Economia A - Dúvidas e Apontamentos

Fernando

Membro
Matrícula
16 Dezembro 2015
Boa tarde, não sei se criar este tópico é o adequado para esclarecer a minha dúvida, talvez haja tópicos próprios para esses casos. Alguém me pode esclarecer uma dúvida que eu tenho no exame de Economia de 2016 (1ª fase) na escolha múltipla nº9? Não percebi como é que se chega à opção (B).

É um pouco difícil de explicar, uma vez que a pergunta que reportas é um gráfico.Neste tipo de matéria, ou seja, nas curvas de Lorenz tens de eliminar alíneas, já que os gráficos te dão inúmeros pontos.Quando se referem aos rendimentos mais elevados tens de retirar aos 100% essa percentagem, ou seja se falarem em 40% dos rendimentos mais elevados tens de olhar no eixo do y para os 60% (100%-40%).Neste caso na versão 1 a alínea é a B, pois falam dos 30% do rendimento do país A, então olhas para os 70% (100%-30%) e vês que corresponde a 80%, logo tiras aos 100% 80 que dá 20%.
Alínea correta: (B) 30% do rendimento do país A está concentrado nos 20% da população com rendimentos mais elevados.
Sei que a minha explicação está um pouco confusa, mas é difícil explicar um gráfico, escrevendo.
Alguma dúvida pergunta.
E vou sorte para o exame, que nos corra bem!
Muito obrigado, belo raciocínio, consegui perceber mesmo por escrito, a tua explicação não está confusa.

Bom dia! neste momento estou a a acabar de estudar para economia A, já fiz todos os exames desde 2013 incluindo os da época especial. Sinto que falta-me algum vocabulário para fazer as perguntas de compreensão de gráficos e/ou tabelas, se alguém conseguir ajudar-me do género que palavras deveria de usar em que situações, agradecia!

Obrigada!

• Like
Reactions: BrunaS98

Bom dia! neste momento estou a a acabar de estudar para economia A, já fiz todos os exames desde 2013 incluindo os da época especial. Sinto que falta-me algum vocabulário para fazer as perguntas de compreensão de gráficos e/ou tabelas, se alguém conseguir ajudar-me do género que palavras deveria de usar em que situações, agradecia!

Obrigada!
Presumo que estejas a referir-te à repetição de "decresceu, aumentou". Usa expressões como "houve um decréscimo entre o período x e o x+1", "passou de x a y entre os dois períodos", "decaiu x", "recuperou y%"... vai dar tudo ao mesmo, mas neste tipo de resposta a repetição de palavras empobrece a resposta, pelo que tens de usar expressões simples mas diferenciadas. Boa sorte!

Presumo que estejas a referir-te à repetição de "decresceu, aumentou". Usa expressões como "houve um decréscimo entre o período x e o x+1", "passou de x a y entre os dois períodos", "decaiu x", "recuperou y%"... vai dar tudo ao mesmo, mas neste tipo de resposta a repetição de palavras empobrece a resposta, pelo que tens de usar expressões simples mas diferenciadas. Boa sorte!
Deverei ir a procura de análises de gráficos e assim, para aprender mais expressões desse género? o que que aconselhas?

Deverei ir a procura de análises de gráficos e assim, para aprender mais expressões desse género? o que que aconselhas?
Penso que veres os modelos de resposta dos anos anteriores será suficiente :)

Boa tarde

Tenho andado a fazer os exames de Economia A anteriores, e deparei-me com uma dúvida em relação aos cálculos, numa das respostas, os dois percursos que se seguem são os critérios de resposta:
(se estiver muito confuso, deixo o link do exame http://bi.gave.min-edu.pt/exames/download/EX-EconA712-F1-2014-V1.pdf?id=5547 e dos respetivos critérios http://bi.gave.min-edu.pt/exames/download/EX-EconA712-F1-2014-CC.pdf?id=5549

Critérios de avaliação da pergunta 3 do grupo II

Percurso 1
• População ativa = População empregada + População desempregada
• População desempregada = População ativa – 4 600
• Taxa de desemprego = (População desempregada / População ativa) × 100
• 8 = ((População ativa – 4 600) / População ativa) × 100
• 92 × População ativa = 460 000 ~
• População ativa = 5 000 milhares de indivíduos

Percurso 2
• População ativa = 4 600 + População desempregada
• 8 = (População desempregada / (4 600 + População desempregada)) × 100
• 92 × População desempregada = 36 800
• População desempregada = 400
• População ativa = 4 600 + 400

Contudo, eu resolvi esta questão com uma regra três simples , da seguinte maneira:

População ativa= população empregada + população desempregada
Taxa de desemprego= (população desempregada/população ativa) x 100
Taxa de desemprego= 8%
População empregada= 4600
Taxa de emprego=100-8= 92
População desempregada --- 8%
4600 ----92%
População desempregada= 4600 x 8 / 92
População desempregada= 36800/92
População desempregada= 400 milhares de indivíduos
População ativa= 4600+400= 5000 milhares de indivíduos

Gostava de saber se por acaso este método é válido ou não, e se me iria descontar pontos da resposta
Obrigado pela atenção
Aguardo resposta

Boa tarde

Tenho andado a fazer os exames de Economia A anteriores, e deparei-me com uma dúvida em relação aos cálculos, numa das respostas, os dois percursos que se seguem são os critérios de resposta:
(se estiver muito confuso, deixo o link do exame http://bi.gave.min-edu.pt/exames/download/EX-EconA712-F1-2014-V1.pdf?id=5547 e dos respetivos critérios http://bi.gave.min-edu.pt/exames/download/EX-EconA712-F1-2014-CC.pdf?id=5549

