Duvidas sobre ENGENHARIA BIOLÓGICA! Alguém que me possa ajudar?

Balela

Membro
Matrícula
9 Março 2021
olá! Alguém que esteja em ENGENHARIA BIOLÓGICA ou que saiba acerca deste curso que me possa responder a algumas/todas estas perguntas?
1)Porque é que escolheste este curso?
2)Qual é que achas que é o perfil de um futuro aluno do curso? Pra que tipo de pessoa este curso se destina? Quais devem ser os gostos e qualidades de um aluno deste curso?
3)O que te cativa mais no curso?
4)Saídas profissionais? Como vai ser o meu dia a dia? Quais vão ser as minhas atividades?
5)O que achas das disciplinas do curso? quais são essas disciplinas? O que é que estudam em concreto?
6)Que tipos de atividades realizam nas aulas?
7)O que gostaste mais de aprender até ao momento?
8) houve alguma coisa que te surpreendeu no curso?
9)O que achas do curso em geral? Estás a gostar?
10)como é o curso a nível de horários, carga de trabalhos, exames?

MUITO OBRIGADAA
God bless u :)))))))))

Sofia Cecílio

Membro Caloiro
Matrícula
5 Dezembro 2020
Olá!
Estou fortemente interessada no curso de Engenharia Biológica, no IST. Estou neste momento no 11ºano, e no 12º vou escolher química como uma das opcionais. No entanto, estou um pouco indecisa entre biologia e física (embora mais inclinada para física). Alguém deste curso me pode ajudar, no sentido de perceber qual a que me dará bases mais úteis ou importantes para as cadeiras do curso?
Obrigada! :)

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá!
Estou fortemente interessada no curso de Engenharia Biológica, no IST. Estou neste momento no 11ºano, e no 12º vou escolher química como uma das opcionais. No entanto, estou um pouco indecisa entre biologia e física (embora mais inclinada para física). Alguém deste curso me pode ajudar, no sentido de perceber qual a que me dará bases mais úteis ou importantes para as cadeiras do curso?
Olá @Sofia Cecílio,

Acho que biologia seria mais interessante para ti porque 1) normalmente é mais fácil tirar boas notas e 2) dá-te bases muito boas e é sempre uma continuação de BG A (não passas 1 ano sem estudar nada relacionado com biologia). No Técnico vais ter duas cadeiras específicas de física onde vais aprender a matéria de Física 12º (e muito mais), eu pessoalmente não tive no 12º e não senti dificuldade nenhuma durante essas cadeiras (pelo contrário, foram das mais fáceis que fiz mas também porque os professores eram bons).

Boa sorte! :)

• Like
Reactions: Sofia Cecílio

Sofia Cecílio

Membro Caloiro
Matrícula
5 Dezembro 2020
Olá @Sofia Cecílio,

Acho que biologia seria mais interessante para ti porque 1) normalmente é mais fácil tirar boas notas e 2) dá-te bases muito boas e é sempre uma continuação de BG A (não passas 1 ano sem estudar nada relacionado com biologia). No Técnico vais ter duas cadeiras específicas de física onde vais aprender a matéria de Física 12º (e muito mais), eu pessoalmente não tive no 12º e não senti dificuldade nenhuma durante essas cadeiras (pelo contrário, foram das mais fáceis que fiz mas também porque os professores eram bons).

Boa sorte! :)
Obrigada!! :))

• Fabulous
Reactions: Wraak

Lxmm

Membro
Matrícula
29 Dezembro 2019
Olá!
Estou em engenharia biológica no IST, aconselho que veja as informações disponíveis no site do técnico e se continuar com dúvidas contacta o NAPE, são muito prestáveis! Este ano vão acontecer bastantes mudanças devido à transição para o novo modelo, por isso algumas destas opiniões podem estar desatualizadas.
1-No 12º ano estava muito indecisa, como gostava de matemática, engenharia parecia uma boa opção e como o curso parecia misturar biologia e química pareceu-me bastante interessante
2- Existe os mais variados tipos de alunos neste curso, o que depois se reflete na escolha das opcionais mais tarde e até do mestrado. Não há um perfil ideal
3- O plano curricular ser bastante diversificado (dentro desta área)
4- Pode depender muito, podes estar o dia inteiro num laboratório, ou em algo à escala industrial com reatores, ou à secretaria à frente de um computador na parte mais ligada a programação/análise de resultados
5-As cadeiras estão aqui. Podes ver um descrição de cada uma.
6- Existem aulas teóricas (ouvir o professor), problemas (resolução de exercícios) e laboratórios. Dependendo da cadeira podes ter de todos os tipos ou apenas um.
7- O que mais gostei até agora foi as aulas laboratoriais, especialmente de Engenharia Genética
9- Na maior parte dos dias gosto, noutros acho que é demasiado teórico (mas supostamente isso irá melhorar). Ainda estou com dúvidas se no mundo do trabalho faz alguma diferença ter vindo de um curso de engenharia química ou de bioquímica ou de biotecnologia (que tem média mais baixa e talvez sejam mais fácies)
10- Também podes ver horários de anos anteriores aqui (mas não te assustes que não tens essas aulas todas, alguns são vários turnos em que escolhes só um). No primeiro ano por exemplo, tinha uma manhã de laboratório, e aulas todas as tardes das 13h às 17h

Espero ter ajudado!
Post automatically merged:

Olá!
Olá! Diria que é indiferente. Tanto uma como outra podem ser úteis dependendo da cadeira, tive colegas que tiveram uma e outra e não acho que tenha feito muita diferença. Aconselho a escolheres a que gostas mais, se gostas das duas aproveita para escolher a que te irá subir mais a média (na minha escola as notas de física eram muito mais altas 😅)

Última edição:
  • Like
Reactions: davis