UMinho Direito

Olá @halfbladeprince-2017 !

Antes da pandemia, podias assistir a qualquer aula do diurno sem problema (a não ser que um professor especifico não aprovasse ou situações pontuais).

Com a pandemia, este ano as aulas passaram de presenciais para um regime misto (ainda não sei se irá se manter este mesmo regime misto ou não, mas há uma grande probabilidade de se manter, pelo menos no primeiro semestre), que no diurno funcionava com a divisão dos alunos em dois grupos; numa semana, um dos grupos ia às aulas presenciais e o outro assistia online, na outra vice-versa, se não me engano - esta divisão permite com que se possa manter o distanciamento social dentro das salas de aula.

Apesar de não ter participado em nenhuma aula do diurno, penso que a não ser que o professor aceitasse diretamente depois de conversares com ele, não podes assistir às aulas presenciais, de modo a evitar possíveis contágios, podendo apenas ir as pessoas dos grupos criados no início do ano. No entanto, penso que não há problemas em assistir às aulas online desde que consigas arranjar a password e assim do lugar onde a aula vai decorrer dos colegas do diurno (ainda que o melhor seja sempre prevenir e confirmar com os professores, para evitar qualquer confusão!).

Nota: Em algumas cadeiras o programa pode divergir ligeiramente entre o diurno e pós-laboral; adicionalmente, em cadeiras nas quais são professores diferentes a leccionar o diurno e o pós-laboral o ritmo de aprendizagem pode ser mais lento ou mais rápido, portanto por vezes ir às aulas do outro regime pode ser confuso! No entanto, há cadeiras em que até temos exame conjunto com o diurno, por isso nessas não terás qualquer problema em frequentar qualquer uma das aulas (exemplo: maioria das cadeiras anuais).

Espero ter ajudado!

Última edição:
Mas há espaço para todos?
E agora neste ano, sabes se as aulas vão ser em casa ou presenciais?
Este ano vai ser tudo presencial, segundo o comunicado do reitor e os auditórios vão estar cheios sem lugares de espaço entre as pessoas.
No ano passado tinha colegas meus que assistiram maioritariamente às aulas do diurno presencialmente e nunca houve nenhum problema, nunca nenhum professor se opôs.
Este ano, com o alívio das restrições, vai ser possível assistir às aulas de diurno consoante a lotação do auditório

Boa tarde, está por aqui alguém que me saiba esclarecer como são os mestrados em Direito na UMinho e como funciona o processo de seleção.
Obrigada desde já.

Boa tarde, está por aqui alguém que me saiba esclarecer como são os mestrados em Direito na UMinho e como funciona o processo de seleção.
Obrigada desde já.
Olá!

Neste momento frequento mestrado na UMinho e posso dar-te uma ajuda com o que precisares. A tua questão sobre "como são os mestrados" é bastante vaga, pelo que só posso ficar por algumas generalidades😆. Os mestrados são todos divididos por especialidades (fiscal, contratos e empresa, crianças, direito judiciário.., entre outras. Em geral, a avaliação é feita através de trabalhos, com a possibilidade de fazer exame final, se assim se pretender.

No que respeita ao acesso, ele é feito de uma forma um pouco semelhante aos demais mestrados: é feito um concurso institucional ao qual tens que concorrer, e que ocorre normalmente por volta no início de julho. A serração é feita tendo em conta uma média ponderada que inclui como fatores de avaliação a tua média de curso e o teu CV. Neste site encontrarás muita da informação que precisas. Sugiro que cliques nas especialidades que mais te interessam e que vejas o Edital (que aparece logo na parte de cima, quando abrires cada uma delas). Vai-te dizer um conjunto de informações relevantes no que diz respeito ao acesso.

(Se ainda não tiveres a licenciatura concluída no momento de concorrer, podes sempre fazê-lo, mas tens que tentar apresentar o certificado de habilitações o mais depressa possível e, em troca, deverás apresentar uma certidão de que cadeiras tens feitas e que, no fundo, estás em condições de acabar o curso..)

Olá Isabel,
Sou neste momento aluna do 2º ano do curso de Direito na Universidade do Minho, por isso penso que poderei responder todas as tuas questões!

1- Estamos a falar de um valor que ronda os 1030 euros, divididos em seis prestações.
2- Há sim. Se tiveres média superior a 16 valores e aprovação a todas as cadeiras, recebes uma bolsa de mérito. Se tiveres a melhor média do teu ano, no teu curso, recebes uma bolsa de excelência.
3- Existe. Depende da tua candidatura e a mesma pode ser aceite ou não. Existem também os estágios erasmus +, para recém-licenciados.
4- Sim, Complexo Residencial de Sta Tecla e Residência Prof. Lloyd Braga. Relativamente aos preços, podes ver todas as informações aqui.
5- É muito relativo e difícil de prever. Se o número de vagas se mantiver, acredito que a média também seja estável.
6- Eu escolhi Inglês Jurídico, porque valoriza o currículo de uma pessoa que tem perspetivas empresariais. Se não for o teu caso, aconselho Direito Comparado: é mais difícil de ter boas notas (se tiveres facilidade a falar inglês, facilmente tiras notas a cima de 15 em ing jurídico), mas dar-te-á conhecimentos muito úteis para outras cadeiras.
7- A única cadeira leccionada em inglês é Inglês Jurídico, a qual tem pré-requesito recomendando de nível B1 segundo o Quadro Europeu. Os exames são feitos em inglês, sim.

Relativamente à tua última pergunta, vou falar-te da minha experiência pessoal. Depende muito do professor, mas à partida podes sair da sala quando quiseres, sim. Ainda assim, precisas de ter três fatores em consideração:
- o respeito pelo professor (imagina se fosses tu no lugar dele e tivesses alunos a entrar e a sair da sala sempre que quisessem);
- é provável que percas alguma matéria sim, ou até o fio à meada... Por exemplo, em Teoria Geral do Direito Civil, se te distraíres por 1 minuto é o suficiente para não entenderes o instituto jurídico em causa;
- nas aulas teóricas de duas ou três horas, os professores dão um intervalo entre 15 minutos a 20/25... Por isso, em princípio, não terás necessidade de sair da aula.

Se tiveres mais alguma dúvida, não hesites!
Olá! Vou entrar na uminho este ano e vou para a residência st.tecla. Queria perguntar se tem autocarros diretos para a universidade? O google maps diz que não tem mas depois se clico em algumas paragens diz que tem e to mega confusa. Outra coisa, sobre a bolsa, a universidade em si tem a bolsa? Se sim, a média é a média do secundário ou a média com a qual entramos no curso (junto dos exames)?