ESELx Educação Básica

MárciaC99

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2017
Eu fiz esse curso na ESELx, o que precisares de saber podes perguntar-me
Olá Patrícia. Quero candidatar-me ao curso de Educação Básica na ESELx este ano, mas estou com receio de não entrar. Tenho uma média boa (15 valores) mas o medo é muito. Podes dizer-me o que achaste do curso, da instituição e dos métodos?
Obrigadaaa :D

inesssfmp10

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
Eu fiz esse curso na ESELx, o que precisares de saber podes perguntar-me :D
Patrícia, sabes me dizer como são os horários mais ou menos e de que forma são atribuídos? É necessário estar na faculdade o mas cedo possível no dia da matricula para ficar com um horário melhor, ou é aleatório? Obrigada :)

patriciac

Membro
Matrícula
8 Agosto 2015
Olá Patrícia. Quero candidatar-me ao curso de Educação Básica na ESELx este ano, mas estou com receio de não entrar. Tenho uma média boa (15 valores) mas o medo é muito. Podes dizer-me o que achaste do curso, da instituição e dos métodos?
Obrigadaaa :D
Com essa média penso que estás confortável como podes ver aqui:Guia das Provas de Ingresso 2017 - Detalhe de Curso.
A Licenciatura em Educação Básica dura 3 anos e é trabalhosa, contudo, não é uma licenciatura difícil de se fazer, dá é muito trabalho! Dás diversos conteúdos desde os 0 anos até ao 6º ano de ensino, o que acaba por ser chato, uma vez que dás matéria que não te interessa especificamente. Por exemplo, eu queria seguir Mestrado em Pré-Escolar e durante a licenciatura tive de levar com matéria de 5º ano e 6º ano, que é ótima para quem quer seguir essa vertente, mas não para mim! Apesar de ser aborrecido, no fim da licenciatura verifiquei que acaba por ser positivo, pois um profissional de educação deve ter uma vasta cultura geral e quando estiveres em mestrado vais ver que algumas coisas te irão dar jeito!
Na ESELx as turmas rodam as 20 e tal pessoas e por isso não há aulas em grandes auditórios, é tal e qual como se estivesses no secundário. Por um lado é bom, porque os professores estão mais perto para te ajudar, sabem o teu nome e não te perdes tanto nas aulas. A nível de professores, há bons e menos bons como em todo o lado, mas os professores bons, são MESMO bons! A avaliação é contínua, ou seja, tens testes e trabalhos ao longo do ano e no final tens a tua nota (tal como no secundário). É claro que se não quiseres fazer uma cadeira por avaliação contínua, podes deixar de ir às aulas e ires ao exame no fim do ano, mas é um risco grande, porque a contínua ajuda-te imenso, dado que tens mais elementos de avaliação, logo aconselho-te a ires mesmo às aulas assiduamente. O ambiente é tranquilo, 90% são raparigas como é expectável num curso destes e tens dois estágios, um de duas semanas (2º ano) e outro de um mês (3º ano). No que diz respeito ao estudo, não existem sebentas nem fotocópias, os professores cedem tudo e tens de fazer também tu uma pesquisa. Imagina que uma professora está a dar uma determinada matéria com um power point, ou ela cede esse suporte, ou tens de ser tu a tirar apontamentos, mas no geral, os professores cedem esses materiais e mais alguns documentos pela internet. Para exerceres a profissão tens sempre de ter mestrado, isto é, tiras a licenciatura durante 3 anos de educação básica e depois optas pelo Mestrado em Educação Pré-Escolar ou pelo Mestrado no 1º e 2º ciclo. Acho que é um curso muito completo, que devia ter mais tempo de prática em campo com as crianças (apesar de não ser possível por lei), todavia, existem disciplinas mais teóricas e outras mais práticas. Mais dúvidas, é só dizeres :)

Patrícia, sabes me dizer como são os horários mais ou menos e de que forma são atribuídos? É necessário estar na faculdade o mas cedo possível no dia da matricula para ficar com um horário melhor, ou é aleatório? Obrigada :)
Os horários são completamente aleatórios, não existe hipótese de escolha. O que é feito é atribuir as turmas conforme as ordens de entrada na licenciatura, ou seja, a primeira pessoa a entrar fica na turma C, a seguinte D, a outra na turma E e a seguir na turma C e depois a outra na D etc... É sempre feito desta forma, logo é completamente aleatório e nós não escolhemos os horários, até porque quando te matriculas os horários ainda nem saíram. Convém estares cedo na faculdade para arranjares senha e seres atendida cedo e não apanhares uma seca. Eu acho que os horários são exigentes, mas depende muito dos dias. Há sempre um dia em que sais cedo (13h-14h) e o resto estende-se para 16h ou 17h (cheguei num ano a ter aulas até às 18h, o que era ridículo porque era considerado horário de pós laboral). Eu nunca gostei dos horários sou sincera, até porque comparava com os meus amigos de outras faculdades e eu tinha sempre uma carga horária muito maior que a deles. Um "dia de folga", ou seja, sem aulas, só tive no 3º ano. O tempo de duração de cada aula, varia completamente de cadeira para cadeira, há aulas de 1h30 como de 4h, depende mesmo.

