ESELx Educação Básica

AS25

Membro
Matrícula
3 Junho 2016
Curso
Ciências Farmacêuticas
Bom dia! Precisava de ajuda inscrevi-me no curso de educação básica na Eselx é quase de certeza que entro. Porém trabalho por turnos a full-time e tenho a sorte de ter uma chefia compreensiva. Ora como os horários só saem em Setembro não tenho ideia nenhuma de como combinar com eles o meu horário. Não sei sequer se o melhor será o diurno ou o pôs laboral. Alguém tem ideia dos horários do ano passado? Desde já obrigada.

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Relações Públicas e Comunicação Empresarial
Instituição
ESCS-IPL
Bom dia! Precisava de ajuda inscrevi-me no curso de educação básica na Eselx é quase de certeza que entro. Porém trabalho por turnos a full-time e tenho a sorte de ter uma chefia compreensiva. Ora como os horários só saem em Setembro não tenho ideia nenhuma de como combinar com eles o meu horário. Não sei sequer se o melhor será o diurno ou o pôs laboral. Alguém tem ideia dos horários do ano passado? Desde já obrigada.
Em relação ao horário ser diurno ou pós-laboral, isso já saberás à partida... Candidataste-te para Educação Básica em diurno e pós-laboral? Só em diurno? Só em pós-laboral?

O curso tem uma grande carga horária porque há muitas aulas práticas, mas sei que geralmente têm sempre um dia livre (costumam ser as quartas-feiras).

Não sou de educação mas tenho uma amiga que passou agora para o 2º ano e portanto talvez te consiga ajudar com algumas coisas

AS25

Membro
Matrícula
3 Junho 2016
Curso
Ciências Farmacêuticas
Bom dia obrigada pela resposta. Candidatei-me como primeira opção a pôs laboral e segunda a diurno. Mas confesso que tenho receio. Nunca estudei de noite e pelo que me disseram o campus é muito isolado. Não sei se será verdade ou não. Sabes de algum incidente que tenha acontecido? Mas seria o ideal porque conseguiria assistir a quase todas as aulas. Consegui aceder aos horários do ano passado e acho muito estranho mas começam geralmente as 17 tinha ideia que começavam as 18 que era o ideal para mim. A tua amiga gostou do primeiro ano? É um curso muito pratico não? Tem aulas obrigatórias mesmo com o estatuto trabalhador estudante? Desculpa estar a ser tão chata mas confesso que estou ansiosa. Desde já obrigada!

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
ESCS-IPL
Bom dia obrigada pela resposta. Candidatei-me como primeira opção a pôs laboral e segunda a diurno. Mas confesso que tenho receio. Nunca estudei de noite e pelo que me disseram o campus é muito isolado. Não sei se será verdade ou não. Sabes de algum incidente que tenha acontecido? Mas seria o ideal porque conseguiria assistir a quase todas as aulas. Consegui aceder aos horários do ano passado e acho muito estranho mas começam geralmente as 17 tinha ideia que começavam as 18 que era o ideal para mim. A tua amiga gostou do primeiro ano? É um curso muito pratico não? Tem aulas obrigatórias mesmo com o estatuto trabalhador estudante? Desculpa estar a ser tão chata mas confesso que estou ansiosa. Desde já obrigada!
Eu estou em pós-laboral na ESCS, que fica mesmo ao lado da ESELx. O campus é paradíssimo à noite mas é calmo, nunca apanhei confusões nem no campus nem no caminho para a estação de comboios. E se te candidataste a pós-laboral primeiro é provável que entres nessa opção, já que a média é mais baixa que a de diurno. O pós-laboral na ESELx é mais cedo que na minha (começo às 18h30 todos os dias) mas também termina mais cedo (22h máximo, salvo erro).

A minha amiga está a adorar o curso, foi exatamente o que sempre quis por isso também já ia motivada. O curso é muito prático sim. Tens várias cadeiras teóricas, outras teórico-práticas, outras só práticas, depende. Mas de acordo com o que acompanhei, as cadeiras práticas servem mesmo para vos ensinar a ensinar e não só aprenderem vocês coisas (para isso há as mais teóricas, que vos fomentam o pensamento crítico e assim).

