Doutoramento

Estava a dizer que dei conceitos na pós-graduação que me parece que se for para esse doutoramento também irei abordar. Por isso acho que de certo modo um seguimento. Sim na altura da licenciatura e mestrado tive algumas dificuldades no SPSS.
A carta ao Concelho Cientifico que a Universidade Aberta pede para candidatar ao doutoramento em questão. Tem lá no site o que é pretendido.
Como disse no poste anterior só tenho media de licenciatura e mestrado de 13 valores, ainda não defendi a pós-graduação que me coloquei mas acho que a média será melhor. Não tenho orientador para me candiatar e o tema que escrevi nessa carta ao Conselho Cientifico para me candiatar normalmente à Universidade Aberta ten a ver com a gestão de recursos humanos e a sustentabilidade.
Sendo que não sei por esse motivo me devo colocar nesse doutoramento porque depois será mais dificil se calhar arranjar trabalho...

Sendo que não sei por esse motivo me devo colocar nesse doutoramento porque depois será mais dificil se calhar arranjar trabalho...
Novamente, isso depende do que pretendes.
Gostavas de ser professora universitária, ou investigadora, ou queres um emprego "normal"?

Eu como tive esse problema de saúde que desencadeou a que eu tivesse três internamentos fiquei digamos a sentir que as minhas capacidades mentais digamos diminuidas. Como tinha dito acho eu já estagiei numa biblioteca por isso penswi também fazer outra pós-graduação nessa área.
Sim quando andava no Mestrado queria ser Professora ou investigadora mas agora acho que procuro um trabalho na minha área de Mestrado Gestão de Recursos Humanos ou da.minha licenciatura Comunicação Empresarial.

agora acho que procuro um trabalho na minha área de Mestrado Gestão de Recursos Humanos ou da.minha licenciatura Comunicação Empresarial.
Se não pretendes fazer investigação, sinceramente acho que fazer um doutoramento é um desperdício de tempo e dinheiro. O propósito quase exclusivo dele é equipar-te para fazer investigação.

Boa tarde. A DGES respondeu-me que tendo 60% de incapacidade posso-me candidatar ao doutoramento em questão, registando os dados posso pedir se tenho direito à bolsa da dges. Como ainda não tenho o atestado multiusos e a candidatura é só até Maio só posso tentar candidatar-me no próximo ano ou quando tiver o atestado. Não sei quanto tempo vai demorar a ter esse atestado mas este ano já não me consigo candidatar à bolsa. Mas o problema é que tenho que aguardar um ano ou dois pelo atestado por isso não sei se é uma opção fazer uma pós graduação numa área que ja trabalhei das bibliotecas escolares ou ficar só à procura de emprego enquanto não tenho o atestado.

não sei se é uma opção fazer uma pós graduação numa área que ja trabalhei das bibliotecas escolares
Se tiveres interesse em fazê-la e os meios para a financiar, pode ser uma opção, sim. Se faz sentido ou não, é outra questão que tens de ver.

Sim eu estou a acabar uma pós-graduação em Higiene e Segurança no Trabalho já entreguei o trabalho e o power point vou defender em Janeiro mas não me vai servir de grande coisa acho eu.... meti-me nesta pós-graduação porque pensei que tivesse a ver mais com Gestão de Recursos Humanos e porque tinha estágio que acabou por ser só uma semana e o resto em casa ...Nesse caso se ficar com duas pós-graduações não sei se será uma mais valia...Obrigada

Sim obrigada pela resposta. Mas falei ontem com uma psicologa e ela disse-me que podia já ter direito ao atestado de incapacidade desde que tive internada duas vezes já podia ter acesso a isso à um ano e isso certamente que me iria ajudar.
Eu tive a ver os concursos de emprego e a maioria pede ou licenciatura ou doutoramento eu tenho Mestrado não tenho tido muita sorte. Estive a estagiar 3 meses numa biblioteca não sei se seria uma mais valia ter esse curso porque não sei a possibilidade de voltar para lá mais uns meses.
Se tivesse a bolsa candidatava-me ao doutoramento apesar de não saber como seria o trabalho como investigador nessa área depois do doutoramento e se arramjaria trabalho como investigadora. Mas como nao tenho bolsa tenho que esperar um ano ou dois por esse atestado e depois realmente decidir se tiver acesso à bolsa por esse caminho.
A outra pos graduacao consegui um desconto mas esta seria mais cara não sei se me compensará. Porque pelo qie vi nos cursos do iefp nao tem nenhum a ver com bibliotecas.

