Dois exames “obrigatórios” no 11º?

brunacosta03

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Bom dia a todos!

Disseram-me que este ano (estou no 11) preciso de fazer dois exames obrigatoriamente. Apenas precisava do exame de inglês para prova de ingresso e mais dois no 12.

Terei mesmo que fazer dois? Ou apenas faço aqueles que preciso?
Caso os exames voltem a ser obrigatórios (não sei se já divulgaram algo sobre isso), tens realmente que fazer pelo menos 2.
 

Ariana_

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Bom dia a todos!

Disseram-me que este ano (estou no 11) preciso de fazer dois exames obrigatoriamente. Apenas precisava do exame de inglês para prova de ingresso e mais dois no 12.

Terei mesmo que fazer dois? Ou apenas faço aqueles que preciso?
Além do que te informaram, esses 2 exames têm de ser às tuas duas bienais específicas à partida, ou Filosofia. Inglês como é Formação Geral e não Específica, não pode ser feito a contar 30% da nota (ao contrário do caso de Filosofia). Ou seja, se quiseres fazer Inglês vais ter 3 exames. Não é razão de preocupação, é perfeitamente possível, Inglês não te baixa a nota interna e ficas com mais possibilidades de provas de ingresso caso venhas a mudar de opções.
 
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Além do que te informaram, esses 2 exames têm de ser às tuas duas bienais específicas à partida, ou Filosofia. Inglês como é Formação Geral e não Específica, não pode ser feito a contar 30% da nota (ao contrário do caso de Filosofia). Ou seja, se quiseres fazer Inglês vais ter 3 exames. Não é razão de preocupação, é perfeitamente possível, Inglês não te baixa a nota interna e ficas com mais possibilidades de provas de ingresso caso venhas a mudar de opções.
De certeza? Todos os professores a que eu tirei essa dúvida disseram-me que podia escolher exame de inglês e outro, assim contava como dois.
 

Porungda

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De certeza? Todos os professores a que eu tirei essa dúvida disseram-me que podia escolher exame de inglês e outro, assim contava como dois.
O exame de Inglês só pode contar como prova de ingresso, não conta para a conclusão do secundário (assumindo que se retorna aos exames obrigatórios). O que importa são as disciplinas de exame e não o número de exames que fazes.
 

RDelares

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Bom dia a todos!

Disseram-me que este ano (estou no 11) preciso de fazer dois exames obrigatoriamente. Apenas precisava do exame de inglês para prova de ingresso e mais dois no 12.

Terei mesmo que fazer dois? Ou apenas faço aqueles que preciso?
Olá! Espero responder à tua questão.

Primeiramente, apenas poderás poder fazer exames opcionais como provas de ingresso, se assim o Estado divulgar (se for como nos últimos anos, só nos será divulgado a partir do mês de abril). Se nada for dito, teremos de fazer dois exames obrigatoriamente (que contará como nota interna, isto é, valerá 30% da nota da disciplina).

Segundamente, se os exames forem obrigatórios como o modelo pré-pandemia, tens de realizar certos exames. Como estás no 11ºano, tens de realizar obrigatoriamente 2 exames das tuas disciplinas bienais específicas. Imagina que estás em Línguas e Humanidades, e em específica tens Geografia A e MACS. Terás de realizar exame a estas duas disciplinas, mas também poderás optar por, se assim quiseres, trocar um desses exames por um exame das disciplinas de formação geral - filosofia ou a língua de formação geral (I, II ou III) que escolheste (geralmente é inglês). Se tiveres o inglês como disciplina de formação geral (com 3 horas semanais), poderás trocar um dos exames (imagina que trocas o de MACS) pelo exame de inglês. Assim realizarias os exames de Geografia A e o de Inglês. O que não podes fazer é trocar os dois: por exemplo, trocares os de MACS e de Geografia A pelos exames de Filosofia e de Inglês (como formação geral) - isto não pode acontecer. Se quisesses fazer também o de Filosofia, terias de então fazer o de Inglês, Filosofia e uma das específicas (neste exemplo, podes fazer o de MACS ou o de Geografia A). Caso quisesses fazer exame externo a uma disciplina que não tivesses (continuando com o mesmo exemplo, Biologia e Geologia, disciplina que não é de Línguas e Humanidades), terias de fazer 3 exames - os de Geografia A e MACS (lembrando que podes trocar um destes dois por Filosofia ou pela língua de formação geral que escolheste) e Biologia e Geologia.