Não sei como funciona o estatuto na ESELx, ela estava em diurno. Na minha o estatuto tem algumas beneces mas devem ser acordados alguns termos com os professores à partida... Tive colegas que tinham dificuldade em chegar sempre a horas e marcar tutorias e os professores conseguiram facilitar, outros não se dão simplesmente ao trabalho... Tecnicamente nas cadeiras em que as aulas são obrigatórias os alunos com estatuto não têm necessidade de assistir mas isso não é bem assim na prática... Depende muito dos professores

AS25

Membro
Matrícula
3 Junho 2016
Curso
Ciências Farmacêuticas
Muito obrigada pela tua ajuda! Assim já vou mais descansada. Surgiram-me estas dúvidas após ler duas queixas de duas ex-alunos em como o curso ali não era conceituado e os docentes não eram muito bons. Para além destas ainda ter lido que o campus era muito isolado fiquei com o pé atrás. Mas pronto. Eu também sempre quis este curso aliás desisti do curso de onde estava para seguir este sonho! Dois conhecidos meus candidataram-se a ESCS a publicidade e marketing e RPCE ambos em pôs laboral. Pode ser que se encontrem! Obrigada pela tua resposta.

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
ESCS-IPL
Muito obrigada pela tua ajuda! Assim já vou mais descansada. Surgiram-me estas dúvidas após ler duas queixas de duas ex-alunos em como o curso ali não era conceituado e os docentes não eram muito bons. Para além destas ainda ter lido que o campus era muito isolado fiquei com o pé atrás. Mas pronto. Eu também sempre quis este curso aliás desisti do curso de onde estava para seguir este sonho! Dois conhecidos meus candidataram-se a ESCS a publicidade e marketing e RPCE ambos em pôs laboral. Pode ser que se encontrem! Obrigada pela tua resposta.
Não sei relativamente aos professores se são "conceituados" ou não mas a minha amiga queixou-se de um ou dois (o normal) mas dos outros falou super bem, mas isso só poderás ver com os teus próprios olhos!

Boa sorte para ti!

E espero os teus amigos como meus caloirinhos :)

AS25

Membro
Matrícula
3 Junho 2016
Curso
Ciências Farmacêuticas
Boa noite desculpa chatear-te outra vez mas li que estavas na ESCS e se não me engano a tirar RPCE. Como te disse um dos meus amigos pôs esse curso em segunda opção a seguir de PM caso não entre. Só que ele é muito criativo e gosta de trabalhar com imagem (daí a publicidade). Com o teu curso ele poderá trabalhar nessa vertente? Ou pelo menos seguir o mestrado em Publicidade? É isso não lhe tira o crédito por não ter feito essa licenciatura apesar de ter o mestrado. Desculpa às perguntas mas não é muito claro as saídas do curso e o que ele queria mesmo era publicidade. Obrigada desde já!

• Like
Reactions: Daniela Abreu

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
ESCS-IPL
Boa noite desculpa chatear-te outra vez mas li que estavas na ESCS e se não me engano a tirar RPCE. Como te disse um dos meus amigos pôs esse curso em segunda opção a seguir de PM caso não entre. Só que ele é muito criativo e gosta de trabalhar com imagem (daí a publicidade). Com o teu curso ele poderá trabalhar nessa vertente? Ou pelo menos seguir o mestrado em Publicidade? É isso não lhe tira o crédito por não ter feito essa licenciatura apesar de ter o mestrado. Desculpa às perguntas mas não é muito claro as saídas do curso e o que ele queria mesmo era publicidade. Obrigada desde já!
Olá! O meu curso é bastante diferente de Publicidade e Marketing... Enquanto esse se foca muito no produto, o meu foca-se muito nas pessoas. No entanto o meu curso é muito abrangente na área da comunicação e aprendemos um bocadinho de tudo (temos inclusive cadeiras de Audiovisual e Multimédia: Comunicação Gráfica (Design), Edição Multimédia (Vídeo e Fotografia), estas são as que me ocorrem neste momento. Portanto sim, ele terá oportunidade de lidar com imagem e também envolve criatividade até certo ponto.

Se ele entrar em RP e quiser tirar um mestrado de Publicidade e Marketing não lhe é retirado qualquer crédito... Atualmente já não há essa ideia de que deves "prosseguir estudos na mesma área em que tiraste licenciatura", pelo contrário há cada vez mais pessoas a tirar mestrados em áreas totalmente diferentes, o que pode ser muito benéfico e valorizado no mercado!

