Disciplinas opcionais do 12º ano

Filipa Santos04

Membro Caloiro
Matrícula
9 Maio 2018
Que disciplinas aconselham a escolher para o 12º ano no curso de Línguas e Humanidades? Ainda só decidi uma delas, psicologia B, mas estou muito indecisa entre Geografia C ou Espanhol.

CP05

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2018
Olá, vou passar para o 12° ano estou indecisa entre psicologia e sociologia. Queria saber se alguém me podia dar uma sugestão e me ajudasse a decidir. Obrigada

sofiasilva

Membro
Matrícula
24 Novembro 2017
olá. eu estou no 10°ano, e agora que está no fim, vejo que a média com que acabo este ano não é a melhor. acabo este ano com média de 12, e futuramente, quero ir para enfermagem. no 12° ano seria benéfico para mim escolher biologia e psicologia b?

joanafc

Membro
Matrícula
27 Julho 2017
Olá. Sou aluna do 11 ano de CT e para o ano vou para o 12 ano. Tenho ideia de escolher psicologia. Por isso, alguém me podia dar umas luzes sobre a disciplina, por exemplo, temas abordados?

E em inglês b, o que é que se estuda?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Olá. Sou aluna do 11 ano de CT e para o ano vou para o 12 ano. Tenho ideia de escolher psicologia. Por isso, alguém me podia dar umas luzes sobre a disciplina, por exemplo, temas abordados?
Olá :)
Em Psicologia B começamos por falar um pouco de genética (como aquela que demos no 9º ano e as definições de mitose e de meiose, embora de forma muito simples mesmo), do cérebro, dos vários processos cognitivos (perceção, memória e aprendizagem), do conceito de inteligência e de várias teorias com ela relacionadas, das necessidades e da forma como se organizam, das relações precoces (ou seja, das relações que estabelecemos com os outros nas fases iniciais das nossas vidas e em como nos afetam) e das restantes relações interpessoais, das emoções e dos sentimentos, da motivação, da identidade, e depois dos grandes autores da história da Psicologia (Wundt, Freud, Watson e Piaget), sendo que normalmente costumam ser realizados trabalhos sobre este último tema.

• Like
Reactions: Ana Noronha

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Que disciplinas aconselham a escolher para o 12º ano no curso de Línguas e Humanidades? Ainda só decidi uma delas, psicologia B, mas estou muito indecisa entre Geografia C ou Espanhol.
Boas Filipa! Escolhi Geografia C como opcional e não me arrependi nada - o programa está muito ligado ao 12° ano de História A, embora com uma abordagem um pouco diferente. Poderá ser um bom reforço em alguns temas (o milagre japonês, a Guerra Fria, são alguns temas, por exemplo). Espero ter ajudado :)

(dani)

Membro
Matrícula
7 Maio 2018
Olá, gostava de saber a vossa opinião nas seguintes disciplinas opcionais: psicologia B e aplicações informáticas. Qual é a que acham melhor? E mais fácil de tirar melhores notas?(estou no curso de ciências e tecnologia)

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
E mais fácil de tirar melhores notas?(estou no curso de ciências e tecnologia)
Isso vai depender da escola. Aqui é muito fácil ter boa nota a psicologia, agora não sei como é que é aí. Quanto a API, não te posso dizer muito, mas pelo que ouvi dizer é o mesmo panorama: há escolas em que é só notas altas e há outras em que não há grandes notas.

anarita76

Membro Veterano
Matrícula
5 Março 2017
Curso
Engenharia Biológica
Instituição
Universidade do Minho
Olá, gostava de saber a vossa opinião nas seguintes disciplinas opcionais: psicologia B e aplicações informáticas. Qual é a que acham melhor? E mais fácil de tirar melhores notas?(estou no curso de ciências e tecnologia)
para ser honesta, quando acabei o 12, reparei que todos os meus colegas que tiveram psicologia acabaram com notas razoavelmente mais baixas do que quem teve api.
como te disseram, esta disciplina, tal como as outras, depende do teu professor, da linguagem que aprenderes (há algumas bem mais fáceis que outras), do método de avaliação que ele usa... e também depende do que queiras seguir futuramente. por exemplo, este ano reparei que api é uma boa disciplina para quem quer engenharias (dá-te bases do que vais aprender)
tenta falar com alunos mais velhos, tenta saber como foram as notas no ano anterior...

