Boas,
A minha primeira opção é a Universidade do Porto, mas como segunda opção estou um pouco em dúvida entre o Minho e Coimbra. Por um lado oiço que o Minho é uma universidade com métodos mais atuais, mais virada para a prática e que Coimbra continua com métodos de avaliação muito clássicos e que é difícil tirar notas altas.
Gostava de saber as vossas opiniões. :))
Olá tb gostva de saber como é direito na Universidade do Minho? Media? Materiais? componente prática e isso.....
Obrigada.
Olá a ambas!
Como podem ver pelas mensagens do tópico, há bem pouco tempo eu também procurava informações sobre o curso de Direito na UMinho. E agora, a verdade, é que sou caloira desse mesmo curso. E foi a melhor coisa que me aconteceu.
A UM era a minha primeira opção, sendo que eu poderia entrar em qualquer faculdade de Direito do país. E mesmo tendo noção de que existem outras com mais "nome", não me arrependo, nem um pouco da escolha que fiz.
Quanto ao curso propriamente dito, as cadeiras do primeiro ano são quase todas teóricas, à exceção de Direito Constitucional, Economia Política, e agora no segundo semestre, também Introdução ao Estudo do Direito. Mesmo assim, todas as cadeiras têm aulas teóricas (onde o professor expõe a matéria) e aulas teórico-práticas (onde há uma maior abertura para um debate das matérias, questões, exercícios, casos práticos). Deixo-vos aqui um resumo das várias cadeiras que tive neste primeiro ano:
Direito Constitucional:
O cadeirão do primeiro ano! Estudamos a história constitucional portuguesa e abordamos, ao de leve, a alemã, francesa e inglesa/americana. Desenvolvemos os princípios basilares da CRP (Estado de Direito, Dignidade da Pessoa Humana, Igualdade, etc); os direitos, liberdades e garantias e os direitos económicos, sociais e culturais; e encontramo-nos agora a estudar a organização política.
História do Direito:
Começamos por abordar conceitos operacionais da disciplina. Estudamos o estado atual do Direito. De seguida, "viajamos" até à pré-história, e pudemos ver a evolução do Direito até aos nossos dias, começando precisamente no "pré-direito", passando pelo Direito egípcio, hebraico, muçulmano, hindu, etc; chegamos à época clássica (Grécia e Império Romano), Idade Média, Renascimento, até "regressarmos" ao nosso tempo. Atualmente encontramo-nos a estudar a história do Direito Português.
Introdução ao Estudo do Direito:
É uma cadeira que lida, sobretudo, com conceitos operatórios. Coisas que precisamos de saber para outras cadeiras, mas que não seriam ensinadas nas mesmas. Abordamos conteúdos como a Teoria Pura do Direito, Técnicas de Legislação, Teoria dos Conceitos Fundamentais, Divisão do Direito Público e Privado. Estamos, neste momento, a estudar as relações jurídicas e as suas várias componentes.
Filosofia Política:
Nesta cadeira procuramos responder à pergunta: "Como organizar a sociedade para que esta seja o mais justa possível?". Estudamos o liberalismo-igualitário de John Raws, utilitarismo de Peter Singer, libertarismo de Robert Nozick e o comunitarismo. Já fora deste tema, abordamos ainda o Multiculturalismo. Pessoalmente, apesar de ter achado esta cadeira extremamente interessante e útil para formar bons juristas (e não técnicos de leis), admito que a mesma está um pouco desligada do resto do curso e são-nos ensinados conteúdos que não se interligam com as restantes cadeiras.
Economia Política:
São nos ensinados os princípios da microeconomia e da macroeconomia. Tem uma componente matemática, mas muito simples (não vai além de equações de primeiro grau - e das simples!). É especialmente útil se se interessam por áreas do Direito como Fiscal ou Trabalho. Tem continuação numa disciplina do segundo ano chamada "Finanças Públicas".
Metodologia Jurídica:
Aqui abordamos o método dos juristas. É um pouco difícil de explicar o que estudamos nesta cadeira... Porque é bastante abstrato e faz pensar. Mas imaginem: um cientista, para ver validados os resultados de uma experiência, precisa de seguir determinados passos. Se não o fizer, o resultado não é válido. Acontece o mesmo no Direito.
Inglês Jurídico:
Esta cadeira é opcional... As outras opções são Direito Comparado (onde comparam diferentes sistemas jurídicos) ou Alemão Jurídico (onde aprendem o básico do Alemão e do sistema jurídico Alemão). Estou a gostar muito desta cadeira... Não a aconselho se não se sentirem particularmente à vontade a falar Inglês, uma vez que usamos conceitos bastante específicos. Estudamos a organização do Direito tanto no Reino Unido como nos USA, como se processa a justiça aí, etc. Também há lugar a discussões (em inglês, claro!), de temas como a pena de morte, ou o aborto.
Quanto aos materiais: códigos (que no primeiro ano são o Código Civil e a Constituição), sebentas escritas pelos professores (Constitucional, Comparado, e Introdução), normalmente os professores disponibilizam os seus powerpoints... Dão também uma lista de livros ou artigos que devemos ler ou, pelo menos, consultar para apoiar o nosso estudo. E quanto a mim, o melhor material de todos: apontamentos tirados nas aulas, enquanto ouvimos os professores.
Quanto à média: não sei se te referias à média de entrada (que é mais ou menos 16, no nosso caso) ou à media que é possível obter cá. Há cadeiras onde os professores simplesmente não dão mais do que uma certa nota... Mas para quem trabalha e se empenha é possível ter boas notas (à volta do 15... o que, acreditem, no ensino superior é uma benção). É um curso trabalhoso, onde precisam de ter um raciocínio lógico aguçado.
Em conclusão, estou muito feliz com a minha escolha. É um curso que forma juristas para a vida prática, é uma universidade que nos ensina a agir em casos concretos, e não apenas a doutrina.
Se quiserem saber mais alguma coisa, sobre a avaliação, por exemplo, disponham! Sei bem o que é estar do lado de fora, querer informações e não as ter.... Qualquer coisa, perguntem! E se me quiserem adicionar no facebook, para podermos conversar, também estão à vontade :)
Beijinhos e boa sorte!