As saídas do curso "não são claras" pq na verdade a maior parte das pessoas não sabe exatamente o que é a área das relações públicas, daí acharem aquilo tudo muito estranho... brevemente sairá um artigo meu aqui no uniarea sobre o meu curso mas posso já dar-te umas luzes para ajudares o teu amigo:

Relações Públicas são uma função estratégica de comunicação e o tipo de coisas que nós fazemos não se limita de todo à promoção de produtos e eventos. Nós lidamos muito com pessoas e com os seus interesses (para que possamos adaptar esses interesses aos da empresa com a qual trabalhamos, por exemplo) e chegar a uma adaptação mútua, a uma situação em que ambas as partes ganham. Somos por isso mediadores das relações entre os clientes e a organização, digamos. De forma simples, explicamos à empresa o que o público gosta e isso espelha-se nas decisões tomadas pela mesma para agradar aos seus clientes!Somos muito "gestores de reputação", digamos. Também podemos estar muito ligados ao Marketing (na medida em que trabalhamos de forma conjunta).

Como não é uma área que toda a gente conhece e que toda a gente sabe o que faz, acabamos muitas vezes a fazer coisas muito diferentes: desde RP a Marketing e mesmo a parte da imagem que o teu amigo gosta. Daí aprendermos. É um curso muito abrangente mas também muito exigente. Mas é uma área muito gira, se ele não entrar em Marketing em RP terá oportunidade de aprender coisas muito fixes também (e tem a vantagem de ficar com cadeiras feitas, se ao final do ano quiser trocar para PM)

Se tiverem mais dúvidas chutem :)

Magpereira

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2016
Dia 12 vou-me candidatar á Eselx na só na 2ºfase porque o meu exame de português na primeira fase não correu bem e não tive nota suficiente para me candidatar. A minha média agora para a segunda fase é de 14,3 e as minhas provas de ingresso são portugues 11 valores e história 15 valores. Acham que consigo entrar? Estou muito nervosa porque quero muito entrar nesta dado que é a única pública em lisboa.

AS25

Membro
Matrícula
3 Junho 2016
Curso
Ciências Farmacêuticas
Dia 12 vou-me candidatar á Eselx na só na 2ºfase porque o meu exame de português na primeira fase não correu bem e não tive nota suficiente para me candidatar. A minha média agora para a segunda fase é de 14,3 e as minhas provas de ingresso são portugues 11 valores e história 15 valores. Acham que consigo entrar? Estou muito nervosa porque quero muito entrar nesta dado que é a única pública em lisboa.

Porque não te candidataste a pôs-laboral? Acho que com essa média consegues entrar. Boa sorte!

• Like
Reactions: Magpereira

Magpereira

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2016
Porque não te candidataste a pôs-laboral? Acho que com essa média consegues entrar. Boa sorte!
Obrigada pela resposta!
--- Post atualizado ---
Obrigada pela resposta!
Eu ainda tenho que ver porque eu também me candidatei a uma privada mas obviamente que preferia a pública e em regime pós laboral saiu da faculdade muito tarde e tenho um pouco de receio de apanhar transportes a essa hora mas tenho que ponderar também essa opção

AS25

Membro
Matrícula
3 Junho 2016
Curso
Ciências Farmacêuticas
Eu vou estar a pôs laboral e também vou apanhar transportes por isso já conheces alguém. Como gosto do plano de cursos e acho um curso com empregabilidade arriscada para gastar tanto numa privada nem conseguia pagar decidi arriscar. Hão-de haver colegas como nos! Não deixes que isso te impeça!

