Documento Correspondência Exames Expirados a Código de PI para MPIC

TTFF

Membro Caloiro
Matrícula
5 Fevereiro 2021
Bom dia,

Irei este ano como já referi num post anterior, concorrer em Mudança de Par/Instituição Curso com exames realizados em 2012.
Este ano ingressei pelo concurso geral de acesso com um exame que não será contemplado na mudança. (Ficha ENES não se aplica).

Entretanto embora se tenham alterado o número de módulos dos programas avaliados em exame nacional para ambas as disciplinas (História e Português) que passaram só da matéria do 12ºano para os três anos, estes e as suas classificações constam na minha Certidão de Habilitações à frente da disciplina e o código de exame e de PI é igualzinho hoje ao dessa altura embora não esteja lá plasmado. A meu ver e da secretaria da minha escola secundária, este documento serve perfeitamente para comprovar esta situação e é válido.

Acontece que os serviços académicos da instituição a que pretendo concorrer me torceram o nariz relativo ao comprovativo de realização das provas de ingresso, mas recusaram abrir e confirmar a sua validade antes da abertura do concurso em Abril.
A Sra. dos SA, estava um pouco na dúvida que a certidão de habilitações comprovasse a realização das PI (expiradas para CNAES, mas supostamente válidas neste concurso) o que segundo a minha escola é algo de espantar pois não me sabem indicar mais nenhum documento que os possa satisfazer.

Eu face a isto já pedi até um documento extra que é um extrato de classificações para acompanhar a certidão, contudo são praticamente iguais, e em nenhum dos dois documentos que referi, vem lá a associação direta do código de exame e de PI, como vem tão claramente nas fichas ENES, embora saibamos que correspondem.

Apenas consta no lado esquerdo das colunas o código da disciplina e classificações como quem conhece estas certidões já saberá. Por exemplo Português N186, História N130 e classificações internas e de exame à frente.

Alguém me consegue confirmar que isto possa ser apenas um lapso da assistente dos SA ou se existe mais alguma forma de comprovar esta situação, ou se por lapso meu e da minha escola nos está a faltar algo?

Obrigado.

Porungda

Membro
Matrícula
13 Dezembro 2020
Provavelmente os SA torceram o nariz mais para o caso do Português, por entrar o acordo ortográfico, as obras contempladas em exame mudaram bastante, e até ao fim ao cabo, a maior parte da gramática alterou de uma maneira ou de outra (ou a nomenclatura, ou especificações mais rígidas, ou até mais latas - como os complementos oblíquos -). Ou seja, tendo em consideração que o número da prova se mantém, mas que o programa alterou de tal modo que não podem ser consideradas "as mesmas provas" ao nível de avaliar as capacidades pretendidas atualmente no Português do Secundário.

Espero ter elucidado um pouco.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Bom dia,

Irei este ano como já referi num post anterior, concorrer em Mudança de Par/Instituição Curso com exames realizados em 2012.
Este ano ingressei pelo concurso geral de acesso com um exame que não será contemplado na mudança. (Ficha ENES não se aplica).

Entretanto embora se tenham alterado o número de módulos dos programas avaliados em exame nacional para ambas as disciplinas (História e Português) que passaram só da matéria do 12ºano para os três anos, estes e as suas classificações constam na minha Certidão de Habilitações à frente da disciplina e o código de exame e de PI é igualzinho hoje ao dessa altura embora não esteja lá plasmado. A meu ver e da secretaria da minha escola secundária, este documento serve perfeitamente para comprovar esta situação e é válido.

Acontece que os serviços académicos da instituição a que pretendo concorrer me torceram o nariz relativo ao comprovativo de realização das provas de ingresso, mas recusaram abrir e confirmar a sua validade antes da abertura do concurso em Abril.
A Sra. dos SA, estava um pouco na dúvida que a certidão de habilitações comprovasse a realização das PI (expiradas para CNAES, mas supostamente válidas neste concurso) o que segundo a minha escola é algo de espantar pois não me sabem indicar mais nenhum documento que os possa satisfazer.

