Disciplinas opcionais 12º ano (curso de ciências e tecnologias)

Maria_Mateus20

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2020
Olá!
Estou quase a acabar o 11ºano no Curso de Ciências e Tecnologias. E estou bastante indecisa sobre uma das disciplinas que deverei escolher no 12ºano. Estou a pensar escolher inglês porque me consegue aumentar a média final, ou então química, só pelo facto de estar relacionada com o meu curso. Tenho medo de que se não escolher qúimica, irei ficar afetada no futuro, quando for para a faculdade. As disciplinas que escolhemos no 12ºano influenciam o nosso percurso na faculdade? Isto é, deverei escolher disciplinas relacionadas com o curso que escolherei na faculdade? Ou é mais importante focar-me na minha média?
Obrigada

Olá! Eu acho que tens de escolher algo que te sintas mais confortável com. Ou seja escolher aquela que sabes que consegues melhores notas até porque essas disciplinas são mais para subir médias e também às vezes servem para abrir horizontes sobre o que queremos seguir na universidade. Eu na altura lembro-me que queria inglês porque sabia que ia conseguir subir a média mas tive de escolher química porque na minha escola não havia inglês associado a biologia que eu queria mesmo muito. Contudo, até acho que foi boa escolha porque achei disciplina mesmo muito interessante e até consegui obter uma nota bem boa o que eu achava que não iria conseguir devido aos outros anos. Digo-te que acho que ter a disciplina ajuda se no futuro quiseres um curso relacionado a química mas também se não tiveres não ficas a perder nada porque na universidade num curso de química pelo que me disseram voltas a dar o que é importante.

Olá! Eu acho que tens de escolher algo que te sintas mais confortável com. Ou seja escolher aquela que sabes que consegues melhores notas até porque essas disciplinas são mais para subir médias e também às vezes servem para abrir horizontes sobre o que queremos seguir na universidade. Eu na altura lembro-me que queria inglês porque sabia que ia conseguir subir a média mas tive de escolher química porque na minha escola não havia inglês associado a biologia que eu queria mesmo muito. Contudo, até acho que foi boa escolha porque achei disciplina mesmo muito interessante e até consegui obter uma nota bem boa o que eu achava que não iria conseguir devido aos outros anos. Digo-te que acho que ter a disciplina ajuda se no futuro quiseres um curso relacionado a química mas também se não tiveres não ficas a perder nada porque na universidade num curso de química pelo que me disseram voltas a dar o que é importante.
Muito obrigada pela ajuda! Estou mais esclarecida!

• Like
Reactions: Sofia122
Olá!
Estou quase a acabar o 11ºano no Curso de Ciências e Tecnologias. E estou bastante indecisa sobre uma das disciplinas que deverei escolher no 12ºano. Estou a pensar escolher inglês porque me consegue aumentar a média final, ou então química, só pelo facto de estar relacionada com o meu curso. Tenho medo de que se não escolher qúimica, irei ficar afetada no futuro, quando for para a faculdade. As disciplinas que escolhemos no 12ºano influenciam o nosso percurso na faculdade? Isto é, deverei escolher disciplinas relacionadas com o curso que escolherei na faculdade? Ou é mais importante focar-me na minha média?
Obrigada
olá! É mais importante focares-te na média, vou dar um exemplo:
Eu o ano passado escolhi física e aplicações informáticas porque foi o que me disseram que era mais fácil de obter as notas altas. Acabei aplicações com 19 e deixa que te diga que esta cadeira não teve a mínima influência para mim na faculdade (fora o facto de me ter aumentado a média de acesso) pois quando tive a cadeira de informática, além darmos uma coisa completamente do que demos no secundário, os professores não nos tratam como se tivéssemos algum conhecimento prévio na área, explicam tudo do zero! Por isso ter feito aquela disciplina ou outra no 12° não me fazia qualquer diferença.
Escolhe as que mais gostares ou onde tens maior probabilidade de ter alta nota. Boa sorte!
Post automatically merged:

olá! É mais importante focares-te na média, vou dar um exemplo:
Eu o ano passado escolhi física e aplicações informáticas porque foi o que me disseram que era mais fácil de obter as notas altas. Acabei aplicações com 19 e deixa que te diga que esta cadeira não teve a mínima influência para mim na faculdade (fora o facto de me ter aumentado a média de acesso) pois quando tive a cadeira de informática, além de darmos uma coisa completamente diferente do que demos no secundário, os professores não nos tratam como se tivéssemos algum conhecimento prévio na área, explicam tudo do zero! Por isso ter feito aquela disciplina ou outra no 12° não me fazia qualquer diferença.
Escolhe as que mais gostares ou onde tens maior probabilidade de ter alta nota. Boa sorte!

Olá!
Obrigada
Olá

Subir a média é algo que vai ajudar-te mais, porém é também importante escolheres disciplinas que se relacionam com a faculdade, assim tens a chance de começares bem a universidade (já que a diferença do secundário para a universidade é significativa mas não taaanta como todos dizem.....)

Posso dar o meu exemplo que escolhi aplicações informáticas e biologia. Aplicações informáticas ajudou me bastante porque quando chegei à universidade (eu entrei na 2a fase) estava com duas semanas de atraso, e aquilo que eles estavam a dar em sistemas digitais (a tal cadeira do 1o semestre) era exatamente aquilo que dei durante o 12o ano.

Quanto à biologia, a disciplina é super fácil. como a primeira matéria é a sistemas reprodutivo, digestivo, etc. se estudares desde o início tiras 15 com bastante facilidade, dou-te a garantia disso.

Por isso faz de maneira que te ajude nos dois lados, pensando no presente e no futuro.

Saudações

Estou no 12 ano em Ciências e Tecnologias e escolhi como opcionais Biologia e Psicologia. Escolhi estas disciplinas simplesmente porque no 11 ano queria uma área de saúde.
Porém agora que estou no 12 ano fiquei interessado numa área da engenharia que é Engenharia e Gestão Industrial. Tenho medo que por não ter escolhido física que fique prejudicado ou que não consiga.
Eu fiz o exame de Física e Química e tive 18,8. Mas já me disseram que a Física de 12 ano é mesmo muito importante e que vai me fazer falta.
Gostava de saber uma opinião e que me digam se vou mesmo precisar da Física ou se consigo na mesma.

Mas já me disseram que a Física de 12 ano é mesmo muito importante e que vai me fazer falta.

Mentiram xD

As disciplinas de 12º ano são úteis sim, porém nenhuma cadeira na universidade assume que as tiveste, portanto, o que tiveres que saber que seja de física de 12º irá te ser ensinado.

• Like
Reactions: Lucas Mendes
Mentiram xD

As disciplinas de 12º ano são úteis sim, porém nenhuma cadeira na universidade assume que as tiveste, portanto, o que tiveres que saber que seja de física de 12º irá te ser ensinado.
Eu não sabia disso. Eu pensava que tinha de ter física mesmo para engenharia.
Obrigado pela ajuda.

Mentiram xD

Hello!
Eu estou em Med Vet e muitas vezes os profs assumem que todos tivemos todas as disciplinas de opção e não voltam a dar essa matéria... até com matemática fazem isso com matéria que nem sai em exame...
Contudo, não és obrigado a ter determinadas disciplinas de opção, mas aconselho a que vás para umas que te deem bases para o curso que queres seguir.

Hello!
Eu estou em Med Vet e muitas vezes os profs assumem que todos tivemos todas as disciplinas de opção e não voltam a dar essa matéria... até com matemática fazem isso com matéria que nem sai em exame...
Contudo, não és obrigado a ter determinadas disciplinas de opção, mas aconselho a que vás para umas que te deem bases para o curso que queres seguir.

Curiosamente acho que és a primeira pessoa que vejo mencionar que os profs assumem as disciplinas de opção 😅 No meu 1º ano nas químicas até matéria química de 11º revimos por alto e ainda este ano com Genética dei tudo do início, incluindo o que já tinha dado em Biologia de 12º. De qualquer das formas, acredito que o mais comum é não assumir dado que ter opcional a,b ou c não é condicionante para entrar nos cursos, ao contrário das matérias ligadas às PI's mas de facto parece ser uma possibilidade de que não estava ciente.