espero que tenha ajudado, e boa sorte :)

joaomfalcao

Membro
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Olá, acabei agora o 12° e digo-te que para mim, Aplicações foi um inferno. Eu estive em Química e Aplicações Inf, e vou acabar com 19 e 17 respectivamente. Posso-te dizer que tive melhor notas a Aplicações do que alguns amigos que estiveram em Psicologia, porque Aplicações baseia-se muito em trabalhos, e tal como já disseram, não só a psicologia mas também em Aplicações, depende muito dos teus professores e de o que é que cada escola define ensinar. Na minha escola começamos pelo HTML e JavaScript (foi horrível), depois multimédia: Photoshop (fotografias), Audacity (audio) e PowerDirector (curta metragem, etc). Sendo honesto, acho que só devias escolher Aplicações caso queiras seguir uma área relacionada com tecnologias e engenharias, caso não queiras, opta por Psicologia, porque vais perder IMENSO TEMPO, mas quando eu digo IMENSO, é IMENSO tempo nestes trabalhos, que são sempre em grupo, e acredita que não é fácil trabalhares com 6 ou 8 pessoas. Ainda por cima vai-te fazer perder tempo que poderias estar a utilizar em matemática.
Concluindo, se pensas estudar engenharias, aposta sem dúvida em Aplicações, dá-te as bases mínimas para as cadeiras de informática, se queres seguir outra área que não tenha informática ou muito pouca, então vai para Psicologia, pelo que me disseram a matéria (para quem gosta, como é óbvio) é bastante interessante, ao início um pouco mais de biologia do que outra coisa. O melhor é falares ou tentares contactar diferentes pessoas de diferentes disciplinas que acabaram agora o 12.º para teres uma noção do que é que vais gostar mais.

Pedro00

Membro
Matrícula
8 Junho 2017
Olá :)
Em Psicologia B começamos por falar um pouco de genética (como aquela que demos no 9º ano e as definições de mitose e de meiose, embora de forma muito simples mesmo), do cérebro, dos vários processos cognitivos (perceção, memória e aprendizagem), do conceito de inteligência e de várias teorias com ela relacionadas, das necessidades e da forma como se organizam, das relações precoces (ou seja, das relações que estabelecemos com os outros nas fases iniciais das nossas vidas e em como nos afetam) e das restantes relações interpessoais, das emoções e dos sentimentos, da motivação, da identidade, e depois dos grandes autores da história da Psicologia (Wundt, Freud, Watson e Piaget), sendo que normalmente costumam ser realizados trabalhos sobre este último tema.
Na minha escola foi completamente diferente. xD Começámos por Watson, Wundt, Freud, Piaget e Damásio (demos a matéria e foi abordada em teste), depois demos as relações precoces e o modelo ecológico do desenvolvimento. O resto foi tudo em trabalhos, incluindo essa parte de genética.

No geral, gostei da disciplina, além de me ter corrido bastante bem (vou acabar com 20). :) Na outra opcional que escolhi (Química) não consegui mais do que 17, mas já não é mau...

(dani)

Membro
Matrícula
7 Maio 2018
Obrigada pelas respostas. É que estou mesmo super indecisa. Psicologia parece me super interessante e aposto que era uma disciplina que ia adorar, por outro lado aplicações não me fascina nada. No entanto, enquanto que os alunos de psicologia têm notas de 16 (mais ou menos) e os de aplicações têm 18, e eu preciso de aumentar a média.

anarita76

Membro Veterano
Matrícula
5 Março 2017
Curso
Engenharia Biológica
Instituição
Universidade do Minho
Obrigada pelas respostas. É que estou mesmo super indecisa. Psicologia parece me super interessante e aposto que era uma disciplina que ia adorar, por outro lado aplicações não me fascina nada. No entanto, enquanto que os alunos de psicologia têm notas de 16 (mais ou menos) e os de aplicações têm 18, e eu preciso de aumentar a média.
o que pretendes seguir futuramente?
Mensagem fundida automaticamente:

tbh acho que deves seguir aquilo que mais gostares. se achas que não vais gostar nadinha de api eu não apostaria, pois pode correr muito mal e não acabares com uma nota decente. por outro lado, se te empenhares em psicologia acredito que possas acabar com uma nota muito boa, que te suba a média, e acabas por estudar aquilo que realmente gostas!