Resumidamente, se quiseres fazer o exame de Inglês (se o tiveres como disciplina de formação geral), poderás realizar dois exames: um exame de disciplina de formação específica e trocares o outro pelo Inglês (desta forma, se quiseres fazer mais exames - o de filosofia e/ou outro - estes não contabilizariam nada para a nota interna). Assim, esses dois exames contariam com 30% da nota interna de cada uma das disciplinas.
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O exame de Inglês só pode contar como prova de ingresso, não conta para a conclusão do secundário (assumindo que se retorna aos exames obrigatórios). O que importa são as disciplinas de exame e não o número de exames que fazes.
Cuidado não é bem assim! O exame de Inglês, numa situação de exames obrigatórios, poderá sim contar para a conclusão do secundário (com peso de 30% da nota interna), numa das seguinte situações: - quando a disciplina é de formação específica (se não souberes distinguir é fácil - é de formação geral quando tens mais de 6/7 horas semanais dessa disciplina - excluindo o Português -, é de formação geral quando tens apenas 3 horas semanais; geralmente, só os de Línguas e Humanidades é que às vezes têm línguas estrangeiras como específicas); - ou quando, sendo de formação geral, trocas uma das disciplinas de formação específica por Inglês.
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De certeza? Todos os professores a que eu tirei essa dúvida disseram-me que podia escolher exame de inglês e outro, assim contava como dois.
Exatamente! Podes fazer isso se o Inglês for de formação geral (o outro exame a escolher teria de ser uma das tuas disciplinas de formação específica). Se o inglês for de formação específica, mais fácil é: fazes o de inglês e, ou fazes exame a outra disciplina de formação específica, ou fazes exame de uma das disciplinas bienais de formação geral (ou filosofia ou a língua estrangeira de formação geral - que não é o inglês, visto que esta disciplina, neste caso, estaria como disciplina de formação específica).
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Além do que te informaram, esses 2 exames têm de ser às tuas duas bienais específicas à partida, ou Filosofia. Inglês como é Formação Geral e não Específica, não pode ser feito a contar 30% da nota (ao contrário do caso de Filosofia). Ou seja, se quiseres fazer Inglês vais ter 3 exames. Não é razão de preocupação, é perfeitamente possível, Inglês não te baixa a nota interna e ficas com mais possibilidades de provas de ingresso caso venhas a mudar de opções.
Como expliquei lá em cima, não é bem assim, cuidado! (a partir daqui considerei que para ti o inglês é disciplina de formação geral) Filosofia e Inglês são disciplinas de formação geral, dos quais uma delas pode ser a substituição para uma das disciplinas específicas bienais quando se fizer exame. Assim, se fizeres um exame de formação específica bienal, poderás trocar o outro por Inglês. Desta forma, cada uma dessas duas disciplinas, teriam como 30% da sua nota interna o exame nacional.
 
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Olá! Espero responder à tua questão.

Primeiramente, apenas poderás poder fazer exames opcionais como provas de ingresso, se assim o Estado divulgar (se for como nos últimos anos, só nos será divulgado a partir do mês de abril). Se nada for dito, teremos de fazer dois exames obrigatoriamente (que contará como nota interna, isto é, valerá 30% da nota da disciplina).

