Disciplinas opcionais do 12º ano

Na realidade não posso dizer muito, porque o meu professor não dava realmente Química nas aulas. Ele falou connosco mais sobre o futuro dos novos materiais e sobre o futuro do nosso país na parte científica e económica. E também muito sobre cultura no geral. Os nossos trabalhos de casa eram procurar notícias científicas que nos interessassem e apresentá-las à turma.
Claro que tinha de fazer testes e por isso, ele deu alguma Química, mas nada aprofundado. Na minha opinião, pelo que sei segue muito a Química de 11.º ano e acrescenta umas coisas e a parte que não tem haver com o 11.º é muito básica.
No fundo também depende muito dos professores se vais ou não gostar da disciplina... Eu escolhi Química pelo professor mesmo tal como Psicologia B e correu-me muito bem o ano!!!
Obrigada :)

• Like
Reactions: Carolina1311
Boa tarde, estou no 11º ano e não sei que disciplinas deva escolher para o ano.
A minha escola deixa-me escolher entre química, física, biologia, aplicações informáticas, inglês e psicologia.
Estava a pensar em escolher biologia e aplicações informáticas porque tinha boas notas a biologia e tenho alguma facilidade em coisas relacionadas com informática (não sei se ajuda na disciplina).
Como tenho 19 a inglês nestes 2 anos, não sei se este terceiro ano vai fazer média com os 2 anteriores ou se vai ser classificado como uma nota diferente.
Gostaria de alguns conselhos pfv.
Olá! Estou a acabar agora o 12° em Ciências e Tecnologias e as opcionais que tive foram biologia e psicologia. Na minha opinião, são disciplinas super acessíveis e interessantes para ter no 12, pois se te empenhares um bocadinho consegues ter notas mesmo muito boas e subir bastante a tua média!!
Não te esqueças de seguir os teus interesses e aquilo que te ajudará no futuro, se tiveres oportunidade para tal!
Boa sorte para o 12! 🤓

Olá a todos. Eu estou a pensar em entrar em farmácia mas n sei o que escolher no 12. Acham que devo escolher biologia e API ou biologia e química?

Olá, neste momento, acabei o 11ano com uma "boa" média (16.7), na área de ciências e tecnologias. No entanto, quero seguir um curso de Direito na faculdade e notei que tinha de escolher obrigatoriamente uma disciplina que faz parte do meu curso (biologia, geologia, física ou química).
Gostava de saber se existe algum processo que me permite efetuar somente opções pelas quais estou interessada? Por exemplo, posso anular uma disciplina e frequentar outra (até sem que haja avaliação, só por vontade e interesse)? Por outro lado, caso não for possível, quais são as opções da minha área mais acessíveis? Obrigada.

Última edição:
Por favor, alguém me ajude a escolher a disciplina opcional que vou seguir para o ano, é urgente e não sei mais o que fazer!
Eu estou na dúvida entre biologia e química ou biologia e inglês, pois embora digam que a química de 12 ano é super chata, além de dar para subir a minha média, também é quase certinho que fico numa turma com bons alunos, horários e professores. Agora quanto a Biologia e Inglês... eu adoroo inglês, e dar para subir a média também, o problema é que eu já vou ter inglês no instituto, então será que devo ter na escola também? E além disso, se escolher biologia e inglês, não tenho garantia que me calhe uma boa turma, visto que ninguém da minha turma com médias altas escolheu essa disciplina. (E não quero passar o ano a fazer trabalhos de grupo sozinha)
Que faço? A escolha já me ligou 2 vezes para eu fazer a matrícula, mas eu não me consigo mesmo decidir.
Eu queria seguir engenharia e gestão industrial ou talvez linguas e relações internacionais, mas não vou escolher física porque dizem que é puxado e pode descer-me a média (que precisa de ser alta), e também não quero ficar numa turma onde não conheço ninguém. Que faço?
P.S. Tive 19 a Física e química a, 19 a Biologia e Geologia e 20 a inglês

