Duvidas alternativa a Medicina

mariaduda

Membro Caloiro
Matrícula
4 Fevereiro 2025
Olá, sou aluna do 11° ano de Ciências e Tecnologias e não tenho média para entrar em Medicina.
A minha média dos 3 anos, se tudo correr bem, deverá ser em torno de 16.

Tenho andado a pesquisar bastante e descobri o curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais em Lisboa que me agradou muito.
Depois vi que este podia dar acesso a um mestrado em Medicina, o que para mim acho que seria uma boa opção.

Mas alguém me sabe dizer como é que isto funciona? Eu sou de Lisboa e era me mais fácil ir fazer o Curso em Lisboa, no entanto, é possível pedir equivalência? Ou a melhor opção é mestrado em Medicina?

Por fim, o que me aconselham a fazer? Eu queria tentar subir a minha média com os exames nacionais e continuar em Lisboa. Acham Ciências Biomédicas Laboratoriais uma boa opção?

Obrigada :)

Olá.
Depois vi que este podia dar acesso a um mestrado em Medicina, o que para mim acho que seria uma boa opção.
Como assim? Não existe mestrado (separado) em Medicina, esse curso funciona como Mestrado Integrado. O acesso pode ser feito pelo CNAES ou pelo concurso especial para licenciados, onde essa é, sim, uma de várias licenciaturas que podes tirar.
é possível pedir equivalência
Se houver cadeiras comuns ou semelhantes, podes pedir a creditação, sim.
Acham Ciências Biomédicas Laboratoriais uma boa opção?
Não percebi bem o que planeias ou pretendes fazer.

Há uma possibilidade adicional que podes ponderar: contingentes especiais. Uma possibilidade em particular, que creio ser pouco conhecida, é, logo depois do secundário, fazer 1 ano (e um só) no Exército, o que dá acesso ao contingente especial para militares, o que, desde que cumpras as notas mínimas de 14 nos exames, basicamente garante a entrada no curso de Medicina no ensino superior público.