Economia

João Baixinha

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2015
Boa tarde, acabei agora o 10º ano no curso de socio-economicas e queria aproveitar estas férias para decidir definitivamente por qual curso optar na faculdade. Eu estou indeciso entre Gestão e Economia mas, como estou a gostar bastante de Economia talvez vá seguir para a Faculdade daqui a dois anos. A minha dúvida prende-se com as disciplinas que irei encontrar nesse curso. Eu sou aluno de 11 a Matemática mas a minha média é de 14, será que irei ter problemas na Matemática do curso de Economia na Faculdade? É muito dificil ou como já li centra-se apenas em Estatistica? Quais são as outras disciplinas deste curso?
Obrigado pela atenção.

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
Boas, em relação à matemática não achei difícil e desde que tenhas um plano de estudo regular não é nada de outro mundo, mas sim, o que tu aprendes terá algum tipo de aplicação em estatística (um exemplo são as primitivas e integrais, que é o inverso de derivar) ou em outras cadeiras próprias de economia.

Já em relação às cadeiras que tens, elas variam ligeiramente entre faculdades, mas julgo que todas têm como base as cadeiras de micro e macro economia, matemática, estatística, direito e contabilidade básica, por isso para saberes que cadeiras terás no curso, tens de ter em conta a universidade onde vais tirar a licenciatura.

Espero ter esclarecido as tuas dúvidas e se tiveres mais pergunta, já que estou a tirar economia no ISEG e posso ajudar se precisares :)

João Baixinha

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2015
Eu tenho algum receio é mesmo de matemática e por isso é sempre bom saber a opinião de pessoas que passaram ou passam por ela. Muito obrigado pela informação.:)

IPEstudante

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2015
Boa tarde!
Quero candidatar-me este ano à faculdade no curso de economia e estou confusa na ordem que hei de colocar relativamente à minha preferência da faculdade. Entre o ISCTE e a Faculdade de Economia de Coimbra qual é a melhor para frequentar? :)

Sofia Pires

Membro
Matrícula
26 Agosto 2015
Boa tarde, acabei agora o 10º ano no curso de socio-economicas e queria aproveitar estas férias para decidir definitivamente por qual curso optar na faculdade. Eu estou indeciso entre Gestão e Economia mas, como estou a gostar bastante de Economia talvez vá seguir para a Faculdade daqui a dois anos. A minha dúvida prende-se com as disciplinas que irei encontrar nesse curso. Eu sou aluno de 11 a Matemática mas a minha média é de 14, será que irei ter problemas na Matemática do curso de Economia na Faculdade? É muito dificil ou como já li centra-se apenas em Estatistica? Quais são as outras disciplinas deste curso?
Obrigado pela atenção.
Eu sei que isto já é um bocadinho tarde para te responder, mas eu também estou em Economia, e sou do 12ºano... O que te tenho a dizer é para valorizares muito a Matemática, porque irás perceber que precisas dela para quase tudo o que vais querer fazer; no 10ºano eu também tinha 11, e comecei a descartar imensos cursos porque detestava Matemática e tinha essa nota que me baixava MUITO a média, mas quando comecei a perceber mesmo que precisava da disciplina, esforcei - me para subir a nota e as minhas opções abriram - se mais, ainda por cima, a nota do exame é usada na nota de candidatura para muitas faculdades da nossa área. Vai vendo o plano de estudos de algumas faculdades, como o ISEG (ótimo para Economia, pelo que ouvi dizer), o ISCTE e a NOVA (em Lisboa), e vai te informando também sobre Open Days nas faculdades que te possam interessar, pois ao entrarem em contacto físico com a universidade e com os alunos (e os seus testemunhos), acabas por ter outra perspetiva.
Boa sorte ;)

JoãoPereira

Membro Caloiro
Matrícula
5 Janeiro 2016
Curso
Ciências Socioeconómicas
Bom dia!
Sou um possível futuro aluno no ISEG, licenciatura em Economia. Estou a terminar o 12ºano com uma média considerável e penso conseguir entrar na referida faculdade.
Estou a escrever no forum pois gostava que alguém me pudesse esclarecer algumas questões acerca da referida instituição superior.
Como se estrutura o curso? Como são no geral as aulas? Que material é necessário? Ao nível de calculadora ( sei que existe a disciplina de matemática) pode ser a do secundário, é outra, mais cara? Como são os horários? Existe locais baratos e próximos para se almoçar? Existe cantina?
Bem... tenho com certeza mais questões, apenas não me lembro de mais...ainda assim, já são muitas...
Aguardo resposta e agradeço desde já ajuda. Qualquer resposta por mais pequena que seja já é uma grande ajuda, pois na escola esta não é lá grande coisa...