Segundamente, se os exames forem obrigatórios como o modelo pré-pandemia, tens de realizar certos exames. Como estás no 11ºano, tens de realizar obrigatoriamente 2 exames das tuas disciplinas bienais específicas. Imagina que estás em Línguas e Humanidades, e em específica tens Geografia A e MACS. Terás de realizar exame a estas duas disciplinas, mas também poderás optar por, se assim quiseres, trocar um desses exames por um exame das disciplinas de formação geral - filosofia ou a língua de formação geral (I, II ou III) que escolheste (geralmente é inglês). Se tiveres o inglês como disciplina de formação geral (com 3 horas semanais), poderás trocar um dos exames (imagina que trocas o de MACS) pelo exame de inglês. Assim realizarias os exames de Geografia A e o de Inglês. O que não podes fazer é trocar os dois: por exemplo, trocares os de MACS e de Geografia A pelos exames de Filosofia e de Inglês (como formação geral) - isto não pode acontecer. Se quisesses fazer também o de Filosofia, terias de então fazer o de Inglês, Filosofia e uma das específicas (neste exemplo, podes fazer o de MACS ou o de Geografia A). Caso quisesses fazer exame externo a uma disciplina que não tivesses (continuando com o mesmo exemplo, Biologia e Geologia, disciplina que não é de Línguas e Humanidades), terias de fazer 3 exames - os de Geografia A e MACS (lembrando que podes trocar um destes dois por Filosofia ou pela língua de formação geral que escolheste) e Biologia e Geologia.

Resumidamente, se quiseres fazer o exame de Inglês (se o tiveres como disciplina de formação geral), poderás realizar dois exames: um exame de disciplina de formação específica e trocares o outro pelo Inglês (desta forma, se quiseres fazer mais exames - o de filosofia e/ou outro - este não contabilizariam nada para a nota interna). Assim, esses dois exames contariam com 30% da nota interna de cada uma das disciplinas.
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Cuidado não é bem assim! O exame de Inglês, numa situação de exames obrigatórios, poderá sim contar para a conclusão do secundário (com peso de 30% da nota interna), numa das seguinte situações: - quando a disciplina é de formação específica (se não souberes distinguir é fácil - é de formação geral quando tens mais de 6/7 horas semanais dessa disciplina - excluindo o Português -, é de formação geral quando tens apenas 3 horas semanais; geralmente, só os de Línguas e Humanidades é que às vezes têm línguas estrangeiras como específicas); - ou quando, sendo de formação geral, trocas uma das disciplinas de formação específica por Inglês.
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Exatamente! Podes fazer isso se o Inglês for de formação geral.
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Como expliquei lá em cima, não é bem assim, cuidado! (a partir daqui considerei que para ti o inglês é disciplina de formação geral) Filosofia e Inglês são disciplinas de formação geral, dos quais uma delas pode ser a substituição para uma das disciplinas específicas bienais quando se fizer exame. Assim, se fizeres um exame de formação específica bienal, poderás trocar o outro por Inglês. Desta forma, cada uma dessas duas disciplinas, teriam como 30% da sua nota interna o exame nacional.
Podes partilhar o decreto/norma (anterior a 2020, claro, ano em que os exames deixaram de ser obrigatórios) que permita fazer Inglês como disciplima bienal como aluno interno? De todos ps documentos a que tive acesso ao longo dos anos, especificava que apenas poderia ser bienais específicas ou Filosofia (como disciplina bienal de formação geral). Creio que não estive enganada nisto, pelo menos até 2019, mas pode ter-me escapado algo, claro!
 
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Podes partilhar o decreto/norma (anterior a 2020, claro, ano em que os exames deixaram de ser obrigatórios) que permita fazer Inglês como disciplima bienal como aluno interno? De todos ps documentos a que tive acesso ao longo dos anos, especificava que apenas poderia ser bienais específicas ou Filosofia (como disciplina bienal de formação geral). Creio que não estive enganada nisto, pelo menos até 2019, mas pode ter-me escapado algo, claro!
Pelo menos eu tive amigos meus que tendo inglês como formação geral puderam fazer no ano de 2018 (outro em 2019) os exames de inglês e outro de formação específica, e disseram-me que lhes contou o exame 30% na nota de inglês. Eu até percebo essa dúvida que muitas pessoas têm (inclusive eu tive), visto que o exame de inglês, como uma professora me explicou no ano passado, é suposto ser feito por alunos que tenham essa disciplina como formação específica, mas visto que muitos deles não têm o Inglês como formação específica, optam por fazê-lo na mesma, substituindo uma das disciplinas específicas bienais de exame. Se me escapou algo (o que pode acontecer, e se aconteceu, peço muitas desculpas 😢), eu não tenho certeza, mas pelo que os meus amigos me disseram, isso pode ser feito dessa maneira (já que lhes aconteceu) 😀

