Direito vs Línguas e Relações Internacionais

sabri2003

Membro Caloiro
Matrícula
6 Novembro 2019
Mensagens
9
Oláaaa, queria ter alguma opinião relativamente aos dois cursos (Faculdade do Porto), são as minhas primeiras opções na candidatura e tenho média para ambas, não obstante queria pedir uma opinião pessoal de qual curso consideram que é melhor, não só em termos de faculdade mas também em termos da profissão em si e a empregabilidade.

Já agora, há alguém que esteja a pensar ir para Direito ou LRI?

Obrigada :)
 

TTFF

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2021
Mensagens
43
Olá!

A licenciatura em Direito permite acesso a profissões específicas (profissões juridicas), de outra forma não acessíveis a outros licenciados, mesmo tendo cadeiras de Direito no curso. A licenciatura em Direito está perfeitamente adaptada ao exercício das profissões que têm em vista as licenciaturas em Relações Internacionais, não só formação júridica mas também a complementar.

Dito isto, existem pessoas que vão para Direito a pensar nesta via mas depois não vêm logo esse caminho e mudam porque afinal de contas o objetivo principal da licenciatura é formar juristas. Numa licenciatura em RI onde vais ter cadeiras mais abrangentes e aplicadas, bem como as cadeiras de Direito mais apropriadas como Direito Internacional e Direito da União Europeia, acaba para muita gente por ser mais fácil estarem motivados no curso VS a componente inevitável e por muitos sentida como rígida ou dogmática da licenciatura em Direito.

A licenciatura em Direito com por exemplo um Mestrado em RI, é uma escolha segura com mais aplicabilidade e empregabilidade mas pode na prática não resultar e conheço colegas que desistiram de Direito para irem para RI, Ciência Politica, Filosofia e afins com este objetivo de carreira.

É uma questão de equacionares para ti, ambos os caminhos podem dar ás carreiras diplomáticas e afins.

Espero ter ajudado.
 
  • Like
Reactions: sabri2003