Economia

São publicadas no site, no inicio de setembro num pdf e depois retiradas, tens que estar atento ;)

Por exemplo as de 2015 até estão neste forum: Medias de Entrada na U Catolica de Lisboa

A católica é privada, por isso não deve receber muito apoio do Estado, e aí as propinas elevadas. Também deve existir uma elevada procura.

EDIT: https://www.clsbe.lisboa.ucp.pt/system/files/assets/files/pauta1afase.xlsx.pdf

Aqui estão as médias

Fiquei surpreendido!
As notas de entrada em Economia e Gestão na Católica em 2015 não só foram claramente inferiores às da Nova, como foram inferiores às do ISCTE nas duas fases e na 2.ª fase até chegaram a ser inferiores às do ISEG.
Em outros aspetos (veja-se a reputação/fama) a Católica talvez esteja uns furos acima, mas na qualidade dos alunos nem por isso.

• Like
Reactions: citizen erased98
Médias das notas dos alunos que entram ou nota do último colocado? São publicadas onde?
--- Post atualizado ---

E a Católica tem a mais dessas coisas para justificar que a propina seja 5 vezes superior a boas alternativas públicas como Nova, ISCTE ou FEP?

Quem tem média para entrar na Nova ou na FEP tem o primeiro ano pago na Católica (Bolsa Top +; alunos com média igual ou superior a 175,0) e se mantiver a média durante os dois anos seguintes igual ou superior a 15 mantém a Bolsa. Mesmo com média inferior existem outras bolsas que cobrem desde 50% a 75% do valor. Para quem tem boa média os custos acabam por ser iguais ou inferiores aos custos da Nova por exemplo.

Mas estamos a fugir um pouco à minha dúvida... A minha questão prendia-se com o facto da possível perda de qualidade do curso de Economia na Católica. Não sei se será verdade, estava na esperança que alguém me conseguisse esclarecer...

Alerta comentário gigante:

@DDiaz eu sei que a Católica publica as médias dos últimos colocados, daí saber que a Gestão têm média mais baixa que no ISCTE. As restantes universidades privadas, que não têm a reputação da Católica por isso têm dificuldade em atrair talento, é que duvido que divulguem as suas médias.

Fiquei surpreendido!
As notas de entrada em Economia e Gestão na Católica em 2015 não só foram claramente inferiores às da Nova, como foram inferiores às do ISCTE nas duas fases e na 2.ª fase até chegaram a ser inferiores às do ISEG.
Em outros aspetos (veja-se a reputação/fama) a Católica talvez esteja uns furos acima, mas na qualidade dos alunos nem por isso.
Exato! Daí achar irritante que as pessoas considerem a Católica melhor do que o ISCTE.:rage:

E a Católica tem a mais dessas coisas para justificar que a propina seja 5 vezes superior a boas alternativas públicas como Nova, ISCTE ou FEP?
As licenciaturas na Católica são 5 vezes mais caras, porque não são subsidiadas pelo Estado. Acredito que o custo real dos cursos seja o mesmo. Porque é que alguém há de pagar 5 vezes mais por um curso com a mesma qualidade de outros? Eu não entendo, mas não devo ser a única, porque a Católica oferece bolsas de 50% a 100% a todos os que entram com média a partir de 16, o que é toda gente. Claro que nos anos seguintes é dificílimo manter a bolsa, ou a universidade ia à falência. Na minha opinião, os mestrados é o que mais contribui para a boa reputação da Católica nesta área. Como o valor das propinas já é parecido com o da Nova (super alto), os melhores alunos vão para uma ou outra sem que o custo seja um critério para escolher uma ou outra.

Docentes, estrutura do curso, reputação, empregabilidade, entre outros; a média de acesso pouco diz.
A média de acesso é uma consequência do resto que referiste e é também uma causa para o resto que referiste, porque tendo notas melhores, os alunos serão à partida melhores, a faculdade conseguirá atrair melhores professores, ter melhores contactos com empresas para recrutarem os seus alunos, etc. É como o que nasceu primeiro: o ovo ou da galinha? E, por isso, as ideias sobre a reputação das faculdades mantêm-se mais ou menos constantes de geração para geração. Por exemplo, dizer-se que o Técnico é a melhor faculdade de Engenharia do país, apesar dos currículos serem parecidíssimos aos da FCT ou FEUP.

