Doutoramento

Gostaria de saber se as bolsas de doutoramento que existem se são só as da Fundação para a Ciência e Tecnologia? ou existem também bolsas da DGES? Cumprimentos

Não há bolsas da DGES. Eventualmente pode haver bolsas privadas, bolsas das próprias universidades, etc.

Porque eu escrevi para a faculdade que pretendo ingressar e ele enviou-me as bolsas da DGES. Mas eu já sabia que as bolsas da DGES nâo havia no Doutoramento. Estive a ver as bolsas da FCT mas não sei se conseguirei uma vez que não tenho orientador para me orientar o que irei fazer. Além de que só tenho 13 de licenciatura e 13 de mestrado e disseram-me que era pouco. Vi outras bolsas não sei se salvo erro privadas mas é so até aos 24 anos também é para douroramento mas eu já tenho 27 anos e quando me candidatar em Março já tenho 28.
Gostava de me candidatar à Universidade Aberta ao Doutoramento em Educação à Distancia e E-learning ou em ultimo caso a outro doutoramento desta universidade. Não sei porque é que as propinas deste doutoramento são mais elevadas do que as dos outros doutoramentos da mesma universidade.

Gostaria de saber também se quando eu estiver no doutoramento se me for atribuida 60% de incapacidade e a receber da segurança social se posso frequentar à mesma o doutoramento tendo incapacidade?
Mais uma vez obrigada.
Post automatically merged:

Já escrevi 5 páginas no computador porque pretendo ingressar no doutoramento não sei se é preciso escrever mais páginas ainda. Não tenho muito mais a dizer, só se for a nivel do doutoramento em si e o que pretendo investigar. Porque a nivel de experiencia profissional tenho pouca experencia e nunca trabalhei na àrea do e-learnig apesar de ter o CCP e CCPE nunca dei formação nessa àrea nem nos cursos todos que fiz.

Última edição:
Porque eu escrevi para a faculdade que pretendo ingressar e ele enviou-me as bolsas da DGES. Mas eu já sabia que as bolsas da DGES nâo havia no Doutoramento
Devem ter confundido. O pessoal das secretarias também se engana às vezes.
Estive a ver as bolsas da FCT mas não sei se conseguirei uma vez que não tenho orientador para me orientar o que irei fazer.
Acho que as candidaturas ao doutoramento decorrem uns meses antes das candidaturas à bolsa. Pode ser depois de seres colocada que atribuem orientador.
Além de que só tenho 13 de licenciatura e 13 de mestrado e disseram-me que era pouco.
Pouco para quê?
Vi outras bolsas não sei se salvo erro privadas mas é so até aos 24 anos também é para douroramento mas eu já tenho 27 anos e quando me candidatar em Março já tenho 28.
A bolsa da FCT não diz nada disso. As privadas fixam os requisitos que assim entenderem.
Gostava de me candidatar à Universidade Aberta ao Doutoramento em Educação à Distancia e E-learning ou em ultimo caso a outro doutoramento desta universidade. Não sei porque é que as propinas deste doutoramento são mais elevadas do que as dos outros doutoramentos da mesma universidade.
A universidade tem o direito de fixar as propinas que quiser individualmente para cada curso. Tanto quanto sei, só as da licenciatura são fixadas por lei.
Gostaria de saber também se quando eu estiver no doutoramento se me for atribuida 60% de incapacidade e a receber da segurança social se posso frequentar à mesma o doutoramento tendo incapacidade?
Não vejo porque não.

