E se não entrar já para a universidade?

Eagle

Membro
Matrícula
17 Março 2020
Então, a minha situação é a seguinte: sou aluno do 12°ano e, em princípio, vou ter a nota necessária para o curso que quero, engenharia informática.Mas, antes de entrar neste mundo dos estudos avançados, quero colocar o meu foco no mundo do futebol.Logo, não vou entrar na Universidade este ano ou nos próximos 2/3( ou até mais, se conseguir alguma coisa de interesante neste mundo do desporto, que sou, completamente, apaixonado).Por isso, a minha questão é: se, algum dia, decidir entrar na universidade, para efetuar o curso de engenharia informática, vou ter as minhas notas do secundário válidas?E se estas forem válidas, vão ser só os 70% da nota interna já que o prazo dos exames passarão da validade?E posso efetuar melhorias até quando?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Então, a minha situação é a seguinte: sou aluno do 12°ano e, em princípio, vou ter a nota necessária para o curso que quero, engenharia informática.Mas, antes de entrar neste mundo dos estudos avançados, quero colocar o meu foco no mundo do futebol.Logo, não vou entrar na Universidade este ano ou nos próximos 2/3( ou até mais, se conseguir alguma coisa de interesante neste mundo do desporto, que sou, completamente, apaixonado).Por isso, a minha questão é: se, algum dia, decidir entrar na universidade, para efetuar o curso de engenharia informática, vou ter as minhas notas do secundário válidas?E se estas forem válidas, vão ser só os 70% da nota interna já que o prazo dos exames passarão da validade?E posso efetuar melhorias até quando?
Tens várias alternativas:
1) Não entras este ano e concorres no ano seguinte: Se tiveres provas válidas, não precisas repetir exames e concorres tal e qual como fizeste neste ano.
2) Não entras este ano e deixas passar a validade dos exames: Precisas repetir os exames que são Prova de Ingresso para o curso. Se tiveres melhor nota que as notas anteriores (sejam dos exames da PI ou não), a tua nota altera-se a 100% (imaginando que estas medidas da COVID já não estão em vigor). Ou seja, imagina que tinhas 14 a matemática de nota final. Vais a exame e tiras 18. A tua nota final de matemática passa a ser o 18, além de ser a prova de ingresso.

As tuas notas do secundário não perdem a validade, essa média com que acabares vai continuar válida. As melhorias poderás efectuar sempre, desde que o código do exame da disciplina não mude ou o teu curso seja extinto.

• Like
Reactions: Eagle

Akiani

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE - UL
Podes ainda entrar pelo concurso dos atletas de alta competição, caso sejas considerado como alta competição, assim podes ir fazendo o teu curso e ver o que consegues no futebol (atletas de alta competição é o pessoal que vai para provas fora do país, e são considerados com estatuto especial nas faculdades, portanto podes faltar às aulas que tenham presença obrigatória e em certas faculdades, podes fazer só exame final, em vez de exame + trabalhos de grupo) ou caso reingresses com 23 anos ou mais, podes entrar pelo contigente dos M23, em que apresentas o currículo, uma carta de motivação do porquê de quereres aquele curso e vais a outros exames, que não os do secundário, para entrares por esse contigente. São exames mais virados para o teu curso, e acho que não são muito difíceis. Podes ir a exames de Matemática, de Inglês, de Português, etc.

• Like
Reactions: Eagle
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Larissa M Não vou entrar no curso que quero - questões Concurso Nacional e Locais - Público 2
X Economia, o que escolher se não entrar na primeira opção? Ciências Económicas e Empresariais 1
xstassx Quero Medicina mas não sei se consigo entrar. Ensino Superior - Geral 2
casinia Ciobanu Quero medicina, mas acho que não consigo entrar. Que outras opções tenho? Ensino Superior - Geral 6
I Não tenho média para entrar no curso que quero/mudança de instituição :( Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
D Receio de não entrar na 1ªopção Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
E Não consigo entrar na DGES para fazer a candidatura com os meus dados Concurso Nacional e Locais - Público 2
I Não tenho média e receio não entrar na universidade no próximo ano. Ensino Secundário 15
T Não terminei o curso posso entrar na universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
L Não vou conseguir entrar em Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 13
É Tenho receio de não conseguir entrar em medicina Ensino Secundário 2
Telmo Lima Acho que não vou conseguir entrar em medicina , o que posso fazer ? Saúde 4
M Se não entrar este ano... Ensino Secundário 6
M Não vou entrar no curso que quero Ensino Superior - Geral 25
C Tenho média de 15,4 no 10º ano e tenho medo de não entrar em Medicina Ensino Secundário 7
Carlitos Magalhães E se não entrar na 1º fase? Concurso Nacional e Locais - Público 3
G Acabei o Ensino Recorrente e não tenho médias para entrar. Ensino Superior - Geral 2
I Não tenho média para entrar no curso que pretendia. Ajuda! Ciências Económicas e Empresariais 1
J corro o risco de não entrar em nenhuma faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
B Se não entrar em maeg... Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Diogo.Reis Não consegui entrar onde queria. E agora? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Medicina - dilema do "provavelmente não consigo entrar" Ensino Secundário 67
voldmortrcz Não tenho média para entrar no curso que pretendia. Que fazer? Arquivo 0
R Matéria não lecionada Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
U Não indicar a versão Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
D Ir ou não à segunda fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
G Questao sobre os exames não contarem sobre a nota final da disciplina… Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
ENGAEROMAyBE Não indicação da versão numa folha de prova Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F Preenchimento do cabeçalho do exame não tendo cartão de cidadão Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
B Não marquei o exame como prova de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M FLUP Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia - Sim ou não? Universidade do Porto 0
D Estou no ensino superior no 1º ano mas queria mudar de curso, mas não tenho media posso fazer ensino recorrente? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
C Melhoria da CF de disciplinas que não são pedidas no ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
anateresa2334 Tenho medo de não ser capaz este ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 25
B Não sei o que fazer. Ensino Secundário 2
P Devo colocar curso que não terminei no currículo? Ensino Superior - Geral 2
M Não comparecer ao exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Quero ir para Ciências mas não sei matemática! Ensino Secundário 2
M Inscrição ainda não aceite na piepe Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
J Melhoria de exame caso não use como prova de ingresso Ensino Secundário 3
antoniofreitas Prova de ingresso de disciplina que não frequentei Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
R Não sei o que fazer Ensino Superior - Geral 2
S Não sei como mudar de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 12
M Como conseguir 5 ECTS em Química Geral não sendo estudante? Ensino Superior - Geral 2
J Transito ou não transito? Ensino Secundário 5
L Pós-graduação diferente da licenciatura sim ou não? Ensino Superior - Geral 0
R Aparece que o nome do EE não pode ficar em branco Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L Fazer exame no 12ano que não foi feito no 11ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Realizar exame numa escola onde não leciona a disciplina desse exame Ensino Secundário 1
Pedro Melk Faz sentido candidatar-me à primeira fase de matrículas para mestrado, tendo em conta que ainda não acabei o curso? Concurso Nacional e Locais - Público 1