UMinho Direito

Obrigada! Em termos de advocacia está saturado sim e que outras saídas existem para além de PJ e notários?
Podes encontrar as saídas clássicas na página de qualquer faculdade de Direito. Porém, o melhor do curso é que não são só essas saídas. Encontras licenciados em Direito a fazer um pouco de tudo em diversas profissões, da comunicação social ao mundo empresarial, por exemplo.. Não há uma trajetória certa, e cada vez menos se pode fazer uma lista de saídas. O curso dá-te uma base de conhecimentos, e tu é que decides o que fazer com ela; quer criando tu mesma algo, quer procurando responder ao que quer que o mercado te solicite.

Obrigada! Em termos de advocacia está saturado sim e que outras saídas existem para além de PJ e notários?

Tens a magistratura, a administração pública e áreas relacionadas com a gestão (envolve um mestrado ou uma pós-graduação nessa área, claro), a carreira universitária, a possibilidade de trabalhar em ONG’s e a diplomacia.

• Like
Reactions: Beatriz Tx
Olá a todos! Alguém estuda ou tenciona vir a estudar Direito na Universidade do Minho? Gostaria de obter um feedback relativamente à universidade e ao próprio curso!

Olá a todos! Alguém estuda ou tenciona vir a estudar Direito na Universidade do Minho? Gostaria de obter um feedback relativamente à universidade e ao próprio curso!
Também gostava de ter falar com alguém que ande lá porque estou a considerar pôr como 2ª ou 3ª opção.
O que ja me disseram foi que comparativamente a por exemplo Coimbra era mais fácil tirar notas como 16/17 mas isso nao quer dizer que seja grande ajuda... e disseram tbm que em termos de ambiente académico não era o melhor. No entanto, este feedback foi dado por uma pessoa que não frequenta a UM por isso nao deve ser dado como certo nem servir para influência totalmente a decisão.

• Like
Reactions: dino3
Também gostava de ter falar com alguém que ande lá porque estou a considerar pôr como 2ª ou 3ª opção.
O que ja me disseram foi que comparativamente a por exemplo Coimbra era mais fácil tirar notas como 16/17 mas isso nao quer dizer que seja grande ajuda... e disseram tbm que em termos de ambiente académico não era o melhor. No entanto, este feedback foi dado por uma pessoa que não frequenta a UM por isso nao deve ser dado como certo nem servir para influência totalmente a decisão.
Estou na mesma situação. Já me disseram que era uma opção muito boa e válida, mas também já recebi opiniões no sentido de criticar o ambiente académico. Contudo, nenhuma das opiniões me foi dada por alguém que, de facto, frequentasse a UM, e, assim, pouco valem..

Estou na mesma situação. Já me disseram que era uma opção muito boa e válida, mas também já recebi opiniões no sentido de criticar o ambiente académico. Contudo, nenhuma das opiniões me foi dada por alguém que, de facto, frequentasse a UM, e, assim, pouco valem..
Exatamente, ainda não consegui encontrar ningujém de lá pelo que, peço desde já, que se conseguires falar com alguém e não te importares me avises por favor.
Como 1ª opção tenho a FDUP e acho que em 2º já estou decidida a pôr Coimbra no entanto sendo a UM uma 3ª opção é sempre bom ouvir opiniões.

Exatamente, ainda não consegui encontrar ningujém de lá pelo que, peço desde já, que se conseguires falar com alguém e não te importares me avises por favor.
Como 1ª opção tenho a FDUP e acho que em 2º já estou decidida a pôr Coimbra no entanto sendo a UM uma 3ª opção é sempre bom ouvir opiniões.
Avisar-te-ei, certamente! Se conseguires também, informa-me, por favor
Boa sorte!

Boa tarde a todos!!
Alguém por aí a pensar ingressar em Direito no Minho? Ou até mesmo alguém que frequente ou tenha já frequentado este curso, nesta instituição, que possa dar-me informações sobre o mesmo?
Provavelmente será a minha 1° opção e, uma vez que a minha média se encontra 1,5 valor acima da do último colocado, creio que é quase certa a minha entrada.

