Doutoramento? Investigação?

 
 

asdfgg

Membro Veterano
Matrícula
20 Setembro 2018
Mensagens
171
Curso
BQ ❤️ MICF
Instituição
UAlg
Boas!

Sou licenciada em Bioquímica pós-Bolonha e estou agora no 5º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.
Quando entrei em Bioquímica sempre tive foco em investigação mas acabei por ter uma média baixa (~13) e desisti da ideia - fui trabalhar.

Em 2022 entrei em CF, sempre com foco em emprego em farmácia comunitária, mas ultimamente tenho andado com o bichinho da investigação de novo. No entanto usei muitas das cadeiras de Bioquímica para equivalências que tinham nota baixa e apesar de ter subido a média com as cadeiras que entretanto fiz, estou nos 13,5 (ainda a faltar um semestre e a dissertação para fazer). Sei que é praticamente impossível, e o meu próprio orientador mo disse, de receber uma bolsa da FCT para doutoramento. Sei que poderei fazer algumas melhorias ainda, mas pelas minhas contas não passaria de um 14,5, isto com muito esforço.

Posto isto, se quiser continuar para doutoramento, que opções tenho? (para além de pagar do meu bolso, obviamente).
Poderia tentar uma bolsa de investigação antes? Estou super à nora haha
 
 
 
Olá.

Podes procurar outras bolsas que não da FCT (será que vão mudar o nome agora que dissolveram a FCT?), como bolsas privadas. Podes candidatar-te a certas bolsas para estudantes de doutoramento para as quais fazes investigação sobre um tema específico descrito na bolsa, presumivelmente é a isto que te referes quando dizes "tentar uma bolsa de investigação", sendo que pode ser possível ou não usares isso para a tua própria tese (sendo até certo ponto parecido a trabalhar enquanto estudas), ou podes arranjar um emprego normal e ser trabalhadora-estudante. Isto tudo dito, não perdes nada por candidatares-te à bolsa de doutoramento normal. Fazes bem em pensar em contingências, mas não desistas antes sequer de começar quanto à bolsa da FCT. O teu currículo - incluindo mas não limitado a essas notas - é apenas parte da equação. A universidade em que fazes o teu doutoramento também conta - nomeadamente a avaliação do centro de investigação em que ficarias inserida - e se bem me recordo o teu projecto de investigação é o critério que conta mais!
 
  • Like
  • Love
Reactions: davis and asdfgg
   
Olá. Agradeço desde já a resposta, e peço desculpas por estar a responder tão tarde (mas a vida "mete-se no caminho" 😅)
Ajudaste-me a clarificar algumas coisas 🙂

Talvez tenhas razão, não perco nada em tentar a bolsa da FCT (ou o que vier depois), o pior que pode acontecer é não ser aceite, mas depois já li e ouvi variadas opiniões sobre o assunto, que não dava, e ouvir do meu próprio professor a mesma coisa, confesso que me deixou bastante desanimada 🥲 Ainda que saiba que as notas não são o fator absoluto de decisão, até porque tanto esse professor como outros cujos currículos vi, apresentam notas de 14 no MI e conseguiram.

Sim, era a isso que me referia. Sei que existem bolsas com temas, às quais nos podemos candidatar, mesmo que não seja no tema que queremos. Apesar de gostar imenso da área deste professor (e que será a área onde irei fazer a dissertação), tenho vários outros gostos em várias áreas, tanto farmacêuticas como bioquímicas 😊 Quanto a essas bolsas privadas, onde me aconselharias a procurar (se é que sabes)?

Mais uma vez, muito obrigada pelo incentivo e pelos conselhos! 🙏
 
   
Quanto a essas bolsas privadas, onde me aconselharias a procurar (se é que sabes)?
Podes procurar junto da tua universidade, algumas universidades têm-nas, junto do teu município, podes procurar na Internet, e encontrei aqui uma lista da DGES de instituições que emitem bolsas, portanto também podias procurar nos websites destas entidades (mas a lista é de entidades que dão bolsas, não necessariamente bolsas de doutoramento).
No fundo também está lá uma hiperligação para um site europeu, podes experimentar e ver se te ajuda.
 
  • Love
Reactions: asdfgg
   
Podes procurar junto da tua universidade, algumas universidades têm-nas, junto do teu município, podes procurar na Internet, e encontrei aqui uma lista da DGES de instituições que emitem bolsas, portanto também podias procurar nos websites destas entidades (mas a lista é de entidades que dão bolsas, não necessariamente bolsas de doutoramento).
No fundo também está lá uma hiperligação para um site europeu, podes experimentar e ver se te ajuda.
Agradeço imenso! A sério, muito obrigada pela atenção! 🫶
 
  • Like
Reactions: sigis