Alguma outra dúvida que alguém tenha e eu sabia responder, diga, que tenterei responder da melhor forma que conseguirei ☺️!
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Podes partilhar o decreto/norma (anterior a 2020, claro, ano em que os exames deixaram de ser obrigatórios) que permita fazer Inglês como disciplima bienal como aluno interno? De todos ps documentos a que tive acesso ao longo dos anos, especificava que apenas poderia ser bienais específicas ou Filosofia (como disciplina bienal de formação geral). Creio que não estive enganada nisto, pelo menos até 2019, mas pode ter-me escapado algo, claro!
Sobre o decreto/norma, eu nunca li nada sobre o exame de inglês, só mesmo pela experiência de alunos que já estiveram a fazer exames antes de 2020.
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Podes partilhar o decreto/norma (anterior a 2020, claro, ano em que os exames deixaram de ser obrigatórios) que permita fazer Inglês como disciplima bienal como aluno interno? De todos ps documentos a que tive acesso ao longo dos anos, especificava que apenas poderia ser bienais específicas ou Filosofia (como disciplina bienal de formação geral). Creio que não estive enganada nisto, pelo menos até 2019, mas pode ter-me escapado algo, claro!
Isto tudo que andamos a conversar só em caso de o inglês for de formação geral. Se for específica, nem sequer há dúvidas.
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Também pode acontecer de a lei mudar, e mesmo sendo obrigatórios, não ser bem como era antes de 2020. Já ouvi professores a preverem que neste ano, podendo ser os exames obrigatórios, a regra mudará para apenas se fizer um exame de disciplina específica no 11º (ou trocá-la) e uma no 12º (que poderá ser ou o Português ou a trienal específica - ou História A, ou Desenho A ou Matemática A). Isto que disse, claro, são só hipóteses previsíveis e nada confirmado ainda será dito (acredito que só irão divulgar informações a partir de março ou abril como foi no ano passado).
 
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disseram-me que lhes contou o exame 30% na nota de inglês.
E há certezas disso? É que eu nunca vi nenhum caso de Inglês contar 30% da nota (nem mesmo quando fiz o exame, em 2017). O que vi sim é obviamente os alunos fazerem esse exame e contar-lhes para melhoria, o que é um conceito completamente diferente do exame contar como interno. Vou, ainda assim, procurar a última norma do JNE com os exames "obrigatórios" e vamos confirmar essa situação.
Se for específica, nem sequer há dúvidas.
Nenhum aluno pode ter Inglês como disciplina específica actualmente (antes os alunos de Línguas e Humanidades podiam ter, mas é algo já bem antigo), visto que há uns anos que a mesma passou para Formação Geral.
 

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E há certezas disso? É que eu nunca vi nenhum caso de Inglês contar 30% da nota (nem mesmo quando fiz o exame, em 2017). O que vi sim é obviamente os alunos fazerem esse exame e contar-lhes para melhoria, o que é um conceito completamente diferente do exame contar como interno. Vou, ainda assim, procurar a última norma do JNE com os exames "obrigatórios" e vamos confirmar essa situação.

