Olá, tenho uma duvida em relação aos exames nacionais. O meu caso é que conclui o 12.º ano sem candidatar-me para exames e decidi fazer exames no final do verão deste ano. Tenho de candidatar-me como aluno externo contando apenas a nota dos exames ou como é que funciona sabendo que tive um “gap year”
Como já concluíste o secundário num ano anterior, vais precisar de anexar um comprovativo de morada e um de habilitações (isto é, um certificado de que concluíste o 12º ano). Podes já pedir este último na escola onde acabaste o secundário, antecipando-o (ou podes aguardar até a altura das inscrições, se tiveres feito o secundário na mesma escola em que realizas exames pode eventualmente até nem ser preciso). Também terás de pagar 3€ por cada exame em que te inscreves. Acabam aqui as diferenças entre fazeres exames agora e se tivesses feito exames no fim do 12º ano, o resto é tudo igual.
Por volta de Março ou Abril, abrirão as inscrições para os exames nacionais. Em princípio, como tem acontecido, as inscrições serão na plataforma online JNEPIEPE. Depois de confirmada a tua inscrição, realizas os exames que pretendes, pedes a ficha ENES, pedes a tua senha de candidatura na página da DGES, e fazes a candidatura ao ensino superior.
A tua média de candidatura é uma média ponderada da tua classificação final de curso e das tuas notas dos exames. Essa história de "contando apenas a nota dos exames" é para quem fez um curso EFA, com equivalência ao 12º ano.
Qualquer questão, dispõe.