Última edição:

inesssfmp10

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
Os horários são completamente aleatórios, não existe hipótese de escolha. O que é feito é atribuir as turmas conforme as ordens de entrada na licenciatura, ou seja, a primeira pessoa a entrar fica na turma C, a seguinte D, a outra na turma E e a seguir na turma C e depois a outra na D etc... É sempre feito desta forma, logo é completamente aleatório e nós não escolhemos os horários, até porque quando te matriculas os horários ainda nem saíram. Convém estares cedo na faculdade para arranjares senha e seres atendida cedo e não apanhares uma seca. Eu acho que os horários são exigentes, mas depende muito dos dias. Há sempre um dia em que sais cedo (13h-14h) e o resto estende-se para 16h ou 17h (cheguei num ano a ter aulas até às 18h, o que era ridículo porque era considerado horário de pós laboral). Eu nunca gostei dos horários sou sincera, até porque comparava com os meus amigos de outras faculdades e eu tinha sempre uma carga horária muito maior que a deles. Um "dia de folga", ou seja, sem aulas, só tive no 3º ano. O tempo de duração de cada aula, varia completamente de cadeira para cadeira, há aulas de 1h30 como de 4h, depende mesmo.
Ah ok, então não há problema se eu não for logo no primeiro dia das matriculas? É que ainda estou de férias em setembro por isso não sei se consigo... (isto caso entre no curso claro).
Obrigada :D

ASofiaA

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2017
Terminei este ano a minha licenciatura em educação básica na Eselx. Posso dizer que achei que os conteúdos eram bastante teóricos e que existia pouco de prática. Os estágios a meu ver são insuficientes, pois se estamos num curso ligado a educação devíamos ter a possibilidade de intervir mais em contextos educativos. Para o meu futuro, acabei por aprender muito com os estágios e com as cadeiras que tinham uma vertente mais prática (música, artes, teatro, etc). Se quiserem saber mais informações, digam :grinning:

inesssfmp10

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
Terminei este ano a minha licenciatura em educação básica na Eselx. Posso dizer que achei que os conteúdos eram bastante teóricos e que existia pouco de prática. Os estágios a meu ver são insuficientes, pois se estamos num curso ligado a educação devíamos ter a possibilidade de intervir mais em contextos educativos. Para o meu futuro, acabei por aprender muito com os estágios e com as cadeiras que tinham uma vertente mais prática (música, artes, teatro, etc). Se quiserem saber mais informações, digam :grinning:
Olá Sofia, podes falar um pouco mais sobre o que achaste do curso? Quais foram as cadeiras que achaste mais fáceis e as que tiveste mais dificuldades?? Acho que vou mesmo entrar em educação basica na Eselx e estou muito curiosa :D

ASofiaA

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2017
Olá Sofia, podes falar um pouco mais sobre o que achaste do curso? Quais foram as cadeiras que achaste mais fáceis e as que tiveste mais dificuldades?? Acho que vou mesmo entrar em educação basica na Eselx e estou muito curiosa :D
Olá Inês, quando entrei na Eselx pensei que seria um curso muito mais prático do que realmente foi. Muitas das cadeiras que tens têm uma vertente mais teórica e que a mim me desmotivaram um pouco. Basicamente os conteúdos que estudas em algumas das cadeiras são iguais aos do básico ou do secundário (por exemplo, história), o que considero que foi uma repetição do que já sabia e não foi uma mais valia visto que quero ser educadora de infância. Tens também algumas cadeiras mais práticas como artes, música, teatro e educação física em que ai aprendes a ensinar e como o fazer. A meu ver foram estas as cadeiras em que aprendi mais. Os estágios também aprendi bastante porque ai aprendes com a prática e posso dizer que aprendi bastante, apesar de considerar que o tempo de estágio é insuficiente. Em relação as cadeiras que achei mais fáceis foram as cadeiras como música, artes, teatro, psicologia, sociologia e as que considerei mais difíceis foram as ligadas ao português, Fonologia e morfologia, sintaxe e semântica. Mas claro isto vai do gosto de cada um, eu sempre gostei mais das artes e das ciências. Espero ter ajudado. O que precisares e quiseres perguntar, estás à vontade :wink:

