estado, às relações uns com os outros, aos direitos, aos deveres. O Direito está em todo o lado. É importante que tenhas uma perspetiva mais "humana" e prática das ciências jurídicas, por assim dizer. Acompanhar bem as notícias e tentares perceber a perspetiva jurídica de um dado tema que marca a atualidade ou discussão política (ex.: eutanásia) também é um bom treino.

Ana_Neto

Membro Caloiro
Matrícula
29 Setembro 2020
Olá.Tentei através da mudança de instituição candidatar-me à licenciatura de direito na universidade de Coimbra, mas tive uns problemas por causa da ficha ENES e a candidatura foi dada como invalida, ou seja este ano já não me consigo candidatar por esta via.
Estava a pensar em me inscrever em disciplinas isoladas como forma a facilitar a minha candidatura para o ano, mas também não sei quais as disciplinas a que me devo inscrever. Alguém me pode ajudar? Obrigada

Frances

Membro Veterano
Matrícula
11 Maio 2016
Curso
Direito
Olá.Tentei através da mudança de instituição candidatar-me à licenciatura de direito na universidade de Coimbra, mas tive uns problemas por causa da ficha ENES e a candidatura foi dada como invalida, ou seja este ano já não me consigo candidatar por esta via.
Estava a pensar em me inscrever em disciplinas isoladas como forma a facilitar a minha candidatura para o ano, mas também não sei quais as disciplinas a que me devo inscrever. Alguém me pode ajudar? Obrigada
Olá! Facilitar a candidatura em que termos? Em teres mais chance de seres colocada, ou em teres mais facilidade de fazer o curso depois da colocação?
Não sei até que ponto fazeres cadeiras isoladas compensa para teres mais chance de colocação, depende se é um dos critérios que eles valorizam na seriação.
Quanto à escolha das disciplinas, diria que depende do teu objetivo e do teu tempo. Pretendes fazer um semestre completo e tentar ter equivalência? Queres fazer cadeiras que te sejam mais úteis, seguir alguma ordem, tentar despachar umas mais fáceis, ou pretendes fazer consoante o teu gosto?Como falas em mudança de instituição, deduzo que estejas a tirar outra licenciatura, por isso eu diria ponderares muito bem se fazer disciplinas isoladas seria proveitoso, dado o investimento de tempo acrescido e os gastos monetários que irias ter.

• Like
Reactions: Ana_Neto
Matrícula
25 Junho 2019
Ola! A minha situação é a seguinte: eu este ano entrei em direito na FDUC atraves do concurso de mudança de instituiçao/ curso no meu caso foi mudança de instituição. Eles aceitaram a minha candidatura mas nao me deram equivalencias as cadeira todas, de 10 deram a 7. Estou agora a inscrever me nas cadeiras para este ano e so me deixa inscrever a 60 créditos e eu queria tentar fazer as cadeiras que ficaram para tras, ou seja, queria neste caso tentar fazer 72 créditos este ano. Alguem sabe se é possível increver me a mais créditos? E se sim como se faz?

Mariana FMach

Membro
Matrícula
30 Maio 2019
Ola! A minha situação é a seguinte: eu este ano entrei em direito na FDUC atraves do concurso de mudança de instituiçao/ curso no meu caso foi mudança de instituição. Eles aceitaram a minha candidatura mas nao me deram equivalencias as cadeira todas, de 10 deram a 7. Estou agora a inscrever me nas cadeiras para este ano e so me deixa inscrever a 60 créditos e eu queria tentar fazer as cadeiras que ficaram para tras, ou seja, queria neste caso tentar fazer 72 créditos este ano. Alguem sabe se é possível increver me a mais créditos? E se sim como se faz?
Sem querer ser demasiada indiscreta, tu mudaste de que curso ou que de instituiçao?

Frances

Membro Veterano
Matrícula
11 Maio 2016
Curso
Direito
Não conheço um caso parecido para te dizer, só casos de créditos extra para melhoria ou reinscrição. O melhor é ligares para os serviços académicos e esclareceres a situação.

• Like
Reactions: tiagopaiva
Matrícula
25 Junho 2019
Sem querer ser demasiada indiscreta, tu mudaste de que curso ou que de instituiçao?
Instituição, eu no primeiro ano andei na lusiada porque a minha nota de candidatarura o ano passado era 15,75 e nao consegui entrar na fduc entao fui para a lusiada para Direito e no final deste ano pedi transferência para a fduc
Post automatically merged:

Não conheço um caso parecido para te dizer, só casos de créditos extra para melhoria ou reinscrição. O melhor é ligares para os serviços académicos e esclareceres a situação.
Obrigada, vou ligar amanhã. O número é aquele que esta na net?
Post automatically merged:

Nao sei se estas na mesma situação mas se estiveres na mesma situação que eu estive a vantagem que a lusiada tem é que se tiveres media de 14 no secundário eles dao te bolsa de mérito ( é diferente da da dges) e as propinas passam a ser o mesmo valor que na universidade publica. Mas podes sempre candidatar te para a segunda e tambem para a terceira fase porque a fduc costuma abrir vagas em direito ate para a terceira fase.

Última edição:

Bianca Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
22 Outubro 2020
É possível eu pedir transferência da lusíada para a FDUP no próximo ano? Se sim, como é que isso funciona? E como serão as cadeiras a que não tiver equivalência??

