E se eu faltar a um exame nacional?

Juliana_S_A

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2020
Olá! Eu inscrevi-me em dois exames na altura que foram Economia A e Português (porque ainda era obrigatório), mas apenas coloquei o de Economia como prova de ingresso.
Agora com as novas decisões já não é obrigatório fazer o Português a não ser que seja uma Prova de ingresso, mas a mim não é o caso.
Posso não comparecer no dia do exame ou tenho alguma penalização em relação ao acesso ao ensino superior?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Eu inscrevi-me em dois exames na altura que foram Economia A e Português (porque ainda era obrigatório), mas apenas coloquei o de Economia como prova de ingresso.
Agora com as novas decisões já não é obrigatório fazer o Português a não ser que seja uma Prova de ingresso, mas a mim não é o caso.
Posso não comparecer no dia do exame ou tenho alguma penalização em relação ao acesso ao ensino superior?
Podes faltar, mas tenta contactar a escola para cancelares a inscrição nesse exame. No ano comum, não seria muito possível, mas dada a situação, tentar não custa.

AnaAS17

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2020
Boa tarde! eu estou no 11ºano e inscrevi-me nos exames de biologia-geologia, física-química e inglês porque queria ir para um curso onde era necessário os exames de biologia-geologia e física-química. Porem desisti do curso para o qual queria ir, e o curso que quero ir agora não pede nem biologia-geologia nem física-química. Gostaria de anular a matricula, apesar de não saber como isso se faz, ou ate mesmo faltar aos exames(se possível), qual seria a melhor opção??Obrigado

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde! eu estou no 11ºano e inscrevi-me nos exames de biologia-geologia, física-química e inglês porque queria ir para um curso onde era necessário os exames de biologia-geologia e física-química. Porem desisti do curso para o qual queria ir, e o curso que quero ir agora não pede nem biologia-geologia nem física-química. Gostaria de anular a matricula, apesar de não saber como isso se faz, ou ate mesmo faltar aos exames(se possível), qual seria a melhor opção??Obrigado
Não dá para cancelares a inscrição, aliás, não precisas este ano sequer, basta faltares aos exames que não te interessem.

Emídio

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2020
No inicio das inscrições para os exames inscrevi-me no exame de Português e Matemática, contudo com as novas regras retirei o exame de Português da minha inscrição. Após um tempo de reflexão, percebendo que a minha nota do secundário é mais que suficiente para entrar no meu curso (Bioquímica) e que já tenho o exame que preciso para usar como prova de ingresso (somente o de Biologia e Geologia) achei melhor não fazer o exame de Matemática. A minha dúvida é se posso faltar ao exame sem receber qualquer tipo de penalização, seja para a nota final de ano como para a nota final da disciplina.
Ps: Eu creio que não recebo mas queria ter mais certezas em relação a isso.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
No inicio das inscrições para os exames inscrevi-me no exame de Português e Matemática, contudo com as novas regras retirei o exame de Português da minha inscrição. Após um tempo de reflexão, percebendo que a minha nota do secundário é mais que suficiente para entrar no meu curso (Bioquímica) e que já tenho o exame que preciso para usar como prova de ingresso (somente o de Biologia e Geologia) achei melhor não fazer o exame de Matemática. A minha dúvida é se posso faltar ao exame sem receber qualquer tipo de penalização, seja para a nota final de ano como para a nota final da disciplina.
Ps: Eu creio que não recebo mas queria ter mais certezas em relação a isso.
Podes faltar, sem consequências.

• Like
Reactions: theanaoneout

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @ana1306
Boa tarde, estou em situação semelhante. Poderia dizer-me se há algum decreto lei ou documento oficial onde conste que não sou penalizada se faltar ao exame?
Os exames não contam para concluir as disciplinas, contando só como prova de ingresso. -> O aluno não realiza o exame, só fica sem poder usar esse exame como prova de ingresso, porque não o realizou. -> Não precisa, nem está, escrito explicitamente em lado nenhum que não há penalização se faltar.