Nenhum aluno pode ter Inglês como disciplina específica actualmente (antes os alunos de Línguas e Humanidades podiam ter, mas é algo já bem antigo), visto que há uns anos que a mesma passou para Formação Geral.
Se encontrares a norma podes mandar por favor? Assim ficava também a saber para não voltar a falhar neste assunto... Sobre ter o inglês como disciplina específica, pode-se ter atualmente, no papel que recebi no 9° (estou no 12°) e nos papéis ao longo da escola sobre a oferta escolar no secundário, mesmo neste ano, em Línguas e Humanidades, em formação específica, encontra-se que podemos ter língua estrangeira I, II ou III (isto é, inglês ou língua de continuação ou de iniciação). Portanto, acredito que se possa ter (mesmo não vendo isso a acontecer muitas vezes, pois é muito mais comum haver escolas que colocam inglês em formação geral por causa dos horários dos professores de inglês). Eu no ano passado até tinha inglês como formação geral e francês como formação específica. Mas por exemplo, na minha escola, em formação geral, houve pessoas de uma outra turma que teve espanhol de continuação. Então acredito que poderemos ter qualquer uma das LE como geral ou como específica. 🤷‍♂️
 
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Se encontrares a norma podes mandar por favor? Assim ficava também a saber para não voltar a falhar neste assunto... Sobre ter o inglês como disciplina específica, pode-se ter atualmente, no papel que recebi no 9° (estou no 12°) e nos papéis ao longo da escola sobre a oferta escolar no secundário, mesmo neste ano, em Línguas e Humanidades, em formação específica, encontra-se que podemos ter língua estrangeira I, II ou III (isto é, inglês ou língua de continuação ou de iniciação). Portanto, acredito que se possa ter (mesmo não vendo isso a acontecer muitas vezes, pois é muito mais comum haver escolas que colocam inglês em formação geral por causa dos horários dos professores de inglês). Eu no ano passado até tinha inglês como formação geral e francês como formação específica. Mas por exemplo, na minha escola, em formação geral, houve pessoas de uma outra turma que teve espanhol de continuação. Então acredito que poderemos ter qualquer uma das LE como geral ou como específica. 🤷‍♂️
Retirado na norma do JNE de 2019 (último ano em que exames foram obrigatórios):

"6. Os alunos do 11.º ano dos cursos científico-humanísticos realizam exames finais nacionais nas duas disciplinas bienais da componente de formação específica do respetivo curso ou numa das disciplinas bienais da componente de formação específica e na disciplina de Filosofia da componente de formação geral, de acordo com a sua opção, sem prejuízo de outras opções abrangidas pelo Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho.
7. O exame nacional de Inglês, código 550, passa a substituir a prova de equivalência à frequência código 367, pelo que o referido exame poderá ser realizado para conclusão ou melhoria de classificação da disciplina de Língua Estrangeira – Inglês, da componente de formação geral dos cursos científico-humanísticos, além de poder assumir a valência de prosseguimento de estudos e prova de ingresso. A classificação final da disciplina é a obtida na prova de exame, quer para aprovação quer para melhoria, com a ponderação prevista para os exames nacionais de língua estrangeira."

Tal como tinha dito anteriormente: os alunos ou escolhem fazer exame obrigatório em duas bienais específicas do curso ou fazem uma específica + Filosofia. O exame de Inglês serve apenas para conclusão da disciplina (no caso de alunos que tenham reprovado e escolham terminar a disciplina por esta via) e para melhoria de nota (além de prova de ingresso). Possivelmente os teus amigos fizeram exame e contou-lhes para melhoria e eles interpretaram que tinham feito como internos a valer 30%...

Tens o link para a norma aqui: https://www.aeamadoraoeste.edu.pt/images/Exames/2019/Norma-1-19.pdf
 

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Retirado na norma do JNE de 2019 (último ano em que exames foram obrigatórios):

"6. Os alunos do 11.º ano dos cursos científico-humanísticos realizam exames finais nacionais nas duas disciplinas bienais da componente de formação específica do respetivo curso ou numa das disciplinas bienais da componente de formação específica e na disciplina de Filosofia da componente de formação geral, de acordo com a sua opção, sem prejuízo de outras opções abrangidas pelo Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho.
7. O exame nacional de Inglês, código 550, passa a substituir a prova de equivalência à frequência código 367, pelo que o referido exame poderá ser realizado para conclusão ou melhoria de classificação da disciplina de Língua Estrangeira – Inglês, da componente de formação geral dos cursos científico-humanísticos, além de poder assumir a valência de prosseguimento de estudos e prova de ingresso. A classificação final da disciplina é a obtida na prova de exame, quer para aprovação quer para melhoria, com a ponderação prevista para os exames nacionais de língua estrangeira."