Frances

Membro Veterano
Matrícula
11 Maio 2016
Curso
Direito
É possível eu pedir transferência da lusíada para a FDUP no próximo ano? Se sim, como é que isso funciona? E como serão as cadeiras a que não tiver equivalência??
Olá!
Terás de consultar o edital com os requisitos para a mudança de curso quando for lançado, mas, à partida, será possível concorreres.
Caso fiques colocada e não tenhas equivalência a tudo, simplesmente terás de fazer as cadeiras na FDUP mais tarde ou mais cedo para obteres os créditos e acabares a licenciatura.

Mónica Cunha

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2021
Boa noite,
Tenciono candidatar-me para realizar um curso de Direito na Universidade de Coimbra, no entanto, gostaria de saber o que é que os estudantes acham do curso? (quais são as diferentes cadeiras? o que vos causou mais dificuldade?).
Com que médias é que entraram no Concurso para aceder à Universidade ? Se não quiserem expor dados tão pessoais no fórum podem me contactar pelo Instagram (@monica__cunha_).
Obrigada :)

pancakes

Membro Veterano
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Boa noite,
Tenciono candidatar-me para realizar um curso de Direito na Universidade de Coimbra, no entanto, gostaria de saber o que é que os estudantes acham do curso? (quais são as diferentes cadeiras? o que vos causou mais dificuldade?).
Com que médias é que entraram no Concurso para aceder à Universidade ? Se não quiserem expor dados tão pessoais no fórum podem me contactar pelo Instagram (@monica__cunha_).
Obrigada :)
Olá!
Em primeiro lugar, o curso é composto por 41 cadeiras, pelo que não é fácil fazer por aqui um resumo de algumas delas ahaha no entanto, no site da faculdade tens acesso ao plano de estudos, com o qual consegues ter uma melhor noção do que é lecionado. Deixo aqui o link: Licenciatura em Direito - FDUC - Cursos - Universidade de Coimbra .
Quanto às cadeiras onde se sente mais dificuldade, penso que é sempre relativo. Acabei agora o primeiro ano e conheço pessoas a quem Economia foi a cadeira mais difícil, outras a quem foi Introdução, etc. Acho que vai sempre acabar por depender das preferências de cada um.
No geral, estou a achar o curso muito teórico, mas interessante. Gostanto da área as coisas vão-se fazendo.
Em relação à média, o úlimo colocado na primeira fase entrou com 17,0. Neste site consegues ter acesso a essas informações: Guia das Provas de Ingresso 2021 - Detalhe de Curso .
Se puder ajudar em mais alguma coisa diz :)

rita.ritajt

Membro
Matrícula
24 Junho 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUC⚖️
Olá a todos, sou a Rita e vou para o meu 3 ano de direito na fduc. Qualquer dúvida que tenham em relação ao curso, cidade, praxe, ambiente académico, melhores sitos para procurar quarto, etc, estão a vontade para perguntar ou mandar mensagem 😊.

• Like
Reactions: Karlota

Beatriz3010

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2020
Olá a todos, sou a Rita e vou para o meu 3 ano de direito na fduc. Qualquer dúvida que tenham em relação ao curso, cidade, praxe, ambiente académico, melhores sitos para procurar quarto, etc, estão a vontade para perguntar ou mandar mensagem 😊.
Olá,Rita!
Coloquei a FDUC Direito em primeira opção e gostaria de te perguntar mais sobre as tertúlias, sei para que servem, mas não sei qual a mais adequada para mim. Como saber se estou a escolher a tertúlia ( que será o meu grupo de amigas) certa? O que caracteriza cada uma delas?
Outra pergunta é em relação ao material escolar, costuma-se utilizar um dossiê ou um caderno para cada cadeira?

rita.ritajt

Membro
Matrícula
24 Junho 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUC⚖️
Olá,Rita!
Coloquei a FDUC Direito em primeira opção e gostaria de te perguntar mais sobre as tertúlias, sei para que servem, mas não sei qual a mais adequada para mim. Como saber se estou a escolher a tertúlia ( que será o meu grupo de amigas) certa? O que caracteriza cada uma delas?
Outra pergunta é em relação ao material escolar, costuma-se utilizar um dossiê ou um caderno para cada cadeira?
Olá Beatriz, vou te mandar mensagem!!!

pancakes

Membro Veterano
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Olá,Rita!
Olá! Sei que a mensagem não foi para mim, mas quis responder. Aconselho-te a falares com pessoas de várias tertúlias se tens interesse na praxe, o melhor para decidires é mesmo falares com pessoas de várias para perceberes os valores, princípios e atividades realizadas de/por cada uma.
Btw, podes conhecer o teu grupo de amigas na tertúlia, ou não. A praxe não deve ser limitativa.
Boa sorte para esta nova etapa ☺️

Mar0987

Membro Caloiro
Matrícula
1 Abril 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Olá, sou estudante na Fduc, se tiverem alguma questão sobre o curso, sobre a praxe ou até sobre Coimbra, estejam à vontade para mandar mensagem.
Desejo boa sorte a todos que vão começar agora o seu percurso académico.

Matrícula
27 Junho 2020
Olá, boa noite, alguém que me tire estas dúvidas, por favor! - O que muda agora com a nova lei em relação à exigência dos Mestrados na entrada da Ordem? -Quantos anos são precisos para se completar um mestrado em Direito na FDUC? -Qual o valor das propinas num Mestrado?

• Like
Reactions: Maria Alves02