Disciplinas opcionais do 12º ano

Biologia de 12º é muito importante para quem queira seguir uma área da saúde? Isto é, se escolher um curso como medicina ou biologia, o facto de não ter tido essa opcional vai prejudicar-me na faculdade?

Boas,eu vou acabar o 11ºano com negativa a duas disciplinas(Física e Química A,e Biologia e Geologia);transito para o 12ºano com duas negativas;
A minha questão é:
Para o 12ºano eu vou ter Psicologia,Matemática,Português e Educação Física.Mas como eu tive negativa a FSQ e Bio Geo,não me poderei inscrever,numa diciplina anual(Física/Biologia/Química/Geologia).
Como é que vai ser;anulo essa disciplina anual e em vez de 5 disciplinas terei 4?

O meu conselho é escolher uma disciplina que tu estejas interessada e outra que seja "fácil" para te ajudar na média. Já que és boa inglês tentar continuar. Se não abrir vai para psicologia B que também é acessível mesmo que nao tenhas interesse naquilo. Como gostas de biologia essa seria a 2ª disciplina.
Muito obrigada pelo conselho, foi exatamente isso que eu fiz, mas espero mesmo que abra inglês!

Biologia de 12º é muito importante para quem queira seguir uma área da saúde? Isto é, se escolher um curso como medicina ou biologia, o facto de não ter tido essa opcional vai prejudicar-me na faculdade?
Não, de todo. Ficas apenas com umas "luzinhas", nada mais. Não te prejudica de forma alguma ;)

• Like
Reactions: tigs
Olá
Vou passar para o 12°ano e inscrevi-me em geografia c e economia c. Gostava de saber o que é q se dá nessas disciplinas.
Obrigado

• Like
Reactions: Bremer Pereira
Olá
Vou passar para o 12°ano e inscrevi-me em geografia c e economia c. Gostava de saber o que é q se dá nessas disciplinas.
Obrigado
Olá. Não tive economia c, pelo que nessa disciplina não posso dizer nada :p
Geografia C é baseada em Geopolítica, é diferente daquilo que se dá em Geografia A, ficando mais semelhante com História. O programa aborda a globalização (causas, agentes, consequências) e faz uma abordagem sobre o século XX, Guerra Fria, ascensão do Japão, focos de conflito, principais potências mundiais, fluxos migratórios, pobreza, indíces que avaliam a qualidade de vida (idh, ipm, etc). Na minha opinião, é uma disciplina muito interessante :) espero ter ajudado com algo~

O que me podem dizer acerca de Biologia e Psicologia B / Inglês ?

O que me podem dizer acerca de Biologia e Psicologia B / Inglês ?
só posso falar de biologia e inglês
Biologia no 12º ano é bastante interessante (acabas por dar o sistema reprodutor, os métodos contracetivos, sistema imunitário e também genética) e, de uma forma geral, costuma ser muito acessível, é muito mais fácil tirar boas notas do que em BG, e mesmo o nível de dificuldade e exigência não tem nada a ver, como não há exame nacional as coisas tendem a ser bem mais fáceis.
Quanto a Inglês, é mais do mesmo. Não me lembro de aprender nada de novo, os temas eram quase todos repetidos, e portanto dava para tirar facilmente boas notas sem ter de estudar, eu nem me preocupava com inglês.
Portanto, são 2 disciplinas boas para quem quer ficar com uma boa nota e ter pouco trabalho.

Bom dia,
Eu vou agora para o 12 e a escolha das disciplinas é algo que me preocupa. Eu tenho a sorte de na minha escola poder escolher 3( entre biologia, física, química, api, psicologia e economia C). A questão é que eu não sei se devo ir para a área das engenharias ou para a área da saúde. A única coisa que já dou quase como decidida é ir para Lisboa. Qual é a vossa opinião? São difíceis? Conseguirei tirar 20 para não descer muito a média?
Obrigada

Bom dia,
Eu vou agora para o 12 e a escolha das disciplinas é algo que me preocupa. Eu tenho a sorte de na minha escola poder escolher 3( entre biologia, física, química, api, psicologia e economia C). A questão é que eu não sei se devo ir para a área das engenharias ou para a área da saúde. A única coisa que já dou quase como decidida é ir para Lisboa. Qual é a vossa opinião? São difíceis? Conseguirei tirar 20 para não descer muito a média?
Obrigada
Eu no meu 12 tive Biologia e é uma disciplina facil de ter boas notas . Psicologia é a base de decorar mas com minimo de estudo é facil.
Tive colegas em Fisica que mudaram no fim do 1 periodo por ser dificil.

• Like
Reactions: ~tahani~
dessas todas só tive psicologia e posso dizer pela minha experiência, que é uma disciplina bastante interessante que dá muito prazer de estudar (meeh, pessoalmente não gosto de uma matéria, mas no geral é muito interessante e acessível)

Bom dia,
Obrigada

Eu no 12º tive Química e Biologia.

Química eu achei bastante fácil, só precisava de estudar 2 dias antes dos testes e conseguia tirar 19 e 20 nos testes. A matéria eu achei bastante interessante. Se gostaste de química em FQ de certeza que vais gostar de Química de 12º.

Biologia depende do teu professor/a. Eu tive um professor que fazia os testes tão difíceis como os de BG no 10/11º. A dificuldade era tão semelhante que tive a mesma nota, 17. No entanto, também há professores que facilitam a disciplina consegues tirar 18, 19 ou 20. A matéria até é interessante, mas só algumas partes, isto na minha opinião, como a Genética e o Sistema Imunitário, o resto nem gostei muito.

O que até é frequente acontecer é os professores facilitarem a vida aos alunos porque sabem perfeitamente que o objetivo daquelas disciplinas é subir médias. Na minha escola, p.ex. no caso de Física, o professor responsável por essa disciplina dava exercícios na aula muito semelhantes àqueles que saíam nos testes. Em Psicologia, a minha professora também facilitou imenso: dava-nos o tema das 2 perguntas de desenvolvimento e nós sistematizávamos a matéria em casa e depois chegávamos ao teste e já saía tudo seguidinho. Em Biologia, embora tenha tido 2 professoras, ambas facilitaram imenso: faziam perguntas de resposta direta ou escolha múltipla, o que acabava por ajudar.
Assim, como não sei o que costuma acontecer na tua escola, o melhor conselho que te posso dar é escolheres disciplinas sobre as quais gostarias de saber mais, mesmo que não tenha muito a ver com a área que queres seguir. Eu vou seguir uma Engenharia e escolhi Psicologia e Biologia porque eram disciplinas que eu gostaria de ter. Além de que, se gostares da disciplina tiras boas notas quer o professor te facilite a vida, quer não. Se facilitar é mesmo rumo ao 20 :P
Espero ter ajudado!

Na minha escola quase toda a gente tira 20 a api e biologia também é o meu stor que dá e ele disse para não me preocupar com a disciplina dele, ou seja, estas duas disciplinas são mais acessíveis. A questão é que eu acho que faz muito mais sentido ter física e química devido a que quase todas as engenharias precisem dessas disciplinas.

Na minha escola quase toda a gente tira 20 a api e biologia também é o meu stor que dá e ele disse para não me preocupar com a disciplina dele, ou seja, estas duas disciplinas são mais acessíveis. A questão é que eu acho que faz muito mais sentido ter física e química devido a que quase todas as engenharias precisem dessas disciplinas.
A matéria que dás no 12º ano é só para encher chouriços e não influencia muito para a universidade! Se fosse a ti escolhia as disciplinas que achas que consegues melhor nota para melhorares a tua média.

• Like
Reactions: Leonor Fernandes