Tal como tinha dito anteriormente: os alunos ou escolhem fazer exame obrigatório em duas bienais específicas do curso ou fazem uma específica + Filosofia. O exame de Inglês serve apenas para conclusão da disciplina (no caso de alunos que tenham reprovado e escolham terminar a disciplina por esta via) e para melhoria de nota (além de prova de ingresso). Possivelmente os teus amigos fizeram exame e contou-lhes para melhoria e eles interpretaram que tinham feito como internos a valer 30%...

Tens o link para a norma aqui: https://www.aeamadoraoeste.edu.pt/images/Exames/2019/Norma-1-19.pdf
Eu estive a falar com um desses meus amigos e pelos vistos ele tinha feito exame de inglês como melhoria no seu 11º, mas não me disse quais foram os outros exames que fez... Lembro-me que na altura era ele e outras mais pessoas que fizeram exame de inglês, e como me tinham dito que fizeram outro um exame, devo ter presumido que tinham feito apenas dois exames, mas este meu amigo disse que teve uma prima com inglês em formação específica e fez exame como tal (penso que ela andou no secundário já algum tempo, visto que está no seu último ano de licenciatura do curso de Arqueologia). E sobre ter inglês em formação específica falei na minha escola junto do papel da oferta escolar e informaram-me que poderia ser escolhido, aí é que já não percebi. E como formação geral podemos escolher qualquer língua - tal como em formação específica no curso de LH (mediante obviamente o que a maioria escolher - apesar de, ano passado, eu ter como formação específica o francês de continuação com apenas 3 alunos e a restante da turma tinha espanhol de continuação).

De qualquer forma, peço desculpa por me ter enganado 😣... E obrigado por me ter ajudado a perceber isto, mais uma coisa que pude aprender 😎.
 
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Eu estive a falar com um desses meus amigos e pelos vistos ele tinha feito exame de inglês como melhoria no seu 11º, mas não me disse quais foram os outros exames que fez... Lembro-me que na altura era ele e outras mais pessoas que fizeram exame de inglês, e como me tinham dito que fizeram outro um exame, devo ter presumido que tinham feito apenas dois exames, mas este meu amigo disse que teve uma prima com inglês em formação específica e fez exame como tal (penso que ela andou no secundário já algum tempo, visto que está no seu último ano de licenciatura do curso de Arqueologia). E sobre ter inglês em formação específica falei na minha escola junto do papel da oferta escolar e informaram-me que poderia ser escolhido, aí é que já não percebi. E como formação geral podemos escolher qualquer língua - tal como em formação específica no curso de LH (mediante obviamente o que a maioria escolher - apesar de, ano passado, eu ter como formação específica o francês de continuação com apenas 3 alunos e a restante da turma tinha espanhol de continuação).

De qualquer forma, peço desculpa por me ter enganado 😣... E obrigado por me ter ajudado a perceber isto, mais uma coisa que pude aprender 😎.
Desculpem qualquer confusão que tenha surgido com o que disse. Realmente, LI pode ser escolhida como específica em LeH. No entanto, nos restantes cursos, só pode ser componente geral, e, consequentemente, fora dos exames obrigatórios.

Como a OP falou só numa LI, considerei que as específicas dela não eram LIs, o que foi uma generalização da minha parte. Creio que, desde que tenhas uma LI específica em LeH, então sim, o exame seria "obrigatório", no entanto, se tiver LI só na geral, creio que nada pode fazer com esse exame além de servir de Prova de Ingresso.