inesssfmp10

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
Olá Inês, quando entrei na Eselx pensei que seria um curso muito mais prático do que realmente foi. Muitas das cadeiras que tens têm uma vertente mais teórica e que a mim me desmotivaram um pouco. Basicamente os conteúdos que estudas em algumas das cadeiras são iguais aos do básico ou do secundário (por exemplo, história), o que considero que foi uma repetição do que já sabia e não foi uma mais valia visto que quero ser educadora de infância. Tens também algumas cadeiras mais práticas como artes, música, teatro e educação física em que ai aprendes a ensinar e como o fazer. A meu ver foram estas as cadeiras em que aprendi mais. Os estágios também aprendi bastante porque ai aprendes com a prática e posso dizer que aprendi bastante, apesar de considerar que o tempo de estágio é insuficiente. Em relação as cadeiras que achei mais fáceis foram as cadeiras como música, artes, teatro, psicologia, sociologia e as que considerei mais difíceis foram as ligadas ao português, Fonologia e morfologia, sintaxe e semântica. Mas claro isto vai do gosto de cada um, eu sempre gostei mais das artes e das ciências. Espero ter ajudado. O que precisares e quiseres perguntar, estás à vontade :wink:
Ajudas-te imenso, obrigada. Tenho mais uma pergunta, será que me podias falar um pouco sobre as praxes??

Última edição:

ASofiaA

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2017
Ajudas-me imenso, obrigada. Tenho mais uma pergunta, será que me podias falar um pouco sobre as praxes??
Eu não fui às praxes pelo que não te sei dizer muito acerca disso. Entrei na 2ª fase e as praxes nessa altura já estavam a decorrer e por minha opção decidi não integrar as praxes. No entanto, pelo que ouvia das minhas colegas são pacificas :wink:

mariacortez99

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2017
Olá! Alguém me pode dar informações do curso de Mediação Cultural e Artística? Pelo que sei é um curso relativamente recente
--- Post atualizado ---
Vou candidatar-me apenas na 2ºfase e muitas faculdades começam as aulas antes da divulgação dos resultados de candidatura da 2ºfase, como é em relação às aulas?

inesssfmp10

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
Olá! Bem eu entrei este ano em educação básica na eselx e para a cadeira de artes plásticas tenho que fazer um portefólio com todos os trabalhos que for fazendo ao longo do semestre. Tenho estado a faze-lo mas não tenho noção se estou a fazer tudo bem ou se me falta alguma coisa... Há aqui alguém que tenha feito algo do género e me possa dar umas dicas? Obrigada :)

AS25

Membro
Matrícula
3 Junho 2016
Curso
Ciências Farmacêuticas
Olá! Bem eu entrei este ano em educação básica na eselx e para a cadeira de artes plásticas tenho que fazer um portefólio com todos os trabalhos que for fazendo ao longo do semestre. Tenho estado a faze-lo mas não tenho noção se estou a fazer tudo bem ou se me falta alguma coisa... Há aqui alguém que tenha feito algo do género e me possa dar umas dicas? Obrigada :)
FiZ o ano passado. Que precisas?

AS25

Membro
Matrícula
3 Junho 2016
Curso
Ciências Farmacêuticas
Não sei bem o que preciso em concreto, mas era uma grande ajuda se me pudesses dizer como fizeste o teu e o que achas mais importante para ter um melhor nota
Desculpa só responder agora. Acho que o mais importante é sem dúvida na reflexão sobre cada trabalho relacionares aquilo com o teu futuro trabalho como educadora/professora do tipo " este trabalho deu-me bases para trabalhar com crianças principalmente nas idades entre os 3-4 anos pois...". Utiliza este como uma ideia Portfólio Artes.

Claro que não precisamos de fazer um vídeo assim porque é só em PowerPoint bastam uns slides mas já ajuda.

inesssfmp10

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
Desculpa só responder agora. Acho que o mais importante é sem dúvida na reflexão sobre cada trabalho relacionares aquilo com o teu futuro trabalho como educadora/professora do tipo " este trabalho deu-me bases para trabalhar com crianças principalmente nas idades entre os 3-4 anos pois...". Utiliza este como uma ideia Portfólio Artes.

Claro que não precisamos de fazer um vídeo assim porque é só em PowerPoint bastam uns slides mas já ajuda.
Muito obrigada pela ajuda! :D

tatianasofiaaa96

Membro Caloiro
Matrícula
7 Fevereiro 2019
Olá! Eu vou-me candidatar a educação básica na ESElx e queria saber como funciona as praxe nesta faculdade

Última edição:

patriciac

Membro
Matrícula
8 Agosto 2015
Olá! Eu vou-me candidatar a educação básica na ESElx e queria saber como funciona as praxe nesta faculdade
As praxes na ESELx são super tranquilas. São praticamente jogos e brincadeiras que fazem com que sejas mergulhada na tradição académica. Estudei nessa ilustre instituição, praxei e fui praxada e tenho imensas saudades.