Eu face a isto já pedi até um documento extra que é um extrato de classificações para acompanhar a certidão, contudo são praticamente iguais, e em nenhum dos dois documentos que referi, vem lá a associação direta do código de exame e de PI, como vem tão claramente nas fichas ENES, embora saibamos que correspondem.

Apenas consta no lado esquerdo das colunas o código da disciplina e classificações como quem conhece estas certidões já saberá. Por exemplo Português N186, História N130 e classificações internas e de exame à frente.

Alguém me consegue confirmar que isto possa ser apenas um lapso da assistente dos SA ou se existe mais alguma forma de comprovar esta situação, ou se por lapso meu e da minha escola nos está a faltar algo?

Obrigado.
Estás um pouco à mercê de como a instituição interpreta o regulamento. Por ser um concurso local da instituição, é a própria que define os critérios do concurso, dentro de uns mais gerais. Isto significa que essa instituição pode recusar a tua candidatura, mas outra instituição pode aceitar.

O meu conselho é insistires com os SA e fazeres um bocadinho de choradinho sobre como não conseguirias ir repetir exames este ano, por causa da pandemia, querias evitar isso e que se não puderes ingressar por esse concurso, não vais conseguir concorrer a mais nada que queiras. Vê o que te respondem ou se foi só uma resposta daquela técnica do serviço.

Se a resposta se mantiver da parte deles, procura informar-te do mesmo curso noutras instituições. Se responderem positivamente, até podes contactar novamente os SA e dizer-lhes que eles não aceitam, mas a instituição X trocou email com a seguinte info e inseres a resposta que te deram. Isto só para ver se a resposta deles mantém-se.

Caso continuem a recusar, ou procuras outra instituição ou vais a exame nacional, são as melhores opções... Sugeri estas acções porque já lidei com questões nos SA chatas e (não sei se é um problema geral ou não), às vezes técnicos diferentes dão respostas diferentes 😅 🙃

Boa sorte!

• Like
Reactions: Porungda

TTFF

Membro Caloiro
Matrícula
5 Fevereiro 2021
Olá obrigado pela tua resposta.

Isso é de facto interessante perspetivando este concurso, eu entendo e respeito essas mudanças e se eles me quisessem informar depois de verem a certidão ou com algum regulamento ou lei eu submeter-me ia sem problema ás provas de M23 ou exame nacional, o que me chateia é esta ambivalência e depois em cima da jogada ter de andar atrás de documentos, ou ter de estar a inscrever-me preventivamente em exames nacionais sem necessidade ou pior pagar pela inscrição fora de prazo.

Contudo o que me parece é que a nível regulamentar em si esse tipo de vicissitudes programáticas não estão contempladas nem poderiam ser usadas como argumento uma vez que ainda por cima os códigos são iguais. Mas por isso mesmo vim cá pedir a vossa opinião.

Vamos esquecer 2012. Imagina que foi feito em 2018, também já não era válido e não vem em ficha ENES, que documento uso para demonstrar a equivalência indubitavel do meu exame e respetivo código de PI para este concurso?

Caso contrário torna-se redundante o "em qualquer ano letivo" do regulamento.

Nada disto quer dizer que a minha candidatura não seja aceite ou a certidão não seja aceite eu só quero evitar depois ter de estar sob-pressão, faltar ao trabalho e afins no periodo do concurso em si.

Porungda

Membro
Matrícula
13 Dezembro 2020
A Ariana respondeu muito bem relativamente aos técnicos dos SA. Um dia dizem uma coisa, outro dia outra. Passei por isso ao criarem o Regulamento UMinho que revolucionou algumas regras (neste caso que experienciei, as prescrições), um dia diziam ser sem retroativos, depois passado meses disseram ser com retroativos, e no final do ano a única que ainda defendia ser sem retroativos foi a única com razão no meio do corpo todo de atendimento dos SA.