Olá! Relativamente ao curso, não te consigo ajudar muito, mas tenho amigos meus que estão nesse curso e estão a adorar. Apesar de ser um bocado puxado, com um bom estudo e atenção, consegue-se fazer na boa 🙂
Posso falar, por experiência própria, sobre a universidade em si. É uma universidade com um ambiente bom, muito bom espírito de camaradagem. As escolas são algo distantes umas das outras, mas nada que impeça de encontrares um amigo de vez em quando por lá ;)
Se tiveres mais alguma duvida sobre a Universidade, dispõe, eu tento ajudar naquilo que precisares 😉

• Like
Reactions: brunaaaf
Olá! Relativamente ao curso, não te consigo ajudar muito, mas tenho amigos meus que estão nesse curso e estão a adorar. Apesar de ser um bocado puxado, com um bom estudo e atenção, consegue-se fazer na boa 🙂
Posso falar, por experiência própria, sobre a universidade em si. É uma universidade com um ambiente bom, muito bom espírito de camaradagem. As escolas são algo distantes umas das outras, mas nada que impeça de encontrares um amigo de vez em quando por lá ;)
Se tiveres mais alguma duvida sobre a Universidade, dispõe, eu tento ajudar naquilo que precisares 😉
Antes de mais, obrigada pela resposta!
Está a ser difícil contactar com pessoas que frequentem o curso, não estou a ter sorte 😅 E quanto à Universidade as opiniões são, de facto, muito positivas, é uma boa motivação. Obrigada pela disponibilidade!! 😊

Bom dia!

Se forem à primeira página deste tópico podem ver uma mensagem minha, ainda aluna do 12º ano, a pedir informações sobre o curso de Direito na UM.
Umas mensagens depois, podem ver respostas minhas, já aluna de Direito em Braga, a responder a dúvidas de outros interessados.

Agora licenciada venho novamente mostrar-me disponível para responder às questões que possam existir e até conversar sobre toda a experiência. Desde o curso propriamente dito, o ambiente académico, os mestrados, as saídas profissionais (em especial o acesso à advocacia), o que quiserem. Basta perguntarem. Podem fazê-lo aqui no tópico ou através de mensagem privada.

Mas posso já dizer, que é uma excelente escolha, que foi um curso e uma Instituição que me muniram de todas as ferramentas necessárias para agora encarar a vida prática.

Bom dia!

Se forem à primeira página deste tópico podem ver uma mensagem minha, ainda aluna do 12º ano, a pedir informações sobre o curso de Direito na UM.
Umas mensagens depois, podem ver respostas minhas, já aluna de Direito em Braga, a responder a dúvidas de outros interessados.

Agora licenciada venho novamente mostrar-me disponível para responder às questões que possam existir e até conversar sobre toda a experiência. Desde o curso propriamente dito, o ambiente académico, os mestrados, as saídas profissionais (em especial o acesso à advocacia), o que quiserem. Basta perguntarem. Podem fazê-lo aqui no tópico ou através de mensagem privada.

Mas posso já dizer, que é uma excelente escolha, que foi um curso e uma Instituição que me muniram de todas as ferramentas necessárias para agora encarar a vida prática.

Olá! Primeiramente, obrigada por te disponibilizares para responder!

Peço desculpa em avanço se alguma das questões for um pouco estranhas, mas a minha curiosidade por Direito é relativamente recente, por isso quero me certificar que não venha ser temporária XD

Como é que foi a tua experiência durante a licenciatura? Qual ano consideraste mais difícil? Qual o ano que achaste mais “apaixonante”?
Durante o teu percurso académico, quais foram os pontos negativos? Quais foram as tuas principais dificuldades em termos de estudo?
Porque é que escolheste Direito inicialmente?
Há alguns mitos a desmitificar acerca do curso?
Qual é o maior conselho que podes dar a alguém antes de entrar no curso de Direito?

Desculpa se são demasiadas perguntas e obrigada mais uma vez 😊

Olá, @usernames must be unique! Aqui vão as minhas respostas:
Como é que foi a tua experiência durante a licenciatura? Qual ano consideraste mais difícil? Qual o ano que achaste mais “apaixonante”?

