Doutoramento

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Gostaria de saber se com o atestado de incpacidade multiusos me posso candidatar à bolsa de doutoramento da FCT? Gostaria de saber também o prazo da candidatura e os pré-requisitos neste caso. Eu tenho nota de licenciatura de 13 e de mestrado de 13 não sei se é suficiente. Fiz outros cursos que constam no meu curríuclo e de momento estou a fazer uma pós graduação não sei se essa nota conta também para entrar. O doutoramento em questão que estava a pensar seria Gestão de Empresas na Faculdade de Economia de Coimbra. Com is melhores cumprimentos.

Gostaria de saber se com o atestado de incpacidade multiusos me posso candidatar à bolsa de doutoramento da FCT?
Podes. Recebes uma bonificação conforme o grau de incapacidade.
Eu tenho nota de licenciatura de 13 e de mestrado de 13 não sei se é suficiente.
Não é exigida nota mínima, mas acredito que relevará para o critério do mérito do candidato.
Fiz outros cursos que constam no meu curríuclo e de momento estou a fazer uma pós graduação não sei se essa nota conta também para entrar
O currículo é apreciado como um todo. Ter mais formações que contribuam para a tua investigação poderá ser vantajoso para a tua candidatura.
Gostaria de saber também o prazo da candidatura e os pré-requisitos neste caso.
Os prazos referentes a 2024/2025 já estão ultrapassados. Em princípio, por volta de Março de 2025 abrirá concurso para o ano lectivo de 2025/2026.

Quanto a requisitos, recomendo que vejas o aviso deste ano, o do próximo não se deve desviar muito: https://myfct.fct.pt/LibDocument/Fi...7uk3/vqoWUO6LIMYz/eedn6gdCYn/SnsrIrlRRSKYhX8=

Eu ainda não tenho o atestado de incapacidade multiusos mas como tive dois surtos psicóticos referem-me que posso ter algum grau de incapacidade. Não sei se até Março de 2025 terei esse documento para me candidatar juntamente com a bolsa da FCT.
Eu estou a fazer uma pós graduação que tenciono acabar em final de Fevereiro sendo assim posso-me candidadar mesmo que ainda não tenha o atestado de incapacidade? O currículo que pedem é Europass e a nível da investigação o que eu fiz no Mestrado foi um Relatório de Estágio sobre um hospital na área da Gestão de Recursos Humanos. O tema que tenho que desenvolver para o doutoramento tem que estar na linha desta pesquisa ou pode ser outra? Ou pode ser por exemplo do Relatorio de estágio que vou desenvolver na pós graduação ou com alguma área em especifico que estudei? Obrigada

posso-me candidadar mesmo que ainda não tenha o atestado de incapacidade?
Claro, tal como qualquer candidato que não tenha incapacidade. Só não recebes a bonificação da nota por incapacidade.
O currículo que pedem é Europass
Não vejo no aviso referência a um formato específico, pelo que tu é que decides como queres formatar o teu CV.
a nível da investigação o que eu fiz no Mestrado foi um Relatório de Estágio sobre um hospital na área da Gestão de Recursos Humanos. O tema que tenho que desenvolver para o doutoramento tem que estar na linha desta pesquisa ou pode ser outra? Ou pode ser por exemplo do Relatorio de estágio que vou desenvolver na pós graduação ou com alguma área em especifico que estudei?
Pode ser a que tu quiseres, só tens de dizer qual é na tua candidatura, elaborando um plano de investigação e cronograma.

Última edição:
Se vier a ter o atestado de incapacidade posteriormente e entrar no doutoramento depois já não tenho direito à bonificação?
Ok obrigada. Mas depois se entrar na bolsa da FCT posso escolher a faculdade que pretendo e o doutoramento em questão ou não?
Então pode ser um plano de investigação e cronograma referente à minha àrea de Mestrado que é a àrea que me sinto mais à vontade, neste caso Gestão de Recursos Humanos e da pós graduação Higiene e Segurança no Trabalho?
Muito obrigada

Se vier a ter o atestado de incapacidade posteriormente e entrar no doutoramento depois já não tenho direito à bonificação?
Como assim? Depois da decisão de ser atribuída ou não a bolsa, modificar retroactivamente a tua nota? Como é que ias ter uma bonificação à nota de candidatura depois do concurso acabar?
se entrar na bolsa da FCT posso escolher a faculdade que pretendo e o doutoramento em questão ou não?
Na tua candidatura tens de assinalar a instituição (ou conjunto de instituições) que te vai acolher. Se ainda não souberes, acredito que podes marcar várias opções, sim.
Então pode ser um plano de investigação e cronograma referente à minha àrea de Mestrado que é a àrea que me sinto mais à vontade, neste caso Gestão de Recursos Humanos e da pós graduação Higiene e Segurança no Trabalho?
Pode. Atenção que não é indiferente o que queres investigar: a FCT atribui uma nota ao teu projecto, conforme o valor que nele vêem.