• Like
Reactions: Tiz
Estou no 12 ano em Ciências e Tecnologias e escolhi como opcionais Biologia e Psicologia. Escolhi estas disciplinas simplesmente porque no 11 ano queria uma área de saúde.
Porém agora que estou no 12 ano fiquei interessado numa área da engenharia que é Engenharia e Gestão Industrial. Tenho medo que por não ter escolhido física que fique prejudicado ou que não consiga.
Eu fiz o exame de Física e Química e tive 18,8. Mas já me disseram que a Física de 12 ano é mesmo muito importante e que vai me fazer falta.
Gostava de saber uma opinião e que me digam se vou mesmo precisar da Física ou se consigo na mesma.
Mentiram xD

Se calhar vou ser um pouco menos otimista que o Gonçalo. Não é obrigatório ter conhecimentos de Física de 12º ano quando fores para a universidade e é perfeitamente possível fazer uma cadeira de Física sem esses conhecimentos, é certo, mas não vou mentir, é claramente uma mais valia. A Física no 12º ano é relativamente mais avançada que a de 11º e normalmente numa primeira cadeira de Física, grande parte do programa é essencialmente revisões de 12º, mas dada a um ritmo bastante diferente e com abordagens ainda mais avançadas, o que pode no início ser um choque para quem tem apenas física de 11º. Não vais perder tanto tempo a explorar certos conceitos fundamentais como se calhar no 12º fazem. Se apanhares um professor com pouca vontade de ensinar, pior ainda.

Isto, no entanto, está longe de ser a maior dificuldade que vais encontrar na Universidade. Com as competências de trabalho que tens de adquirir para conseguires fazer o curso, facilmente superas o facto de não teres bases Física de 12º.

Acrescento ainda que não teres Física de 12º não te impede de aprenderes Física de 12º autonomamente.

Olá! Estou agora a ir para o 12º ano e gostaria de alguma ajuda relativamente às disciplinas opcionais que devo escolher. Quero seguir fisioterapia e estive a ver as disciplinas que irei ter no curso, para ver se me decido entre Biologia e Física ou Fisicia e algo que me suba a média, sendo que física não é algo que eu adore mas já tenho a certeza de que irei precisar... Química já tirei de opção pois sei que o plano curricular da disciplina no 12º não tem nada de que eu irei precisar, quanto a Biologia ainda não consigo decidir...
Agradeço imenso a quem puder ajudar!! :)

Olá! Estou agora a ir para o 12º ano e gostaria de alguma ajuda relativamente às disciplinas opcionais que devo escolher. Quero seguir fisioterapia e estive a ver as disciplinas que irei ter no curso, para ver se me decido entre Biologia e Física ou Fisicia e algo que me suba a média, sendo que física não é algo que eu adore mas já tenho a certeza de que irei precisar... Química já tirei de opção pois sei que o plano curricular da disciplina no 12º não tem nada de que eu irei precisar, quanto a Biologia ainda não consigo decidir...
Agradeço imenso a quem puder ajudar!! :)
Olá.
Não sei se esta é uma opção possível em todas as escolas, mas já ponderaste Psicologia B? Na minha opinião, é algo que fazes relativamente bem e onde consegues obter bons resultados para a tua média.

Olá!
Obrigada

Olá, Maria!!

A biologia de 12ºano é fácil, e é possível que possa ajudar-te a subir a média e pode também ajudar-te a entender algumas coisas para as cadeiras do 1º ano do curso que desejas entrar.

(como foi o meu caso que escolhi aplicações informáticas B era totalmente fácil, ajudou-me a subir a média e parte dessa matéria, voltei a dar em pelo menos 2 cadeiras do 1º ano do curso que entrei (Eng. Eletrotécnica))

Também como queres entrar num curso da área de saúde, de certeza vais ter química ou alguma cadeira relacionada a esta.

Agora é uma questão de veres qual disciplina gostaste mais e principalmente, a que entendeste melhor para poderes ter uma melhor nota!!

Boa sorte e saudações académicas!!!