Posso dizer que de uma forma geral foi uma experiência muito positiva. O curso é, para mim, apaixonante e só tenho coisas boas a dizer sobre a Escola de Direito da Universidade do Minho que entretanto se tornou a minha segunda casa.
Sobre o curso o que costumo dizer é que é muito abrangente e por isso nunca se torna aborrecido. Para quem goste de muitas áreas: política, economia, filosofia, história, psicologia, sociologia, até linguas, oratória e argumentação é o curso perfeito.
Sobre a Instituição, tem uma abordagem muito moderna e prática (sem contudo, descurar o lado teórico que é dado por um corpo docente de muita qualidade). Os professores, na sua maioria, preocupam-se e estão completamente disponíveis para tirar as nossas dúvidas e responder às nossas questões. Cada professor tem um horário de atendimento para quem precisar de um acompanhamento mais personalizado.

O método de avaliação é muito flexivel, e é-te dada a opção de escolheres se queres fazer quatro testes parcelares (em cadeiras anuais), ou só um em cada semestre ou só um no final do ano. No fundo, podes construir o teu próprio calendário de avaliação.
O ano que considerei mais dificil foi sem dúvida o quarto, não só pela dificuldade e especificidade da matéria, como pelo desgaste mental e emocional que se está a acumular desde o primeiro ano.
Apaixonantes são todos, cada um à sua forma.

Durante o teu percurso académico, quais foram os pontos negativos? Quais foram as tuas principais dificuldades em termos de estudo?

O único ponto negativo relevante foi a falta de tempo para conciliar o estudo com a preparação para atividades extracurriculares como Moot Courts e Simulações. Mas até isso se fez! Uma das maiores capacidades que adquires com o curso é a capacidade de gestão de tempo e de perceberes que tarefas são absolutamente essenciais para alcançares o sucesso.
A minha principal dificuldade, que só senti neste último ano da licenciatura, foi manter-me sempre a par da matéria que ia sendo leccionada. Tal como referi a cima, não só pela quantidade de matéria, mas pelo desgaste que se faz sentir. Cheguei a achar que não ia terminar a licenciatura este ano, e isto vem de alguém que nunca deixou uma cadeira para trás. Foi uma questão de manter a cabeça fria, de me manter focada no meu objetivo e de ir fazendo teste a teste, exame a exame.

Porque é que escolheste Direito inicialmente?
Essencialmente porque me aborreço com muita facilidade, então não queria um curso demasiado específico.
No curso de Direito tens manhãs a discutir a relação entre o Direito Fiscal e variáveis económicas e tardes a discutir a relação entre o Direito da Família e a Psicologia.
Não existem dois ramos do Direito que requeiram exatamente a mesma visão, perspetiva ou abordagem.
Eu tenho interesses muito variados e o curso reflete precisamente essa multidisciplinaridade.

Há alguns mitos a desmitificar acerca do curso?

Há vários:
- "só quem estuda na X, Y ou Z tem boas hipóteses quando entrar para o mundo do trabalho."
Errado. A universidade dá aos seus alunos as ferramentas necessárias. O aluno faz com elas o que quiser.
Eu posso escolher licenciar-me na X com média de 10 a estudar por apontamentos de outras pessoas. Ou posso escolher licenciar-me na A e dedicar-me ao máximo, indo às aulas, lendo a bibliografia, participando em atividades que desenvolvam outras qualidades, colocando questões nas aulas, e efetivamente absorvendo conhecimento e aprendendo a pensar como um jurista.

- "Direito é só marrar."
Errado. Direito é saber pensar. É saber relacionar conhecimento.
Quem decora para chapar no teste, até se pode licenciar, mas não é um verdadeiro jurista. É apenas alguém que conhece a lei.

- "Direito só dá para a advocacia ou magistratura".
Errado. Direito dá para o que se possa querer. Com maior especialização ou menor, dá para tudo. Dá para ser advogado? Claro. Dá para ser jornalista? Também.

-"Em Direito é impossível ter boas notas."
Primeiro há que dizer que com dedicação e um verdadeiro envolvimento com o curso e as suas matérias, é possível ter boas notas.
Segundo, é preciso reprogramar o conceito de "boa nota". No Secundário, estará entre o 17-20. Na EDUM, a cima de 14 é considerado uma boa nota. Existem apenas duas cadeiras (Direito Fiscal I e Direito Fiscal II) em que o 14 é literalmente o 20.

