Discussão - Exame de Português 2019 1ª fase

Só eu é que acho que os critérios da pergunta 1 do Grupo I estão extremamente mal atribuídos? A pergunta é: "Apresente duas características desse espaço e exemplifique ..." e nos critérios baseiam-se nos sentimentos que o sujeito poético sente com esse espaço... Ao fazerem esta pergunta estão claramente a remeter-nos para apresentar características físicas desse lugar (daí eu ter falado de ser um ambiente ventoso)

Fui o único que interpretou sendo modalidade epistémica com valor de certeza? Na minha escola vários interpretaram
Pus isso tmb😢 mesmo quando estava a tocar para entregar, mudei para epistemica, e tinha posto deontica com valor de obrigação 😡 Moral da história: nunca mudar nada á última da hora xd
Post automatically merged:

Só eu é que acho que os critérios da pergunta 1 do Grupo I estão extremamente mal atribuídos? A pergunta é: "Apresente duas características desse espaço e exemplifique ..." e nos critérios baseiam-se nos sentimentos que o sujeito poético sente com esse espaço... Ao fazerem esta pergunta estão claramente a remeter-nos para apresentar características físicas desse lugar (daí eu ter falado de ser um ambiente ventoso)
Sameeee , tmb referi as características do ambiente( belo, ventoso...)

Pus isso tmb😢 mesmo quando estava a tocar para entregar, mudei para epistemica, e tinha posto deontica com valor de obrigação 😡 Moral da história: nunca mudar nada á última da hora xd
Post automatically merged:

Sameeee , tmb referi as características do ambiente( belo, ventoso...)
Também tive esse problema na questão 1 do grupo I.
Agora resta esperar.
Mas desejo sorte a todos, a sério! E por muito que achem o exame importante e apesar de ele contar o que conta, não é um exame que vos define! 🙂

Só eu é que acho que os critérios da pergunta 1 do Grupo I estão extremamente mal atribuídos?
Sim, concordo. Os critérios do exame estão muito rigorosos. No entanto, eles colocaram nos critérios "ou outros considerados igualmente relevantes", o que significa que vai depender da bondade de cada corretor. Temos os tapados que colocam errado por a tua resposta não ser exatamente a que está nos critérios e temos os corretores experientes, que, embora a resposta não esteja muito igual, eles sabem que tu entendes a matéria e que percebeste o essencial da questão e colocam certo.

• Like
Reactions: 18M2001
Sim, concordo. Os critérios do exame estão muito rigorosos. No entanto, eles colocaram nos critérios "ou outros considerados igualmente relevantes", o que significa que vai depender da bondade de cada corretor. Temos os tapados que colocam errado por a tua resposta não ser exatamente a que está nos critérios e temos os corretores experientes, que, embora a resposta não esteja muito igual, eles sabem que tu entendes a matéria e que percebeste o essencial da questão e colocam certo.
Também foste dos que caracterizaste a paisagem da tal "ilha"?

Também foste dos que caracterizaste a paisagem da tal "ilha"?
Na primeira questão, falei do ambiente paradisíaco da ilha e das suas paisagens ímpares e falei dos elementos associados ao mar, que estavam visíveis na segunda estrofe. Por exemplo, esta parte dos elementos associados ao mar não está nos critérios, mas a minha stora disse que estava correto na mesma. Assim, vamos ver a nota e se vir que apanhei um corretor cromo peço reapreciação.

Na primeira questão, falei do ambiente paradisíaco da ilha e das suas paisagens ímpares e falei dos elementos associados ao mar, que estavam visíveis na segunda estrofe. Por exemplo, esta parte dos elementos associados ao mar não está nos critérios, mas a minha stora disse que estava correto na mesma. Assim, vamos ver a nota e se vir que apanhei um corretor cromo peço reapreciação.
Teoricamente, abordei o mesmo que tu.
Relativamente à reapreciação, se pedirmos podemos candidatar-nos na mesma à 1° Fase?

Também falei do ambiente marinho e do vento que se associava ao pensamento do sujeito lírico. Espero apanhar um corretor que me conte isso !!!

• Like
Reactions: Ryuki and 18M2001
Em que parte de "o Ano da Morte de Ricardo Reis" é abordado o adultério por parte de pai de Marcenda?
O pai de Marcenda ia a Lisboa para ir ter com a amante. A aspeto de Marcenda ter de ir ao médico era apenas uma desculpa.

