ECTS (Créditos) o que são e para que servem?

anms822

Membro
Matrícula
14 Maio 2018
Olá. O que são ECTS? Sempre ouvi falar em créditos mas não faço ideia do que são nem para que servem :)

Olá. O que são ECTS? Sempre ouvi falar em créditos mas não faço ideia do que são nem para que servem :)
basicamente, sao uma forma de medir o peso de uma cadeira. 1ECTS corresponde a uma certa carga de trabalho que é necessário empenhar ou algo do género, segundo dizem eles xD
A única coisa que interessa de verdade é que a media é feita de acordo com esses ECTS, a nota que cadeiras com mais ECTS pesam mais!

basicamente, sao uma forma de medir o peso de uma cadeira. 1ECTS corresponde a uma certa carga de trabalho que é necessário empenhar ou algo do género, segundo dizem eles xD
A única coisa que interessa de verdade é que a media é feita de acordo com esses ECTS, a nota que cadeiras com mais ECTS pesam mais!
Boas, obrigado pela resposta. E como é que é calculada essa média?

entao imaginemos a cadeira A a valer 6 e a cadeira B a valer 4, entao sera: (6(nota de A)+4(nota de B))/(6+4)
mas nao e nada que te tenhas de preocupar, a media depois vai aparecendo la

Olá, julgo que este é o melhor tópico para introduzir esta questão, embora não tenha a certeza:
Se eu sair da faculdade agora e voltar daqui a uns anos ao mesmo curso, tenho de repetir exames para entrar. Os créditos que eu já fiz mantêm-se? Ou tenho de começar o curso de novo?

Obrigada

Olá @catarinat159
Se eu sair da faculdade agora e voltar daqui a uns anos ao mesmo curso, tenho de repetir exames para entrar. Os créditos que eu já fiz mantêm-se? Ou tenho de começar o curso de novo?
Poderás voltar ao mesmo curso através de um concurso de acesso próprio chamado reingresso. As cadeiras feitas continuam feitas, mas se o curso for entretanto sujeito a mudanças no seu currículo poderás ser obrigada a fazer cadeiras extra.

• Like
Reactions: catarinat159
Olá boa noite,
Alguém me poderá explicar para que servem os ECTS?
Não sei se é verdade ou não, mas disseram me que são créditos que se podem acumular, não fiquei muito esclarecida então decidi colocar a questão.
Obrigada
Resto de bom dia.

Olá boa noite,
Alguém me poderá explicar para que servem os ECTS?
Não sei se é verdade ou não, mas disseram me que são créditos que se podem acumular, não fiquei muito esclarecida então decidi colocar a questão.
Obrigada
Resto de bom dia.

ECTS é o sistema de créditos que usa na grande maioria das faculdades da europa. Regra geral, 1 ECTS = 27 horas de trabalho.
Cada cadeira que fazes tem um certo número de créditos associados a ela, que recebes quando passas. No meu caso (IST), cada semestre costuma ter 30 créditos. Podem também impôr-te restrições quanto a erasmus, mestrados etc se não tiveres um certo número de ECTS, mas isso varia de acordo com a faculdade.

Olá, tenho uma questão. Como é que eu realizo/completo ECTS?
Por norma, cada cadeira vale um determinado número de ECTS; se obtiveres uma classificação final de 9,5 (arrendonda para 10) ou mais, então passas à cadeira, ou seja, obténs os créditos correspondentes àquela cadeira, e assim acontece com as restantes.

Já que a história dos ECTS é um mistério em geral (para mim também foi quando entrei na universidade), fica aqui uma justificação geral do que são, porque existem e para que servem para futuros alunos que estejam interessados.

Os ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) é um sistema Europeu que torna fácil o reconhecimento de diplomas em qualquer lugar da Europa. Cada cadeira em universidades europeias tem um número de ECTS atribuídos que são geralmente entendidos como a carga de trabalho da cadeira. Por exemplo, se uma cadeira for só de 1.5 ECTS podes esperar que seja fácil enquanto que uma de 7.5+ ECTS em princípio vai dar-te imenso trabalho. Em Portugal normalmente referimo-nos a ECTS simplesmente como créditos.