Obrigada pela resposta.
Disseram-me que 13 era pouca nota de licenciatura e mestrado para prosseguir estudos a nível de doutoramento.
Pelo que vi na universidade Aberta a candidatura a doutoramento é só em Maio mas a candidatura ás bolsas é em Março salvo erro.
Mas há outro problema é que eu estou inscrita num curso que paguei de Higiene e Segurança no Trabalho estou quase a acabar as disciplinas mas depois falta-me a componente de estágio de 120 horas que já mandei e-mail para algumas entidades e ainda não arranjei estágio. Dizem que é obrigatório fazer este estágio e depois o relatório de estágio e depois apresentar. Já estou a ver o que escrever no Relatório de estágio mas como não tenho entidade não sei como vou fazer. Já falei com um formador do curso e disse-me que tenho que fazer mesmo estagio que não posso fazer trabalho de investigação que para mim seria melhor. Este curso no final dá o grau de pós-graduação
Mas posso ir para a Universidade Aberta candidatando-se normalmente sem bolsa e ao mesmo tempo frequentar esta ultima parte da pôs graduação digo por causa do facto de não arranjar estágio. Quero eu dizer se posso estar inscrita paralelamente uma vez que não arranjo estágio para acabar este curso.
Na Universidade Aberta pelo que vi para este ano não há bolsas de investigação da FCT. Mas como estou à espera do atestado de incapacidade e de trabalho pelo IEFP que eles arranjaram-me um estágio que me pagavam sendo assim não posso ter bolsa correto? Arranjaram-me estágio de um mês e meio e pagaram-me mas agora estou a aguardar se me chamam mais um mês ou mais ( chama-se apoio à colocação) mas podem-me chamar para outro estágio ou mesmo emprego. Cumprimentos

Última edição:
Na pós graduação que estou a frequentar sou obrigada a ser eu a arranjar estágio ou é o local em que estou a fazer a pós-graduação que tem que me arranjar ? Cumprimentos

Disseram-me que 13 era pouca nota de licenciatura e mestrado para prosseguir estudos a nível de doutoramento.
Era ideal teres pelo menos 14, mas acaba por depender dos outros candidatos. Não quer dizer que não entres.
Pelo que vi na universidade Aberta a candidatura a doutoramento é só em Maio mas a candidatura ás bolsas é em Março salvo erro.
Podes sempre candidatar-te no 2º ano se os prazos não se alinharem para o poderes fazer no 1º.
Mas posso ir para a Universidade Aberta candidatando-se normalmente sem bolsa e ao mesmo tempo frequentar esta ultima parte da pôs graduação digo por causa do facto de não arranjar estágio. Quero eu dizer se posso estar inscrita paralelamente uma vez que não arranjo estágio para acabar este curso.
Podes, não vejo porque não.
como estou à espera do atestado de incapacidade e de trabalho pelo IEFP que eles arranjaram-me um estágio que me pagavam sendo assim não posso ter bolsa correto?
Não tenho a certeza, na verdade, quanto a se a bolsa de doutoramento exige regime de exclusividade.
Na pós graduação que estou a frequentar sou obrigada a ser eu a arranjar estágio ou é o local em que estou a fazer a pós-graduação que tem que me arranjar ?
Isto já não te sei esclarecer.

As notas qur tiver na pós-graduação também contam para o doutoramento? Ou basta só colocar que estou a fazer ou que fiz a pós-graduação? Obrigada

As notas qur tiver na pós-graduação também contam para o doutoramento? Ou basta só colocar que estou a fazer ou que fiz a pós-graduação? Obrigada
Depende dos critérios que a universidade fixar no edital de concurso, não é igual em todo o lado.

Tenho uma dúvida que me surgiu e já perguntei à própria DGES mas ainda não tive uma resposta. Relativamente ao atestado de incapacidade já o pedi, mas não sei quando é que me irão chamar para a Junta Médica. Sendo assim gostaria de saber se sem a presença deste atestado posso-me candidatar aos 10% de vagas de alunos com incapacidade ou deficiência, tendo então necessidades educativas especiais tendo por isso um relatório Médico que posso anexar na minha candidatura.
Como disse estou a terminar a pós-graduação que me falta defender o trabalho sobre a ETAR.
Gostaria também de saber se o Ministério para a Educação e Ciência fornece bolsa de estudo para estudantes neste caso de doutoramento para alunos com incapacidade ou defeciência? Posso enviar o link da dges onde li isso.
Com os melhores cumprimentos,

Não estarás a confundir com o contingente do CNAES para as licenciaturas? Os concursos para os doutoramentos são organizados pelas próprias universidades, que fixam os seus critérios livremente (dentro do que é balizado pela lei), e que nomeiam os seus próprios júris. Não tenho conhecimento de quaisquer vagas reservadas a candidatos com deficiência no caso de concursos de ingresso no 3º ciclo do ensino superior.

Não tenho conhecimento de qualquer bolsa especificamente destinada a estudantes de doutoramento com deficiência, apenas a bolsa da FCT cujo concurso tem, sim, provisões especiais para candidatos com deficiência.