documentos necesarios para acesso ao exame nacional portugues pelo contingente de vagas para emigrantes

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

alemodain

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2020
Meu filho é nacional portugues residente no Brasil e irá se inscrever para o exame nacional portugues pelo contingente de cotas para emigrantes. No consulado de Portugal no Rio dd janeiro não souberam informar quais os documentos necessários precisamos inscrição no contingente. No site do Dges também não informam qual documentos e o nome do documento específico. Por favor me ajudem, como devo pedir esse documento no consulado se nem eles sabem informar.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @alemodain
Meu filho é nacional portugues residente no Brasil e irá se inscrever para o exame nacional portugues pelo contingente de cotas para emigrantes. No consulado de Portugal no Rio dd janeiro não souberam informar quais os documentos necessários precisamos inscrição no contingente. No site do Dges também não informam qual documentos e o nome do documento específico. Por favor me ajudem, como devo pedir esse documento no consulado se nem eles sabem informar.
Há 2 coisas separadas aqui:
1) Inscrição nos exames nacionais, que deve ser feita numa escola secundária em Portugal. As inscrições são por volta de fevereiro/março. As datas de 2021 ainda não são conhecidas.
2) Candidatura ao ensino superior, onde pede o tal contingente de emigrante. Essa candidatura é feita online e tem de submeter os tais documentos extra, que são detalhados aqui:

alemodain

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2020
Olá @alemodain

Há 2 coisas separadas aqui:
1) Inscrição nos exames nacionais, que deve ser feita numa escola secundária em Portugal. As inscrições são por volta de fevereiro/março. As datas de 2021 ainda não são conhecidas.
2) Candidatura ao ensino superior, onde pede o tal contingente de emigrante. Essa candidatura é feita online e tem de submeter os tais documentos extra, que são detalhados aqui:
Olá. Para conseguir fazer a inscrição do meu filho no exame nacional através do contingente de emigrantes preciso anexar um documento que prova que ele vive fora de Portugal. No consulado português no Brasil eles não sabiam que documento é esse. Eu já sei os tramites para escrevê-lo, mas não sei o nome ou tipo de documento que preciso para comprovar a inscrição pelo contingente de emigrante

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá. Para conseguir fazer a inscrição do meu filho no exame nacional através do contingente de emigrantes preciso anexar um documento que prova que ele vive fora de Portugal. No consulado português no Brasil eles não sabiam que documento é esse. Eu já sei os tramites para escrevê-lo, mas não sei o nome ou tipo de documento que preciso para comprovar a inscrição pelo contingente de emigrante
A inscrição no exame nacional é feita independentemente do contingente com que concorre depois. Creio que está a misturar as coisas.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
daniel_r_md ULisboa documentos restritos Universidade de Lisboa 0
M Documentos para a matricula. Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Problemas com os documentos para a bolsa 2020/2021 Bolsas e Residências 4
H Bolsas: documentos adicionais Bolsas e Residências 1
M Bolsa de Estudo: documentos necessários Bolsas e Residências 1
S Documentos a apresentar dos cursos TESP Concurso Nacional e Locais - Público 4
C Enviar documentos para o UK? Geral 2
S Documentos necessários na matrícula Candidatos 2019/2020 1
João_Melo332 Que documentos levar para a matrícula na Faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 1
F17 Entrega de documentos fora do prazo (URGENTE)! Bolsas e Residências 1
M Documentos de apoio ao estudo Ensino Secundário 1
I Mundança de Curso e Documentos necessários Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
B Bolsas : documentos em falta Bolsas e Residências 3
L Falta de Documentos para transferência de universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
BananaPower UC Declaração para Viajar entr conselhos Universidade de Coimbra 0
juliana Gonçalves2708 provas de ingresso específicas para os do profissional e artistico Concurso Nacional e Locais - Público 2
A Calculadora TI 84 Plus não liga. Qual a melhor para a faculdade? Geral 0
Ricardo Luís É física de 12ºano importante para engenharia informática do IST? Tecnologias 4
inesoliveira53 Entrevista para Bolsa de Estudo Bolsas e Residências 1
Ângela0104 Educação básica é necessário mestrado para trabalhar numa creche? fiquei com duvidas Educação 2
É Websites como Explicamat para outras disciplinas (FQ,BG,PT,ING) Ensino Secundário 0
R engenharia para o espaço Tecnologias 9
P Ajuda para organização e métodos de estudo Ensino Superior 5
C Conselhos para decidir o curso Ensino Superior 3
Leonardo Viegas Qual a melhor dupla licenciatura para juntar a Economia? Ensino Superior 1
S Mudança de curso/instituição de um politécnico para universidade? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Equivalências de disciplinas na mudança de privada para pública Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
1 Urgente curso para trabalhar num banco Ensino Superior 2
Ângela0104 Possiveis estrategias para entrar na universidade Concurso Nacional e Locais - Público 2
L Livro (Para) Textos Recursos do professor 8º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
H Exame nacional para terminar secundário Ensino Secundário 3
12345teste Exame 2ª fase a contar para a 1ª fase candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 1
T (para)textos português 8 ano urgente Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
AnaML 28 anos - posso autopropor me aos exames para candidatura à uni no estrangeiro? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
1 A nota a Educação Física conta para nota de acesso ao Ensino Superior? Ensino Secundário 4
P O que fazer para 2021? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
J Estar em Ciências e tecnologias e querer ir para Direito Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Mudança de Tesp para licenciatura Concursos e Regimes Especiais 1
miguel9ac Bolsa de estudos para doutoramento no Brasil Bolsas e Residências 1
I Livro de preparação para exame português (pdf) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 31
C Preparação para o Exame Final Nacional - Português - 11.º Ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Preciso do manual do professor (soluções)do livro Raio-X 10 se tiverem mandem para este email:cdebodareja@gmail.com Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
A Conteúdo online para Cálculo I, Química e Elementos da Física Ensino Superior 1
meg999 pc para arquitetura paisagista Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
C Geografia A livro para exame Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Lum Possíveis caminhos para Ciências Políticas e Relações Internacionais Ciências Sociais e Serviços 1
Bia2021 AJUDA para Antero de Quental Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Explicações de Matemática e FQ para exames secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
A Dia de começo de aulas para a segunda fase Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 6
V Mudar de curso para curso não pertencente à área de estudo do Secundário Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3