Lá está, acho que os critérios deviam contemplar mais opções, até porque aposto que há corretores que se limitam a olhar para lá e a ver se o que está escrito coincide ou não.

• Like
Reactions: Beatriz Tx
O pai de Marcenda ia a Lisboa para ir ter com a amante. A aspeto de Marcenda ter de ir ao médico era apenas uma desculpa.

Lá está, acho que os critérios deviam contemplar mais opções, até porque aposto que há corretores que se limitam a olhar para lá e a ver se o que está escrito coincide ou não.
Sim, são os corretores tapadinhos, por isso rezem que vos calhe um experiente.
Nos critérios, está lá a indicação " ou outros considerados relevantes", o que significa que a correção é deixada ao critério do corretor nesse caso.

Por acaso não falei no mau tempo, esqueci-me :/
Mas entretanto, aproveitei para falar no livro que Reis requisitou no Highland Brigade, the god of labyrinth de Herbert Quain e comparei com a forma labiríntica que Reis deambulava por uma Lisboa bem diferente daquela em que ele antes tinha vivido
Achas que falei o suficiente para uma boa cotação? :)
Sem dúvida um dos aspetos interessantes do livro! (Também acho muito curioso o apelido Quain 🌝 )
Nos critérios, nomeadamente na parte C, diz que outros aspetos podem ser considerados. Eu falei de haver uma crítica à cidade de Lisboa, por ser uma cidade feia, triste e atrasada. A não ser que apanhe um corretor tapado, devo ter certo, digo eu.
Desde que tenhas relacionado essa mesma Lisboa com o tempo histórico, não vejo por que razão o corretor te penalizaria.
Fiz o mesmo, mas modalidade deôntica com valor genérico. Enfim, é a mania de complicar o que é simples. Acho que depende do corretor...
Não penses assim, não foi exatamente complicar o que é simples. Depois de no ano passado começarem a atribuir 0 pontos a quem não metesse "oração subordinada substantiva completiva", sem avisarem nada previamente (porque antes não era assim), acho que todo o "trauma" é pouco.

• Like
Reactions: Alchofras
Atrapalhei-me um bocado com o tempo e acabei a composição mesmo perto do final da compensação, não tive tempo de contar a sua palavras! Sei que mais de 80 tenho mas não sei se chega a 200, alguém sabe quanto desconta?

Atrapalhei-me um bocado com o tempo e acabei a composição mesmo perto do final da compensação, não tive tempo de contar a sua palavras! Sei que mais de 80 tenho mas não sei se chega a 200, alguém sabe quanto desconta?
1 ponto por cada palavra a menos, sendo o máximo de desconto 5 pontos.

Eu meti modalidade deôntica com valor de imposição acham que consideram?
Aí dependerá do corretor. Por exemplo, tens os corretores experientes que sabem que tu entendeste a matéria e podem deixar passar e tens os tapados que colocam mal tudo o que não estiver exatamente como nos critérios.

Aí dependerá do corretor. Por exemplo, tens os corretores experientes que sabem que tu entendeste a matéria e podem deixar passar e tens os tapados que colocam mal tudo o que não estiver exatamente como nos critérios.
Não creio que seja exatamente o caso. Eu penso que os critérios são rígidos na gramática e os profs não costumam "deixar passar", é diferente do resto do exame. Caso eles deixassem falhar o valor modal, isso seria indicado nos critérios, como acontece noutros exames "refere a modalidade certa, mas indica outro valor modal". Assim sendo, tem cotação quem acertou, e tem metade quem apenas referiu "(modalidade) deôntica" ou "valor de obrigação".

Não creio que seja exatamente o caso. Eu penso que os critérios são rígidos na gramática e os profs não costumam "deixar passar", é diferente do resto do exame. Caso eles deixassem falhar o valor modal, isso seria indicado nos critérios, como acontece noutros exames "refere a modalidade certa, mas indica outro valor modal". Assim sendo, tem cotação quem acertou, e tem metade quem apenas referiu "(modalidade) deôntica" ou "valor de obrigação".
Mas como ele disse valor de "implicação" , talvez o corretor deixe passar. No ano passado, houve stores que eu conheço que deixaram passar alunos que tinham colocado "tempo" ou "coesão de tempo" numa coesão qualquer que apareceu e o IAVE apenas permitiu "coesão temporal", entendes?