Documentos necessários - inscrição como externo

tobiasramos

Membro
Matrícula
7 Fevereiro 2023
Boas!

Já me licenciei mas pretendo tirar uma nova licenciatura: desse modo, quero fazer exames na escola onde fiz o secundário.

Sei que agora a inscrição realiza-se através do PIEPE: sendo que conclui o secundário em 2015, que documentos é que preciso de apresentar na inscrição online? E depois preciso de apresentar o quê exatamente na minha escola quando for pagar a inscrição? Sendo que é no meu secundário de origem, não preciso de apresentar nenhum certificado de habilitações, certo? Eu já tinha tentado tirar esta dúvida, mas acho que não fui suficientemente claro na minha explicação e posso ter induzido quem leu em erro (culpa minha).

Obrigado pela atenção!

documentos é que preciso de apresentar na inscrição online?
Certificado de habilitações e comprovativo de morada, bem como cartão de cidadão.
Sendo que é no meu secundário de origem, não preciso de apresentar nenhum certificado de habilitações, certo?
Em teoria, tens de o apresentar na mesma. Na prática, podem facilitar isso se falares com eles, mas mais vale precaveres-te. Não deve custar nada, e deve chegar mandar um email para eles te emitirem o certificado. Entre mandar um email a perguntar se é preciso certificado e mandar um a pedir o certificado...
E depois preciso de apresentar o quê exatamente na minha escola quando for pagar a inscrição?
Dinheiro, obviamente, e talvez cartão de cidadão.

Já lhes mandei, mas acho que mandei para um errado visto que ainda não me responderam....

Depois dos exames continua a ser só a ficha ENES?
Liga para lá e pergunta para que endereço deves mandar o email.

Depois dos exames, só deves precisar da ficha ENES e do cartão de cidadão.

Liga para lá e pergunta para que endereço deves mandar o email.

Depois dos exames, só deves precisar da ficha ENES e do cartão de cidadão.
Basicamente, liguei para lá ontem de manhã e disseram-me para ir lá e comprar o requerimento e preenchê-lo, mas hoje responderam-me finalmente ao mail e mandaram-me o requerimento e dados bancários para depois pagar quando enviar o documento preenchido, e depois enviam-me o certificado.
Tenho só duas dúvidas relativas ao requerimento: na primeira imagem, qual daquelas partes preencho para aquilo que depois preciso de anexar no PIEPE? E preencho esta parte em cima também?

Attachments

• imagem_2023-03-10_141838917.png
    imagem_2023-03-10_141838917.png
    22.3 KB · Visitas: 8
  • imagem_2023-03-10_141927153.png
    imagem_2023-03-10_141927153.png
    12.1 KB · Visitas: 7
Seria melhor colocares estas perguntas à tua escola, sendo que esse requerimento foi feito por eles - não é universal - e no meu caso não foi preciso nada disso, só me pediram o nome, nº do processo e nº do CC. Também não precisei de pagar por nada excepto a própria inscrição no exame.

Para o PIEPE, serve qualquer documento que ateste que concluíste o ensino secundário - ou seja, qualquer um dos cinco excepto o "de frequência". Eu escolhia "comprovativo da conclusão".

Última edição:
Seria melhor colocares estas perguntas à tua escola, sendo que esse requerimento foi feito por eles - não é universal - e no meu caso não foi preciso nada disso, só me pediram o nome, nº do processo e nº do CC. Também não precisei de pagar por nada excepto a própria inscrição no exame.

Para o PIEPE, serve qualquer documento que ateste que concluíste o ensino secundário - ou seja, qualquer um dos cinco excepto o "de frequência". Eu escolhia "comprovativo da conclusão".
Já lhes tinha enviado mail a perguntar também, agora só me devem responder segunda, mas de qualquer maneira já estou esclarecido e encaminhado. Muito obrigado pela ajuda!