Duvida Diploma

mgdc11

Membro
Matrícula
5 Junho 2017
Bom dia,

Tive a pesquisar e no site dges tem escrito passo a citar:

"A titularidade dos graus e diplomas é comprovada por uma certidão do registo lavrado e subscrito pelo órgão legal e estatutariamente competente da instituição de ensino superior, genericamente denominada diploma.
A carta de curso, para os graus de licenciado e de mestre, e a carta doutoral para o grau de doutor, não são obrigatórias e só serão emitidas se os estudantes as requererem."

Então a certidão de registo/diploma são entregues a quando do final do ano lectivo em que terminamos a licenciatura ou temos que requir a sua emissão?

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Estudos Gerais
Instituição
FLUL
Pelo que sei e do que interpreto do que aí está escrito, no final da licenciatura tens de pedir o diploma e qual/quais queres, se não me engano há uns quantos tipos de diploma

• Like
Reactions: mgdc11

mgdc11

Membro
Matrícula
5 Junho 2017
Obrigada Diana pela resposta.

Tenho mais uma duvida, tive a ver o site da ULisboa (é onde estou) e sobre a emissão de documentos tem passo a citar:

"...os estudantes desta Universidade podem solicitar a emissão de vários documentos:

Certidões de registo de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento, Agregação
Carta de curso de Licenciatura e de Mestrado
Carta doutoral
Carta de agregação
Certidões de conclusão de cursos não conferentes de grau"

E tem também nessa mesma página a minuta de de documentos que atestem a atribuição de graus académico da ULisboa (https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/basicpage/docs/drc_cursosconfgrau_minutas_v2.pdf) e desse documento só constam as Cartas de Curso/doutoral/de agregação e as certidões de registo de licenciatura/mestrado/doutoramento/agregação.

Então pelo que entendi a Certidão de Conclusão de Grau (um dos documentos que é possível pedir a emissão, vi na tabela de emolumentos) não atesta a atribuição de graus, e portanto é inútil a sua emissão, ou sou eu que estou a interpretar mal?

Já tive a ver mestrados em diversas universidades e cada uma usa um nome diferente para se referir ao mesmo.
Então para me candidatar a um mestrado preciso da Certidão de registo de licenciatura ou da Carta de curso de licenciatura, e não de certidão de conclusão de grau já que esta não atesta a atribuição de grau, certo?

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Obrigada Diana pela resposta.

Tenho mais uma duvida, tive a ver o site da ULisboa (é onde estou) e sobre a emissão de documentos tem passo a citar:

"...os estudantes desta Universidade podem solicitar a emissão de vários documentos:

Certidões de registo de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento, Agregação
Carta de curso de Licenciatura e de Mestrado
Carta doutoral
Carta de agregação
Certidões de conclusão de cursos não conferentes de grau"

E tem também nessa mesma página a minuta de de documentos que atestem a atribuição de graus académico da ULisboa (https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/basicpage/docs/drc_cursosconfgrau_minutas_v2.pdf) e desse documento só constam as Cartas de Curso/doutoral/de agregação e as certidões de registo de licenciatura/mestrado/doutoramento/agregação.

Então pelo que entendi a Certidão de Conclusão de Grau (um dos documentos que é possível pedir a emissão, vi na tabela de emolumentos) não atesta a atribuição de graus, e portanto é inútil a sua emissão, ou sou eu que estou a interpretar mal?

Já tive a ver mestrados em diversas universidades e cada uma usa um nome diferente para se referir ao mesmo.
Então para me candidatar a um mestrado preciso da Certidão de registo de licenciatura ou da Carta de curso de licenciatura, e não de certidão de conclusão de grau já que esta não atesta a atribuição de grau, certo?

Olá!
Sou licenciada pela FLUL e em 2019 (quando terminei a Licenciatura), os documentos que pedi foram a Certidão de Registo e a Certidão de Conclusão. A Certidão de Registo é a que atesta que tens uma Licenciatura e qual a média com que terminaste. A Certidão de Conclusão faz a mesma coisa, mas tem todas as tuas UC's e todas as tuas notas e foi essa Certidão que precisei apresentar na candidatura a Mestrado (estou atualmente num Mestrado fora da UL).

Não sei se isto esclarece a tua dúvida, mas se tiveres mais questões, fica à vontade para perguntares ☺

• Like

mgdc11

Membro
Matrícula
5 Junho 2017
Olá, obrigada Alexandra pela resposta

Mas no site da FCUL(Emissão de Certificação | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)(onde estou) diz " A Certidão de Registo é acompanhada do correspondente Suplemento ao Diploma, que é um documento bilingue (Português/Inglês)."
E pelo que entendi de outras pesquisas (Suplemento ao Diploma | DGES) que fiz e esse suplemento é onde tem as u.c's e as notas, então pelo que disseste sobre a certidão de conclusão é atualmente (se calhar em 2019 não era assim) igual ao suplemento, ou estou a interpretar mal?
E portando para a candidatura a mestrado basta atualmente pedir a Certidão de Registo?

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá, obrigada Alexandra pela resposta

Mas no site da FCUL(Emissão de Certificação | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)(onde estou) diz " A Certidão de Registo é acompanhada do correspondente Suplemento ao Diploma, que é um documento bilingue (Português/Inglês)."
E pelo que entendi de outras pesquisas (Suplemento ao Diploma | DGES) que fiz e esse suplemento é onde tem as u.c's e as notas, então pelo que disseste sobre a certidão de conclusão é atualmente (se calhar em 2019 não era assim) igual ao suplemento, ou estou a interpretar mal?
E portando para a candidatura a mestrado basta atualmente pedir a Certidão de Registo?
Os documentos que tenho indicam: "Certidão de Conclusão" e "Certidão de Registo". É possível que a minha "Certidão de Conclusão" seja na verdade o Suplemento ao Diploma, mas não tenho a certeza.
O que te recomendo fazeres é veres junto da Universidade onde pretendes fazer o Mestrado, quais os documentos comprovativos da Licenciatura que eles te pedem.

• Like