Qual é o maior conselho que podes dar a alguém antes de entrar no curso de Direito?

Ou se vai para ser bom, ou não se vai. E atenção que com o "ser bom" não me refiro à média de todo.
Refiro-me a ir com uma mentalidade de entrega total à ciência do Direito.
Criar um Linkedin e adicionar profissionais da área: alunos da licenciatura/mestrados, professores, advogados, juízes, magistrados. Ver o que eles publicam. Ler acórdãos. Estar atento a novas leis. Ler artigos.
Ler o jornal e saber o que se passa no país e no mundo!
Ver filmes de qualidade, que façam pensar!
Ler sobre Direito e áreas conexas.
Participar em mais do que aquilo que é exigido: conferências, seminários, workshops, estágios de verão, moot courts, etc.
Estar atento nas aulas, responder às questões dos professores sem medo de errar, tirar dúvidas.

Viver o curso e não ficar preso no velho ciclo "ir às aulas, estudar, fazer testes. ir às aulas, estudar, fazer testes."

Qualquer dúvida que tenhas mais, ou qualquer outra pessoa, não hesites!

Olá, @cute_daniela!

Primeiramente, muito obrigada!

Tudo o que disseste inspirou-me bastante. Quando acabei de ler, apenas queria começar já a jornada da universidade (ainda que um pouco cedo)!

Penso que Direito é mesmo o que quero seguir, e na UM (agora é só esperar que tudo corra bem e que consiga entrar 😊).

Qualquer dúvida que tenhas mais, ou qualquer outra pessoa, não hesites!

Se não te importares, então, vou fazer mais algumas perguntas (mais a título de curiosidade do que outra coisa).

Há algum dia que te foi excecionalmente memorável no curso? Seja por uma atividade, exame que correu melhor do que esperado ou outra razão?

Como são as aulas práticas, exatamente? Resolução de exercícios? Simulações de tribunais?

Quais foram as tuas cadeiras favoritas? E a cadeira mais ‘tediosa’?

Como era a tua rotina de estudo?

Sei que estas não têm muito a ver com o curso em si, mas irei perguntar na mesma:

Andaste na praxe? Porquê? Se sim, o que achaste?

O que mais gostas na UM?

Quais são as tuas perspetivas de futuro?

Obrigada mais uma vez!

Boa noite!.
Estou a pensar em ir para direito na universidade do Minho. No entanto, pairam algumas dúvidas na minha mente.
Alguem que ande em direito me pode tentar ajudar?
Com que médias entraram? Praxes sim ou não? Acham que é um curso com futuro?
Obrigada
Post automatically merged:

Outra questão como é o ambiente? A vossa média de interna era quanto? E na prova de ingresso?

Boa tarde a todos!!
Alguém por aí a pensar ingressar em Direito no Minho? Ou até mesmo alguém que frequente ou tenha já frequentado este curso, nesta instituição, que possa dar-me informações sobre o mesmo?
Provavelmente será a minha 1° opção e, uma vez que a minha média se encontra 1,5 valor acima da do último colocado, creio que é quase certa a minha entrada.
Qual é a tua media?

Olá.

Alguém que tenha ingressado em Direito na Universidade do Minho, regime diurno ou pós-laborar, pode deixar o seu testemunho, abordando tópicos como: explicação breve sobre cada cadeira, o material necessário ao curso, opinião relativamente à instituição,...

Outra questão que tenho é: sendo que a oratória é uma competência exigida nas aulas práticas (julgo eu), alguém que não tenha à vontade em falar em público irá desenvolver essa competência ao longo do curso ou irá ser prejudicado a esse nível?

• Like
Reactions: Daryna V
Olá olá @carolinacastrofreitas !

Não sei se ainda precisas das informações, mas vou responder de qualquer forma 😊

Eu estou no segundo ano Pós-Laboral, por isso tudo o que irei dizer pode não se aplicar ao regime diurno!

• Explicação breve sobre cada cadeira
As cadeiras de primeiro ano são:

- Direito Constitucional (anual): ensina os conceitos base do Direito Público e Direito Constitucional; aprendes desde os diferentes movimentos constitucionais e os pontos comuns e divergentes entre si aos direitos fundamentais presentes na nossa Constituição; também irás realizar casos práticos.

