Duvidas sobre curso no ensino superior

Gustavoare

Membro Caloiro
Matrícula
27 Agosto 2022
Eu sou português mas imigrei para o estrangeiro e agora voltei a Portugal para os estudos, tenho equivalências para direito, economia, matemática e não sei se português esta incluindo.

Eu estava preocupado com o mercado de trabalho e depois de fazer um estagio num hospital, decidi que se eu queria sair de Portugal e/ou poder trabalhar em qualquer lugar com emprego mais ou menos assegurado tinha de ser um curso na saúde tal como enfermagem ( e também por muita pressão do meus pais para tirar um curso com futuro ), e foi o que eu fiz, fui para enfermagem como aluno externo. Mas depois de 1 ano em enfermagem ( e de burrice nos exames nacionais de Biologia e Geologia... ) percebi que se calhar não era tão boa ideia quanto eu pensei ( no entanto fiz as cadeiras todas ).

Então este ano, tentei procurar alguma coisa que eu realmente goste mas não tirei a ideia do emprego com futuro da cabeça pois realmente me permite uma certa estabilidade que eu procuro. E depois de 1 mês a procura de soluções alternativas, não encontro nada com os benefícios que a saúde me traz e neste caso que a enfermagem me dá ( possibilidade de sair de Portugal, trabalho em todo o mundo, incluindo Portugal, muito bom salário em países estrangeiros e mais uma vez um emprego estável ).

Os cursos que realmente me despertam atenção são :
- Direito : sempre gostei de direito no entanto tenho de ficar em Portugal e mesmo depois de muita leitura sobre cursos de direito e que não serve apenas para advocacia e realmente se pode fazer muito com este curso, um amigo da família me disse que não há trabalho em direito, e para arranjar trabalho com este curso é muito difícil se não conheceres alguém já na área, sem contar que não posso sair de Portugal se alguma coisa correr mal.
- Economia : Mais uma vez economia também sempre foi algo em que me interessei mas vai dar ao mesmo que direito, pouco trabalho, dificuldade em sair do pais e difficuldade em entrar na area depois do curso.
- Informática e gestão : Informática realmente têm trabalho em todo o mundo que tal como os corpos, os computadores são iguais em todo o mundo. No entanto não consegui encontrar muitas informações sobre este curso que existe apenas em Lisboa. Pensava que era uma boa ideia, depois de ver estatísticas que o site da escola disponibilizou sobre a empregabilidade do curso. Mas depois de falar com os meus pais, nem é informática nem é gestão e que as estatísticas não são tão lineares assim ( segundo as palavras da minha família ) e finalmente têm gestão que eu gosto. ( se calhar preciso adicionar que eu sou um nabo a informática e que o meu computador serve apenas para filmes, jogos e trabalho )
- E não vou meter mais que já esta a ficar demasiado longo.

A minhas perguntas se resumem a isto : Alguêm me pode ajudar a orientar me ? Aquilo que eu disse me em cima está correto ou errado ? Vale a pena arriscar num curso de economia, direito e ect... ?
Post automatically merged:

E também gostaria de pedir desculpa pelo texto enorme e obrigado as pessoas que leram :')

caat

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
Olá. Acho que há muita gente que vai para cursos "com futuro" e chegando ao mercado percebe que além das oportunidades não serem tantas assim, o dia a dia no emprego também não é o melhor. Também há muita gente que até consegue o emprego, mas depois tem uma vida miserável e não se sente gratificado pelo que faz.
Isto tudo para dizer que talvez devesses dar um espaço e um momento de silêncio a ti mesmo e decidires sozinho, baseado no que  tu queres e também manter em mente que um curso/emprego não é uma prisão (se não conseguires suceder à primeira, podes perfeiramente tentar à segunda e ir para uma área totalmente diferente, mas, pelo menos, não vives com o "e se eu tivesse tentado x área?"). Compreendo que as pessoas têm os teus melhores interesses em mente, claro, mas tens de decidir por ti.
Como falaste que tinhas interesse na área da informática, podes começar por ver mais alguns cursos sem ser esse que tu referiste. Tens as engenharias, por exemplo, que te dão a oportunidade de ires para fora (porque mencionaste isso como possibilidade) e também de trabalhares cá/trabalhares para uma empresa estrangeira em teletrabalho e continuares em Portugal.
Entretanto, é uma questão de sorte e nós nunca sabemos como estará o mercado de trabalho ou como estaremos nós em determinado momento. No fundo, não há escolhas erradas, há apenas várias possibilidades.
Espero ter ajudado nalguma coisa e não desanimes. Boa sorte!

• Like
Reactions: Mariana_Martins_

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - TPSI (Prog.)
Instituição
CINEL
Acho que precisas de perceber em relação a ti mesmo, o que queres para o futuro? Procuras um emprego com futuro, mas o que é que isso significa para ti? Talvez seja melhor não teres isso como prioridade, apenas preferência, e focares-te em algo que gostes de fazer. O que gostarias de fazer? Em que gostarias de trabalhar? Sugiro que tentes ver desta perspetiva e tentes superar a necessidade de um emprego assegurado, que pode ser apenas uma ilusão.