Simplificadamente, 1 ECTS corresponde a uma certa carga de trabalho que está regulada entre 25 a 30 horas. Em Portugal esse valor é aceite como sendo 28 horas (+-). Por isso, por cada ECTS estão atribuídas 28h de trabalho. De novo, numa cadeira de 1.5 ECTS é esperado que dediques 42 horas (1.5 * 28) que incluem aulas (teóricas e práticas), laboratórios e estudo individual.

Em todos os países da União Europeia em 1 ano de curso fazem-se 60 créditos (30 por semestre) e isso basicamente quer dizer que num ano é esperado que dediques mais ou menos 1680 horas ao curso (independentemente se estás num politécnico, numa universidade pública ou privada). Assim, os cursos ficam de certa forma uniformes no que toca à carga de trabalho na Europa e ajuda a entender que 1 ano numa universidade é +/- a mesma carga de trabalho que noutra.

Para ti, como estudante que não queres saber destas tretas Europeias para nada, para que é que servem os ECTS? Cadeiras com mais créditos significam que têm uma carga de trabalho superior e por isso pesam mais na tua média. O cálculo em Portugal é feito com uma média aritmética ponderada. Por exemplo, se o teu curso tem só 2 cadeiras uma de 30 créditos em que tiveste 20 e outra de 150 créditos em que tiveste 11, a tua média final de curso vai ser: \( \frac{30 \times 20 + 150 \times 11}{180}=12.5 \ \).

Uma licenciatura, em geral, tem 3 anos o que significa que tens de fazer 180 ECTS (60 * 3), um mestrado tem 2 anos logo 120 ECTS, etc. Os créditos de uma cadeira variam imenso de universidade para universidade e de cadeira para cadeira indo desde 1.5 até 12 ECTS (ou mais). Tens ainda as exceções das dissertações de mestrado que costumam ser 30 ou 42 ECTS em maior parte das Universidades.

Outra vantagem de saber os créditos de cada cadeira é que ajuda-te a criar expectativas logo de início sobre como vai ser o teu semestre e em que cadeiras é que te deves focar mais, cadeiras com + créditos à partida vão dar-te mais trabalho por isso deves dedicar-te mais a essas cadeiras (até porque teres melhor nota em cadeiras com mais créditos valoriza a tua média).

Não importa a tua nota final na cadeira, desde que seja positiva (9,5+) os créditos são-te atribuídos. Por exemplo, o mesmo número de créditos é atribuído a alguém que complete uma cadeira com 10 ou com 20 (a média é drasticamente diferente, claro). Um curso do ensino superior é completo quando completas todos os créditos (aka acabas todas as cadeiras).

Os créditos depois estão à volta de imensas coisas tipo performance académica (e.g. prescrições) ou limites (e.g. só podes fazer X créditos por semestre, no Técnico são 42, caso tenhas cadeiras em atraso) mas em geral não é algo que os alunos têm de ser preocupar muito.

Boa noite!
Tenho uma dúvida:
Se eu fizer uma cadeira como aluna externa com 3ECTS, é possível ter equivalência se ingressar numa licenciatura numa faculdade diferente, sendo que a mesma cadeira nesta faculdade tem 5ECTS?

Obrigada

Boa noite!
Tenho uma dúvida:
Se eu fizer uma cadeira como aluna externa com 3ECTS, é possível ter equivalência se ingressar numa licenciatura numa faculdade diferente, sendo que a mesma cadeira nesta faculdade tem 5ECTS?

Obrigada
Talvez. Acho que entre faculdades diferentes é mais difícil aprovarem com essa discrepância de ECTS a menos que o programa seja mesmo igual e quem estiver a aprovar seja simpático.

No final do dia esse tipo de avaliações são muito de faculdade a faculdade, coordenador a coordenador e cadeira a cadeira. Só tentando é que podes ter a certeza!