Magpereira

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2016
Obrigada pela resposta!
Eu ainda tenho que ver porque eu também me candidatei a uma privada mas obviamente que preferia a pública e em regime pós laboral saiu da faculdade muito tarde e tenho um pouco de receio de apanhar transportes a essa hora mas tenho que ponderar também essa opção
Eu vou estar a pôs laboral e também vou apanhar transportes por isso já conheces alguém. Como gosto do plano de cursos e acho um curso com empregabilidade arriscada para gastar tanto numa privada nem conseguia pagar decidi arriscar. Hão-de haver colegas como nos! Não deixes que isso te impeça!
Muito obrigada pelo apoio e sim vou ponderar essa opção e falar com os meus pais sobre o assunto. Sim e ao menos já "conheço" alguem aahah

• Like
Reactions: AS25

AS25

Membro
Matrícula
3 Junho 2016
Curso
Ciências Farmacêuticas

Muito obrigada pelo apoio e sim vou ponderar essa opção e falar com os meus pais sobre o assunto. Sim e ao menos já "conheço" alguem aahah
Conheces mesmo, soube ontem que fiquei colocada. Tenho também de apanhar comboio e autocarro mas a paragem e mesmo ao lado do campus e há imensa gente em pôs laboral em vários cursos até na faculdade mesmo acima da nossa por isso há-de haver mais alguém. Foi das coisas que perguntei a @Daniela Abreu se o campus era seguro até porque achava que estava muito isolado mas ela respondeu que nunca tinha ouvido lá nenhum problema.

• Like
Reactions: Daniela Abreu

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
ESCS-IPL
Conheces mesmo, soube ontem que fiquei colocada. Tenho também de apanhar comboio e autocarro mas a paragem e mesmo ao lado do campus e há imensa gente em pôs laboral em vários cursos até na faculdade mesmo acima da nossa por isso há-de haver mais alguém. Foi das coisas que perguntei a @Daniela Abreu se o campus era seguro até porque achava que estava muito isolado mas ela respondeu que nunca tinha ouvido lá nenhum problema.
Não há :) apanhar transportes àquela hora é mais seguro do que parece. O comboio vai super cheio para a hora que é e há muita gente a ir para a estação (e passar por paragens de bus) por isso não se preocupem! Até porque há segurança no campus... A pé entra toda a gente, embora àquela hora não haja muita gente a entrar no campus né

• Like
Reactions: AS25

AS25

Membro
Matrícula
3 Junho 2016
Curso
Ciências Farmacêuticas
Não há :) apanhar transportes àquela hora é mais seguro do que parece. O comboio vai super cheio para a hora que é e há muita gente a ir para a estação (e passar por paragens de bus) por isso não se preocupem! Até porque há segurança no campus... A pé entra toda a gente, embora àquela hora não haja muita gente a entrar no campus né
Há Equipa de segurança no campus a noite? Eu provavelmente tenho de esperar por uma pessoa da ESCS para me vir embora só que ela só sai passado meia a uma hora de mim o que mais me preocupava ir até a ESCS a partir da Eselx aquela hora porque parece muito isolado.

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
ESCS-IPL
Há Equipa de segurança no campus a noite? Eu provavelmente tenho de esperar por uma pessoa da ESCS para me vir embora só que ela só sai passado meia a uma hora de mim o que mais me preocupava ir até a ESCS a partir da Eselx aquela hora porque parece muito isolado.
Não se passa absolutamente nada no campus à noite... e atenção, isso não é mau. Não costumam lá estar pessoas estranhas nem nada que se pareça... Não tens mesmo que te preocupar. E sim, há segurança no campus até à 00h salvo erro

Catalina Martins

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2017
Olá, estou a pensar candidatar-me ao curso de Educação Básica no ESELx, podem dar-me mais informações sobre o mesmo? Obrigada!

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
ESCS-IPL
Olá, estou a pensar candidatar-me ao curso de Educação Básica no ESELx, podem dar-me mais informações sobre o mesmo? Obrigada!
Olá! Eu sou da faculdade ao lado, mas conheço pessoas em EB na ESELx, se quiseres que te indique :) Sei que é um curso bastante prático e muito direcionado mesmo para a educação das crianças (já que em cadeiras que pensas que vais aprender x, aprendes é a ensinar x :) )

Se puder ajudar então com o contacto, avisa!

• Like
Reactions: Catalina Martins

Catalina Martins

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2017
Olá! Eu sou da faculdade ao lado, mas conheço pessoas em EB na ESELx, se quiseres que te indique :) Sei que é um curso bastante prático e muito direcionado mesmo para a educação das crianças (já que em cadeiras que pensas que vais aprender x, aprendes é a ensinar x :) )

Se puder ajudar então com o contacto, avisa!
Olá Daniela! Sim, toda a ajuda é bem-vinda, obrigada :)