Olá!
Sou aluna do terceiro ano do curso de direito e na altura também estava a ponderar seguir o curso de criminologia. No entanto informei- me bem e acabei por entrar em direito visto que o meu objetivo é ingressar na polícia judiciária, e percebi que, para isso, davam mais “prioridade” aos licenciados em direito. Na altura também achei mais interessante as cadeiras do curso de criminologia uma vez que as mesmas estão mais voltadas para a área criminal, o que sempre tive preferência, mas pelas razões que te disse, acabei por escolher direito.
Ao ingressares no curso também vais encontrar cadeiras relacionadas com a área criminal como direito processual penal, teoria da lei penal e teoria da infração penal (pelo menos na universidade em que estou - universidade lusíada do Porto). O curso de direito é um curso que exige bastante trabalho uma vez que tens que estar sempre a par da matéria mas se o fizeres não encontrares grandes dificuldades em fazer as cadeiras, pelo menos no meu caso.
Penso que o curso de criminologia tem uma empregabilidade um pouco inferior em relação ao curso de direito visto que ser criminologo só foi considerado como profissão relativamente à pouco tempo e também já presenciei situações em que alunos que já eram licenciados em criminologia ou se estavam a licenciar e mudaram/licenciaram-se em direito.
Em direito também poderás encontrar áreas criminais mas também vais ter áreas relacionadas com a administração, a lei civil, o direito internacional, finanças, economia, entre outros. Com a licenciatura poderás ser jurista, advogado,solicitador, trabalhar em órgãos de polícia criminal, ser juíz, magistrado.... Espero ter te ajudado e boa sorte