disciplinas 12 ano

catarinargf___

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2023
Boa tarde, eu estou indecisa entre quais disciplinas escolher para o 12 ano.(devo escolher duas de entre: física, química, psicologia e biologia).Eu pretendo seguir o ramo das engenharias e por isso suponho que seria excelente escolher física, além disso não gosto muito de biologia e psicologia mas informaram-me que estas disciplinas ajudam a aumentar a média. Agradecia alguma ajuda :)

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
além disso não gosto muito de biologia e psicologia mas informaram-me que estas disciplinas ajudam a aumentar a média.
Não vás para disciplinas de que não gostas só porque os outros te dizem que ajuda a subir a média. No geral, um aluno tem mais facilidade numa disciplina de que gosta do que numa de que não gosta. Ir para lá contrariada é capaz é de te prejudicar a média, pois é mais difícil forçares-te a estudar algo de que não gostas.

DeSousaTintas

Membro
Matrícula
21 Julho 2023
Boa tarde, eu estou indecisa entre quais disciplinas escolher para o 12 ano.(devo escolher duas de entre: física, química, psicologia e biologia).Eu pretendo seguir o ramo das engenharias e por isso suponho que seria excelente escolher física, além disso não gosto muito de biologia e psicologia mas informaram-me que estas disciplinas ajudam a aumentar a média. Agradecia alguma ajuda :)
Honestamente, depende muito da tua média e dos teus professores. Vou-te dar o meu exemplo e de colegas meus: Eu queria seguir medicina e como é óbvio a média importa bastante porque é sempre apertado. Para mim, ir para Biologia era obrigatório porque se encaixava muito com o que queria seguir, contudo tinha dúvidas na 2º disciplina, nomeadamente entre química e psicologia. Eu preferia química, contudo, como já conhecia a minha professora de psicologia (que era de filosofia) e ela me assegurou que dava muitos 20s e notas altíssimas, decidi seguir esta disciplina e tive realmente boa nota e também acabei por ter boa nota a Bio. Já outros colegas meus seguiram API porque eles "gostavam" (ou assim pensavam), a maioria do ano tive a ouvi-los a queixarem-se da disciplina e do professor - que marcava trabalhos e nem avisava e eles acabaram por ter 0, entre outros...
Portanto, onde é que eu quero chegar? Eu acho que deves escolher aquela disciplina para a qual queres mesmo ir, fisíca se for e tentares informar-te doutras disciplinas "neutras" (que não odeias e possas querer "experimentar) e saibas que dão boas notas, mas digo já: depende muito mais do professor que da disciplina as boas notas.
Boa sorte.

RafaMFerreira

Membro
Matrícula
5 Dezembro 2022
biologia e psicologia mas informaram-me que estas disciplinas ajudam a aumentar a média.
Ajudam dependendo dos stores que tiveres.

Por exemplo, eu escolhei essas duas: a biologia acabei com 19 (só não tive 20 por causa do primeiro período mesmo) e a psicologia com 18. Mas foi graças, maioritariamente, ao modo como os stores lecionavam (ou não) a matéria e como a avaliavam.

Por exemplo, a biologia no 1ºP tive teste, q.a, ap oral, no 2º só teste e no 3º um trabalho e apresentação que contaram como um teste. Em termos de matéria é muito simples. Para teres noção, acabei o 11º com 16 a bg e geo e fui para um 19 (e teve 20 no teste do 2P). A stora não explicava mal, era só um pouco rápida. Como nao tinha sido minha no 10/11, não sabia como lecionava a matéria, só sabia que os teste dela nesses anos são os piores da nossa escola. Porém, lá está, ela facilita os teste de 12 como maneira de nos ajudar.

A psicologia foi um caos. O stor mal dava materia. Ponha nos a ver filmes e fazer trabalhos que nem olhava pra eles. Como forma de avaliação no 1P, fez um Quizziz que tinha materia q ele nem tocou e isso praticamente condicionou a nota final de todos: eu tive 14 naquela palhaçada e fiquei logo fudido. Mas como pra não contava só isso ele deu-me o 17. Como? Nem perguntem, pq não vos sei responder. No 2P, fiz uma ap oral (18,5) e trabalho escrito (19) que gerou mt polemica tbm. Pq basicamente, lesses a tua parte ou não tinhas 18,5 e até pessoas que nao ler sequer tiveram menos que isso. Tbm tive um teste de 18. Fiquei com o 18 no 2P. 3P so tivemos um teste e eu tive 17. E que me frustrou mais foi, os que tiveram 19 logo no primeiro periodo pq causa do quiz, manteram essa nota mesmo que tivessem tirado 14/15 nos testes pq o meu stor nao gostava de baixar notas. E eu acabei com o ano com 18 sabendo que pessoas que tiraram 14 no(s) mesmo(s) teste(s) acabaram com 19.

Isto tudo para dizer, escolhe bem. As disciplinas de opção DEPENDEM DO PROFESSOR e DA TUA FACILIDADE COM A DISCIPLINA. Se não gostas, simplesmente não escolhas pq "ajudam a subir a média".

Desculpa o depoimento hahahah e espero que tenha ajudado!