TTFF

Membro Caloiro
Matrícula
5 Fevereiro 2021
Pois lá está SAs é aquela roda da sorte. Aquilo que eu e a secretaria da secundária brincámos um bocado foi que a Sra. era uma novata que não percebia nada do assunto mas nunca se sabe.😄😅

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá obrigado pela tua resposta.

Isso é de facto interessante perspetivando este concurso, eu entendo e respeito essas mudanças e se eles me quisessem informar depois de verem a certidão ou com algum regulamento ou lei eu submeter-me ia sem problema ás provas de M23 ou exame nacional, o que me chateia é esta ambivalência e depois em cima da jogada ter de andar atrás de documentos, ou ter de estar a inscrever-me preventivamente em exames nacionais sem necessidade ou pior pagar pela inscrição fora de prazo.

Contudo o que me parece é que a nível regulamentar em si esse tipo de vicissitudes programáticas não estão contempladas nem poderiam ser usadas como argumento uma vez que ainda por cima os códigos são iguais. Mas por isso mesmo vim cá pedir a vossa opinião.

Vamos esquecer 2012. Imagina que foi feito em 2018, também já não era válido e não vem em ficha ENES, que documento uso para demonstrar a equivalência indubitavel do meu exame e respetivo código de PI para este concurso?

Caso contrário torna-se redundante o "em qualquer ano letivo" do regulamento.

Nada disto quer dizer que a minha candidatura não seja aceite ou a certidão não seja aceite eu só quero evitar depois ter de estar sob-pressão, faltar ao trabalho e afins no periodo do concurso em si.
Eu percebo o teu argumento, eles estão a pegar numa das regras da legislação geral do concurso e a subvertê-la para a interpretação deles (ou, pelo menos, dessa técnica em questão). No entanto, infelizmente, o que estão a fazer é válido. Tanto quanto sei, não há um documento que comprove que o teu exame está apto para o concurso, sendo de programa diferente ou não. O que podes entregar é o histórico com a nota e o que poderias fazer era ir buscar a legislação antiga do programa de Português da altura do teu exame e argumentares que os conteúdos que foram abordados e a estrutura da prova são tão válidos quanto um exame mais recente e de programa diferente do actual (ou seja, 2017 e anteriores). E, novamente, argumenta sempre que em regulamento menciona "em qualquer ano lectivo" e que isso dá lugar a interpretações ambíguas.

É uma chatice grande, mas estas são as vias de acção que estou a ver, de momento. Além disso, recomendo que fixes o nome da senhora que te está a dar essas respostas, porque caso entretanto fales com um técnic@ diferente, consegues sempre dizer "pois, mas a sua colega X esteve a dizer o seguinte" e será útil, caso posteriormente queiras fazer uma queixa no livro de reclamações, por exemplo.

TTFF

Membro Caloiro
Matrícula
5 Fevereiro 2021
Eu percebo o teu argumento, eles estão a pegar numa das regras da legislação geral do concurso e a subvertê-la para a interpretação deles (ou, pelo menos, dessa técnica em questão). No entanto, infelizmente, o que estão a fazer é válido. Tanto quanto sei, não há um documento que comprove que o teu exame está apto para o concurso, sendo de programa diferente ou não. O que podes entregar é o histórico com a nota e o que poderias fazer era ir buscar a legislação antiga do programa de Português da altura do teu exame e argumentares que os conteúdos que foram abordados e a estrutura da prova são tão válidos quanto um exame mais recente e de programa diferente do actual (ou seja, 2017 e anteriores). E, novamente, argumenta sempre que em regulamento menciona "em qualquer ano lectivo" e que isso dá lugar a interpretações ambíguas.