Mythical

Membro
Matrícula
28 Agosto 2017
Bom dia. Eu sou um aluno do curso de Ciências e Tecnologias do 11ºano, sendo que durante este ano tive como especificas Biologia e Geologia e Fisica e Quimica A. Ora, o meu problema é que tenciono entrar na área da Engenharia Informática, se possivel na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (seria a minha primeira escolha), e neste momento estou com a média muito frágil (no ano passado tive média 18 e este ano baixou um pouco, algo por volta dos 17,5/17,6). Por essa razão, estou com medo de baixar mais a média pois quero muito entrar na FEUP e sei que probavelmente as médias vão continuar a subir como nos últimos anos.
Por essa razão, não sei que disciplinas hei de escolher no 12º ano. Eu gostaria de escolher Fisica e Aplicações Informáticas B visto que são as que mais me interessam e além disso, podem dar-me algumas bases para a Universidade, visto que já não tive Geometria Analitica no secundário e não quero perder mais bases. Foi-me recomendado seguir geologia ao invés de fisica visto que em geologia "fácilmente se chega ao 20" enquanto manter o 18 a Fisica seria uma luta enorme. Eu pessoalmente odeio geologia, quimica e biologia. Mas será que seria uma boa ideia "engolir mais uns sapos" e aceitar geologia para subir a média? Ou será que fisica é demasiado importante?
Gostava de ouvir de quem esteja na mesma situação, que já tenha passado por algo similar ou simplesmente alguem que queira ajudar. Muito obrigado desde já.

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Bom dia. Eu sou um aluno do curso de Ciências e Tecnologias do 11ºano, sendo que durante este ano tive como especificas Biologia e Geologia e Fisica e Quimica A. Ora, o meu problema é que tenciono entrar na área da Engenharia Informática, se possivel na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (seria a minha primeira escolha), e neste momento estou com a média muito frágil (no ano passado tive média 18 e este ano baixou um pouco, algo por volta dos 17,5/17,6). Por essa razão, estou com medo de baixar mais a média pois quero muito entrar na FEUP e sei que probavelmente as médias vão continuar a subir como nos últimos anos.
Por essa razão, não sei que disciplinas hei de escolher no 12º ano. Eu gostaria de escolher Fisica e Aplicações Informáticas B visto que são as que mais me interessam e além disso, podem dar-me algumas bases para a Universidade, visto que já não tive Geometria Analitica no secundário e não quero perder mais bases. Foi-me recomendado seguir geologia ao invés de fisica visto que em geologia "fácilmente se chega ao 20" enquanto manter o 18 a Fisica seria uma luta enorme. Eu pessoalmente odeio geologia, quimica e biologia. Mas será que seria uma boa ideia "engolir mais uns sapos" e aceitar geologia para subir a média? Ou será que fisica é demasiado importante?
Gostava de ouvir de quem esteja na mesma situação, que já tenha passado por algo similar ou simplesmente alguem que queira ajudar. Muito obrigado desde já.
Pelo que disseste, eu não sei se escolhia Geologia, isto porque irias ficar um ano a bater com a cabeça, enquanto podias escolher Física, que deve ser muito mais interessante para ti. Pelo que sei de Física de 12º, diria que esta não é muito difícil, mas sim trabalhosa. E não, também não me parece uma escolha essencial, muito menos para engenharia informática, mas ajuda.

Dito isto, escolhe o que achares melhor para ti: preferes ter melhor nota mas andares um ano a bater com a cabeça ou ter uma disciplina mais interessante, que te dará algumas bases, e correres o risco de não acabares o ano com 20?

Marta9

Membro
Matrícula
9 Julho 2017
Boa tarde, sou aluna do 11º ano do curso ciências e tecnologias e estou com algumas dificuldades a escolher as disciplinas que irei ter para o ano. Sempre quis ter Biologia e Química como disciplinas opcionais mas há um pequeno problema. Na escola em que me encontro só possuem os pares de disciplinas Biologia e Psicologia e TIC e Física. Não tenho qualquer problema em mudar de escola, mas o meu receio é que ao ir para Biologia e Química não tenha tão bons resultados como se fosse para Biologia e Psicologia ou TIC e Física. Este último par de disciplinas acho que já está excluído, uma vez que odeio física e isso notou-se no exame! Mas Biologia e Psicologia... Gostaria de saber opiniões de pessoas que tiveram Química/Psicologia para ver se a transferência de escola no último ano do secundário merece a pena ou não! Obrigada :D

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Boa tarde, sou aluna do 11º ano do curso ciências e tecnologias e estou com algumas dificuldades a escolher as disciplinas que irei ter para o ano. Sempre quis ter Biologia e Química como disciplinas opcionais mas há um pequeno problema. Na escola em que me encontro só possuem os pares de disciplinas Biologia e Psicologia e TIC e Física. Não tenho qualquer problema em mudar de escola, mas o meu receio é que ao ir para Biologia e Química não tenha tão bons resultados como se fosse para Biologia e Psicologia ou TIC e Física. Este último par de disciplinas acho que já está excluído, uma vez que odeio física e isso notou-se no exame! Mas Biologia e Psicologia... Gostaria de saber opiniões de pessoas que tiveram Química/Psicologia para ver se a transferência de escola no último ano do secundário merece a pena ou não! Obrigada :D
Olá! Antes de tudo: não é TIC, é API (Aplicações Informáticas B). :P

