Disciplinas opcionais do 12º ano

Boa tarde,
Vou para o 12º ano e as minhas opcionais são Af e Biologia. Escolhi Biologia porque a física química 10º e 11º só consegui 11, e gosto mais de biologia. Acontece que na minha turma antiga quase toda a gente escolheu química ou física em vez de biologia, mesmo aqueles alunos que querem medicina.
Alguém me pode informar qual o grau de dificuldade destas disciplinas ( Biologia / Química? Será que compensa cair de para quedas noutra turma...? Não sei o que fazer

Boa tarde,
Vou para o 12º ano e as minhas opcionais são Af e Biologia. Escolhi Biologia porque a física química 10º e 11º só consegui 11, e gosto mais de biologia. Acontece que na minha turma antiga quase toda a gente escolheu química ou física em vez de biologia, mesmo aqueles alunos que querem medicina.
Alguém me pode informar qual o grau de dificuldade destas disciplinas ( Biologia / Química? Será que compensa cair de para quedas noutra turma...? Não sei o que fazer
Pode variar de escola para escola como é óbvio, mas normalmente Biologia é mesmo muito simples. A matéria não é nada de complicado e os testes também costumam ser bastante acessíveis. Aliás, eu só estudava mesmo 1/2 dias antes dos testes, porque realmente não era preciso mais.
Quanto às outras disciplinas não te posso ajudar, visto que não as tive. :)

Boa tarde,
Olá, também já tinha pedido opinião sobre química de 12º e houve uma pessoa daqui ( @fi94 ) que me disse o seguinte acerca de química de 12º, passo a citar:
"Dás pilhas (como funcionam, tipos de pilhas), a oxidação de metais (corrosão) de forma mais aprofundada, técnicas de extração de metais (eletrólise, por redução com um metal mais redutor, etc.), proteção de metais da corrosão (ânodo de sacrifício, galvanização...), efeito tampão (aqui tens que ter bases de 11º de equilíbrio químico e reações ácido-base), compostos de coordenação a.k.a. complexos (não é de forma muito aprofundada), catalizadores...Depois dás de forma mais "aprofundada" como se ligam os átomos e moléculas (TLV e TOM, matérias um bocado "esquisitas"), química orgânica - nomenclatura IUPAC (é um bocado daquilo que deste no 10º, mas mais aprofundado e complexo...Hidrocarbonetos (Alcanos, Alcenos, Alcinos), Classes Álcool, Éster, Éter, Ácidos carboxílicos, Cetona, Amina, Amida, Aldeídos... Isto é dado a partir do "estudo" das frações do petróleo (Isomerização e cracking catalítico) e polímeros; Tipos de isómeros), Leis dos Gases ideais, Reações nucleares e radioatividade, polímeros (a parte que mais detestei, sinceramente xD reações de polimerização: condensação e adição, compósitos)... O grau de dificuldade da disciplina vai depender muito do professor com que apanhares. Se apanhares com algum que decida dar o programa com seriedade, penso que química não é a melhor opção... "

Foi depois do que ele me disse que eu decidi não escolher química, e optei por psicologia. A minha primeira opcional sempre foi biologia, para além de sempre ter gostado muito mais do que de física e química, sei que na minha escola é bastante acessível.
Espero ter ajudado, boa sorte!

Olá, encontro-me no final do 11.º ano em Ciências e Tecnologias. Sendo que pretendo seguir gestão, ou seja, a escolha da área foi errada, seria possível agora no 12.º ano optar por ter por exemplo Economia C e Sociologia?? Ou tenho que escolher uma entre Biologia, Geologia, Física e Química?

Olá @Bárbara T
Olá, encontro-me no final do 11.º ano em Ciências e Tecnologias. Sendo que pretendo seguir gestão, ou seja, a escolha da área foi errada, seria possível agora no 12.º ano optar por ter por exemplo Economia C e Sociologia?? Ou tenho que escolher uma entre Biologia, Geologia, Física e Química?
És obrigada a ter pelo menos uma de entre essas últimas 4, sim.

Olá, como tenho que decidir entre quimica e fisica no 12º ano , gostava de saber o que achaste de quimica.

Vou citar a minha mensagem doutro tópico referente à Química de 12º:

Química falas novamente sobre a Tabela Periódica e fazes distribuições eletrónicas (mais desenvolvido do que no 10º visto que também aprendes a fazer para os grupos de transição bem como algumas exceções às regras que normalmente se segue), ligações químicas, oxidação-redução (chegas a fazer uma pilha),catalisadores, metais complexos, fala-se por alto da destilação fracionada e cracking do petróleo, voltas a falar novamente de nomenclaturas de alcanos (e agora de alcenos e alcinos) bem como de alcoóis e éteres , isomerias, polaridades de moléculas (again, mais ou menos como no 10º) e estudas a entalpia de reações.