Por favor, alguém me ajude a escolher a disciplina opcional que vou seguir para o ano, é urgente e não sei mais o que fazer!
Eu estou na dúvida entre biologia e química ou biologia e inglês, pois embora digam que a química de 12 ano é super chata, além de dar para subir a minha média, também é quase certinho que fico numa turma com bons alunos, horários e professores. Agora quanto a Biologia e Inglês... eu adoroo inglês, e dar para subir a média também, o problema é que eu já vou ter inglês no instituto, então será que devo ter na escola também? E além disso, se escolher biologia e inglês, não tenho garantia que me calhe uma boa turma, visto que ninguém da minha turma com médias altas escolheu essa disciplina. (E não quero passar o ano a fazer trabalhos de grupo sozinha)
Que faço? A escolha já me ligou 2 vezes para eu fazer a matrícula, mas eu não me consigo mesmo decidir.
Eu queria seguir engenharia e gestão industrial ou talvez linguas e relações internacionais, mas não vou escolher física porque dizem que é puxado e pode descer-me a média (que precisa de ser alta), e também não quero ficar numa turma onde não conheço ninguém. Que faço?
Olá! Não tens possibilidade de escolher Química e Inglês? Ou queres mesmo ter Biologia?

Olá! Não tens possibilidade de escolher Química e Inglês? Ou queres mesmo ter Biologia?
Sim, eu queria ter mesmo biologia, pois queria dar pelo menos uma vez genética, já que na universidade não vou seguir nada relacionado com isso, visto que não quero mesmo trabalhar num laboratório.

Sim, eu queria ter mesmo biologia, pois queria dar pelo menos uma vez genética, já que na universidade não vou seguir nada relacionado com isso, visto que não quero mesmo trabalhar num laboratório.
Nesse caso, e tendo em consideração os pontos que para ti importam, talvez Biologia e Química fosse uma boa opção.
1) Há maiores possibilidades de ficares com bons alunos/ professores/ horários;
2) Possibilidade de subires a média;
3) Com um 20 a Inglês e considerando que podes vir a estudá-lo mais tarde na universidade, eu diria que seria interessante ires para Química.

• Like
Reactions: Samília
Eu queria seguir engenharia e gestão industrial ou talvez linguas e relações internacionais, mas não vou escolher física porque dizem que é puxado e pode descer-me a média (que precisa de ser alta), e também não quero ficar numa turma onde não conheço ninguém. Que faço? sigo a razão (biologia e química) ou a emoção (biologia e inglês)?

Sim, mas queria mesmo ter biologia, pois queria dar a genética pelo men
Nesse caso, e tendo em consideração os pontos que para ti importam, talvez Biologia e Química fosse uma boa opção.
1) Há maiores possibilidades de ficares com bons alunos/ professores/ horários;
2) Possibilidade de subires a média;
3) Com um 20 a Inglês e considerando que podes vir a estudá-lo mais tarde na universidade, eu diria que seria interessante ires para Química.
Ok obrigadaa

Porque não escolher química e inglês?
No 12ºano temos de escolher discilplinas que subam a média e que sejam interessantes para o nosso curso na universidade, por isso, para ti e segundo os teus gostos era melhor essas duas.
No 12º ano dás genética, mas também das outras coisas como imunidade e se não gostares de outros temas se não a genetica pode se tornar chato para ti.
E acho que seguir ingles sempre é uma mais valia!!

• Like
Reactions: Samília
Porque não escolher química e inglês?
No 12ºano temos de escolher discilplinas que subam a média e que sejam interessantes para o nosso curso na universidade, por isso, para ti e segundo os teus gostos era melhor essas duas.
No 12º ano dás genética, mas também das outras coisas como imunidade e se não gostares de outros temas se não a genetica pode se tornar chato para ti.
E acho que seguir ingles sempre é uma mais valia!!
Pois, eu queria mesmo ter inglês. Só uma pergunta, o que escolheste?

