- Matrícula
- 30 Agosto 2015
- Mensagens
- 301
Gostaria de saber se as bolsas de doutoramento que existem se são só as da Fundação para a Ciência e Tecnologia? ou existem também bolsas da DGES? Cumprimentos
Devem ter confundido. O pessoal das secretarias também se engana às vezes.Porque eu escrevi para a faculdade que pretendo ingressar e ele enviou-me as bolsas da DGES. Mas eu já sabia que as bolsas da DGES nâo havia no Doutoramento
Acho que as candidaturas ao doutoramento decorrem uns meses antes das candidaturas à bolsa. Pode ser depois de seres colocada que atribuem orientador.Estive a ver as bolsas da FCT mas não sei se conseguirei uma vez que não tenho orientador para me orientar o que irei fazer.
Pouco para quê?Além de que só tenho 13 de licenciatura e 13 de mestrado e disseram-me que era pouco.
A bolsa da FCT não diz nada disso. As privadas fixam os requisitos que assim entenderem.Vi outras bolsas não sei se salvo erro privadas mas é so até aos 24 anos também é para douroramento mas eu já tenho 27 anos e quando me candidatar em Março já tenho 28.
A universidade tem o direito de fixar as propinas que quiser individualmente para cada curso. Tanto quanto sei, só as da licenciatura são fixadas por lei.Gostava de me candidatar à Universidade Aberta ao Doutoramento em Educação à Distancia e E-learning ou em ultimo caso a outro doutoramento desta universidade. Não sei porque é que as propinas deste doutoramento são mais elevadas do que as dos outros doutoramentos da mesma universidade.
Não vejo porque não.Gostaria de saber também se quando eu estiver no doutoramento se me for atribuida 60% de incapacidade e a receber da segurança social se posso frequentar à mesma o doutoramento tendo incapacidade?
Era ideal teres pelo menos 14, mas acaba por depender dos outros candidatos. Não quer dizer que não entres.Disseram-me que 13 era pouca nota de licenciatura e mestrado para prosseguir estudos a nível de doutoramento.
Podes sempre candidatar-te no 2º ano se os prazos não se alinharem para o poderes fazer no 1º.Pelo que vi na universidade Aberta a candidatura a doutoramento é só em Maio mas a candidatura ás bolsas é em Março salvo erro.
Podes, não vejo porque não.Mas posso ir para a Universidade Aberta candidatando-se normalmente sem bolsa e ao mesmo tempo frequentar esta ultima parte da pôs graduação digo por causa do facto de não arranjar estágio. Quero eu dizer se posso estar inscrita paralelamente uma vez que não arranjo estágio para acabar este curso.
Não tenho a certeza, na verdade, quanto a se a bolsa de doutoramento exige regime de exclusividade.como estou à espera do atestado de incapacidade e de trabalho pelo IEFP que eles arranjaram-me um estágio que me pagavam sendo assim não posso ter bolsa correto?
Isto já não te sei esclarecer.Na pós graduação que estou a frequentar sou obrigada a ser eu a arranjar estágio ou é o local em que estou a fazer a pós-graduação que tem que me arranjar ?
Depende dos critérios que a universidade fixar no edital de concurso, não é igual em todo o lado.As notas qur tiver na pós-graduação também contam para o doutoramento? Ou basta só colocar que estou a fazer ou que fiz a pós-graduação? Obrigada
A hiperligação para o regulamento em si está lá na página.Não sei se também se enquadra para doutoramento ou se é só para licenciaturas e mestrados.
Parece-me que sim, abrange também doutoramentos.São abrangidos pelo presente regulamento os estudantes matriculados e inscritos em cursos técnicos superiores profissionais ou em ciclos de estudos conducentes aos graus de licenciado, de mestre ou de doutor nas instituições de ensino superior a que se refere o n.º 2 do artigo 1.ºda Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, que demonstrem possuir um grau de incapacidade igual ou superior a 60 %.
Depende dos teus objectivos e do que procuras.Não sei se é uma boa opção eu candidatar-me à Universidade Aberta só vejo opiniões de alunos de licenciatura e mestrado e mesmo de pós-graduação
De acordo com a Lei n.º 62/2007 (à qual o regulamento acima faz referência), a Universidade Aberta tem um regime especial. Não te posso garantir nem que abrange nem que não abrange. Talvez a própria universidade te consiga esclarecer.não sei se a lei abrange essa Universidade por ser uma universidade à distância.
Acho que não faz qualquer sentido fazer uma pós-gradução "só por fazer". Se o teu interesse é fazer o doutoramento, então considero que é nisso que devias investir o tempo e o dinheiro.Também não sei se vale a pena enquanto estou à espera do atestado colocar-me numa outra pós-graduação sobre bibliotecas escolares também pela Universidade Aberta ou mesmo asim prosseguir para doutoramento não tendo atestado multiusos?
Não percebi a pergunta. Não ter muita familiaridade com o SPSS não é preocupante, não considero. É só uma questão de te familiarizares na altura.Porque já acabei o meu mestrado há sensivelmente 3 anos e nesses 3 anos fiz outros cursos mas nesses cursos não falavamos do SPSS nem a escrita era muito abundante assim só foi mais agora na pós-graduaçâo que me parece que escrevi conceitos no trabalho final que posso falar também no doutoramento. É preocupante ?
Qual é o propósito desta carta? O conselho científico, não a comissão científica?já escrevi a carta ao concelho científico mas não sei se está completamente completa com o que eles pretendem nomeadamente dos métodos quantitativos, qualitativos e essa parte do SPSS não escrevi muito sobre isso.
Depende. Arranjar um emprego "normal" com doutoramento até pode acabar por ser mais difícil, porque as empresas não vão querer pagar mais por alguém com essa formação se essa formação não tiver relevância. Mas se for para te candidatares a professora universitária ou a investigadora (aquilo a que o doutoramento se destina) numa universidade pública, aí estarias, creio eu, em patamar de igualdade com os restantes doutorados, porque no concurso público não há nem pode haver discriminação. Não só o próprio concurso está estruturado para a limitar, a transparência inerente também a dificulta, e o escrutínio é maior.Não sei se depois para arranjar emprego com doutoramento se ainda é mais dificil com esse tal atestado
Tens na mesma a possibilidade de te candidatar à bolsa da FCT, como todos os outros estudantes de doutoramento e candidatos.Também acho que mesmo que tivesse o atestado não me financiavam as propinas porque a Universidade Aberta rege-se por outras regras