Tem por fim um capítulo sobre materiais que não dei até agora (e honestly espero não dar porque parece secante 😅 )

No geral é uma disciplina que tenho muito interesse e é até que fácil (estou com 17 até agora, tenho alguns 18/19 na minha turma, aparentemente a média da turma nessa disciplina ronda os 16,55...embora sejamos apenas 11 nessa aula não é uma média baixa na minha opinião 😂)

PS: Sorry se me alonguei demasiado 😂

Olá a todos,

Eu estou a acabar o 12º ano este ano, contudo acho que terei de repetir mais um ano, não só para melhor a minha média, como também para frequentar uma nova disciplina opcional que irei utilizar para me candidatar ao sistema superior estrangeiro. Eu este ano tive como disicplinas anuais Biologia e Psicologia B, em ambas tive 20. Contudo, por motivos que não vale a penas explicar agora, eu iria necessitar de frequentar e de ser avaliado á disicplina anual de Quimica. A minha pergunta é: Como eu já conclui as minhas disiciplinas anuas e ás duas tive 20, já não há nada a melhorar, mas mesmo assim é possível para o ano eu inscrever-me em Química? E se em Quimica também tiver 20, para a média final quais são as duas disicplinas que vão ser utilizadas?

Obrigado pela atenção

Oláa, alguém por favor me dê uma ajuda xD
Ainda não sei que disciplinas escolher no 12.º, psicologia está numa das minhas opções mas tenho medo que seja muito complicado ou parecido a filosofia e me lixe. Alguém fez psicologia e foi soft ?

Ainda não sei que disciplinas escolher no 12.º, psicologia está numa das minhas opções mas tenho medo que seja muito complicado ou parecido a filosofia e me lixe. Alguém fez psicologia e foi soft ?
Alô! Eu escolhi psicologia e biologia e foram ambas bastante fáceis. Na minha perspectiva, psicologia acaba por se assemelhar um bocadinho a filosofia, mas os professores facilitam muito e a maioria da avaliação é feita através de trabalhos/apresentações. É assim em qualquer disciplina de opção, só se tiveres mesmo zero dedicação é que tiras má nota.

• Like
Reactions: sasembrina
Psicologia foi soft, era das dusciplinas favoritas dos alunos com notas até mais baixas, porque em Psic subiam para 14 ou mais. Depende da tua dedicação e da escola, mas, normalmente, é acessível.

• Like
Reactions: sasembrina
Alô! Eu escolhi psicologia e biologia e foram ambas bastante fáceis. Na minha perspectiva, psicologia acaba por se assemelhar um bocadinho a filosofia, mas os professores facilitam muito e a maioria da avaliação é feita através de trabalhos/apresentações. É assim em qualquer disciplina de opção, só se tiveres mesmo zero dedicação é que tiras má nota.
Aaaaa thank uuuu ! Sim, normalmente por ser uma disciplina à qual não temos exame facilitam, espero que aqui seja assim xD
Post automatically merged:

Psicologia foi soft, era das dusciplinas favoritas dos alunos com notas até mais baixas, porque em Psic subiam para 14 ou mais. Depende da tua dedicação e da escola, mas, normalmente, é acessível.
A minha média agora sem os exames é 17 e só preciso manter, mas não me queria meter em coisas complicadas então espero que seja fácil para mim xD e obrigada !

• Like
Reactions: Ariana_
Bem, para o ano vou estar no 12ºano... Sinceramente, de toda a gente da minha turma vamos escolher todos psicologia mas depois vêm a outra disciplina obrigatória que temos de escolher. Maior parte vai para clássicos de literatura porque eu sou de LH mas eu não quero seguir clássicos mas sim, inglês ou outra disciplina. O meu medo é que por uma disciplina eu tenha que ser movido de turmas e eu não queria deixar esta turma pois todos me deixam confortável e "seguro"

Olá. A escolha das disciplinas do 12 ano influenciam o curso que se irá escolher?
Por exemplo.se uma pessoa quer seguir a area da saúde ,no 12 ano pode escolher aplicações informáticas ?
Quais sao as disciplinas mais adequadas para seguir saúde e engenharias?
Obrigado

Olá. A escolha das disciplinas do 12 ano influenciam o curso que se irá escolher?
Por exemplo.se uma pessoa quer seguir a area da saúde ,no 12 ano pode escolher aplicações informáticas ?
Quais sao as disciplinas mais adequadas para seguir saúde e engenharias?
Obrigado
Não influencia, a única coisa que influencia são os exames nacionais. Contudo, algumas disciplinas por exemplo biologia para a área da saúde pode ajudar a teres algumas bases nalgumas cadeiras da faculdade.