Duas épocas de avaliação grátis?

sirNugg3ts

Membro
Matrícula
1 Julho 2023
É, por lei, obrigatório as universidades oferecerem duas épocas de avaliação grátis?
Ou seja, se não for possível fazer cadeira por frequência, temos direito à época normal e recurso de exame. Ou no caso de termos possibilidade de fazer por frequências, temos apenas direito à época normal

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
É, por lei, obrigatório as universidades oferecerem duas épocas de avaliação grátis?
O comum é haver duas épocas - a época normal (testes de avaliação contínua e/ou exames finais) e a época de recurso. Se é a lei que obriga a que assim seja, isso já não te sei dizer.
Ou seja, se não for possível fazer cadeira por frequência, temos direito à época normal e recurso de exame. Ou no caso de termos possibilidade de fazer por frequências, temos apenas direito à época normal
A única coisa no que descreves que me parece anormal é a reprovação nos testes implicar fazer exame na época normal, ao invés de implicar fazer exame na época de recurso.

sirNugg3ts

Membro
Matrícula
1 Julho 2023
A questão é mesmo a legalidade, no meu curso devido a alterações no IPC (aka introdução do inforestudante e tudo ser gerido lá), grande parte das cadeiras só é possível fazer por exame, sendo que é impossível fazer por frequências.
Deste modo, graças ao inforestudante, todos os exames de recurso são pagos, o que resulta em numa grande parte das cadeiras teres apenas 1 oportunidade de fazer a cadeira "grátis", sendo que se não passas na normal, tens que obrigatoriamente ir pagar para ir a recurso.
As cadeiras e/ou cursos onde é possível fazer frequências ficam assim habilitados a passar à cadeira de 2 maneiras gratuitamente (ou frequencia ou exame normal) enquanto que nós apenas temos 1 oportunidade, o exame normal

Pedro D. Jesus

O Amoroso
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Matemática
Instituição
UMa
Como assim? Estou meio confuso... então, as avaliações ( frequências ou exame global, depende da universidade, do curso e da disciplina qual destes usado ) não é sempre na época normal? I mean, é assim que os alunos são avaliados, através de avaliações... que ocorrem durante a época normal, se não estou em erro. Pelo menos em licenciatura é assim pela minha experiência e conhecimento. Se faltares ou não tiveres nota suficiente para aprovar a disciplina, ai sim vais a recurso. Normalmente sem precisar de fazer inscrição, mas disso não tenho certeza absoluta, e sem nenhum pagamento. Claro, se fores fazer melhoria de nota durante a época de recurso, ai já é preciso pagar. No meu caso, foi 5€ quando fiz melhoria de nota numa disciplina deste ultimo semestre.

sirNugg3ts

Membro
Matrícula
1 Julho 2023
Como assim? Estou meio confuso... então, as avaliações ( frequências ou exame global, depende da universidade, do curso e da disciplina qual destes usado ) não é sempre na época normal? I mean, é assim que os alunos são avaliados, através de avaliações... que ocorrem durante a época normal, se não estou em erro. Pelo menos em licenciatura é assim pela minha experiência e conhecimento. Se faltares ou não tiveres nota suficiente para aprovar a disciplina, ai sim vais a recurso. Normalmente sem precisar de fazer inscrição, mas disso não tenho certeza absoluta, e sem nenhum pagamento. Claro, se fores fazer melhoria de nota durante a época de recurso, ai já é preciso pagar. No meu caso, foi 5€ quando fiz melhoria de nota numa disciplina deste ultimo semestre.
No meu curso a maior parte das cadeiras só tens uma oportunidade, o exame normal, não há possibilidade de fazer por frequência.
Independente de teres nota ou não, seja para passar ou apenas para melhorar, somos sempre obrigados a pagar pelo recurso

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
As universidades têm autonomia, e nem tudo o que fazem é justo ou faz sentido.

Encontrei uma portaria que diz o seguinte: Portaria 886/83, de 22 de Setembro
Na época de recurso cada aluno pode prestar provas de exame final em disciplinas a cujo exame na época normal não haja comparecido ou, tendo comparecido, dele haja desistido ou nele haja sido reprovado, até um número máximo fixado nos termos do n.º 8.º
Mas já é de 1983, não sei se ainda se encontrará em vigor. Ora, conforme redigido, o texto não proíbe expressamente que se cobrem emolumentos, mas aí está-se a impor um encargo sobre um aluno para exercer algo que já deveria ser seu direito.

Pedro D. Jesus

O Amoroso
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Matemática
Instituição
UMa
No meu curso a maior parte das cadeiras só tens uma oportunidade, o exame normal, não há possibilidade de fazer por frequência.
Independente de teres nota ou não, seja para passar ou apenas para melhorar, somos sempre obrigados a pagar pelo recurso
No teu curso, a maioria das cadeiras tens que pagar para fazer por recurso? Seja para aprovar uma cadeira que não conseguiste nota suficiente na época normal ou para melhorar só? Wtf? Nem sabia da existência dessas tretas... Fico grato pela minha universidade...

sirNugg3ts

Membro
Matrícula
1 Julho 2023
No teu curso, a maioria das cadeiras tens que pagar para fazer por recurso? Seja para aprovar uma cadeira que não conseguiste nota suficiente na época normal ou para melhorar só? Wtf? Nem sabia da existência dessas tretas... Fico grato pela minha universidade...
Até te posso indicar um post para veres como anda o ISEC -> Informática no ISEC
Post automatically merged:

As universidades têm autonomia, e nem tudo o que fazem é justo ou faz sentido.

Encontrei uma portaria que diz o seguinte: Portaria 886/83, de 22 de Setembro

Mas já é de 1983, não sei se ainda se encontrará em vigor. Ora, conforme redigido, o texto não proíbe expressamente que se cobrem emolumentos, mas aí está-se a impor um encargo sobre um aluno para exercer algo que já deveria ser seu direito.
A questão é que nós apenas temos acesso ao exame, sem ter acesso a frequência e daí só termos uma oportunidade de avaliação, sendo todos os recursos pagos

• Wow
Reactions: Pedro D. Jesus