Estou a dizer a bonificação por causa do atestado de incapacidade. Como referi tive dois surtos psicóticos, e não sei se me será atribuído esse atestado e qual a percentagem que terei de incapacidade. Se pro ventura tiver incapacidade de 60% ou mais posso-me candidatar ao doutoramento mas recebo a bonificação por parte da segurança social?
Sim eu vou saber melhor o que vou investigar. A FCT tem algum tipo de documento onde consta o que é pretendido nesse caso o projeto por exemplo o número dr páginas e etc. Ou temos que ser nós a fazer esse documento sem qualquer tipo de orientação? Obrigada

estou a dizer a bonificação por causa do atestado de incapacidade.
Também eu. Bonificação à nota. Não tenho conhecimento de qualquer bonificação monetária (mas também não garanto que não exista).
Se pro ventura tiver incapacidade de 60% ou mais posso-me candidatar ao doutoramento mas recebo a bonificação por parte da segurança social?
Não tenho conhecimento do que a Segurança Social tem a ver com a bolsa da FCT.
A FCT tem algum tipo de documento onde consta o que é pretendido nesse caso o projeto por exemplo o número dr páginas e etc. Ou temos que ser nós a fazer esse documento sem qualquer tipo de orientação?
Que eu saiba, não há um documento tipo "formulário" que possas preencher, tu é que elaboras o documento. No entanto, o guião de avaliação dá indicações sobre o que se pretende: https://myfct.fct.pt/LibDocument/Fi...1tg4aEv0ryrPTXM7fNneQv+aeS+MpEnw6RifnVdopqXM=

Ok obrigada.
Gostaria de fazer mais uma pergunta se possível tenho que ter orientador da faculdade em que fiz o Mestrado ou um orientador na faculdade em que pretendo fazer o doutoramento? Tenho que ter um orientador previamente alinhado para fazer o projeto quando me candidar à Fundação para a Ciência e Tecnologia?

Gostaria de fazer mais uma pergunta se possível tenho que ter orientador da faculdade em que fiz o Mestrado ou um orientador na faculdade em que pretendo fazer o doutoramento? Tenho que ter um orientador previamente alinhado para fazer o projeto quando me candidar à Fundação para a Ciência e Tecnologia?
No meu entender, o orientador deve ser da instituição onde fazes o doutoramento. Não te sei indicar o que deves fazer no caso de ainda não teres orientador atribuído no momento da candidatura, talvez pedir ao teu professor favorito para preencher esse papel?

A minha situação é que eu fiz a Licenciatura e o Mestrado na privada. Onde fiz o mestrado no privado não há doutoramentos. Estava a pensar ir fazer doutoramento para a pública mas não sei onde podia arranjar orientador na pública se não conheço lá ninguêm. Ou podia ser por exemplo a minha orientadora do mestrado da privada eu acho que ela não dá na publica.

De acordo com a Lei 40/2004, o orientador científico é "designado pela entidade de acolhimento", pelo que acho que deves entrar em contacto com a instituição a que te pretendes candidatar para esclarecer esta questão.

Vais começar o doutoramento já em 2024/2025, ou apenas em 2025/2026?

Última edição:
Apenas 2025/2026 porque de momento estou a fazer uma pós-graduação, a carta de condução e um estágio. Então tenho que entrar em conctacto então com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para arranjar um orientador para assim me candidatar em Março á bolsa da FCT?

Recomendo que entres em contacto agora, com a UC ou com a FCT, para esclareceres essa questão.

Eu conheço uma Professora que dá lá aulas não sei se dá ao doutoramento vou tentar falar com ela também. Vou tentar falar com a FCT e em último caso ir lá a Faculdade de Economia mas como não conheço lá ninguêm não sei...

Não importa se dá aulas ao doutoramento. Até há orientadores que não dão aulas. Se é doutora e faz investigação, pode orientar-te.

Soube que ela está a dar aulas noutra faculdade e não me respondeu. Vi este doutoramento não sei se o valor das propinas é muito caro e para me candidatar é em Maio mas este tema despertou-me a atenção visto que estive a estagiar numa escola e não sei se lá vou continuar a estagiar. Não sei se só de me candidatar a este doutoramento tenho que pagar a taxa de candidatura mas depois sendo online este doutoramento não sei como se processa. O doutoramento é o seguinte Guia dos Cursos.

não sei se o valor das propinas é muito caro
Dentro das expectativas do que são as propinas de um doutoramento.
Não sei se só de me candidatar a este doutoramento tenho que pagar a taxa de candidatura
Tens. Se não pagares a taxa de candidatura, anulam-te a candidatura. Farto-me de ver casos desses nos "indeferimentos liminares".
sendo online este doutoramento não sei como se processa
O melhor seria questionar a instituição.

Pelo que me disseram as candidaturas é so em Maio de 2025 só foi isso que me responderam.
Não sei qual o horário mas deve ser pós laboral.