Ora bom dia,
Bem, vou tentar responder às tuas questões da forma mais conforme à realidade que experienciei. Vou agora para o meu 3º ano de Direito na FDUL e é com a experiência de dois anos nesta instituição que te vou responder.
Quanto ao primeiro ponto - a reação inicial ao primeiro ano e a transição do secundário para a faculdade depende de vários fatores (p.e. a faculdade para que vais, se és estudante deslocado ou não, etc.) - se continuares a viver no mesmo local e não precisares de aprender a viver sozinho a transição torna-se desde logo facilitada; se fores viver sozinho, para uma nova cidade, não terás apenas de te preocupar com os estudos, mas também com toda uma panóplia de novas tarefas a que terás que te acostumar.
A minha transição foi tranquila. Habituei-me rapidamente ao ritmo acelerado das aulas teóricas e não tive problemas em participar nas aulas práticas (a participação nas aulas práticas é extremamente valorizada na FDUL). Tive colegas que se não habituaram facilmente e que tiveram um primeiro semestre atribulado. O segundo já lhes correu muito melhor. Aqui a maior diferença que provavelmente vais sentir é mesmo a relação entre os professores com os estudantes (depende muito da universidade em que estejas a tirar o curso) e a quantidade de matéria de cada cadeira que terás de preparar e aprofundar o estudo autonomamente (a matéria é toda apresentada nas aulas teóricas, resolvem-se casos nas aulas práticas, mas o estudo é feito todo em casa). Já não serão 90 pág. para um teste, mas 300+ (vais também aprender a ler muito rápido).
Quanto ao segundo ponto - depende de cada um. Uns estudam por sebentas, outros pelos apontamentos das aulas teóricas, outros, nos quais me insiro - pelos livros. Costumo, nas vésperas dos exames, reler uma ou outra sebenta apenas para passar os olhos uma última vez pela matéria de uma forma estruturada e organizada. Como acima referi - a maior parte do estudo é feita em casa. Terás que te disciplinar e organizar a estudar. Quanto ao meu método: vou à generalidade das aulas teóricas e tento entender o quadro geral da matéria exposta - no fundo uso-as como uma apresentação da matéria a ser estudada (tiro notas da opinião do Professor regente, aponto bibliografia, etc.); depois, em casa, leio essa matéria pelo livro base e estudo os códigos tentando completar, quando o tempo me permite, com outra bibliografia. Por fim, resolvo casos. Por vezes acontece que não tenho tempo de ler a matéria pelo livro para a aula prática do dia seguinte - aí, tento desenrascar-me só com a leitura do Código relevante para a resolução dos casos. Nota muito importante: a familiarização com os códigos que vais usar é imprescindível. No inicio do semestre, ainda não havendo aulas práticas, tenta ler os códigos apenas para teres o primeiro contacto com os mesmos (começa pelos índices para perceberes a estrutura). Ah, e não te assustes se não entenderes o que vem escrito nos manuais nos primeiros tempos - a linguagem será, provavelmente, algo nova e mais complicada - não desistas dos manuais e não saltes logo para as sebentas se ambicionares ter boas notas.
Quanto ao terceiro ponto - mais uma vez depende se és trabalhador estudante ou não, p.e.. Mas, pessoalmente, o melhor método é o de Avaliação Contínua. (nem todas as faculdades o oferecem, salvo erro). (posso te explicar mais elaboradamente se assim quiseres, em que consiste e porque é que acho se melhor).
Dicas:
1) Fala com os teus colegas de turma, faz amigos e sejam uma ajuda uns aos outros durante o primeiro ano (e próximos também);
2) Não te deixes intimidar pelo ambiente mais formal, se este te for novo. Vais conhecer muitas pessoas e todas elas vão ser muito diferentes (considero esta ser uma das melhores partes de estar na faculdade);
3) Não desistas dos livros e não vás logo para as sebentas - o esforço é recompensado;
4) Participa nas atividades e eventos promovidos pelas diferentes associações da tua faculdade - a AE, a ELSA, e outros núcleos;
5) Se estás habituado a ter 18s + não te deixes desincentivar por notas muito mais baixas. Não te vou dizer que essas notas altas são impossíveis - porque não são, mas também não são a norma e apenas as recebe quem realmente sabe muito e muito bem.
6) Tenta usar livros em segunda mão (dos teus padrinhos ou de amigos mais velhos que conheças).
Espero ter ajudado,
Qualquer questão - dispõe!