Era o mesmo que pedires por uma lei onde esteja explicitamente escrito que se não ultrapassares o limite de velocidade não és multada. A lei define penalizações para quem não a cumpre, não define não-penalizações para quem a cumpre. 😉

deadinside

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2020
Boa noite, estou no 11° e inscrevi me no exame de FQ e Bio-geo mas agora não sei se realmente quero fazer o de FQ pois não sei se consigo tirar mais de 9 e ainda acho que pode acontecer eu tirar menos, neste momento estou com nota de 9 na disciplina. Se eu fizer o exame a nota afeta a minha nota interna de FQ? Se faltar há possibilidade de eu fazer o exame pro ano sendo que quero o como prova de ingresso?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, estou no 11° e inscrevi me no exame de FQ e Bio-geo mas agora não sei se realmente quero fazer o de FQ pois não sei se consigo tirar mais de 9 e ainda acho que pode acontecer eu tirar menos, neste momento estou com nota de 9 na disciplina. Se eu fizer o exame a nota afeta a minha nota interna de FQ? Se faltar há possibilidade de eu fazer o exame pro ano sendo que quero o como prova de ingresso?
A nota do exame não te afeta a nota da disciplina, exceto se tu reprovares e o fizeres, também, com o objetivo de concluíres a disciplina.
Independentemente disso, podes sempre repeti-lo para o ano.

sadinu

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2020
Boa tarde, saí do secundário o ano passado mas vou fazer o exame de geometria descritiva A este ano para acabar a disciplina, no entanto também me inscrevi no exame de história e cultura das artes apenas para fazer melhoria (aluna externa e assinalei como prova de ingresso). Neste momento já não me interessa o exame de história, posso anular (e como) ou faltar ao exame ou irei ter alguma penalização?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde, saí do secundário o ano passado mas vou fazer o exame de geometria descritiva A este ano para acabar a disciplina, no entanto também me inscrevi no exame de história e cultura das artes apenas para fazer melhoria (aluna externa e assinalei como prova de ingresso). Neste momento já não me interessa o exame de história, posso anular (e como) ou faltar ao exame ou irei ter alguma penalização?
Podes faltar ao exame de HCA, sem problema nenhum.

Matrícula
13 Junho 2019
Boa tarde a todos!
Já concluí o ensino secundário, contudo, só vou concorrer ao ensino superior este ano. Inscrevi-me então nos exames de Português e de Biologia e Geologia, porque estava dividida entre diferentes licenciaturas e estas eram as provas de ingresso que me pediam. Com o decorrer do tempo apercebi-me que as licenciaturas que mais me cativam são as que me pedem o exame de português como prova de ingresso...
A minha questão é: posso faltar ao exame de biologia e geologia sem que isso afete a minha nota interna ou o meu acesso ao ensino superior (visto que já não vou concorrer a nenhum curso que me peça o exame de biologia como prova de ingresso)? Creio que sim mas gostaria de estar mesmo certa de que não vai acontecer!
Tenham um bom estudo, se assim for o caso!

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde a todos!
Já concluí o ensino secundário, contudo, só vou concorrer ao ensino superior este ano. Inscrevi-me então nos exames de Português e de Biologia e Geologia, porque estava dividida entre diferentes licenciaturas e estas eram as provas de ingresso que me pediam. Com o decorrer do tempo apercebi-me que as licenciaturas que mais me cativam são as que me pedem o exame de português como prova de ingresso...
A minha questão é: posso faltar ao exame de biologia e geologia sem que isso afete a minha nota interna ou o meu acesso ao ensino superior (visto que já não vou concorrer a nenhum curso que me peça o exame de biologia como prova de ingresso)? Creio que sim mas gostaria de estar mesmo certa de que não vai acontecer!
Tenham um bom estudo, se assim for o caso!
Podes faltar, sem problemas.
Post automatically merged:

Boa noite, é possível faltar a um exame na primeira fase e realiza-lo apenas na segunda ?
Olá! Posso estar errada, mas penso que para realizares um exame em segunda fase, tens de marcar presença obrigatoriamente na primeira...
Confirmo.

• Like
Reactions: Mr. Gomes

Soraia222

Membro Caloiro
Matrícula
10 Outubro 2019
Bom dia, eu inscrevi -me no exame de matemática, pois ainda não sabia muito bem as opções que ia colocar candidatura. Agora como já sei as minhas opções e nenhuma delas pede como prova de ingresso o exame de matemática, posso faltar ao exame sem ter nenhuma consequência? Devo avisar a escola que irei faltar ?