Documentos necessários - inscrição como externo

tobiasramos

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2023
Boas!

Já me licenciei mas pretendo tirar uma nova licenciatura: desse modo, quero fazer exames na escola onde fiz o secundário.

Sei que agora a inscrição realiza-se através do PIEPE: sendo que conclui o secundário em 2015, que documentos é que preciso de apresentar na inscrição online? E depois preciso de apresentar o quê exatamente na minha escola quando for pagar a inscrição? Sendo que é no meu secundário de origem, não preciso de apresentar nenhum certificado de habilitações, certo? Eu já tinha tentado tirar esta dúvida, mas acho que não fui suficientemente claro na minha explicação e posso ter induzido quem leu em erro (culpa minha).

Obrigado pela atenção!

sigis

Membro Dux
Matrícula
26 Maio 2020
documentos é que preciso de apresentar na inscrição online?
Certificado de habilitações e comprovativo de morada, bem como cartão de cidadão.
Sendo que é no meu secundário de origem, não preciso de apresentar nenhum certificado de habilitações, certo?
Em teoria, tens de o apresentar na mesma. Na prática, podem facilitar isso se falares com eles, mas mais vale precaveres-te. Não deve custar nada, e deve chegar mandar um email para eles te emitirem o certificado. Entre mandar um email a perguntar se é preciso certificado e mandar um a pedir o certificado...
E depois preciso de apresentar o quê exatamente na minha escola quando for pagar a inscrição?
Dinheiro, obviamente, e talvez cartão de cidadão.

sigis

Membro Dux
Matrícula
26 Maio 2020
Já lhes mandei, mas acho que mandei para um errado visto que ainda não me responderam....

Depois dos exames continua a ser só a ficha ENES?
Liga para lá e pergunta para que endereço deves mandar o email.

Depois dos exames, só deves precisar da ficha ENES e do cartão de cidadão.

tobiasramos

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2023
Liga para lá e pergunta para que endereço deves mandar o email.

Depois dos exames, só deves precisar da ficha ENES e do cartão de cidadão.
Basicamente, liguei para lá ontem de manhã e disseram-me para ir lá e comprar o requerimento e preenchê-lo, mas hoje responderam-me finalmente ao mail e mandaram-me o requerimento e dados bancários para depois pagar quando enviar o documento preenchido, e depois enviam-me o certificado.
Tenho só duas dúvidas relativas ao requerimento: na primeira imagem, qual daquelas partes preencho para aquilo que depois preciso de anexar no PIEPE? E preencho esta parte em cima também?

Attachments

• imagem_2023-03-10_141838917.png
    imagem_2023-03-10_141838917.png
    22.3 KB · Visitas: 8
  • imagem_2023-03-10_141927153.png
    imagem_2023-03-10_141927153.png
    12.1 KB · Visitas: 7

sigis

Membro Dux
Matrícula
26 Maio 2020
Seria melhor colocares estas perguntas à tua escola, sendo que esse requerimento foi feito por eles - não é universal - e no meu caso não foi preciso nada disso, só me pediram o nome, nº do processo e nº do CC. Também não precisei de pagar por nada excepto a própria inscrição no exame.

Para o PIEPE, serve qualquer documento que ateste que concluíste o ensino secundário - ou seja, qualquer um dos cinco excepto o "de frequência". Eu escolhia "comprovativo da conclusão".

Última edição:

tobiasramos

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2023
Seria melhor colocares estas perguntas à tua escola, sendo que esse requerimento foi feito por eles - não é universal - e no meu caso não foi preciso nada disso, só me pediram o nome, nº do processo e nº do CC. Também não precisei de pagar por nada excepto a própria inscrição no exame.

Para o PIEPE, serve qualquer documento que ateste que concluíste o ensino secundário - ou seja, qualquer um dos cinco excepto o "de frequência". Eu escolhia "comprovativo da conclusão".
Já lhes tinha enviado mail a perguntar também, agora só me devem responder segunda, mas de qualquer maneira já estou esclarecido e encaminhado. Muito obrigado pela ajuda!