E agora, o que fazer?

Gonçalo Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
17 Outubro 2016
Boas! Antes demais, bom ano a todos :)
Encontro-me aqui no fórum, para pedir a vossa ajuda relativamente às minhas opções académicas.

Tenho o 12º ano (curso profissional de programação), que concluí há uns anos, e agora gostaria e preciso de tirar uma licenciatura em informática, para a área de networking, redes, firewalls e assim.

O problema, é que não tenho obviamente exame efectuado, nem conhecimentos de matemática para me apresentar a exame. Primeiro, porque já não toco em matemática há anos. Era bom aluno, mas de pouco me lembro, sinceramente. E depois, a matemática que eu dei no secundário era a B, tenho em ideia que as provas de ingresso são A, correcto? E já vou fazer os meus 24 anos neste ano de 2018.

TL:DR, quais são as melhores opções para mim? Objectivo é tirar licenciatura, preferencialmente na pública, porque na privada deve ser bem caro suponho...

Obrigado desde já

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Gonçalo Fonseca , bom ano,
E depois, a matemática que eu dei no secundário era a B, tenho em ideia que as provas de ingresso são A, correcto? E já vou fazer os meus 24 anos neste ano de 2018.
Depende. Se a prova de ingresso pedida for "16 - Matemática", podes fazer tanto o exame de matemática A como o de matemática B.
TL:DR, quais são as melhores opções para mim? Objectivo é tirar licenciatura, preferencialmente na pública, porque na privada deve ser bem caro suponho...
Podes optar por entrar primeiro num CTSP, para depois dar entrada numa licenciatura através do mesmo:
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são para mim? | Uniarea

Micaela98

Membro Caloiro
Matrícula
3 Maio 2019
Olá, neste momento estou a terminar CTSP Turismo no INP. O objectivo era ingressar na Licenciatura também no INP. Fui informada que a instituição irá fechar. O que faço para poder ingressar numa licenciatura também em turismo uma vez que não tenho exames para poder concorrer a uma universidade? Se tivesse seguimento no INP automaticamente tinha entrada directa para a licenciatura sem exames, mas uma vez que vai fechar não sei o que fazer. Soube que quem termina o ensino secundário profissional não precisará de exames para ingressar na licenciatura, isto também se aplica aos CTSP?