Disciplinas

Fredd_

Membro Caloiro
Matrícula
25 Agosto 2025
Olá, estou meio perdido, é possível fazer uma disciplina de 2°ano no 1°ano?
e já agora se alguém pudesse explicar, os minors e opções livres, dizem lá (2.ºano), deixa-me meio confuso!

Olá, estou meio perdido, é possível fazer uma disciplina de 2°ano no 1°ano?
e já agora se alguém pudesse explicar, os minors e opções livres, dizem lá (2.ºano), deixa-me meio confuso!
Depende muito do curso e instituição e se a cadeira tem precendencias ou não; não sabendo quais são fica um pouco complexo tentar ajudar. Regra geral, em princípio podes fazer uma cadeira de 2º ano no teu 1º ano curricular, mas tem em conta que se a sugerem no 2º ano é porque provavelmente fará mais sentido fazer nesse ano. Diria para tentares seguir o plano de estudos sugerido para o teu curso.

obrigado, é FLUL-Estudos Africanos, e não é propriamente o curso que queria, e agora quando estava a fazer matrícula vi coisas interessantes nas opções livres e minors. Eles têm um percurso recomendado, e coisas como opções livres e minors só aparecem no 2°ano, no entanto, não era o percurso que mais me apetecia, porque nem sei se o levo até ao fim, mas provavelmente deveria seguir as recomendações…

obrigado, é FLUL-Estudos Africanos, e não é propriamente o curso que queria, e agora quando estava a fazer matrícula vi coisas interessantes nas opções livres e minors. Eles têm um percurso recomendado, e coisas como opções livres e minors só aparecem no 2°ano, no entanto, não era o percurso que mais me apetecia, porque nem sei se o levo até ao fim, mas provavelmente deveria seguir as recomendações…
Nesse caso, podes inscrever-te nas opcionais, desde que consigas vaga nas cadeiras. A minha sugestão é pesquisares bem todas as cadeiras que te interessam mais e tentas inscrever-te nessas sempre que possível, preenchendo as restantes com as obrigatórias de Estudos Africanos que tenhas de fazer já este ano.