É uma chatice grande, mas estas são as vias de acção que estou a ver, de momento. Além disso, recomendo que fixes o nome da senhora que te está a dar essas respostas, porque caso entretanto fales com um técnic@ diferente, consegues sempre dizer "pois, mas a sua colega X esteve a dizer o seguinte" e será útil, caso posteriormente queiras fazer uma queixa no livro de reclamações, por exemplo.
Ai ai, bem obrigado pelas vossas respostas, irei tentar por telefone mas creio que só terei o veredicto quando for analisado mesmo pelo júri do concurso pela última resposta dela. Argumentaram que não vão abrir a certidão por garantir "igualdade de oportunidades", LOL não estou a pedir nenhuma vantagem ou para concorrer já, só para saber se é válido para depois submeter no concurso!! È que estes concursos custam 70 euros! Imagina não estar válido para MPIC e eu ia por M23 é logo 2x isso, uma chatisse mesmo! Emfim...

Obrigado!

• Like
Reactions: Ariana_

Porungda

Membro
Matrícula
13 Dezembro 2020
Atenção, se assim não der recomendaria Exame Nacional face a M23, porque M23 és avaliado sem conhecimento de critérios das provas, para muito poucas vagas (o máximo umas 10 num curso com 150 vagas), e ainda te massacram com entrevista e análise de currículo (que não sei se terás ou não para o curso em questão um currículo favorável). Sem saber o par Instituição/Curso alvo não posso opinar, mas não é nada raro ter concorrência muito feroz para cursos mais "cobiçados".

• Like
Reactions: Ariana_

TTFF

Membro Caloiro
Matrícula
5 Fevereiro 2021
Atenção, se assim não der recomendaria Exame Nacional face a M23, porque M23 és avaliado sem conhecimento de critérios das provas, para muito poucas vagas (o máximo umas 10 num curso com 150 vagas), e ainda te massacram com entrevista e análise de currículo (que não sei se terás ou não para o curso em questão um currículo favorável). Sem saber o par Instituição/Curso alvo não posso opinar, mas não é nada raro ter concorrência muito feroz para cursos mais "cobiçados".
Sim eu concordo, aliás razões essas entre outras pelas quais este ano fui fazer exame e não utilizei essa via. Apenas considerei a hipótese porque a diferença ao contrário de Economia que ia ser uma prova chapada do exame nacional, é que a prova de Português é generalista não tens que saber a (meta)gramática, nem ter conhecimento de quaisquer obras literárias.

E confesso que voltar áquelas obras, estudar aquele lingo de gramática não me apetece minimamente, mais o exame de PT é de todos o que sinto que depende mais do examinador.

Emfim tenho sempre o exame deste ano válido para uma candidatura suplementar mesmo que não seja o plano A é um plano B aceitável, dado que também nesta altura estou na faculdade mais como complemento curricular do que como urgência ou para aceder a determinada profissão.

Depois atualizo aqui o post, mesmo também para quem venha a passar por situações semelhantes.

Obrigado!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
a prova de Português é generalista não tens que saber a (meta)gramática, nem ter conhecimento de quaisquer obras literárias.
Aviso já que depende da prova dos M23 a que te referes. Não sendo provas que tenham a matéria chapada do secundário, dão-te bibliografia obrigatória para leres, bibliografia essa às vezes indisponível para compra, pelo que terias de andar a procurar em bibliotecas pelo livro e ainda teres o percalço desse livro poder não estar disponível para requisitar e só poderes consultar. Mesmo não sendo provas que avaliem a gramática e as obras do secundário, são provas exigentes (basta olhar para a quantidade de pessoas que chumbou na ULisboa, por exemplo e perceber que se calhar a via menos chata é mesmo estudar para o exame)...
E confesso que voltar áquelas obras, estudar aquele lingo de gramática não me apetece minimamente, mais o exame de PT é de todos o que sinto que depende mais do examinador.
Percebo a chatice, mas se começares a estudar agora, aos poucos, só analisares o programa e o que precisas mesmo de estudar, já era um bom caminho, para caso precises fazer a prova. De resto, tens razão, o exame de PT depende um bocado depois da interpretação do corrector dos critérios, mas uma reclamação nos M23, não tendo critérios, é muito mais difícil do que uma do ensino secundário (eu própria reclamei do meu exame de Português e subi 3 valores).

De resto, só posso desejar boa sorte, escolhas fazer o exame ou escolhas outro plano!

• Like
Reactions: Porungda