Disciplina por fazer, dúvidas em relação ao ensino recorrente.

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Nuno S.

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2020
Sou um aluno de 12º ano e tenho Matemática A em atraso. Tive 8 no 10º ano e 10 no 11º. Estou a pensar em ir para ensino recorrente, mas tenho dúvidas em relação à maneira como o mesmo funciona. Preciso só de fazer o 12º ano de matemática? Preciso de fazer o 10º e 12º? Preciso só de fazer Matemática A em ensino recorrente? Necessito à mesma de fazer exame de matemática no final do ensino recorrente? Se sim, que peso é que o mesmo tem na nota?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Sou um aluno de 12º ano e tenho Matemática A em atraso. Tive 8 no 10º ano e 10 no 11º. Estou a pensar em ir para ensino recorrente, mas tenho dúvidas em relação à maneira como o mesmo funciona. Preciso só de fazer o 12º ano de matemática? Preciso de fazer o 10º e 12º? Preciso só de fazer Matemática A em ensino recorrente? Necessito à mesma de fazer exame de matemática no final do ensino recorrente? Se sim, que peso é que o mesmo tem na nota?
Precisas de fazer o 10º ano e o 12º ano de Matemática A no recorrente. Como é por módulos, dá para ser assim.
Para concluires a disciplina, não necessitas de fazer exame. Mas para te candidatares ao ensino superior, sim. A Classificação Final de Curso para Efeitos de Prosseguimento de Estudos (CFCEPE) é composta por 70% a média do recorrente (sem peso de qualquer exame) e 30% a média dos 4 exames obrigatórios (Português, Matemática A e de duas bienais específicas de qualquer curso científico-humanistica). Os exames não necessitam de ter nota mínima e servem aqueles que, eventualmente, já tenhas feito. A CFCEPE é que tem que ser, pelo menos, 9,5.

Nuno S.

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2020
Ok, muito obrigado!
Mensagem fundida automaticamente:

Já agora, @Edgar H, se eu fizer, por exemplo, exame de História A, ainda preciso do exame de Matemática A em ensino recorrente para me candidatar ao Ensino Superior?

Última edição:

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Ok, muito obrigado!
Mensagem fundida automaticamente:

Já agora, @Edgar H, se eu fizer, por exemplo, exame de História A, ainda preciso do exame de Matemática A em ensino recorrente para me candidatar ao Ensino Superior?
Tem de ser a trienal do teu curso do secundário. mas não tem nota mínima. Se a CFCEPE for positiva, até podes ter 0 no exame.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Dmoraiz Disciplina por fazer Ensino Secundário 4
A Disciplina por fazer Exames Nacionais e Provas de Ingresso 25
Larissa M Candidatar-me ao ensino superior c/ uma disciplina por fazer. Possível? Concurso Nacional e Locais - Público 2
G Não consegui fazer uma disciplina na 1a fase por 3 décimas (Ciências e Tecnologias) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
D Chumbar ou disciplina por fazer? Ensino Secundário 4
B Disciplina por acabar Ensino Secundário 1
Julianna É possível substituir matemática por outra disciplina no ensino recorrente? Ensino Secundário 3
A É possível substituir uma disciplina de humanidades por uma de ciências e tecnologias? Ensino Secundário 5
M Substituição de uma disciplina por outra Ensino Secundário 15
Fabiano Faria Disciplina a estragar a média geral Ensino Secundário 1
P Boa tarde. Alguém seria capaz de me disponibilizar o dossier do professor 11ºano do ano 2018 da disciplina de físico química? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Pedro Taklim Situação Grave à disciplina de Português! Ensino Secundário 2
Vanessa1 Fico com a disciplina feita? Ensino Secundário 1
F Mudança de disciplina no 11º ano Ensino Secundário 1
M Trocar de disciplina (11) Ensino Secundário 0
12345teste Não frequentar disciplina (universidade) Ensino Superior 7
Miguel Chora Trocar de disciplina(12º) Ensino Secundário 1
Beabapma Anular disciplina e ir a exame como externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Shark_57 URGENTE | 12º ANO | Mudar a disciplina opcional de física para geologia mesmo tendo sido aluno de Geometria descritiva. Ensino Secundário 2
D Como pedir para inscrever numa disciplina Ensino Secundário 2
H Questão sobre disciplina anulada. Ensino Secundário 5
K Disciplina em atraso Ensino Secundário 1
Ricardoramalho ISCSP Disciplina de lingua no ISCSP Universidade de Lisboa 1
Ana95 Disciplina de MACS em atraso Ensino Secundário 2
M Anular disciplina Ensino Secundário 2
M Duvida sobre disciplina 11 ano Ensino Secundário 6
C Fazer uma disciplina no secundário que não tenhamos Ensino Secundário 5
Mikuh Disciplina em Atraso Ensino Secundário 2
Gonçalo Neves Soares Mudança de disciplina Ensino Secundário 2
A Mudança da disciplina Ensino Secundário 2
9 Troca de turma humanidades com disciplina diferente Ensino Secundário 6
J Disciplina em Atraso - 11º ano Ensino Secundário 8
laura_rodrigues Inscrever-me numa disciplina de outro curso Ensino Secundário 4
GMS99 Dúvida sobre atribuição de nota à disciplina em situação de aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
E Disciplina em atraso! Ensino Secundário 1
Francisco Pinheiroo Biologia anulação de disciplina Ensino Secundário 0
L Posso anular uma disciplina? Ensino Secundário 8
P Nota atual da disciplina e se posso finalizar a disciplina com o exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
Patrícia__2001 Secundário 12ºano - Disciplina de português!!! Média positiva e negativas consecutivas!! Ensino Secundário 2
Juam Disciplina opcional - média geral Ensino Secundário 5
S Repetir disciplina Ensino Secundário 1
I Anulação de Disciplina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
mariiahh Dúvida na escolha de disciplina 12°ano Ensino Secundário 3
J Dúvida sobre classificação final da disciplina e exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
S Uma dúvida- Se alguém no ano anterior fez exame a uma disciplina e baixou de média Ensino Secundário 1
Dani2002 Dúvidas - Disciplina em atraso Ensino Secundário 4
D Anular disciplina e ir fazer o exame como externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
K Aprovação à disciplina de Matemática A Ensino Secundário 1
T Já acabei o secundário porém quero fazer exame duma disciplina que não tive Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Afonso Castelão Nota mínima para terminar a disciplina sem recorrer a exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1