Ainda nem sequer abriram as candidaturas para as bolsas de doutoramento de 2025/2026, como sabes que não tens direito? Acho que te estás a apressar a chegar a conclusões.

Porque não tenho atestado de incapacidade. Para me candidatar pela bolsa da dges para estudantes com incapacidade de 60% ou mais.
Da FCT não sei mas pelo que sei é muito concorrido não tenho nenhum orientador escrevi o que pretendia fazer no projeto mas não sei se é suficiente, tenho média só de 13 de licenciatura e mestrado. E por outro lado não posso estar a concorrer pela exclusividade da FCT por causa do atestado de incapacidade que estou à espera não quero perder essa oportunidade e porque sou seguida pelo IEFP e APPC e depois se houver oportunidade de algum estágio/part time ou mesmo full time tenho esse registo de exclusividade que não posso deixar...
O que estava a pensar fazer seria fazer um ano essa pos graduacao e quando tivesse direito à bolsa da dges com atestado de incapacidade candidatar-me e ver se seria aceite por essa via e depois se não fosse aceite a bolsa tentaria com o rendimento da segurança social indo financiando as propinas...não sei se isso faz algum sentido mas como não tenho o atestado só me surge esta ideia... porque cursos do iefp tenho 3 e não estou a ver muitas hipoteses de cursos para fazer...

Da FCT não sei mas pelo que sei é muito concorrido não tenho nenhum orientador escrevi o que pretendia fazer no projeto mas não sei se é suficiente, tenho média só de 13 de licenciatura e mestrado
O teu currículo é apenas parte da equação. O teu projecto de investigação e a qualidade da instituição em que fazes o doutoramento têm peso conjunto maior. Não te foques demasiado nessa questão da média.
Quanto a ser concorrido, pelo que sei, cerca de metade das candidaturas são aceites e metade é rejeitada. Podia ser pior.
não posso estar a concorrer pela exclusividade da FCT por causa do atestado de incapacidade que estou à espera não quero perder essa oportunidade e porque sou seguida pelo IEFP e APPC e depois se houver oportunidade de algum estágio/part time ou mesmo full time tenho esse registo de exclusividade que não posso deixar...
Então... mas se conseguires a bolsa já não precisas de emprego, não é? A bolsa da FCT não cobre só as propinas, o objectivo dela é mesmo pagar-te como um salário, para a tua investigação doutoral.
não sei se isso faz algum sentido
Acho que não faz. A bolsa de incapacidade basicamente só cobre as propinas. A bolsa da FCT é mesmo como um salário, o valor mensal em 2024 é de 1259,64€ (tanto quanto sei, não é tributado).

Se o teu objectivo é fazer doutoramento, só me parece fazer sentido candidatares-te à bolsa da FCT e, se a obtiveres, realizar o doutoramento, ou se não a obtiveres, procurar outros caminhos.

Mas se calhar se tivesse o atestado de incapacidade se calhar mesmo para a bolsa da FCT seria melhor do que não o ter. Posso anexar relatorio medico a meu puder na candidatura à bolsa da FCT?
Como me tinha dito não ha nenhum documento que eu posso me guiar para fazer melhor o meu projeto para o doutoramento.
Mas faz sentido sim o que me diz mas quando é que são as candidaturas então?
Mas sendo assim não me posso candidatar à universidade aberta só a universidade de coimbra? Obrigada por tudo.

se calhar se tivesse o atestado de incapacidade se calhar mesmo para a bolsa da FCT seria melhor do que não o ter
Sim, seria.
Posso anexar relatorio medico a meu puder na candidatura à bolsa da FCT?
Poder podes, se o júri o considera é algo que não posso garantir, pode desconsiderar o documento, mas não vejo nenhum motivo para não o incluir.
Como me tinha dito não ha nenhum documento que eu posso me guiar para fazer melhor o meu projeto para o doutoramento.
Que eu conheça, não há nenhum formulário específico a seguir, até porque sem dúvida há-de variar de área para área, mas as linhas orientadoras hão-de estar nos documentos da FCT.
Mas faz sentido sim o que me diz mas quando é que são as candidaturas então?
Em princípio, deve abrir em Março e fechar em Abril.
Mas sendo assim não me posso candidatar à universidade aberta só a universidade de coimbra?
Como assim?

