Duvida sobre exames, pedido de senha e.t.c ...

Matrícula
6 Janeiro 2021
Ola, acabei o secundário no ano passado, por diversas razoes não entrei no curso que queria na época! Entretanto, quero mudar totalmente de área e então este ano quero fazer exame de geometria descritiva novamente para ver se aumento a nota porque preciso do exame para acesso(já fiz em 2021 exame de geometria descritiva). Preciso de criar conta na jnpiepe ou na dges denovo se já criei no ano passado já com 18? Como já acabei o secundário no ano passado e a disciplina de geometria descritiva em 2021, se eu fizer exame como melhoria e prova de ingresso e tiver menos do que tive isso pode baixar a nota? Se tiver menos posso usar o exame que fiz em 2021 onde tive mais como acesso, certo? Preciso de pagar pelo exame? E o pedido de senha tenho que pedir de novo? Como e que funciona isto tudo para quem já acabou o secundário?
Quais as diferenças no processo todo para quem acabou o secundário no ano passado?

Preciso de criar conta na jnpiepe ou na dges denovo se já criei no ano passado já com 18?
A conta do JNEPIEPE ainda é válida.
se eu fizer exame como melhoria e prova de ingresso e tiver menos do que tive isso pode baixar a nota?
Não.
Se tiver menos posso usar o exame que fiz em 2021 onde tive mais como acesso, certo?
Certo.
Preciso de pagar pelo exame?
Sim. 3€.
E o pedido de senha tenho que pedir de novo?
Sim.
Como e que funciona isto tudo para quem já acabou o secundário? Quais as diferenças no processo todo para quem acabou o secundário no ano passado?
Da mesma forma que para quem ainda não acabou, com a excepção de que é preciso pagar 3€ por exame e é preciso anexar um comprovativo de morada e um certificado de habilitações.

A conta do JNEPIEPE ainda é válida.

Não.

Certo.

Sim. 3€.

Sim.

Da mesma forma que para quem ainda não acabou, com a excepção de que é preciso pagar 3€ por exame e é preciso anexar um comprovativo de morada e um certificado de habilitações.
Obrigado! Mas tenho mais um duvida! Como e que funciona a melhoria da nota tendo em conta que eu acabei geometria em 2021 e ja fiz exames em 2021? Quais os beneficios da melhoria? Altera a nota interna que tenho a geometria tendo em conta que preciso de geometria para acesso?

Como e que funciona a melhoria da nota tendo em conta que eu acabei geometria em 2021 e ja fiz exames em 2021?
Realizas o exame. Se tiveres nota melhor, a nota final da disciplina passa a ser a tua nota de exame.
Quais os beneficios da melhoria?
Nota maior, logo melhor chance de entrar onde queres.
Altera a nota interna que tenho a geometria tendo em conta que preciso de geometria para acesso?
Se for melhor, sim. Se for pior, não.
Mais tecnicamente, não altera a nota interna mas sim a nota final (que é a que interessa, mas que desde 2020 tem sido igual à nota interna).

Se for melhor, sim. Se for pior, não.
Mais tecnicamente, não altera a nota interna mas sim a nota final (que é a que interessa, mas que desde 2020 tem sido igual à nota interna).
Mas imagina que faco melhoria a matematica ou fisico quimica que sao exames que nao preciso para acesso? Aumenta na mesma a nota final de candidatura? Tipo se tirar maior e como se a nota interna mudase para essa nota, mesmo se nao preciso do exame/disciplina para o curso?

Mas imagina que faco melhoria a matematica ou fisico quimica que sao exames que nao preciso para acesso? Aumenta na mesma a nota final de candidatura?
Estas disciplinas fazem parte do teu curso? Se sim, ao aumentar a tua nota final da disciplina, aumentam a tua média final do curso, que aumenta a tua média de candidatura.
Tipo se tirar maior e como se a nota interna mudase para essa nota, mesmo se nao preciso do exame/disciplina para o curso?
Desde que seja uma das 9 disciplinas que fazem parte do teu curso do secundário, sim.
Fazer exames de outros cursos não (por exemplo, História A).

Estas disciplinas fazem parte do teu curso? Se sim, ao aumentar a tua nota final da disciplina, aumentam a tua média final do curso, que aumenta a tua média de candidatura.

Desde que seja uma das 9 disciplinas que fazem parte do teu curso do secundário, sim.
Fazer exames de outros cursos não (por exemplo, História A).
Obrigado pela tua ajuda tenho so mais algumas duvidas.
O que e que eu posso usar como comprovativo de residencia / como consigo?
O pedido de senha eu preciso de entregar na escola ou posso so colocar la o documento online?
O documento de identificacao que eles pedem tenho que colocar o meu cartao de cidadao em pdf por exemplo?

Última edição:
O que e que eu posso usar como comprovativo de residencia / como consigo?
Podes usar uma carta que tenhas recebido, por exemplo. Podes também pedir na tua junta de freguesia um comprovativo de morada, mas não deve ser necessário ter esse trabalho.
O pedido de senha eu preciso de entregar na escola ou posso so colocar la o documento online?
Coloca online. Em princípio, aceitam - se não e depois te disserem para ir lá, vais lá - só perdes uns 5 segundos a anexar o ficheiro.
O documento de identificacao que eles pedem tenho que colocar o meu cartao de cidadao em pdf por exemplo?
Sim.