E agora, o que fazer?

Gonçalo Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
17 Outubro 2016
Mensagens
3
Boas! Antes demais, bom ano a todos :)
Encontro-me aqui no fórum, para pedir a vossa ajuda relativamente às minhas opções académicas.

Tenho o 12º ano (curso profissional de programação), que concluí há uns anos, e agora gostaria e preciso de tirar uma licenciatura em informática, para a área de networking, redes, firewalls e assim.

O problema, é que não tenho obviamente exame efectuado, nem conhecimentos de matemática para me apresentar a exame. Primeiro, porque já não toco em matemática há anos. Era bom aluno, mas de pouco me lembro, sinceramente. E depois, a matemática que eu dei no secundário era a B, tenho em ideia que as provas de ingresso são A, correcto? E já vou fazer os meus 24 anos neste ano de 2018.

TL:DR, quais são as melhores opções para mim? Objectivo é tirar licenciatura, preferencialmente na pública, porque na privada deve ser bem caro suponho...

Obrigado desde já
 

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Mensagens
19,208
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Gonçalo Fonseca , bom ano,
E depois, a matemática que eu dei no secundário era a B, tenho em ideia que as provas de ingresso são A, correcto? E já vou fazer os meus 24 anos neste ano de 2018.
Depende. Se a prova de ingresso pedida for "16 - Matemática", podes fazer tanto o exame de matemática A como o de matemática B.
TL:DR, quais são as melhores opções para mim? Objectivo é tirar licenciatura, preferencialmente na pública, porque na privada deve ser bem caro suponho...
Podes optar por entrar primeiro num CTSP, para depois dar entrada numa licenciatura através do mesmo:
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são para mim? | Uniarea
 

Micaela98

Membro Caloiro
Matrícula
3 Maio 2019
Mensagens
6
Olá, neste momento estou a terminar CTSP Turismo no INP. O objectivo era ingressar na Licenciatura também no INP. Fui informada que a instituição irá fechar. O que faço para poder ingressar numa licenciatura também em turismo uma vez que não tenho exames para poder concorrer a uma universidade? Se tivesse seguimento no INP automaticamente tinha entrada directa para a licenciatura sem exames, mas uma vez que vai fechar não sei o que fazer. Soube que quem termina o ensino secundário profissional não precisará de exames para ingressar na licenciatura, isto também se aplica aos CTSP?