Então, este ano tive as disciplinas que referes, Química e Psicologia B, e vou-te dar a minha opinião acerca delas. Psicologia é uma disciplina muito mais teórica do que Química, no sentido em que é muito mais "marranço puro" do que compreensão propriamente dita. Começas a falar do sistema nervoso, genética, e depois passas para os processos mentais (cognitvos, conativos, etc). Como pessoa que gostou de Filosofia no 11º, não achei Psicologia muito atraente, esperava muito mais dela.
Já Química foi muito melhor do que aquilo que estava à espera. É muito menos marranço e bem mais compreensão. Eu não estudava muito para os testes e tirava 19-20 com alguma facilidade (e isto em Psicologia não foi bem assim xD). O programa de Química é relativamente extenso, começas por rever coisas de 10º/11º (tabela periódica, redox e afins), depois passas para os metais, pilhas, iões complexos, dás um bocado de ácido-base, química orgânica, gases ideais, etc.

Ambas as disciplinas são relativamente fáceis para ter boa nota, embora Psicologia possa depender muito do teu professor.

No 11º, na altura da escolha, coloquei a seguinte ordem de preferência: Física, Psicologia, Química e Inglês porque queria ter Física e Psicologia (não abriu). Hoje teria trocado a ordem e teria colocado Física e Química em primeiro. De facto, gostei muito mais de Química e não achei, de todo, muito mais difícil. Boa sorte ;)

• Like
Reactions: Alterado

Marta9

Membro
Matrícula
9 Julho 2017
Olá! Antes de tudo: não é TIC, é API (Aplicações Informáticas B). :p

Então, este ano tive as disciplinas que referes, Química e Psicologia B, e vou-te dar a minha opinião acerca delas. Psicologia é uma disciplina muito mais teórica do que Química, no sentido em que é muito mais "marranço puro" do que compreensão propriamente dita. Começas a falar do sistema nervoso, genética, e depois passas para os processos mentais (cognitvos, conativos, etc). Como pessoa que gostou de Filosofia no 11º, não achei Psicologia muito atraente, esperava muito mais dela.
Já Química foi muito melhor do que aquilo que estava à espera. É muito menos marranço e bem mais compreensão. Eu não estudava muito para os testes e tirava 19-20 com alguma facilidade (e isto em Psicologia não foi bem assim xD). O programa de Química é relativamente extenso, começas por rever coisas de 10º/11º (tabela periódica, redox e afins), depois passas para os metais, pilhas, iões complexos, dás um bocado de ácido-base, química orgânica, gases ideais, etc.

Ambas as disciplinas são relativamente fáceis para ter boa nota, embora Psicologia possa depender muito do teu professor.

No 11º, na altura da escolha, coloquei a seguinte ordem de preferência: Física, Psicologia, Química e Inglês porque queria ter Física e Psicologia (não abriu). Hoje teria trocado a ordem e teria colocado Física e Química em primeiro. De facto, gostei muito mais de Química e não achei, de todo, muito mais difícil. Boa sorte ;)
Muito obrigada pelo teu testemunho e desculpa o erro :P
Sinceramente gosto mais de disciplinas que sejam mais dinâmicas e não só de ler e "decorar", sendo assim Química está a ganhar ahaha!! Obrigada mais uma vez :D

Amália Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
15 Janeiro 2017
Olá! Estou no 11º ano no curso de Ciência e Tecnologia e não faço ideia do que escolher como disciplinas opcionais para o ano. E o que dificulta mais é não ter em vista nenhum curso que queira seguir quando acabar o 12º ano. No meu caso tenho uma maior tendência para a Matemática e para a Fisíca, só que também gosto de certas matérias de química.
O meu primeiro pensamento foi escolher Física e Química mas tenho medo de ser uma sobrecarga, podendo estragar-me a média. Uma outra alternativa, que depende muito da matéria que se dá na química de 12, era escolher física e API, que para mim parece ser muito fácil ter boa nota uma vez que muito conhecimento em computadores. Com todas estas dúvidas gostava de saber a opinião de antigos alunos de 12ºano que me possam esclarecer sobre cada disciplina e as disciplinas que se calhar deva escolher, de maneira a serem boas bases para um curso que esteja mais relacionado com física e matemática.