Critérios de avaliação da pergunta 3 do grupo II

Percurso 1
• População desempregada = População ativa – 4 600
• 8 = ((População ativa – 4 600) / População ativa) × 100
• 92 × População ativa = 460 000 ~

Percurso 2
• População ativa = 4 600 + População desempregada
• 8 = (População desempregada / (4 600 + População desempregada)) × 100
• 92 × População desempregada = 36 800
• População desempregada = 400
• População ativa = 4 600 + 400

Contudo, eu resolvi esta questão com uma regra três simples , da seguinte maneira:

População ativa= população empregada + população desempregada
Taxa de desemprego= (população desempregada/população ativa) x 100
Taxa de desemprego= 8%
População empregada= 4600
Taxa de emprego=100-8= 92
População desempregada --- 8%
4600 ----92%
População desempregada= 4600 x 8 / 92
População desempregada= 36800/92
População desempregada= 400 milhares de indivíduos
População ativa= 4600+400= 5000 milhares de indivíduos

Gostava de saber se por acaso este método é válido ou não, e se me iria descontar pontos da resposta
Obrigado pela atenção
Aguardo resposta

Boas!!
A regra de três simples não é o método "válido" para os corretores. Estou a fazer melhoria e no ano passado tive esse problema, não por falta de conhecimento mas por falta de tempo devido à pergunta de desenvolvimento.
--- Post atualizado ---
Penso que veres os modelos de resposta dos anos anteriores será suficiente :)
Só referires os valores não é suficiente, tens que justificar/relacionar os diversos valores com os quadros e/ou textos. Estou a ler os textos auxiliares do livro de exames da Porto Editora para ganhar vocabulário.

Boas!!
A regra de três simples não é o método "válido" para os corretores. Estou a fazer melhoria e no ano passado tive esse problema, não por falta de conhecimento mas por falta de tempo devido à pergunta de desenvolvimento.
--- Post atualizado ---

Muito obrigado pelo esclarecimento
Mais uma coisa, não é necessário expor quaisquer cálculos efetuados na resolução de escolhas múltiplas pois não?
Pelo menos os critérios de avaliação dão-me a entender que não.

--- Post atualizado ---

Mais uma coisa, não é necessário expor quaisquer cálculos efetuados na resolução de escolhas múltiplas pois não?
Não, nas escolhas múltiplas só tens mesmo de indicar a opção que escolhes.

--- Post atualizado ---

Atenção que se optares por um percurso alternativo e não for aceite, podes pedir reapreciação e, quase de certeza, depois disso dão-te a cotação.

Só referires os valores não é suficiente, tens que justificar/relacionar os diversos valores com os quadros e/ou textos. Estou a ler os textos auxiliares do livro de exames da Porto Editora para ganhar vocabulário.
Não me estava a referir aos tópicos de classificação, referia-me, sim, aos modelos de resposta que encontras nos livros de exame, por exemplo - a resposta já estruturada e com as relações devidas.

Alguém pode me ajudar nessa pergunta? Não percebo bem os conceitos de preços correntes e de preços constantes.. Não percebo como analisar essas situações.. Alguém pode responder a essa pergunta (sei que é de um exame nacional, mas não sei de qual é) e explicar-me como chegou a essa conclusão? Obrigado desde já!!

Imagem do Exercício-----> Imgur: The most awesome images on the Internet

Os preços correntes são os preços praticados no ano referido. Os preços constantes, conforme indicado no quadro, são os preços praticados no ano de 2006 - isto é, o consumo foi calculado com base no preço que os bens tinham em 2006 e não em 2012 ou 2013, de modo a não refletir os efeitos da variação dos preços (inflação/deflação/o que seja).
Portanto, como todas as alíneas mencionam o aumento ou diminuição da quantidade consumida, vês o consumo a preços constantes, que te vai dar essa informação pois não tem a influência da variação dos preços. O consumo passou de 280 para 330, portanto houve um aumento - excluis as alíneas a) e b), que mencionam diminuição da quantidade consumida pelas famílias.
Sobram as alíneas c) e d), sendo a diferença a diminuição ou aumento do nível médio de preços. Tens de olhar agora para o consumo a preços correntes. Neste caso, há uma diminuição de 2012 para 2013. Como já viste que o consumo aumentou em 2013, esta diminuição é explicada pela diminuição do nível médio de preços. Sendo assim, a resposta será a alínea c).

Avisa se não perceberes alguma coisa :)

Os preços correntes são os preços praticados no ano referido. Os preços constantes, conforme indicado no quadro, são os preços praticados no ano de 2006 - isto é, o consumo foi calculado com base no preço que os bens tinham em 2006 e não em 2012 ou 2013, de modo a não refletir os efeitos da variação dos preços (inflação/deflação/o que seja).
Portanto, como todas as alíneas mencionam o aumento ou diminuição da quantidade consumida, vês o consumo a preços constantes, que te vai dar essa informação pois não tem a influência da variação dos preços. O consumo passou de 280 para 330, portanto houve um aumento - excluis as alíneas a) e b), que mencionam diminuição da quantidade consumida pelas famílias.
Sobram as alíneas c) e d), sendo a diferença a diminuição ou aumento do nível médio de preços. Tens de olhar agora para o consumo a preços correntes. Neste caso, há uma diminuição de 2012 para 2013. Como já viste que o consumo aumentou em 2013, esta diminuição é explicada pela diminuição do nível médio de preços. Sendo assim, a resposta será a alínea c).

Avisa se não perceberes alguma coisa :)

Agora que explicaste, parece bem mais fácil! Percebi lindamente, muito obrigado!

• Like
Reactions: jbatista