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
Bom dia!
Sou um possível futuro aluno no ISEG, licenciatura em Economia. Estou a terminar o 12ºano com uma média considerável e penso conseguir entrar na referida faculdade.
Estou a escrever no forum pois gostava que alguém me pudesse esclarecer algumas questões acerca da referida instituição superior.
Como se estrutura o curso? Como são no geral as aulas? Que material é necessário? Ao nível de calculadora ( sei que existe a disciplina de matemática) pode ser a do secundário, é outra, mais cara? Como são os horários? Existe locais baratos e próximos para se almoçar? Existe cantina?
Bem... tenho com certeza mais questões, apenas não me lembro de mais...ainda assim, já são muitas...
Aguardo resposta e agradeço desde já ajuda. Qualquer resposta por mais pequena que seja já é uma grande ajuda, pois na escola esta não é lá grande coisa...
Boas, isso de facto são muitas questões (algumas delas um bocado vagas) mas sempre ficas a saber mais do que eu quando entrei no ISEG também em economia ;)
Em relação às questões:
  • O curso pretende dar uma forte base teórica (e prática) de como a economia funciona como um todo e mostrar como as diferentes esferas económicas funcionam e se relacionam mutuamente. Para além disso, as cadeiras optativas permitem-te depois ajustares o último ano mais ao teu gosto ou em relação ao que pensas é mais importante para escolher (desculpa ser um bocado vago, mas a mim a pergunta parece também vaga, portanto se não ficares satisfeito tenta perguntar de novo de outra forma)
  • Em relação às aulas tens sempre aquele paradigma de que algumas cadeiras são interessantes e portanto dá gosto ir, enquanto que outras são exatamente o contrário. Contudo, não te preocupes que a grande maioria dá gosto lá ir. Não é habitual haver controlo por assinaturas dos alunos presentes, mas pode acontecer ou então pode acontecer teres de aparecer em determinado dia para realizar uma avaliação pontual (normalmente não é dito o dia para obrigar os alunos a irem sempre, mas existem formas de contornar essa questão). Para além disso, os professores estão sempre dispostos a esclarecer as duvidas nas aulas.
  • O meu material é canetas, cadernos e auscultadores ;) Agora a sério, por norma existe pdf ou powerpoints que podes levar para as aulas para tirares apontamentos, e podes imprimi-los ou então levar um tablet ou o portátil (este último é complicado já que em certas salas não à muitas fichas para ligares a bateria caso precises)
  • Nas calculadoras, és obrigado a usar em 80% das cadeiras calculadoras não gráficas (as mais baratas). As gráficas (as mais caras) são obrigatórias para Estatística 1/2 e Econometria (o modelo é indiferente, pode ser casio ou texas)
  • Horários: 1ºAno manhã (8h às 14h); 2º ano tarde (14h às 18h), 3ºAno manhã e tarde (manhã - obrigatórias/tarde - optativas)
  • Atenção que os horários acima são os blocos definidos! dependendo da turma que escolhes, o horário de começo e terminus varia (entre turmas e diáriamente)
  • Sim existe cantina (2 para ser mais preciso) e a comida é barata. Para além disso tens 2 bares (um privado outro da AE) que também fornecem refeiçoes baratas. Também tens vários restaurantes perto com menu estudante, Macdonalds e pingo doce.
Penso que respondi a tudo, mas qualquer dúvida adicional avisa (por aqui ou em mensagem) que tento esclarecer o melhor que puder :)
Já agora por curiosidade, qual é a média?

