E se eu faltar a um exame nacional?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @ast
Boa noite! Inscrevi-me, como externa, a um exame nacional, porém não tive muito tempo para estudar e estava a pensar em faltar. Isso impede-me de me inscrever no próximo ano neste mesmo exame nacional? Obrigada
Não impede.

• Like
Reactions: ast

ast

Membro
Matrícula
20 Junho 2016
Também suponho que não me impeça de pedir a ficha ENES, este ano, com outros exames realizados o ano passado, certo?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Também suponho que não me impeça de pedir a ficha ENES, este ano, com outros exames realizados o ano passado, certo?
Certo, não impede absolutamente nada!

Laura Sardinha

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2020
Olá a todos. Não realizei o exame de Física e Química este ano pois não era obrigatório. Não fazendo este ano, é possível fazê-lo no próximo ano (ou nem por isso) se eu quiser usá-lo como prova de ingresso? Muito obrigada.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá a todos. Não realizei o exame de Física e Química este ano pois não era obrigatório. Não fazendo este ano, é possível fazê-lo no próximo ano (ou nem por isso) se eu quiser usá-lo como prova de ingresso? Muito obrigada.
Olá.
Se precisares, podes fazê-lo no próximo ano.

_andresantos_

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2020
Olá.
Se precisares, podes fazê-lo no próximo ano.
Bom dia, se faltarmos a um exame em que a disciplina foi anulada (matemática no meu caso) ficamos com a disciplina por fazer. Poderei então realizar no próximo ano esse mesmo exame de forma a ficar essa nota como a classificação final à disciplina? E não há maneira de participar nas aulas de mat de 12º no próximo ano a não que o professor aceite que eu assista a essas mesmas certo? E uma ultima informação, se no próximo ano quiser fazer a segunda fase desse exame de matemática e tirar melhor nota do que na primeira fase, a nota à disciplina fica a do exame em que obti melhor classificação ?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Poderei então realizar no próximo ano esse mesmo exame de forma a ficar essa nota como a classificação final à disciplina?
Olá.
Podes.
E não há maneira de participar nas aulas de mat de 12º no próximo ano a não que o professor aceite que eu assista a essas mesmas certo?
Correto, mas eles costumam ser muito flexíveis nisso.
E uma ultima informação, se no próximo ano quiser fazer a segunda fase desse exame de matemática e tirar melhor nota do que na primeira fase, a nota à disciplina fica a do exame em que obti melhor classificação ?
Sim, mas, nesse ano, só a podes usar a partir da 2.ª fase de candidaturas. Tendo de utilizar a da 1.ª fase de exames na 1.ª fase de candidaturas.

Kuetch

Membro Caloiro
Matrícula
22 Fevereiro 2021
Boa Tarde, inscrevi-me no exame de Física e Química A e no de Biologia e Geologia, já fiz o de física e química e pretendo ir à 2 fase, no entanto quero faltar ao de biologia pois não preciso do exame para nada. Pelo que já li sei que posso faltar sem consequências, apenas não posso fazer a 2 fase desse exame mas gostava de saber se faltar à primeira fase de biologia me proíbe de fazer a 2 fase de física e química.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa Tarde, inscrevi-me no exame de Física e Química A e no de Biologia e Geologia, já fiz o de física e química e pretendo ir à 2 fase, no entanto quero faltar ao de biologia pois não preciso do exame para nada. Pelo que já li sei que posso faltar sem consequências, apenas não posso fazer a 2 fase desse exame mas gostava de saber se faltar à primeira fase de biologia me proíbe de fazer a 2 fase de física e química.
Olá.
Não, podes fazer FQ A à mesma.

• Like
Reactions: Kuetch

Fmorais4

Membro
Matrícula
12 Julho 2019
Boa tarde,
Eu vou comparecer ao exame nacional de matemática A mas apenas para poder ir à segunda fase visto que não estudei para esta por causa da faculdade. A minha questão é a seguinte: Se eu não fizer nada do exame e entregar não me vou poder candidatar a nenhum curso na 1a fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, visto que os cursos requerem nota mínima, se não fizer esta candidatura e depois fizer o exame de 2a fase ainda me posso candidatar a um curso na 2a fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior e fazer a inscrição num curso? Ou preciso de fazer a candidatura na mesma (na 1a fase) e não entrar em nenhum curso?
Cumprimentos e obrigado.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde,
Eu vou comparecer ao exame nacional de matemática A mas apenas para poder ir à segunda fase visto que não estudei para esta por causa da faculdade. A minha questão é a seguinte: Se eu não fizer nada do exame e entregar não me vou poder candidatar a nenhum curso na 1a fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, visto que os cursos requerem nota mínima, se não fizer esta candidatura e depois fizer o exame de 2a fase ainda me posso candidatar a um curso na 2a fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior e fazer a inscrição num curso? Ou preciso de fazer a candidatura na mesma (na 1a fase) e não entrar em nenhum curso?
Cumprimentos e obrigado.
Olá! Caso vás ao exame e não tenhas nota mínima para te candidatares, poderás candidatar-te ainda assim à 1ª fase do CNAES se 1) tiveres prova de ingresso válida do ano de 2020 ou 2) se tiveres prova de ingresso válida do ano de 2019. Caso contrário, só poderás candidatar-te à 2ª e 3ª fase do concurso. Podes concorrer à 2ª fase do concurso sem teres concorrido à 1ª, mas, caso tenhas provas de ingresso para a 1ª fase, não custa nada tentares concorrer logo na 1ª fase, nunca se sabe 🤗

• Like
Reactions: Fmorais4

Carolinafs9

Membro
Matrícula
10 Fevereiro 2021
Eu sei que se podia faltar aos exames na 1fase que nada aconteceria por não serem obrigatórios, a minha dúvida é: dá para fazer o mesmo na 2fase? Posso faltar sem que nada aconteça?

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Se não me engano, a realização da 2ª fase implica teres frequentado a 1ª fase sem falta (quer fosses chumbada ou aprovada).
Em termos de faltar, podes faltar também à 2ª fase caso não necessites da mesma.

AnaCDF

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2021
Bom dia
Faltei ao exame de português segunda fase
Gostaria de saber se fico com a nota que tirei no exame nacional primeira fase visto que faltei agora na segunda fase?
Posso realizar outro exame nacional de segunda fase mesmo que tenha faltado ao de Português?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia
Faltei ao exame de português segunda fase
Gostaria de saber se fico com a nota que tirei no exame nacional primeira fase visto que faltei agora na segunda fase?
Posso realizar outro exame nacional de segunda fase mesmo que tenha faltado ao de Português?
Olá.
Ficas com a nota da 1.ª fase e podes realizar, sim, outro exame nesta fase.