Quem tem média para entrar na Nova ou na FEP tem o primeiro ano pago na Católica (Bolsa Top +; alunos com média igual ou superior a 175,0) e se mantiver a média durante os dois anos seguintes igual ou superior a 15 mantém a Bolsa. Mesmo com média inferior existem outras bolsas que cobrem desde 50% a 75% do valor. Para quem tem boa média os custos acabam por ser iguais ou inferiores aos custos da Nova por exemplo.

Mas estamos a fugir um pouco à minha dúvida... A minha questão prendia-se com o facto da possível perda de qualidade do curso de Economia na Católica. Não sei se será verdade, estava na esperança que alguém me conseguisse esclarecer...
Sorry, não sei.

Está a descer nos rankings do FT só sei isso. No entanto acredito que a Católica esteja igual como sempre esteve.

Boa tarde. Sou aluna de economia e gostava de seguir economia (estava a pensar em seguir para Coimbra ou Aveiro) mas a grande questão é quanto a matemática. Tenho muito medo de não conseguir mesmo gostando da matemática de agora, do ensino secundário principalmente a do 12ºano. Mas pelo que ando a pesquisar, vejo que toda a gente acha super complicado, principalmente calculo, é por isso que estou com o pé atrás. Outro fator é como não sou de Coimbra e vou para lá sozinha não sei como é o ambiente.. alguém que já passou pela experiência que pode ajudar aqui uma indecisa?

Acabei o curso de Economia na Nova, qualquer dúvida que um futuro aluno tenha pode-a tirar comigo! Seja da área ou a querer ir para a nova

• Like
Reactions: Ruben Bento
Acabei o curso de Economia na Nova, qualquer dúvida que um futuro aluno tenha pode-a tirar comigo! Seja da área ou a querer ir para a nova

Só ha espaço neste forum para somente um de nós ;P

Ja ouvi muitas pessoas a falarem sobre casos de pessoas que desistem da Nova porque existe muita pressao, o que dizem sobre isso?

Pressão em que sentido? Para saber como te esclarecer melhor :)
Acho que maior parte dos alunos desistem pela dificuldade do curso! Não acho um curso muito complexo, mas quem tem poucos hábitos de trabalho e bases matemáticas não muito boas tende a desistir porque o meu 1º ano tem 4 cadeiras de matemática!

Como é o ambiente na NOVA? Normalmente referem a NOVA com um ambiente muito pesado
Conseguiste fazer o curso nos 3 anos?

Como é o ambiente na NOVA? Normalmente referem a NOVA com um ambiente muito pesado
Conseguiste fazer o curso nos 3 anos?

O ambiente na Nova nao é pesado, claro que há pessoal idiota e outro mais porreiro mas no fundo isso é em qualquer lugar. Há grupos no facebook em que partilham apontamentos, exames, respondem a dúvidas e até há grupos no facebook especificos para certas cadeiras, onde se partilham exames, dúvidas, resoluçoes. A praxe é muito suave, dá para conhecer pessoas facilmente, contudo ainda não há grande espirito académico na minha opiniao. Contudo, está a mudar para melhor a cada ano que passa. Há imensos clubes e atividades em que te podes inscrever e conhecer muitas pessoas novas.
Sim fiz o curso em 3 anos apesar de entrar no 3º ano com 3 em atraso. Seja como for, não é muito anormal ficar mais um semestre!
Não te preocupes com o ambiente muito, é um mito criado, pode não ser como o ISCTE ou o ISEG nesse aspeto mas conheces sempre pessoal porreiro com que formas amizades para a vida.

• Like
Reactions: Ruben Bento
Eu fui ao dia aberto e adorei a universidade, a ideologia da universidade e ate a mini aula de economia que uma professora fez xD
Ainda nao sei bem se entro, tenho media de 17 e no exame devo ir ter 17 tambem, mas vai ser sem duvida a minha 1ª e 2ª opçao.
Como é o sistema de avaliaçao na universidade? é tudo por exames como eu acho que é no Iseg, ou é uma avaliaçao mais continua? (testes apresentaçoes orais,etc)