• Like
Reactions: Eduardo Cosme

JoãoPereira

Membro Caloiro
Matrícula
5 Janeiro 2016
Curso
Ciências Socioeconómicas
Antes de mais quero agradecer a disponibilidade e a prontidão com que fui correspondido. Agradeço a extensa e pormenorizada resposta de João Cardoso. Obrigado.
Satisfazendo a tua curiosidade tive nota 19 no exame de Economia A realizado no ano lectivo anterior. O exame de matemática A realizo este ano. De qualquer modo tenho neste momento a média de 16 a Matemática do 10º e 11º anos. No geral a média do secundário ronda os 17 com tendência para subir com as notas das disciplinas optativas de curso (Aplicações Informáticas B - 1ºP - 17val. e Economia C - 1ºP - 19val.)
Foi só para matar a curiosidade...
Já agora só mais uma questão...
quanto aos horários, são fixos ou variam semana a semana. Tenho pesquisado no site do ISEG...não percebi ainda muito bem...
Explico ainda a minha decisão pelo ISEG... tenho lido e pesquisado e ainda ouvi vários comentários na passada Feira Futuralia...
Diz-se que é uma escola com pouca confusão, longe dos "grandes" parques universitário, com bos instalações e com recursos humanos (professores) excelentes. E, muito importante, com uma elevada percentagem de recem-formados já com emprego.
É verdade, tudo isto?
Agradeço uma vez mais a disponibilidade.
Bem-Haja ao fórum UniArea ;)

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
De nada :) E estás com uma excelente média para entrar, não te esqueças agora é do exame de matemática!

quanto aos horários, são fixos ou variam semana a semana. Tenho pesquisado no site do ISEG...não percebi ainda muito bem...
Quanto aos horários, sim, eles são fixos desde o início do ano.
Mas à cadeiras que podem ser apenas quinzenais ou pode haver alteração de sala ou mesmo um feriado nacional, por isso é que o ISEG faz os horários por semana. Assim, é mais fácil saber o que acontece nessa semana.

Diz-se que é uma escola com pouca confusão, longe dos "grandes" parques universitário, com bos instalações e com recursos humanos (professores) excelentes. E, muito importante, com uma elevada percentagem de recem-formados já com emprego.
E subscrevo totalmente o que te disseram. O ISEG é mesmo ao lado do parlamento e portanto está "isolado" de todas as outras universidades (mas em compensação estás rodeados de espaços verdes, zonas turísticas e embaixadas); temos boas condições (quer nas salas de aulas,biblioteca,cantina,bares,zona convívio,...) e os professores são, na maioria, bons e preocupados com os alunos (e até temos alguns famosos por razões políticas e institucionais). E sim, temos um departamento dedica só a apoiar alunos a conseguir encontrar o 1ºemprego, bem como feiras de trabalho onde grandes multi nacionais vem recrutar alunos.

JoãoPereira

Membro Caloiro
Matrícula
5 Janeiro 2016
Curso
Ciências Socioeconómicas
Obrigado mais uma vez!
Aproveitando a oportunidade...
Uma outra curiosidade...
O que representa nos horários (já andei a espreitar no site do ISEG, alguns exemplos) Francesinhas???

• Like
Reactions: Deleted member 2018

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
Ora aí está um nome que vais ouvir muito no ISEG. E não, não se refere ao prato do norte.

Existem 3 nomes principais que vais decorar no ISEG:
  • Francesinhas 1 e 2 - são os edificios onde os alunos de licenciatura têm as aulas e onde os principais serviços estão localizados. Também é onde está a cantina, os bares, zona de convívio, reprografia,... (se vires fotos no google, são os edificios branco com um pátio no meio.
  • Quelhas - edifícios destinado a aulas de mestrado e zona frequente para realizar exames nas epocas de exame do ISEG (tens de subir as escadas que estão na zona do patio entre francesinhas 1 e 2)
  • Miguel Lupi - edificio onde os professores têm os escritórios e gabinetes de dúvidas

• Like
Reactions: Deleted member 2018

Bism

Membro
Matrícula
13 Dezembro 2015
Curso
Gestão
Instituição
Faculdade de Economia do Porto
Ora aí está um nome que vais ouvir muito no ISEG. E não, não se refere ao prato do norte.