Minha opinião: Biologia e Química (visto que tens já o bónus do Inglês no instituto)
Bons estudos!

Boa tarde, estou no 11º ano e não sei que disciplinas deva escolher para o ano.
A minha escola deixa-me escolher entre química, física, biologia, aplicações informáticas, inglês e psicologia.
Estava a pensar em escolher biologia e aplicações informáticas porque tinha boas notas a biologia e tenho alguma facilidade em coisas relacionadas com informática (não sei se ajuda na disciplina).
Como tenho 19 a inglês nestes 2 anos, não sei se este terceiro ano vai fazer média com os 2 anteriores ou se vai ser classificado como uma nota diferente.
Gostaria de alguns conselhos pfv.
Olá! Eu acabei o 12 ano agora. Contudo as minhas escolhas foram física e aplicações. Não me dei bem com aplicações e mudei para biologia e psicologia. Foi a melhor escolha que fiz!
Aprendi bastante e são disciplinas bastantes interactivas

Olá a todos. Eu estou a pensar em entrar em farmácia mas n sei o que escolher no 12. Acham que devo escolher biologia e API ou biologia e química?
Eu acabei o 12º este ano e escolhi biologia e química. A meu ver, biologia de 12º é muito chill, acabei com 20. Química também não achei muito difícil, é muito à base de matérias que já deste no 10/11, mas talvez um bocado mais aprofundado. Dizem que API sobe a média, mas na minha escola houve melhores notas a química do que propriamente em API. Em química não tive que estudar muito e acabei com 19. Se queres ir para farmácia, penso que o mais útil seria biologia e química, mas a escolha é tua.

Olá! Vou agora para o 12º ano (Línguas e Humanidades) e sinceramente não sei que disciplinas escolher!! Como pretendo tirar psicologia na universidade, vejo me bastante intressada nessa, apesar de não saber exatamente as diferenças entre Psicologia vs. Sociologia. Precisava de subir consideravelmente a média e pensei em Espanhol, uma vez que é muito acessível no entanto na minha escola nunca abre.. Ouvi falar de Economia C, no entanto como não tenho Matemática à algum tempo (e também nunca tive facilidade) o que acham?
Olá, provavelmente já venho um pouco tarde, já deves ter escolhido as disciplinas... Mas terminei agora o 12.º ano em CT e tive Economia C, nem sei bem porquê, acho que na altura queria abrir novos horizontes ;)
Sobre a disciplina, é relativamente acessível. Tive 19 no primeiro e 20 nos dois últimos períodos. A matéria é interessante, à base de cultura geral e É uma mais valia. Segundo os meus colegas que tiveram Economia A, não tem nada a ver, damos alguns conceitos, mas super básicos e nunca tive de fazer uma conta. Também acredito que dependerá muito do Professor... Mas foi graças a esta disciplina que comecei a interessar-me mais por assuntos da atualidade, e que também aprendi a fazer trabalhos (nível faculdade!).
Há vários temas que se podem abordar, os escolhidos pela minha escola foram Crescimento Económico e Desenvolvimento, Economia sustentável e Direitos Humanos (o meu favorito!!). Acima de tudo, a disciplina mostrou-me realidades que eu realmente desconhecia!
Mas esta foi a minha situação, talvez seja melhor informares-te com a situação da tua escola!
Boas férias!

• Like
Reactions: anahhenriques
Olá
Eu acho que não há volta a dar (não tenho 100% de certeza) e terás que frequentar uma dessas.
Depois tens outra opcional e ainda podes ter extracurriculares.
Por isso poderás escolher duas que te interessem

Olá
Eu acho que não há volta a dar (não tenho 100% de certeza) e terás que frequentar uma dessas.
Depois tens outra opcional e ainda podes ter extracurriculares.
Por isso poderás escolher duas que te interessem
Confirmo.