Tenho uma pergunta, eu preciso de ir a todas as cadeiras obrigatoriamente? Não entendo nada disso.
Depende do curso, da faculdade, da cadeira e do professor, Marta. Regra geral, as universidades não são tão rigorosas com as presenças nas aulas como no secundário, e ninguém te obriga a ires a nenhuma aula, não é enviado nada ao director de curso, como se fazia no secundário com os directores de turma com os alunos que faltavam muito, etc. Se não te apetecer ir a uma aula, podes faltar, os professores não te vão perguntar porquê, mesmo que até tivesses alguma avaliação naquele dia. Não fizeste, é 0, a menos que consigas justificar e falar com o prof em questão. Se não te apetecer fazer alguma cadeira, não fazes e chumbas a essa cadeira, simplesmente.

Não é uma pergunta linear e conforme entres no curso e decorra algum tempo, vais percebendo que aulas vale a pena ires, as que se calhar mais vale faltar ou podes até decidir que aprendes mais se fores a todas. É mesmo uma pergunta tão pessoal, que nunca vamos conseguir dizer-te como funciona sem tu experienciares isso, porque varia muito de sítio para sítio.

• Like
Reactions: MartaCaldeira
Depende do curso, da faculdade, da cadeira e do professor, Marta. Regra geral, as universidades não são tão rigorosas com as presenças nas aulas como no secundário, e ninguém te obriga a ires a nenhuma aula, não é enviado nada ao director de curso, como se fazia no secundário com os directores de turma com os alunos que faltavam muito, etc. Se não te apetecer ir a uma aula, podes faltar, os professores não te vão perguntar porquê, mesmo que até tivesses alguma avaliação naquele dia. Não fizeste, é 0, a menos que consigas justificar e falar com o prof em questão. Se não te apetecer fazer alguma cadeira, não fazes e chumbas a essa cadeira, simplesmente.

Não é uma pergunta linear e conforme entres no curso e decorra algum tempo, vais percebendo que aulas vale a pena ires, as que se calhar mais vale faltar ou podes até decidir que aprendes mais se fores a todas. É mesmo uma pergunta tão pessoal, que nunca vamos conseguir dizer-te como funciona sem tu experienciares isso, porque varia muito de sítio para sítio.
Muito obrigada Ariana, é que eu estava um pouco apreensiva porque tem economia no meu curso e eu sinceramente fujo da matemática. Então estou nessa se vou ou não.

Muito obrigada Ariana, é que eu estava um pouco apreensiva porque tem economia no meu curso e eu sinceramente fujo da matemática. Então estou nessa se vou ou não.
Bem, eu diria que se tens mais dificuldades, é um bom motivo para tentares ir ao máximo que conseguires, porque é possível que venhas a aprender algo. De qualquer das formas, na universidade, para completares o curso, tens de fazer todas as cadeiras, portanto, não ir não costuma ser uma boa solução, terás sempre de lidar com as partes mais chatas e que gostas menos.

• Like
Reactions: MartaCaldeira
Olá. Face à subida das médias, não entrei no curso que desejava, então, estou a matricular-me no que me dá mais equivalência para me candidatar, novamente, para o ano. Dito isto, há cadeiras que não me dão equivalência nenhuma, por isso, há algum problema se não me inscrever em todas ou faltar? É que explicaram-me que teria de ter um número de créditos mínimo, mas não percebi muito bem.

Olá. Face à subida das médias, não entrei no curso que desejava, então, estou a matricular-me no que me dá mais equivalência para me candidatar, novamente, para o ano. Dito isto, há cadeiras que não me dão equivalência nenhuma, por isso, há algum problema se não me inscrever em todas ou faltar? É que explicaram-me que teria de ter um número de créditos mínimo, mas não percebi muito bem.

Podes faltar sem problemas, mas se tens bolsa precisas de fazer no mínimo 36 ECTS para a manteres para o ano.