Existem 3 nomes principais que vais decorar no ISEG:
  • Francesinhas 1 e 2 - são os edificios onde os alunos de licenciatura têm as aulas e onde os principais serviços estão localizados. Também é onde está a cantina, os bares, zona de convívio, reprografia,... (se vires fotos no google, são os edificios branco com um pátio no meio.
  • Quelhas - edifícios destinado a aulas de mestrado e zona frequente para realizar exames nas epocas de exame do ISEG (tens de subir as escadas que estão na zona do patio entre francesinhas 1 e 2)
  • Miguel Lupi - edificio onde os professores têm os escritórios e gabinetes de dúvidas
Já agora João Cardoso, gestão ou economia são uma das minhas opções e gostaria de saber quais as principais diferenças entre a Nova e o ISEG. Podes esclarecer-me?

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
principais diferenças entre a Nova e o ISEG
Infelizmente não, desculpa :( Não tenho ninguem conhecido na NOVA e não tenho conhecimento nenhum sobre como é o curso na NOVA.
O meu conselho é que há vários users aqui na categoria socioeconómica que estão matriculados lá, tenta enviar mensagem privada para eles e esclarecer as tuas dúvidas

• Like
Reactions: Bism

Bism

Membro
Matrícula
13 Dezembro 2015
Curso
Gestão
Instituição
Faculdade de Economia do Porto
Obrigado à mesma. Vou fazê-lo e quando tiver novidades publicarei novo posteriormente para os possíveis interessados.

JoãoPereira

Membro Caloiro
Matrícula
5 Janeiro 2016
Curso
Ciências Socioeconómicas
Boa noite
Não querendo ser maçador com as minhas perguntas...
Ao nível dos materiais escolares para as aulas... já ouvi dizer que não há manuais mas que era preciso arranjar livros completos muito caros e que o melhor era começar muito cedo à procura destes em segunda mão ou arranjar fotocopias.
Existe esta urgência???
Obrigado pela ajuda. Com certeza já passaram por isto... é uma grande mudança!!!:neutral:

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
Existe esta urgência???
Nim, isto é, na universidade trabalha-se com livros que na origem não são assim tão baratos e que são de curta duração, mas não é obrigatório começares já a procurar. Mesmo no inicio de cada semestre, existe uma "tolerância" inicial para que os alunos possam arranjar os livros descansados
Pode também haver situações onde só trabalhas com slides por opção do professor, mas tudo depende da faculdade.

JoãoPereira

Membro Caloiro
Matrícula
5 Janeiro 2016
Curso
Ciências Socioeconómicas
Boa tarde

Colegas meus alertaram-me para o peso e para a quantidade dos recursos a usar no dia a dia.
Como não terei casa perto questiono se no ISEG
é possível adquirir cacifo.
Obrigado
Espero resposta caso esta seja possível
obrigado

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
é possível adquirir cacifo
Sim, é possivel adquirir cacifo. Mas para isso, se não me engano, tens de ser sócio da AE e depois podes comprar caso queiras.

Colegas meus alertaram-me para o peso e para a quantidade dos recursos a usar no dia a dia
A sério? Quer dizer, depende se trazes sempre todos os livros, usas caderno de capa rigida, dossiers ou os tradicionais cadernos capa preta, se tens de trazer material para fazer trabalhos ou ainda se vais buscar materiais à reprografia para estudares todos os dias, mas se há coisa que é nunca ouvi é que existe um excesso de peso e recursos a usar no dia-a-dia.

JoãoPereira

Membro Caloiro
Matrícula
5 Janeiro 2016
Curso
Ciências Socioeconómicas
Foi o que me disseram. Talvez varie consoante o curso.
De qualquer modo, é bom ter um local seguro onde podemos.arrumar as coisas. Por exemplo para largar a "tralha" quando se vai almoçar.
É difícil obter cacifo, neste caso ser sócio da AE?

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
É difícil obter cacifo, neste caso ser sócio da AE?
Qualquer pessoa pode ser sócio, e tanto pode aderir logo no inicio como mais tarde que é sempre aceite.
Os cacifos, no início do ano lectivo não são dificeis de arranjar, mas se tentares após algum tempo pode já não haver nenhum livre.