- História do Direito (anual): Ensina as dimensões histórica e cultural de várias realidades jurídico-normativas, com particular incidência à compreensão dessa natureza situada dentro da ordem jurídico-nacional (como essas realidades influenciaram o nosso atual sistema jurídico).

- Introdução ao Estudo do Direito (anual): Procura apresentar as reflexões da filosofia do direito, da sociologia do direito e da teoria do direito, envolvendo uma análise pluridisciplinar de modo a que possas compreender o direito enquanto objeto específico de uma área do conhecimento.

- Economia Política (1º semestre): Introduz os principais tópicos da Economia Política, na qual irás compreender os mecanismos inerentes ao comportamento dos agentes económicos e ao funcionamento dos mercados e aplicá-los a situações atuais.

- Filosofia Política (1º semestre): Irá te introduzir as teorias, terminologia, problemas e debates principais sobre a justiça, no âmbito da filosofia política contemporânea. Irás aprender as teorias dos diferentes autores e os argumentos a favor e contra estas.

- Finanças Públicas (2º semestre): Irás aprender sobre a intervenção pública, na ótica das finanças públicas, na qual se incluem a evolução e a estrutura da despesa pública e as principais tendências em termos de produção pública; as principais fontes de financiamento do Estado; as características desejáveis de um sistema fiscal; as receitas públicas, a equidade e eficiência; a política orçamental, etc.

- Direito Comparado (2º semestre): irá te ser ensinada uma visão global e comparativa das várias tradições jurídicas da atualidade e sensibilizar-te-á para o pluralismo jurídico (alguns exemplos de sistemas jurídicos que irás aprender: tradição jurídica romano-germânica e o common law, tradições jurídicas ocidentais e as tradições jurídicas não ocidentais, etc.).

• Material necessário ao curso
Relativamente a legislação, no primeiro ano só precisas da Constituição da República Portuguesa (para Direito Constitucional) e do Código Civil (para Introdução ao Direito).

Relativamente a livros de estudo, existe a sebenta de Introdução, comprada na associação de estudantes, escrita pela professora. Os professores, no entanto, irão dizer no início das aulas especificamente a bibliografia que recomendam! Não sei se mudaram este ano, mas se precisares de mais detalhes manda-me mensagem privada!

Relativamente a apontamentos, podes comprar apontamentos na Copyscan para auxiliar o estudo (não estudes só por lá!). Usualmente usa-se sempre os da Marta, mas em História do Direito os do André Cardoso são os melhores.

• Opinião relativamente à instituição
Não posso falar relativamente a outras escolas, mas relativamente à Escola de Direito não tenho queixas a apresentar. Sempre que há problemas, fazem tudo que seja possível para ajudar os alunos.

Relativamente à Universidade do Minho, eu gosto de estudar aqui. Sou obviamente influenciada, mas penso que é uma boa instituição que podes escolher 😊

• Competência oratória
Do ponto de vista de Pós-Laboral, não penso que seja dada assim muita atenção à competência oratória nas aulas práticas.

Obviamente participamos quando discutimos um assunto ou resolvemos casos práticos, mas os professores nunca julgam se a tua intervenção não for perfeita; estás lá para aprender, por isso não te preocupes se a oratória não for o teu forte. Pelo menos no regime PL, a oratória nas aulas só é importante por estimular a discussão e aprendizagem e não para efeitos de avaliação necessariamente (sem ser nas orais, é claro).

Para responder à tua segunda pergunta, penso que sim. Se tentares participar nas aulas e estiveres à vontade com a matéria, definitivamente irás melhorar a tua aptidão para falar em público. À medida do curso irás estar mais à vontade com as matérias, e as tuas intervenções serão mais confiantes.

No entanto, se quiseres treinar mais a oratória para além da participação nas discussões, podes sempre te juntar à Associação de Debates Académicos da UM! Eles fazem debates semanais e indicam sempre o tema com antecedência (e parecem ser bastante simpáticos) e a tua participação irá fazer com que a tua capacidade de falar em público suba bastante!

Espero ter ajudado e que não tenha sido confusa, se precisares de mais alguma coisa não hesites em contactar!

• Like
Reactions: Daryna V