Sim mas tive-me a informar e a bolsa da dges também cobre esse valor que me disse anteriormente.
Sim estava a dizer se para bolsa de doutoramento podia selecionar a opção da universidade aberta ou se só havia a opção da universidade de Coimbra ? Não sei se me estou a explicar bem.

Sim mas tive-me a informar e a bolsa da dges também cobre esse valor que me disse anteriormente.
Que valor?
Tanto quanto sei, a bolsa da DGES para estudantes com atestado de incapacidade apenas cobre a propina anual até um máximo de 2750 euros.
Sim estava a dizer se para bolsa de doutoramento podia selecionar a opção da universidade aberta ou se só havia a opção da universidade de Coimbra ? Não sei se me estou a explicar bem.
Se bem me recordo, a FCT emite bolsas de doutoramento para qualquer universidade, inclusive universidades fora do país. Até para investigação dentro de empresas, mas aí é uma bolsa separada.

• Like
Reactions: davis

O que me disseram sobre a bolsa da FCT foi Pois, para te candidatares à FCT tens de desenvolver um plano de trabalhos para 3/4 anos e ter já orientadores e instituição de acolhimento. Pois mas eu já não tenho orientadores.

O que me disseram sobre a bolsa da FCT foi Pois, para te candidatares à FCT tens de desenvolver um plano de trabalhos para 3/4 anos e ter já orientadores e instituição de acolhimento. Pois mas eu já não tenho orientadores.
A instituição de acolhimento é a universidade a que te candidatas. Claro que se depois não entrares não poderás assinar o contrato da bolsa. Orientador... é uma questão de procurares. Tipicamente seria alguém dessa mesma universidade, mas não tem de ser. É uma questão de encontrares um/a investigador/a familiarizado/a com o tema, de preferência da universidade em que vais ingressar, explicares que vais entrar no doutoramento e perguntares se tem disponibilidade para orientar a tua tese.

Não precisas ter. As candidaturas são avaliadas com base na qualidade do projecto que apresentas, mas raramente um projecto segue ipsis verbis aquilo que originalmente propunha (é normal, pelos mais variados motivos). Se tens interesse em fazer um doutoramento, o meu conselho é preparares um tema de investigação, fazeres imensa pesquisa e escreveres um projecto claro e o mais bem definido que consigas, para que percebam qual é o intuito da tua investigação e que bases apresentas para o teu estudo. Podes e deves informar-te sobre centros de investigação que tenham linhas de investigação com proximidade ao teu tema, mas não é obrigatório que um bolseiro tenha afiliação com um centro ou orientadores já definidos. Tens inclusive estudantes estrangeiros que conseguem essas bolsas e nunca estiveram cá nem tinham relações com nenhum professor ou investigador. Seria também proveitoso desenvolveres o teu CV antes de ires para um doutoramento: artigos científicos em revistas, comunicações, tudo conta. Há gente que não consegue bolsa no seu primeiro ano de PhD, mas que posteriormente consegue porque esse primeiro ano é muito útil para desenvolveres a tua pesquisa e arranjares orientadores. Se achas que tens poucas probabilidades de conseguir bolsa no primeiro ano, candidata-te na mesma e no ano seguinte podes voltar a tentar de novo, caso não consigas. Experiência em concursos é útil e é normal alguns concursos falharem, faz parte do processo de quem quer investigar. Boa sorte!

• Like
Reactions: sigis and davis

Boa tarde, desculpem estar me a meter mas gostaria de perguntar algumas coisas... Eu também vou me inscrever no douturamento em 2025/2026 na universidade de Évora no doutoramento de gestão. Mas estava a pensar em fazer uma pós-graduação em Marketing digital Aplicada no iscte, mas queria saber se existe alguma bolsa de estudos para as pós-graduações? Eu já fiz uma licenciatura e mestrado e tive direito à bolsa de estudos da dges para os dois, mas sendo que já tive direito a bolsa de estudos, poderei ter também bolsa de estudo para a pós-graduação?
Aguadeço a resposta,
Ana Pinto