Olá! Bem sinto que este é o sítio perfeito para colocar o meu grande dilema dos últimos tempos! Também sou de humanidades e vou me candidatar para a universidade este ano, eu sei... só tenho mais 5 dias, mas pronto isto é mesmo um desabafo desesperado!
Não sei o que colocar em primeira opção. Todas as minhas opções são na universidade de Coimbra, só que não me consigo decidir.
Tenho o direito (fduc) , em que me imagino em seguir criminologia no mestrado para depois ingressar na polícia judiciária ou algo relacionado com o direito penal; depois tenho as relações internacionais (feuc) que junta todas as áreas que eu gosto, principalmente a história e o direito, mas não imagino para já uma profissão futura concreta; e por fim a história, que toda a gente a quem eu digo que é uma opção fica a olhar para mim com aquela cara "és maluquinha", que tinha como objetivo dirigir me para a museologia e agendas culturais.
Tudo tão diferente, percursos tão diferentes de vida e não sei mesmo o que fazer, tudo tem prós, tudo tem contras, e o tempo está cada vez mais escasso.
Se alguém me conseguir auxiliar com experiências de vida ou assim, agradeço imenso e eu sei que tem de ser uma decisão pessoal e "eu própria sou a que me conheço melhor", mas está mesmo difícil.
Vou ficar à espera ansiosamente por respostas! :)
Olá!
Também estou a acabar o 12º e vou candidatar-me ao ensino superior. Apesar de querer seguir Psicologia, sei o que sentes, estive os 3 anos do secundário assim, apesar de sempre ter sentido o bichinho pela Psicologia, por inseguranças, pensei noutros percursos. Inicialmente, aconcelho-te a reunires-te contigo mesmo. Faz uma pequena meditação (olha para a chama de uma vela durante um tempo, ou concentra-te a ouvir uma música calminha) para ficares calma, e depois pensa com mais claridade o que gostavas mais, o que sentes que neste momento queres mais. Sou uma pessoa muito intuitiva, e tudo o que escolhi a partir do coração é o que me faz mais feliz, até hoje. E também aconselho a pensares no agora, porque daqui a 3 anos é muito tempo e muita coisa pode mudar, e pelo menos comigo, aprendi que tenho de pensar no agora, e pensar no que me faz feliz agora. Daqui a uns tempos logo se vê...
Não sei como é quanto a ti, talvez devesses de analisar isso em relação a ti? A tua forma de decidir? Há 3 formas de decisão: intuitiva (como eu faço), racional, em que pensas em tudo e mais alguma coisa, como prós e contras e assim, e a decisão influenciada, em que tomas uma decisão, por exemplo, a partir de um vídeo da net, ou dum conselho de alguém. Penso que te ajude a decidir o que te fará mais feliz.
Finalmente, relativamente ao que gostas, pareceu-me que eras mais feliz nas Relações Internacionais, porque tem tudo o que gostas, então talvez pensasses nesse curso? Mesmo que por enquanto não te vejas numa profissão concreta, quem sabe não te verás numa profissão específica durante o curso? Talvez te possas apaixonar por alguma área em específico. Procura também testemunhos deste site, acredito que ajudem muito!
Boa sorte!